Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Bom Dia Galera do FPI estou com um dinheiro extra e gostaria de investir na minha rede tenho um servidor Mikrotik concentrador (RB 450g) e gostaria de trocar pela RB 1100 AHX2 ou CCR 1009.

    Minha Duvida é essa qual é melhor a 1100ahx2 ou a ccr 1009 ?

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    então Arthur vc compraria a CCR 1009 ?

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Nesse caso qualquer uma das duas é um bom negócio.
    Caso tenha intenção de chegar com fibra vá de CCR caso contrario a 1100AHX2 é uma ótima solução.Precisando cotar elas da um alô.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    a ccr e melhor, porem estao vindo com problemas de hardware, eu comprei uma 1009 e ficou 3 semanas funcionando, e simplesmente parou nao liga de jeito nenhum mais, pesqueinsando na internet nos foruns, vi algumas pessoas com o mesmo problema que o meu, inclusive a mikrotik pede que seja enviado para rma,


    alguns distruibuidores nem estao vendendo essa ccr porque esta dando muita dor de cabeca, nao creio que seja todas mais algum lote com problema

    att,

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Weslly21 , quando eu tinha escolhido pela CCR 1009 ai vem a dúvida de novo rsrsrs.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Cara, tenho 5 RB1100ahx2 rodando liso há mais de um ano.

    Não sei para o que vc irá utilizar, mas recomendo ela.

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Alguém tem uma RB1100AHx2 rodando com BASTANTE regras de mangle e filter?

    Por exemplo, eu tenho 3 links, nos quais faço balanceamento considerando serviço (porta), cliente (ip do cliente pppoe em address-list), endereço destino.

    Eu usava um servidor Debian, porém, pra facilitar a vida, resolvi trocar por Mikrotik, mas comprei uma CRS125. Como tenho poucos clientes, achei que ela daria conta tranquilo, porém, com as regras todas configuradas ela usa MUITO processamento.

    Com umas 100 regras de mangle, uns 40 filtros, a RB1100AHx2 da uma folga até uns 400 clientes pelo menos? (eu tenho poucos clientes, e a banda passante, por enquanto, é de no máximo uns 20Mbps, porém, queria ter uma folga boa, senão mais vale a pena esperar mais e pegar uma CCR1036).

    Se a RB1100AHx2 me da essa folga, considerando o custo, acho que pegaria uma dessas mesmo, ao inves de voltar para servidor Linux pois é bem mais difícil de administrar do que Mikrotik.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Aqui tenho 20 regras de mangle, 350 de filter e 30 de NAT.
    Meu address list deve ter fácil mais de 1000 endereços.

    Tenho 6 links nela. Faço balance de dois.

    Uso como roteador / firewall para 300 computadores.
    Além disso ela serve como servidor VPN(PPTP) para as filiais.

    Geralmente o uso de CPU fica em 10%, só sobe até uns 40% quando uma fibra clear-channel que tenho fica no uso máximo (100mb).

    Até hoje me surpreendo com essa RB, tinha antes um firewall com iptables muito complexo. Facilitou muito a vida o Mirkotik.

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Te aconselho a ir logo de CCR1016, a diferença é pouca da 1100AHx2 X 1009 X 1016. Pra falar a verdade, tenho uma 1016 que comprei no ML em 12X com frete grátis e depois q implantei foi só sossego, sem falar q a 1100 só são dois núcleos e a 1016 são 16 núcleos.

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Não pode contabilizar só o numero de cores, porque são arquiteturas diferentes.

    A RB1100AHX2 tem proc. PowerPC, arquitetura de alto desempenho bem consagrada.
    As CCR tem proc. Tilera, arquitetura VLIW, com instruções longas, quanto mais cores melhor o desempenho porque cada core fica com umas instruções, não é o mesmo tipo de multi-core como PowerPC ou x86/64. O desempenho pode ser similar, mas o approach na forma de processamento é completamente diferente, pra alguns usos o desempenho na prática será diferente indepente de clock ou numero de cores.

    Tilera aquece um pouco mais internamente, por isso tem carcaça metalica (PowerPC é todo ceramico/plastico), talvez umas CCR tenham problema de solda BGA, problema típico de CI que esquenta, e... a Letônia (Terra da MK) provavelmente não sabe do calor brasileiro por isso não se preocupou com dissipação decente sobre o processador.
    (E isso não é de hoje, RB532 estufando capacitor por calor existe desde 2005 que eu lembre)

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Eu acho que os problemas já foram resolvidos, temos 3 rodando normalmente por aqui, os problemas eram com versões anteriores do Mikrotik, recomendo a 6.27.

    Minha OPINIÃO:

    * Se você precisa de Processamento (para pppoe server por exemplo) vá de CCR 1009, afinal são 9 cores, contra 2 da RB1100AH-X2.

    ** Se você precisa de mais memória RAM (e menos processamento) vá de RB1100AHX2 que vém com 2GB, porque a CCR 1009 só vém com 1GB e não expensível.

    *** Se precisa de ambos, invista mais um pouco e garanta desempenho com a CCR 1016, essa você pode expandir a memória (tenho uma com 4GB de RAM), desempenho excelente.

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Tenho aqui por volta de 140 clientes, meti a faca no banco que por alguma razão muito estranha deixa a gente pegar mais dinheiro que tem (só pode ser por Graça de Deus... ou do outro cara) e comprei uma CCR1009-8G-1S, paguei 2.000

    Minha rede roda clientes PPPoE e alguns com IP fixo, mas pretendo passar todos para PPPoE e começar a usar MK-Auth.

    Não sei se fiz merda, se a RB1100AHx2 não seria melhor pra mim, agora vamo ve o que vai dar. Se não prestar, to fudido.

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Cara, pode crer, vc fez um ótimo negócio. Tenho uma CCR1016 e não tenho do que reclamar, processador variando entre 0 e 1% no máximo 2%, só elogios!

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Tenho aqui por volta de 140 clientes, meti a faca no banco que por alguma razão muito estranha deixa a gente pegar mais dinheiro que tem (só pode ser por Graça de Deus... ou do outro cara) e comprei uma CCR1009-8G-1S, paguei 2.000

    Minha rede roda clientes PPPoE e alguns com IP fixo, mas pretendo passar todos para PPPoE e começar a usar MK-Auth.

    Não sei se fiz merda, se a RB1100AHx2 não seria melhor pra mim, agora vamo ve o que vai dar. Se não prestar, to fudido.
    A decisão foi boa, o amigo Rubens acima ja explicou o porque...a unica coisa que me deixa receioso é que o modelo de entrada das ccr's, justamente esse que vc pegou...as vzs da piti ai é fod@ ja imaginou....
    eu mesmo, se meu Tutu$$$ desse pegaria logo uma dessa se ponto final:

    http://routerboard.com/CCR1072-1G-8Splus

    Mas acabou de sair la fora, imagina quando vai chegar aqui e a quanto...


  15. #15

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Bom, adiquiri uma CCR1009.

    Eu usava um servidor Debian, e os clientes usavam IP fixo. Aposentei o Debian (o qual obviamente não tinha problemas de processamento alto nem de falta de memória, mesmo sendo velho). Resolvi migrar para o Mikrotik, mas ingenuamente achei que uma CRS125 daria conta bastante coisa, mas acontece que não. Com muitas regras de mangle e queue, quando chegava acima dos 15Mbps de trafego, ela ja subia para 80% de processamento, dando vários picos de 100%.

    Como eu ja havia migrado vários clientes para PPPoE, na CCR1009 eu configurei um serviço PPPoE e Hotspot. O Hotspot configurei para autenticar por MAC (visto que eu já tinha muitos clientes com IP fixo e não queria aborrecer eles com login por navegador). Ela está gerenciando 3 links (os mesmo que a CRS125 e o Debian gerenciavam).

    Agora, nos horários de maior uso da rede (que geralmente é a partir das 18:00 até próximo a 00:00), o uso geral da CPU no máxmo bate em 5% a 6%. Se olhar o uso de cada núcleo, tem um deles que bate nos 10% a 15% e o resto fica entre 0% a 3%; ou as vezes dois núcleos por volta de 7 a 8% cada e o resto de 0% a 3%.

    No inicio deu um monte de problemas, mas um monte mesmo. Tanto que achei que ela era muito bugada (pois tinha lido já vários relatos aqui no fórum mesmo, dela ter muitos problemas) e estava afim de usar ela como lenha. O pessoal reclamando demais que funcionava e caia, ou abria alguns sites e daqui a pouco não abria mais. O facebook abria mas ficava caindo o chat. Depois de uns 2 dias de muita peleja e madrugadas de diversão, consegui resolver (foi indo aos poucos). Acontece que, como a CCR1009 era novinha, eu resolvi reestruturar o mangle, e se ele tiver uma regrinha que seja errada fazendo o que não devia na hora que não devia já avacalha tudo. E eu também nunca tinha usado hotspot, e acontece que tem muitos roteadores com NAT bugado (inclusive hardwares mikrotik) que passam pela LAN (que nesse caso é a WLAN) endereços de IP da rede interna para o concentrador sem mascarar, e alguns roteadores que passam como endereço LAN para o concentrador uns endereços de internet (tipo o do facebook, e vários outros). Esses problemas de NAT dos clientes faziam o roteamento da CCR se perder, mas com o tempo, e o hotspot travado direitinho para os clientes da rede, tudo se resolveu.

    Conclusão é que a CCR1009 da conta da minha rede sem fazer força, que é uma rede de uns 140 clientes com um trafego máximo de 20Mbps, chega no máximo, agregado, a pouco mais de 2000pps tx e 2000pps rx.

    Fica ai minha experiencia com a CCR1009 pro pessoal que ta afim de adquirir uma dessas. Tem bastante gente que pergunta "qual melhor pra minha rede de 1000/2000/zilhões de clientes", acho que nesses cenários ela já não é mais tão indicada, mas dai tem os usuários mais fodões com provedores de trozilhões de clientes para dividir suas experiências com as CCR1016 e CCR1036 (e daqui a pouco com a CCR1072).

  16. #16

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Bom, adiquiri uma CCR1009.

    Eu usava um servidor Debian, e os clientes usavam IP fixo. Aposentei o Debian (o qual obviamente não tinha problemas de processamento alto nem de falta de memória, mesmo sendo velho). Resolvi migrar para o Mikrotik, mas ingenuamente achei que uma CRS125 daria conta bastante coisa, mas acontece que não. Com muitas regras de mangle e queue, quando chegava acima dos 15Mbps de trafego, ela ja subia para 80% de processamento, dando vários picos de 100%.

    Como eu ja havia migrado vários clientes para PPPoE, na CCR1009 eu configurei um serviço PPPoE e Hotspot. O Hotspot configurei para autenticar por MAC (visto que eu já tinha muitos clientes com IP fixo e não queria aborrecer eles com login por navegador). Ela está gerenciando 3 links (os mesmo que a CRS125 e o Debian gerenciavam).

    Agora, nos horários de maior uso da rede (que geralmente é a partir das 18:00 até próximo a 00:00), o uso geral da CPU no máxmo bate em 5% a 6%. Se olhar o uso de cada núcleo, tem um deles que bate nos 10% a 15% e o resto fica entre 0% a 3%; ou as vezes dois núcleos por volta de 7 a 8% cada e o resto de 0% a 3%.

    No inicio deu um monte de problemas, mas um monte mesmo. Tanto que achei que ela era muito bugada (pois tinha lido já vários relatos aqui no fórum mesmo, dela ter muitos problemas) e estava afim de usar ela como lenha. O pessoal reclamando demais que funcionava e caia, ou abria alguns sites e daqui a pouco não abria mais. O facebook abria mas ficava caindo o chat. Depois de uns 2 dias de muita peleja e madrugadas de diversão, consegui resolver (foi indo aos poucos). Acontece que, como a CCR1009 era novinha, eu resolvi reestruturar o mangle, e se ele tiver uma regrinha que seja errada fazendo o que não devia na hora que não devia já avacalha tudo. E eu também nunca tinha usado hotspot, e acontece que tem muitos roteadores com NAT bugado (inclusive hardwares mikrotik) que passam pela LAN (que nesse caso é a WLAN) endereços de IP da rede interna para o concentrador sem mascarar, e alguns roteadores que passam como endereço LAN para o concentrador uns endereços de internet (tipo o do facebook, e vários outros). Esses problemas de NAT dos clientes faziam o roteamento da CCR se perder, mas com o tempo, e o hotspot travado direitinho para os clientes da rede, tudo se resolveu.

    Conclusão é que a CCR1009 da conta da minha rede sem fazer força, que é uma rede de uns 140 clientes com um trafego máximo de 20Mbps, chega no máximo, agregado, a pouco mais de 2000pps tx e 2000pps rx.

    Fica ai minha experiencia com a CCR1009 pro pessoal que ta afim de adquirir uma dessas. Tem bastante gente que pergunta "qual melhor pra minha rede de 1000/2000/zilhões de clientes", acho que nesses cenários ela já não é mais tão indicada, mas dai tem os usuários mais fodões com provedores de trozilhões de clientes para dividir suas experiências com as CCR1016 e CCR1036 (e daqui a pouco com a CCR1072).
    Excelente relato meu caro. Tenho a mesma quantidade de clientes. Hoje uso uma RB 2011 como concentrador. Comprei uma CCR1009 mas tive que devolver (problemas com vendedor ML, anunciou novo e enviou usado).
    Nem mesmo tive tempo para realizar testes. Estou para comprar outra e gostaria de obter algum relato seu. Como ela tem se comportado após este tempo? Qual versão está utilizando?

  17. #17

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Bom dia @chocobama

    Durante todo o tempo des de que eu instalei ela pra ca, ela tem se comportado bem, com 1 ponto negativo.

    Eu estou usando a versão 6.30.2. No inicio, quando comecei a configurar, ela se perdia um pouco nas rotas, e fiquei imaginando que eram os bugs que o pessoal tanto fala que ela tem, porém, após revisar bem minhas regras no mangle e alinhar bem direitinho elas, os problemas desapareceram. Ou seja, muitos dos "bugs" que o pessoal relata sobre ela, acredito que seja apenas problemas de não conseguir configurar corretamente.

    Ela agora ta gerenciando 4 links. 3 dedicados (de 10Mb, 10Mb e 2Mb), e um ADSL. E faz balanceamento entre eles. O consumo de processamento segue praticamente o mesmo, mesmo considerando que eu inflei um pouco mais o mangle com novas regras para decisões de balanceamento.

    O ponto negativo, é que ela "meio que travou" uma vez. Esse evento ocasionava muita lentidão, e quando eu tentava acessar pelo Winbox ficava lento para ler as configurações em cada tela que eu abria, e caia constantemente a conexão. Eu apenas dei um reboot e voltou a funcionar normal, e de la pra cá, não aconteceu mais isso. O pior desse evento é que eu não tenho nem idéia a causa, pode ser software, hardware, alimentação (ela ta ligada a um nobreak) sei lá.

    Recentemente meu modem ADSL queimou, devido a uma descarga vinda pelo fio do telefone, e a porta da CCR onde o modem estava ligada, também estragou. Ela fica mostrando como se tivesse cabo conectado naquela porta, mesmo sem cabo nenhum lá. Infelizmente, perdi uma porta dela por isso, pois não me liguei em ligar o fio do telefone no filtro do nobreak para evitar isso (se é que realmente evitaria).

  18. #18

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Nesse caso só dps amigo

  19. #19

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Bom dia @chocobama

    Durante todo o tempo des de que eu instalei ela pra ca, ela tem se comportado bem, com 1 ponto negativo.

    Eu estou usando a versão 6.30.2. No inicio, quando comecei a configurar, ela se perdia um pouco nas rotas, e fiquei imaginando que eram os bugs que o pessoal tanto fala que ela tem, porém, após revisar bem minhas regras no mangle e alinhar bem direitinho elas, os problemas desapareceram. Ou seja, muitos dos "bugs" que o pessoal relata sobre ela, acredito que seja apenas problemas de não conseguir configurar corretamente.

    Ela agora ta gerenciando 4 links. 3 dedicados (de 10Mb, 10Mb e 2Mb), e um ADSL. E faz balanceamento entre eles. O consumo de processamento segue praticamente o mesmo, mesmo considerando que eu inflei um pouco mais o mangle com novas regras para decisões de balanceamento.

    O ponto negativo, é que ela "meio que travou" uma vez. Esse evento ocasionava muita lentidão, e quando eu tentava acessar pelo Winbox ficava lento para ler as configurações em cada tela que eu abria, e caia constantemente a conexão. Eu apenas dei um reboot e voltou a funcionar normal, e de la pra cá, não aconteceu mais isso. O pior desse evento é que eu não tenho nem idéia a causa, pode ser software, hardware, alimentação (ela ta ligada a um nobreak) sei lá.

    Recentemente meu modem ADSL queimou, devido a uma descarga vinda pelo fio do telefone, e a porta da CCR onde o modem estava ligada, também estragou. Ela fica mostrando como se tivesse cabo conectado naquela porta, mesmo sem cabo nenhum lá. Infelizmente, perdi uma porta dela por isso, pois não me liguei em ligar o fio do telefone no filtro do nobreak para evitar isso (se é que realmente evitaria).
    Boa tarde. Obrigado pelo relato. Você costuma atualizar a CCR correto? Eu tenho medo estas atualizações corretivas 6.30.2.!@#$%. O acesso web esta funcionando ? Depois que passei da versão 6.29 o meu acesso web parou.
    Com relação a porta da CCR fiquei preocupado. Eu tenho um bom filtro de linha. Mas custa caro e prevê proteção para apenas uma linha DSL e um coaxial. Preciso procurar uma proteção para N linhas telefônicas.

  20. #20

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Alguns modens ADSL decentes tem internamente um centelhador, protege do pior (A queima do chipset).

    Mas é o problema desses filtrinhos de nobreak ou estabilizador, protegem o modem mas esse filtrinho vai pro lixo em caso de descarga na linha. A proteção pra isso ocorre na base do sacrifício (Alguém vai morrer pra proteger isso, se não tiver aterramento e cia).

    Pra mais de uma linha tem opções tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-aparelho-_JM

    É caro, mas é produto fácil de reparar, tem fusivel no tamanho exato (E no reparo vai precisar de outros, acho que é fusivel de 150 ou 315mA, não é tão comum como um de 10A mas dá pra achar via web fácil), tem centelhador pra chumbo grosso, e pra coisa leve tem varistor e resistor.

    Na verdade qualquer coisa se identificando como protetor pra linha telefonica geralmente tem pelo menos varistor ou capacitor, mas bom seria ligar eles em aterramento! Uma proteção simples pode ser feita com centelhador duplo, os 2 fios da linha em cada lado do centelhador, e o terminal do meio rumo a um aterramento. Centelhador tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ia-ptt-355-_JM

    Ou pode colocar 2 lampadas de neon paralelo, formarão um componente de 3 terminais, e conduzirão provavelmente acima de uns 100V, a uns 20 anos era difícil conseguir centelhador então usavamos isso como proteção em linha telefonica e protegia (Tive alguns telefones estourados em raios, estourados do verbo "kabum" mesmo, o normal é chamuscar trilha ou algo bobo, mas algumas vezes acontecia de rachar placa e até carcaça plastica, aqui na roça sempre foi comum descarga pela linha porque tem quilometros de fiação sem nada tipo arvores ou prédios perto, é fiação bem exposta).

    A cia telefonica usa centelhador no lado dela, lá na central tem centelhador e outros tipos de proteção em CADA linha, mas é o caso de ethernet, pra ter risco zero precisa proteção nos 2 lados do fio esticado, e proteção aterrada é mais eficiente.

    Aqueles filtros em nobreaks e estabilizadores são isolados do circuito eletrico do aparelho, mas o terra deles é o terra da tomada de entrada, quem tem aterramento (Mesmo que seja só 1 ou 2 hastes em solo úmido, um quebra-galho rústico) na tomada desse equipto está mais protegido ao usar esse filtro, e esse filtro vai durar mais (Vai ter pra onde mandar as descargas).

    A SMS faz muita hagada, mas aqueles filtrinhos com 2 RJ11 que vem em nobreak e estabilizador não é uma delas, hagada nesse caso quem faz é o usuário que não usa eles, são completos e tem até aterramento (Ponto pra quem aterra tomada).

    DR + DPS + Aterramento + protetor de linha telefonica + protetor ethernet, até sai caro, mas sei lá se custa o preço de uma CCR pifada em raio.

    (Sinceramente pro tipo de construção daqui, custaria o preço de uma RB450G, e essas já ví varias pifadas em tempestade, geralmente pela linha telefonica mesmo, modens lixinho tipo Dlink nunca tem proteção decente então qualquer descarga na linha chega no chipset, frita ele, e vai pela porta ethernet pro equipto seguinte, já tive caso tipo queimar modem adsl, roteador wifi a frente, pular switch, queimar porta ethernet depois do switch, e queimar até saída de som em micro ligado nessa rede ethernet, na falta de aterramento a DDP fica correndo tudo que é circuito até se dissipar, com aterramento até pode ter uma queima, mas ela não passaria do modem adsl, e muito provavelmente ficaria no filtro)