+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema enlace Rocket e RB912

    Bom dia caros usuários, estou com um pequeno problema, antes eu estava com 1 Rocket (TX) e uma NanoBridge de 25(RX), quando fazia um teste de uma RB para outra dava menos de 20Mbps, mesmo o teste de uma antena para outra mostrando + de 100mbps(speedtest da ubiquiti). Agora eu estou com uma Dish de 30 + RB 912(TX) e uma Dish de 30 + Rocket M5. Meu problema está sendo o seguinte:

    Primeiro, a Rocket que recebe (RX) ta como Station, e ela sempre ta dando 300Mbps no TX dela

    Segundo, a RB 912 que é o TX, ta oscilando muito no site da antena da ubiquiti e Também no Tx Rate, as vezes chega a 300Mbps, e as vezes cai para 120Mbps, O sinal ta -48/-45, A força do sinal ta em -46dBm.

    Terceiro, o enlace é de 2.1Km, na RB 912 consta 8Km.

    Quarto, o Teste da RB 450G (TX) para a RB 912 RX ta dando 150Mbps/70Mbps

    Quinto, O teste da RB 912 para a outra RB 450G a 2.1Km (RX) ta dando 70Mbps/30Mbps

    Sexto, o teste da RB Tx com a RB RX ta dando no maximo 25Mbps/30Mbps


    To usando a frequência 5880, relativamente limpa aqui na localidade. porém são esses os resultados.

    Já testei na RB 912 30dbm e 28 dbm.


    Alguém pode dar alguma dica? os pings são de 1ms, no maximo 3ms.

    Grato!

  2. #2

    Padrão Re: Problema enlace Rocket e RB912

    Consegui resolver um dos problemas, a RB (RX) que só recebia de 25 a 30Mbps, agora ta recebendo 60. Alguem pode me ajudar a melhorar o enlace? 2Km RB912 TX, Rocket M5 RX, e só passa 70Mb?

  3. #3

    Padrão Re: Problema enlace Rocket e RB912

    Ola amigo. Primeira regra basica nao misture marcas. Cada fabricante tem seu protocolo.vc misturando vai funcionar, mas nao com todo desempenho esperado. Pois dessa forma q esta, esta usando protolocos dotempo da pedra.. abracao

  4. #4

    Padrão Re: Problema enlace Rocket e RB912

    300M, 270M, 150M, isso são datarate nominais, não tem nada a ver com o throughput real.

    Pra começar, você tem um Rocket M5 comum pelo visto, que tem porta ethernet 10/100M, o trafego máximo na porta será de 100Mbps (Na prática uns 95-98Mbps, não chega a 100Mbps). Esse é seu limite prático de banda, limite de porta ethernet e não na conexão wifi.

    Se tem um gargalo na porta ethernet, não vejo porque insistir em canal largo tipo 40MHz e usar MCS15, afinal 300M é datarate nominal dessa largura. Não adianta passar 160Mbps via wifi se o gargalo na porta ethernet será de 100Mbps.

    Você deixou tudo no default pelo visto, por isso hora tem datarate 300M, hora a 120M.
    120M é MCS11 a 40MHz, você está variando então de MCS11 a MCS15, é uma variação gigante. Tem mesmo zona de fresnel limpa e pouca poluição?

    Se o sinal é mesmo -45 a -50dBm em ambos os lados (Ver signal strenght, use como referência o pior sinal, se em cima aparece -45dBm, mas em baixo o chain1 em TX/RX tipo -50/-62dBm então seu sinal real é -62dBm, e isso é sinal que realmente só presta pra MCS11 ou MCS12), eu fixaria em MCS12 a 40MHz de largura (channel width), deve passar os 100Mbps half-duplex, ou uns 80/40Mbps full-duplex.

    Não sei quanto de banda você quer, mas não olhe tanto pra banda passante, veja qualidade da conexão por enquanto, veja bem os sinais em ambos os lados, olha no datashet a sensibilidade de casa datarate (O datasheet do Rocket M5 tem mais dados: http://dl.ubnt.com/rocketM5_DS.pdf ). Cada MCS em cada largura de canal resulta nesses datarate nominais: www.mcsindex.com

    E o throughput real conseguível em half-duplex é de CERCA de METADE do datarate nominal. Digamos 160Mbps num datarate de 300M, ou digamos 40Mbps em datarate nominal de 80M. O throughput full-duplex varia muito, não tem regra, mas é algo tipo 60% do througput em half-duplex mais tendendo pro lado que tem sinal melhor (Se o sinal TX/RX de ambos os chains é digamos -45/-48dBm (-45 pro TX, -48 pro RX) ao invez de digamos 90Mbps half-duplex terá algo tipo 60/30Mbps num teste em ambos os sentidos)

    E NÃO acredite nos testes da etapa de RF dos roteadores, não adianta o roteador gerar pacote e trocar pelo chipset de RF chegando a 150Mbps, se depois no MUNDO REAL o pacote REAL chega pela porta ethernet, tem que adicionar cabeçalho, talvez quebrar um pacote grande demais (Por isso é bom colocar na RB450G um MTU de 1472, com 1500 no Rocket e RB912), enfim, o pacote vai ser processado pelo chipset principal antes de ir pra etapa de RF, esse processamento gasta tempo e recurso, então um teste ethernet a ethernet em hardware comum (Rocket tem o mesmo chipset de roteador de mesa de R$ 150, não é hardware ultra-poderoso) sempre terá numeros muito menores que um teste simulado em firmware.