+ Responder ao Tópico

1. @rubem Entendi, aqui na região é muito comum esses telhados. O mastro que coloquei tem 1m somente, vou trocar amanhã a posição dele colocando na frente e com 1,5m de altura. A questão seria para por 3 estaios, dois da para por no telhado mesmo agora do outro lado que fico pensando como por para usar os 2m de mastro.

Valeu mesmo pela luz, amanhã mesmo ponho em pratica. Esse tipo de suporte não entendi bem como ele é colocado, seria na perna-manca mais grossa onde fica apoiado as ripas ?

Qual tipo de suporte você recomenda para aqueles telhados com telha chamada de brasilit

Abraços meu amigo

======================
    Update 1:

Antes de mudar a posição vou fazer esse teste, colocar um mastro com 1,5m acima do telhado e por a cpe no topo pra ver como fica.

======================

UPdate 2 - 21:19 05/07/2015:

Acabei de subir no telhado e fiz o alinhamento da CPE com o laser e agora ficou certinho. Também usei a fita métrica em cima do telhado até o inicio da CPE e está com 57cm (Bem pouco perto do recomendado).

Essa zona fresnel tem que ser tirada do telhado até o inicio da cpe certo ?

Foto da medição:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150705_211512.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	1,46 MB
ID:      	60071

Ficou assim CPE: http://prntscr.com/7p929b
    Ficou assim AP: http://prntscr.com/7p92fp

2. Em telha comum de amianto só coloco o ferro sobre um parafuso existente, o estaio puxa ele pra baixo e impede que ele se desloque.

Senão o negócio é colocar um desse:
    http://appsisecommerce.s3.amazonaws....1432830578.jpg

(Não precisa comprar pronto, pode comprar parafuso pra telha de amianto (Tem longo e curto), e soldar uma cantoneira em cima, depois você prende o mastro com abraçadeira na cantoneira)

Sobre o uso desse suporte pra telha, é mais ou menos assim:
    http://www.painitec.com.br/images/Pr...elha_barro.jpg
    Também não precisa comprar suporte específico, pode só dobrar uma chapa de ferro de 1", de 1/8" de espessura, prender com 1 abraçadeira na madeira do telhado, e com 1 abraçadeira prender o mastro em cima, fica bem firme.

Se der tempo amanhã tiro foto de modos de prender sobre amianto e sobre telhas de barro.

E tem os suportes pra colocar na lateral da parede, coloca abaixo da aba do telhado mas de modo que a CPE fique acima, onde tem abas pequenas isso serve:
    http://www.hunion.com.br/imagens/hun...valinho_34.jpg
    Mas aba pequena significa parede que leva sol, portanto casa quente (Mal-planejada), aba grande como a sua (Parece ter uns 50cm) é ruim pra esses suportes mas que se dane, o negócio é não ter sol na parede, precisa suporte mais longo. Uso alguns assim:
    http://i00.i.aliimg.com/photo/v1/217...ll_Bracket.jpg

(Não precisa soldador pra fazer, é só chapa dobrada, pode ser tão longo quanto precisar)

Pra mastro alto (Chapa 1", mastro de 3m), com aba da casa de uns 60cm, já precisei fazer suporte enorme, mas pelo menos é mais fácil prender, 4 furos de 10mm e você prende na lateral, coloca o mastro, a CPE em cima, e ergue o mastro, tudo feito sem subir em cima do telhado (E telhas de barro quebram só de olhar, ou pelo menos se um gordinho de 90Kg quenem eu olhar...).

E zona de fresnel é valor aproximado, não precisa medir com precisão. CERCA de 1,3 a 1,5m, pode ser 1,2m também, o efeito prático não é tão grande, a maior diferença existe se comparar digamos 50cm e 150cm acima do telhado.

3. Aqui um suporte lateral:

Nome:	         DSC03751.JPG
Visualizações:	389
Tamanho: 	259,4 KB
ID:      	60094

Esse tem estaios porque é uma antena de grade pesada, e deve ser barra de uns 5m, mas até 3m, e sendo coisa leve tipo Nanostation, Wom5000, Airgrid 23dBi, ou SXT, não precisa estaio, o cano não dobra.

Tem suporte para parabolica pronto a venda, tipo esse:
    Nome:      829-1021_60mm.jpg
Visitas:     617
Tamanho:  15,5 KB
    Mas... os 4 pontos onde você fixa isso na parede são muitos proximos, a minha parabolica banda C de 1,5m soltou um suporte desse quando eu mechia pra alinhar (Torcendo pra esquerda e direita), arrancou 3 buchas de 10mm, simplesmente porque essas porcarias ficam proximas demais. Tem que fazer um suporte onde os 4 parafusos fiquem mais distantes, assim o esforço puxando cada um será bem menor (Ficarão mais longe do centro, eveito alavanca desmultiplica a força), e... se respeitar a zona de fresnel vai precisar muita barra de 3 ou 4m sobre as casas, eu sempre comprei tubo comercial, de 6m, e cortava uns em 2 e 4m, e outros em 3m (Metade), de modo a ter tubos de 2, 3 e 4m pra uso (E claro, 6m, tubo inteiro). Um tubo de 1" custa R$ 35, se cortar em 3 de 2m isso dá R$ 12 por cliente, mais uns R$ 5 em arame pra estaiar, caso for colocar sobre telhado de amianto (brasilit/eternit, telha ondula) que não precisa suporte especial.

Telha de amianto é uma maravilha pra isso, você só apoia o tubo sobre um dos parafusos, assim:

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	464
Tamanho: 	150,5 KB
ID:      	60096Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	134,1 KB
ID:      	60097

E noutros 3 ou 4 parafusos desses prende os 3 ou 4 estaios simples:

Nome:	         DSC03753.JPG
Visualizações:	241
Tamanho: 	644,1 KB
ID:      	60098
    Os estaios não permitem que o tubo "pule" por cima do parafuso, não sai nem se uma criança for lá fuçar.

4. Legal, esse tipo que você compra qual a parede ? aqui comprei um de rosca (acho que é pra passar energia) de 1" parede fina, mais não sei se é o melhor tubo. Ele entorta se apertar muito.

Nessas telhas o tubo fica preso só nos estaios ? interessante.

Notei que pessoal por aqui ta usando prego com borracha, ao invés de parafuso. Será se é possível trocar o prego pelo parafuso desse tipo sem problemas ?

=====================
    Acho que vou padronizar 2m pra cima para instalar acredito que fique melhor. Valeu meu amigo.

Esse tubo ficou bem alto mesmo ele estaiado em 2 pontos, não balança muito com o vento ?

=====================

Troquei o tubo de 1m por um de 1,5m, ficou bem mais alto. Mais ainda está a 1,20m acima do telhado para o inicio da cpe. Vou comprar os arames para amarar em 2 pontos(vou fazer um furo no meio do tubo para passar o arame) nas ripas do telhado e evitar o balanço.

Nome:	         20150706_125015.jpg
Visualizações:	707
Tamanho: 	1,81 MB
ID:      	60099Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150706_125104.jpg
Visualizações:	352
Tamanho: 	1,92 MB
ID:      	60100

Normalmente eu alinho a antena a noite com laser, mais na casa do cliente não da pra fazer isso, como você ta fazendo pra alinha direitinho ? (Quando uso o laser vejo que eu coloquei bem torto hauehuaehuuhae)

Não notei muita diferença, mais eu acho que falta alinhar melhor.

http://prntscr.com/7phavo
    http://prntscr.com/7phbda

Abraços

5. Sobre o tipo de tubo a usar, sendo aço ou metalon (Mistura de aços com outros materiais pra ficar mais leve e barato) qualquer coisa serve. Os que são pra eletroduto são de parede bem fina, não são estruturais não porque simplesmente não são estruturais, e sim porque tem parede fina demais.

E deve ter loja de metais na sua cidade, eu estou no fim do mundo, numa currutela de 20 mil habitantes e aqui tem 4 ou 5 lojas que só vendem ferro (Não ferragens, falo de tubos, vigas, perfis, chapas, etc). Senão, deve achar isso em loja de material pra construção (Em metrópoles as lojas de bairros só tem material pra pequenos reparos, tipo torneira ou parafuso, eu cresci aqui no interior onde só se compra tubo inteiro de 6m, ou digamos 1 saco inteiro de cimento, estranhei demais quando cheguei numa capital e vendiam cimento por Kg, ou cano por metro, eu ainda não me conforme com esse negócio de ir comprar só 2m sendo que o cano sai de fábrica com 6m, pra mim é tão absurdo como ir no mercado e comprar só metade do leite de uma caixinha...)

Esse seu deve ser chapa 18 ou 20, de 1,2mm provavelmente, é o "fino" que tem nas lojas de material de construção. Um de chapa grossa seria chapa 16, mas sendo 1" não vejo necessidade de mais que 1,2mm da chapa 18.

Já os pra eletrodutos tem chapas mais finas que 0,9mm, são aço ou metalon também, mas não são vendidos como estruturais porque tem chapa tão fina que mal param sozinhos num vendaval.

Sobre alinhar a antena: A CPE em questão (wom5000) tem antena de angulo enorme, não lembro exatamente mas é mais de 30°, provavelmente 45°, é impossível errar um apontamento com uma antena tão aberta! Com antena de grade (Que tem angulo pequeno tipo menos de 5°) aí complica, aí tem que apontar pro rumo aproximado, e por um notebook vendo o nível de sinal no setup ir girando o mastro lentamente pra ver a posição onde tem o maior sinal (Em PTP também fazemos isso, imagina um PTP de 30Km, não tem como ver nada, nem laser ajuda, é na base do rumo aproximado e depois o ajuste fino com notebook no alto da torre (Na verdade pra isso é bom netbook, eu odeio notebook porque passei anos e anos só com netbook de 1 palmo, não me acostumo com notebook de jeito nenhum, pesado, grande, malditas telas reflexivas, teclas enormes, tudo errado...)

Quase toda CPE fechada tipo Nanostation, Wom, WOG, Oiw, tem antena de angulo grande tipo mais de 30°, não precisa precisão no apontamento. Só complica onde tem grade ou disco como refletor, tipo Airgrid, Nanobridge, NanoBeam acima de 20dBi, essas coisas tem angulo menor (São melhores porque poluem um angulo menor, e recebem ruído de um angulo menor, mas exigem mais precisão no apontamento). Se colocar antena de grade ou disco, que tem fixar direito a parte de baixo em telhado de amianto, não só "colocar" por cima do parafuso como coloquei na foto, precisa travar ele porque antena de grade ou disco gira com o vento (Gira e fica, ou gira e volta, sinal varia conforme o vento chacoalha, nem sempre incomoda mas é bom evitar. CPE não tem tanto arrasto aerodinamico então não tem esse problema).

Tópicos Similares

1. Problema com wom 5000 mimo.
    Por delegato no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 21-01-2016, 13:57
  2. WOM 5000 MIMO AP Pulando de Canal
    Por rtfl no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 13-09-2015, 23:12
  3. WOM 5000 MIMO como AP?
    Por pazini no fórum Intelbras
    Respostas: 13