+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Roteada (OSPF)

    Boa noite caros amigos do under....
    Recentemente mudei minha rede pra roteada devido a tráfegos desnecessários,e gostaria de saber com os amigos mas experientes no assunto(OSPF) se poderia tirar algumas duvidas.
    A duvida é a seguinte,se as regras de preferências tais como facebook,youtube,cachefull dentre outras são configuradas em cada Rb(concentradores) da rede ou apenas na Rb da borda que recebe o link.

  2. #2

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    Então caro amigo Arthur,digamos que eu tenha uma regra de mas ou menos 3M de saída para o site do facebook no backbone,em um outro seguimento de rede na própria pegaria essa msm regra,correto?
    Então esse tal cliente que acessar o facebook a cerca de uma 3k do backbone passar por um gargalo bom né?
    Sendo assim nao adiantando muito a tal regra de preferência.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    se for bem o que eu entendi, você tem cache full no facebook, se for isso acredito que você tem que fazer a regras nas outras rbs também, mais somente nos autenticadores, sou novo no assunto mais eu acho que é isso.!

  4. #4

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    Então amigo newboy , minha questão aqui é a seguinte,como mudei minha rede pra roteada pra ter outros seguimentos de rede e aliviar o trafego de um único concentrador para ter outros concentradores,a duvida é a seguinte,se em cada concentrador precisa ter as regras de preferência de sites,como youtube,facebook ate msm do cache da rede,ainda mas agora com essa questão da nova versão do routerOS 6.xx,que não tem global_in e global_out.
    Dai gostaria de saber se em cada RB(concentradores) da rede tenho que configurar essas regras ou só no roteador de borda que sai o link de internet,e tbem como ficaria as configurações nessa nova versão 6.xx

  5. #5

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    Se eu entendi, você tem um roteador de borda e depois desse roteador outros roteadores que autenticam os clientes.

    Você tem que fazer a regra no concentrador do cliente, se você tem mais de um concentrador terá que fazer a regra neles também.

    Se você libera 3M para facebook por exemplo, isso tem que ser feito do roteador que faz o controle do cliente

    A não ser que você queira que todo mundo da rede dívida essa banda de 3M para o facebook, aí pode colocar esse limite do roteador que recebe o link(borda).

  6. #6

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    É isso msm brother berghetti,tenho mas roteadores(concentradores)que em cada bairro diferente tem clientes se autenticando por pppoe neles,então segundo o amigo tenho que em cada concentrador ter sua própria regra de preferências?
    E não,não quero dividir essa banda de 3M que no exemplo seria pro facebook pra todos,e sim cada um que acesse o facebook tenha 3M apenas pro facebook

  7. #7

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    Então é isso, faça as regras nos concentradores, controle de banda total e devidas exceções.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    então, como eu disse não tenho um conhecimento avançado no OSPF, mais na minha opinião é o seguinte.
    Cache - somente roteador de borda.
    youtube e facebook - você terá que fazer as regras nos concentradores.

    o cache esta na saída pra internet, sendo assim todo o tráfego da rede sempre passará por ele, porém o youtube e facebook, se eu intendi bem, você tem velocidade diferenciada para os mesmos então você terá que configurar as regras em cada autenticador, porque o controle de banda do cliente é feito onde ele autentica.

  9. #9

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    Isso msm caro newboy,eu quero dar preferência de bandas para cada site,sendo assim um cliente de 1M ira navegar com 3M no facebook,youtube ou seja la o site que for como preferência,como sites de banco,velocímetros,p2p dentre outros tipos de prioridades.
    Então o amigo diz que nos concentradores não entra nem um tipo de regra pra cachefull e sim apenas de prioridade de banda pra um determinado site?

  10. #10

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    se for cache normal não, se for cachefull sim e também as regras de prioridade de banda pros sites.

  11. #11

    Padrão Re: Rede Roteada (OSPF)

    Como assim cache normal e se for cache full sim?
    E o que tem as regras de prioridade de sites,perdão mas não compreendi o que o amigo quis dizer.