Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Sim, exatamente. Se a Cambium usasse 802.11 eu diria a mesma coisa: Não presta e não foi desenhado para uso outdoor.

    Eu sou meio radical quando se fala de Mikrotik por exemplo. Na minha opinião, nada do que a Mikrotik fabrica de fato presta REALMENTE. Ok, a 912 funciona bem e as RB450, 750 também. Mas as CCR são uma vergonha. É bug atrás de bug atrás de bug. As SXT AC e a linha AC, outra propaganda enganosa absurda. Juro que se tivesse dinheiro entraria com um processo judicial internacional contra eles pois não cumpre nem 40% do que promete.

    O RouterOS eles resolvem 10 problemas e aparecem 50. No mundo de operadoras isso não é homologado nunca e torna-se impossível lidar com tantas particularidades, downtime e bugs. Tem erro relatado desde 2009 que não resolveram até agora!

    Já a UBNT considero que eles acertaram a mão na linha de câmeras, Switchs, AirFiber, Base Station e Router. Mas a linha Airmax é deprimente. Um hardware porco, simples e que não aguenta nada. A linha AC então todo mundo que comprou virou rato de laboratório. Um produto extremamente CRU. Testei absolutamente toda a linha de produtos em 2010/2011 e 2012.

    Ano passado comprei TODA a linha de novo, inclusive os lançamentos e foi só decepção.

    Já a Intelbras eu uso amplamente as centrais de alarme, cerca e câmeras. A linha de cameras deles - principalmente a IP - é sensacional. Agora... a parceria com a Ligo... um tiro no pé, uma bomba.

    A melhor relação custo vs beneficio HOJE, escalável, confiável (e comprável) é a linha da Cambium SEM DUVIDA. (Acima tem Radwin, RedLine, AirSpan, Infinet, Alvarion... mas o preço...).

    Eu evito responder alguns tipos de tópicos pois fico revoltado. O pessoal quer preço. Quer o CPE mais barato, quer sofrer. Ninguém pensa na durabilidade, no baixo ou nenhum custo de manutenção, no cliente feliz e no telefone que não toca.

    Ai alguns falam:

    "Ahhh mas você tem dinheiro".

    Não, eu não tenho. Eu fechei 2 pop's, vendi TODOS OS EQUIPAMENTOS e mergulhei de cabeça na linha da Cambium. A minha conta de telefone simplesmente ZEROU.

    Ai tem o cidadão que mistura: UBNT + MK + Intelbras + TP LINK... deixa de usar os protocolos proprietários de cada um que melhoram SIM o equipamento e ai... pai amado... é o apocalipse hahaha.

    Sabe o que eu acho que não e bem assim tem sempre uma solução pra cada coisa tipo tem um bairro com 40 habitantes que uma omnitik pega tudo, vc não vai la meter um pop caro com cambium, eu acho que cambium e bom pra grandes proporçoes que nem a vo montar num predio central que pega 80% da cidade com milhares de habitante, ai sim concordo em colocar cambium que e o melhor custo beneficio ate a curto prazo. mais se o caso for de uma cidade pequena sem ate interferencia e com alguns milhares de habitantes ubnt ou mikrotik da conta.
    E quanto a mikrotik não prestar não e bem assim muitas das placas delas são boas e te da uma possibilidade de muitas configuraçoes. Nunca vi um radio tão flexivel que nem o mikrotik.

    Tem que se entender que esses produtos de baixo custo deu a chance de muita gente levantar dinheiro, ate pra depois partir ate pra fibra, do jeito que ta hoje tem que deixar cambium para grandes proporçoes que nem eu falei e ate montar pop com antena de 60 graus pra não ter que ficar criando varios pop cambium.
    E aqueles bairros com pouca gente manter mikrotik ou ubnt que o retorno e mais rapido.

  2. #22

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    A vantagem de ser menos favorável e que vc tem uma visão diferentes dos que tem tudo a favor, e poder de um simples equipamento vc poder fazer ele ser igual a um equipamento top, discordo de vc sobre as operadoras nao usarem UBNT, MK etc. essas operadoras usam radio digital e coisa e tals, agora eu te pergunto, essas operadoras que usam so equipamentos tops, por que eles amarram o clientes em 18 meses, e fornece uma porcaria de serviço?, olha a relacao de reclamaçao no procom de todos o estados, será por que? a esqueci!!! eles usam equipamentos tops, kkkkk, me poupe, o que manda em uma rede hoje em dia passa mais de um bom equipamento, seria um bom tecnico, e falo mais, um bom tecnico faz maravilhas com esse equipamento, so mudo de idéia se for fibra optica, passou disso, é bla bla bla.

  3. #23

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Sabe o que eu acho que não e bem assim tem sempre uma solução pra cada coisa tipo tem um bairro com 40 habitantes que uma omnitik pega tudo, vc não vai la meter um pop caro com cambium, eu acho que cambium e bom pra grandes proporçoes que nem a vo montar num predio central que pega 80 da cidade com milhares de habitante, ai sim concordo em colocar cambium que e o melhor custo beneficio ate a curto prazo. mais se o caso for de uma cidade pequena sem ate interferencia e com alguns milhares de habitantes ubnt ou mikrotik da conta.
    E quanto a mikrotik não prestar não e bem assim muitas das placas delas são boas e te da uma possibilidade de muitas configuraçoes. Nunca vi um radio tão flexivel que nem o mikrotik.

    Tem que se entender que esses produtos de baixo custo deu a chance de muita gente levantar dinheiro, ate pra depois partir ate pra fibra, do jeito que ta hoje tem que deixar cambium para grandes proporçoes que nem eu falei e ate montar pop com antena de 60 graus pra não ter que ficar criando varios pop cambium.
    E aqueles bairros com pouca gente manter mikrotik ou ubnt que o retorno e mais rapido.
    Vlw wala. bom saber que tem pessoas que pensam como eu. vamos que vamos.
    Abraços.

  4. #24

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Max Networks Ver Post
    Zucchi, parece que vc nao entendeu ainda, qual o valor destes equipamento s que vc ta passando pro amigo, por favor, poste ai os valores finais e pergunte se ele quer ou pode se aventurar nestes equipamentos, lembrando que ele vai ver se o (NEGÓCIO) vai prosperar ,então pra quem nao tem dinheiro, seria como vc disse no post anterior um tiro no pé, se nao der certo, vamos usar o entendimento com bom senso. e tambem lembrando que colocando um equipamento inferior pro começo nao impede que se for de sucesso ele nao possa mudar no futuro, desde que nao comece com porcaria como tem uns equipamentos por ai, por isso digo que UBNT e MK, daria sim pra começar, intermediar, e seguir feliz.

    Abraços.
    Max, eu entendo o ponto, o que você fala e como o nosso mercado é tranquilamente. Mas, permita-me uma observação sob a minha ótica pessoal e exclusiva ok?

    Eu penso assim: Ou você entra direito ou não entra. Nosso mercado é muito amador. Quantas vezes você já teve de explicar para os seus clientes a lenda dos problemas que ocorre na internet a rádio quando você faz uma abordagem no concorrente?

    Eu aqui tenho que explicar todos os dias e o trauma chegou em um ponto que as pessoas me falam: "Me dá uma clausula que se for ruim ou não funcionar como o outro eu posso cancelar"

    Ai vai eu: "Nós operamos com uma tecnologia diferente..." (e rezo o terço)

    Diariamente temos de repetir e convencer o cliente de que "internet a rádio" funciona bem sim, de que os problemas que eles estavam acostumados com o "concorrente" não ocorrem conosco, etc.

    Esse é o dia-a-dia de quase todo o dono de provedor.
    Telecom não se paga no dia, na hora, nem no mês seguinte. Seja aqui ou em qualquer lugar do mundo, é um serviço que tem de ser estavel, confiavel. É um produto que seu cliente tem como agua e luz ou seja, pagamento ad-eternum. 2 Nanos que você trocou no seu cliente (e VAI trocar) pagou um equipamento de qualidade.

    O problema do brasileiro é fazer o "definitivo provisório". Todos nós fazemos pensa comigo rs. Acontece que ano passado tomei uma decisão: Se eu não tenho o dinheiro, não faço, ponto final.

    Ou entro para ser referencia ou busco outra coisa para fazer. Sem ter diferencial nenhum, eu não bato cabeça ou abro guerra de preços. Cobro mais caro que todos os outros aqui na cidade mas entrego confiança, banda e qualidade. Dor de cabeça para ambos os lados zero. Tem que pensar como empresário. Não no dinheiro retornando amanhã.

  5. #25

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    bom galera.

    Quando a questão de entrar com dinheiro ou nao entrar e nao sei o que estou fazendo isso por um apelo da comunidade que apos tentar com provedores ja Consolidados nao obtiveram exito na implementação.
    Essa questao de investir alto inicialmente pra min eh furada.
    Se não der certo com os equipamentos que possuo irei procurar sim equipamentos melhores assim como já vim pedir a opniao de vocês, mas nada que fique alem de um investimento barato, se der certo, com o tempo troco tudo sem reclamar pois os que foram colocados inicialmente não me tiveram tanto gastos.
    Nao terei concorrente, interferência, meu problema seria começar, pois para quem fica 2 ou 3 dias sem conexão 3g e quando tem eh uma conexão de péssima qualidade e de baixa velocidade já que esta é a unica internet que funciona no local o que estou me propondo a fazer inicialmente estaria de muito bom tamanho, nao pra min que pretendo melhorar e muito, mas para eles que como pode-se dizer nao possuem nada prefiro radicalizar.

    Investimentos que o maximo renderia estourando 30 clientes. isso depois de um pouco de tempo. inicialmente em torno de 3 a 4 meses 15 clientes.

  6. #26

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    pretendo fazer algums testes de alcance em campos abertos que temos aqui com esse aparelhos, depois de ver muito topico de switchs poe, carregadores flutuantes, baterias estacionarias, me surgi uma duvida poderia ligar algum equipamento direto a uma bateria automotiva. Ja que ela possue 12vts? Ou teria que ter algo entre meio os dois?

  7. #27

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Tassiooli Ver Post
    pretendo fazer algums testes de alcance em campos abertos que temos aqui com esse aparelhos, depois de ver muito topico de switchs poe, carregadores flutuantes, baterias estacionarias, me surgi uma duvida poderia ligar algum equipamento direto a uma bateria automotiva. Ja que ela possue 12vts? Ou teria que ter algo entre meio os dois?
    Você vai usar baterias automotivas por que? Não é o correto... não são baterias para ficar parada. Aqui no forum tem uma explicação muito boa do Rubem a respeito da automotiva vs estacionária.

    Em suma a automotiva vai até sair mais barato mais vai durar 10x menos.

  8. #28

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Você vai usar baterias automotivas por que? Não é o correto... não são baterias para ficar parada. Aqui no forum tem uma explicação muito boa do Rubem a respeito da automotiva vs estacionária.

    Em suma a automotiva vai até sair mais barato mais vai durar 10x menos.

    No caso seria apenas para teste ela não ira funcionar com essa alimentação.
    seria apenas para testar mesmo. coisa de 40 minutos ligada já estava bom, mais funciona diretamente...ligar ela direto nos polos com um conector de fonte no adaptador poe?

  9. #29

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Tassiooli Ver Post
    No caso seria apenas para teste ela não ira funcionar com essa alimentação.
    seria apenas para testar mesmo. coisa de 40 minutos ligada já estava bom, mais funciona diretamente...ligar ela direto nos polos com um conector de fonte no adaptador poe?
    Neste caso só o mestre @rubem pode salvar

    (convocado).

  10. #30

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Tassiooli Ver Post
    No caso seria apenas para teste ela não ira funcionar com essa alimentação.
    seria apenas para testar mesmo. coisa de 40 minutos ligada já estava bom, mais funciona diretamente...ligar ela direto nos polos com um conector de fonte no adaptador poe?
    Pode sim, sem problema, tendo um adaptador poe e cuidado pra nao inverter os polos e queimar o equipamento.
    Dá uma lida nos datasheet dos equipamentos, UBNT maioria funciona de 10,5v a 28v salvo engano. Os MKs maioria de 8v a 30v mais novos, uns mais antigos sugerem 12v a 24.
    tem varios topicos sobre isso.
    Só uma dica, arrume um controlador de carga pequeno, de uns 10a mesmo que seja para teste.

  11. #31

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    fone 5198058504 vivo...

    emal [email protected]
    te ajudo...

  12. #32

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Olha, vou "jogar" uma questão que sempre fica na minha cabeça:

    Já tive um provedor que iniciei com rádio. Vendi para cuidar de outro comércio e me arrependo até hoje.

    Alguns anos depois montei outro, iniciando com rádio também.

    Hoje penso um pouco diferente: se eu tivesse uns R$50.000,00 para iniciar um provedor eu passaria PACPON num bairro onde não tivesse nada ou onde tivesse só rádios de provedores concorrentes.

    Penso isso pois quando você passa cabo numa rua que tem, por exemplo, 3 clientes via rádio, quando o pessoal sabe do cabo mais gente assina.

    Além disso a área é menor, precisando de menos gente para dar suporte. Sem contar que cabo não dá quase nada de suporte.

    Sei lá, é uma ideia..

    Abraços
    Fabricio

  13. #33

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    @FabricioViana, realmente cabo eh muito melhor de lhe dar. porem no meu caso nao haveria essa possibilidade devido as casas nao serem tao proximas tem casas que entra 1 km da rua principal da comunidade, nao viabilizando esse tipo de instalaçao.

    Outra Pergunta amnha vou fazer a desintalaçao da torre para poder levala ate a comunidade. Alguem sabe me dizer a melhor maneira de fazer tal porcesso, estou quase fechando um aluguel de aindaimes pois nao sei se a estrutura da torre esta tao apta para suporta peso em si ja que nao passa por reparos a um tempo. Irei desmontar e mandar um seralheiro dar um ``Trato`` nela.

  14. #34
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    aluga um muk

  15. #35

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Um muk seria mais viável, e desmontava no chão.

  16. #36

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    ola Galera..bom Enfim a remoçao da torre foi "de Boa". Inicialmente ia desinstalar eu mesmo mas os andaimes nao deram, fui alugar de um pintor o cara ja era acostumado com serviços em altura ja contratei ele para realizar o processo....ocorreu tudo tranquilo, parte da manha pra montar toda a estrutura e foi ate a boca da noite para desmontar tudo.
    Estou tao empolgado com isso que to ate sonhado ja com provedor .

    Alguém teria um esquemático das fontes poe da ubiquit 24v 1a pra me conseguir to com duas nanos aqui paradas por causa da fonte já comprei uma mas ela queimou tambem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         15 - 8.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	60249   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         15 - 1.jpg
Visualizações:	130
Tamanho: 	37,0 KB
ID:      	60250  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         15 - 5.jpg
Visualizações:	128
Tamanho: 	42,8 KB
ID:      	60251  
    Última edição por Tassiooli; 14-07-2015 às 09:02.

  17. #37

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Bom Dia @Tassiooli, compra uma patch painel de 5 portas, e uma fonte volt, + 2 baterias 12v 7a, que ai vc fica tranquilo.

  18. #38

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    O negócio e que o amigo ainda vai ver se da certo, ninguem tem dinheiro pra comecar em um negócio de cara regularizado, podendo nao dar certo.


    Abraços..

  19. #39

    Padrão

    ola galera..Seguiinte alguem teria uma foto com o modelo daquele cano/tubo/haste com uma roldana/carretilha utilizado para içar os modulos na montagen das torres?
    Procurei no google mas nao achei referencias.

    Alguem utiliza aquelas antenas usb nos clientes. Pensei em usalas pois diminuiria a possibilidade de ter os gato net ja que ela nao poderia ser ligada a um roteador. Ou eu estaria errado, Podendo facilitar devido poder fazer a configuraçao de um repetidor?
    dessas aqui. http://produto.mercadolivre.com.br/M...4ghz-12dbi-_JM

  20. #40

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Tassiooli Ver Post
    ola galera..Seguiinte alguem teria uma foto com o modelo daquele cano/tubo/haste com uma roldana/carretilha utilizado para içar os modulos na montagen das torres?
    Procurei no google mas nao achei referencias.

    Alguem utiliza aquelas antenas usb nos clientes. Pensei em usalas pois diminuiria a possibilidade de ter os gato net ja que ela nao poderia ser ligada a um roteador. Ou eu estaria errado, Podendo facilitar devido poder fazer a configuraçao de um repetidor?
    dessas aqui. http://produto.mercadolivre.com.br/M...4ghz-12dbi-_JM
    É um ferro do tamanho de um modulo com um dente em cima e outro embaixo e na parte de cima tem um ferro pra fora com a roldana. Simples, vá a um serralheiro e explique que ele deve saber fazer.

    Saia dessas antenas usb, mesmo que vá fazer teste, e se o teste der certo?! Ae vai ter que trocar essas coisas, Se usar UBNT para transmitir, use UBNT no clientes, se usar MK para transmitir, use MK sxt nos clientes, simples assim, mesmo que seja teste, use equipamentos bons. Pq