Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Mas qual é exatamente a potencia hoje? Antena de 34dBi e radio a 20dBm?

    Se for isso, são 54dBm EIRP.
    Como o sinal é de -58dBm, e no outro lado tem antena de 34dBi, -58 - 34 = -92dBm no ar.

    -92 - 54dBm EIRP = -146, são 146dBm de perda no ar.

    Altere a potencia 2dBm num lado pra ver se o sinal cai 2dBm, se cair, então a perda nesses 147Km é realmente de 146dBm.

    Se você precisa sinal -50dBm, precisa 4dBm a mais por antena, 58dBm EIRP num lado, e antena de 38dBi no outro.


    Mas antes de comprar algo teste otimizar o que tem, usar fixo em MCS13 (ESquece banda passante por enquanto, se foque em ver onde consegue 100% de CCQ), teste em 5725 a 5825MHz (Onde não precisa DFS e pode usar potencia maior), teste ack-timeout fixo uns 10% a 15% maior que o real, teste tx frames de 32 a 64, etc.

    (E só agora que ví o print, seu sinal é -59dBm e não -58, olhe sempre o menor, o gargalo é sempre o menor sinal, e... considero um milagre passar tanta banda com sinal tão baixo, com Rocket e cia as vezes mal dá 50Mbps com sinal na casa dos -60dBm)

  2. #22

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por fernandinhomineiro Ver Post
    Rubens, tudo bom?

    Você acredita, com sua experiência, que se eu usasse antenas de maior ganho com radome shield ajudaria a resolver o problema?

    Vi umas da Algcom de 1.20m. O que você me diz?

    Obrigado.
    Fernando, estive olhando o calculo do seu enlace e a dica que posso te dar é a seguinte:
    - Altere o datarate máximo pra 240Mbps;
    - Coloque a potencia do rádio em 23Dbm;
    - Se houve como deixe fixado em 40Mhz;
    - Capricha no alinhamento;

    O que o rubem falou no post anterior tem que ser levado em consideração sempre ao fazer qualquer enlace em qualquer frequência e na ocasião do teu enlace está sendo feito entre 2 "picos" o que atenua bastante esses fatores se você conseguir erguer mais a antena do lado onde está à 15 metros do chão seria melhor, isso considerando que você não esteja exatamente com a antena montada na beira do precipicio (rsrsrs) pois o terreno na saida do local pode estar gerando alguma reflexão causando o efeito de multipath e deteriorando a capacidade do enlace.
    Sobre a alteração das antenas acredito não ser necessária a mudança de ganho pois com 34dBi é suficiente para que você supere 100Mpbs de tráfego, aqui por exemplo temos enlace de 65 Km com antenas de 33dBi com sinal em -51 CCQ 97% capacidade do enlace em 140Mpbs full duplex (usando protocolo AC) e anteriormente o enlace ficava em 97 Mbps quando o protocolo utilizado era o N.
    Agora sobre o consumo de CPU ainda acredito que parte do problema esteja aí faça os ajustes necessários e repita os testes sempre acompanhando o uso, se estiver alto de mais quando estiver próximo da banda pretendida comece a estudar a mudança para um rádio com mais poder de processamento ok.

    Obs.: Tive oportunidades de utilizar o APC 5M é um ótimo equipamento, mas requisita carinho e atenção na hora de alinhar par poder obter o resultado pretendido.

  3. #23

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Com rb912 para voce passar mais de 100mb nao precisa mais que mcs12 em 40mhz. Entao parceiro faça o teste!

  4. #24

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Jfabiopd Ver Post
    Fernando, estive olhando o calculo do seu enlace e a dica que posso te dar é a seguinte:
    - Altere o datarate máximo pra 240Mbps;
    - Coloque a potencia do rádio em 23Dbm;
    - Se houve como deixe fixado em 40Mhz;
    - Capricha no alinhamento;

    O que o rubem falou no post anterior tem que ser levado em consideração sempre ao fazer qualquer enlace em qualquer frequência e na ocasião do teu enlace está sendo feito entre 2 "picos" o que atenua bastante esses fatores se você conseguir erguer mais a antena do lado onde está à 15 metros do chão seria melhor, isso considerando que você não esteja exatamente com a antena montada na beira do precipicio (rsrsrs) pois o terreno na saida do local pode estar gerando alguma reflexão causando o efeito de multipath e deteriorando a capacidade do enlace.
    Sobre a alteração das antenas acredito não ser necessária a mudança de ganho pois com 34dBi é suficiente para que você supere 100Mpbs de tráfego, aqui por exemplo temos enlace de 65 Km com antenas de 33dBi com sinal em -51 CCQ 97% capacidade do enlace em 140Mpbs full duplex (usando protocolo AC) e anteriormente o enlace ficava em 97 Mbps quando o protocolo utilizado era o N.
    Agora sobre o consumo de CPU ainda acredito que parte do problema esteja aí faça os ajustes necessários e repita os testes sempre acompanhando o uso, se estiver alto de mais quando estiver próximo da banda pretendida comece a estudar a mudança para um rádio com mais poder de processamento ok.

    Obs.: Tive oportunidades de utilizar o APC 5M é um ótimo equipamento, mas requisita carinho e atenção na hora de alinhar par poder obter o resultado pretendido.
    Opa, bom dia.
    Daqui a pouco vou pro lado AP fazer exatamente o que os amigos recomendaram.

    Sobre a linha AC, qual equipamento você utilizou nesse seu enlace de 65Km?

    Obrigado!!!

  5. #25

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas qual é exatamente a potencia hoje? Antena de 34dBi e radio a 20dBm?

    Se for isso, são 54dBm EIRP.
    Como o sinal é de -58dBm, e no outro lado tem antena de 34dBi, -58 - 34 = -92dBm no ar.

    -92 - 54dBm EIRP = -146, são 146dBm de perda no ar.

    Altere a potencia 2dBm num lado pra ver se o sinal cai 2dBm, se cair, então a perda nesses 147Km é realmente de 146dBm.

    Se você precisa sinal -50dBm, precisa 4dBm a mais por antena, 58dBm EIRP num lado, e antena de 38dBi no outro.


    Mas antes de comprar algo teste otimizar o que tem, usar fixo em MCS13 (ESquece banda passante por enquanto, se foque em ver onde consegue 100% de CCQ), teste em 5725 a 5825MHz (Onde não precisa DFS e pode usar potencia maior), teste ack-timeout fixo uns 10% a 15% maior que o real, teste tx frames de 32 a 64, etc.

    (E só agora que ví o print, seu sinal é -59dBm e não -58, olhe sempre o menor, o gargalo é sempre o menor sinal, e... considero um milagre passar tanta banda com sinal tão baixo, com Rocket e cia as vezes mal dá 50Mbps com sinal na casa dos -60dBm)
    Poisé, Rubem... rsrs mas estou precisando então fazer mais esse milagre de 75 para 90Mb no Down.. rsrs

    Daqui a pouco vou subir pro lado AP e fazer os testes como os amigos estão me aconselhando!

    Muito obrigado, por enquanto.

    Daqui a pouco posto os resultados!!!

  6. #26

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Utilizamos uma NetMetal da Mikrotik (RB922) elas fazem um bom trabalho, e nos enlaces menores (em desempenho) utilizo BaseBox 5 (RB912) sempre com grande satisfação!

  7. #27

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    GOSTARIA DE AGRADECER A TODOS QUE NOS AJUDARAM!!!!
    OLHEM O RESULTADO AI GALERA!!!!

    LINK DA IMAGEM ABAIXO:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE LINK.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	407,3 KB
ID:      	60178

    FELIZ DEMAIS!!!!!

    *Melhoramos em 2 db o alinhamento da AP.
    *Baixei o MCS dos dois lados pra 14 - 270Mb
    *Lado Station está pouca coisa fora do nível (vamos resolver segunda-feira)
    *Potencia lado AP em 20 dbm
    *Potencia lado STATION em 18 dbm

    VALEW!!!!!!!!!!!!!!
    Última edição por fernandinhomineiro; 10-07-2015 às 09:52.

  8. #28

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por fernandinhomineiro Ver Post
    GOSTARIA DE AGRADECER A TODOS QUE NOS AJUDARAM!!!!
    OLHEM O RESULTADO AI GALERA!!!!

    LINK DA IMAGEM ABAIXO:
    Anexo 60170

    FELIZ DEMAIS!!!!!

    *Melhoramos em 2 db o alinhamento da AP.
    *Baixei o MCS dos dois lados pra 14 - 270Mb
    *Lado Station está pouca coisa fora do nível (vamos resolver segunda-feira)
    *Potencia lado AP em 20 dbm
    *Potencia lado STATION em 18 dbm

    VALEW!!!!!!!!!!!!!!
    @fernandinhomineiro a imagem postada acima está com um problema no LINK, se possível da uma verificada, queremos da uma olhadinha nos resultados! rsrs

    Vlw
    Última edição por meyknho; 10-07-2015 às 09:51. Razão: Erro de escrita

  9. #29

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Por absoluto desespero estou montando um enlace de 47 Km - na minha cidade a ADSL é péssima e horrível ( paga-se por 10 megas , recebe-se meio mega e pinga com 200ms) e a fibra ótica Copel custa R$ 180,00 o mega, pacote mínimo de tres megas, só tem para pessoa jurídica e só passa na rua principal. "Ali" em Curitiba tem 50 megas Copel por R$ 109,00 ou seja...
    Atendo 80 clientes usando 3 apc2m90...
    A questão é: Para passar 100 megas uso APC5M com antenas OIW 34 ou MK???
    Obrigado...

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Eternoamador Ver Post
    Por absoluto desespero estou montando um enlace de 47 Km - na minha cidade a ADSL é péssima e horrível ( paga-se por 10 megas , recebe-se meio mega e pinga com 200ms) e a fibra ótica Copel custa R$ 180,00 o mega, pacote mínimo de tres megas, só tem para pessoa jurídica e só passa na rua principal. "Ali" em Curitiba tem 50 megas Copel por R$ 109,00 ou seja...
    Atendo 80 clientes usando 3 apc2m90...
    A questão é: Para passar 100 megas uso APC5M com antenas OIW 34 ou MK???
    Obrigado...
    Olá.
    100Mb Full em 47Km... Não tem como.

    Ou faz como eu.. coloquei 02 enlaces em paralelo e passo 80Mb em 01 e 60 Mb em outro...
    (em 01 enlace uso APC 5M e em outro MK)

    Ou parte pra frequencia fechada que é 100% livre de dor de cabeça!!!

  11. #31

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Posso baixar ate uns 50 megas com a quantidade de clientes que tenho agora e depois ampliar...

  12. #32

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    A questão continua sendo o que usar Intelbras ou MK...

  13. #33

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Independente da marca, em 47Km vai ter sinal baixo pra tanto throughput necessário.

    Seja MK ou Intelbras, a 22dBm, com antenas de 34dBi, terá 56dBm EIRP (E isso é potência pra caramba).
    Em 47Km o sinal cai 142dBm (Isso com zona de fresnel 100% limpa).

    56 - 142 = -86dBm de sinal.
    A outra antena de 34dBi vai aumentar em 34dBm o sinal.
    -86 + 34 = -52dBm

    E... -52dBm em MCS15 a 40MHz realmente passa 100Mbps. Mas... só em 1 a 10Km. Em distância tão grande o efeito multipath é gigante. são mil reflexos, precisaria um sinal -40dBm pra ter os mesmos 95-98% de CCQ que esses -52dBm dariam em 10Km.

    Com essa distância e usando RB912 ou APC-5M duvido que passe de 40Mbps, o efeito multipath gera muito pacote ilegível, e em distância grande precisaria ter o PTP em cima de 2 morros pra evitar isso.

    O resultado combinado do sinal em linha reta e dos reflexos no femtosegundos de atraso (Pois percorreram um caminho mais longo, refletindo no solo a 10Km de distância):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         27147-multipath-1.gif
Visualizações:	173
Tamanho: 	7,9 KB
ID:      	62385


    Talvez seja caso de usar radio licenciado a 10GHz, em frequência mais alta a zona de fresnel é bem menor (Portanto terá menos reflexo no solo) e os radios tem mais poder de processamento (Por isso custam 5x mais) pra saber lidar bem com efeito multipath.


    Nessa distância seja UBNT, MK ou Intelbras vai decepcionar, e o problema não é da marca e sim do padrão wifi, ele não permite muito throughput com tanto reflexo (Efeito multipath), e pra evitar isso tem que ter antena bem alta longe do solo (Uma torre de 20m num morro de 80m de altura, digamos).

  14. #34

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Eternoamador Ver Post
    A questão continua sendo o que usar Intelbras ou MK...
    Intelbras é muito bom!
    Usei antenas OIW 34 + RADOME AZ LINK, na época. (acredite, RADOME AZ LINK melhorou em 15% o troughput e melhorou de 30 para 1 a 2ms a latencia).

    Hoje, eu iria de antenas ALGCOM de 1,25 m (34 dbi), que já vem com Radome Shield. São mais caras? São... mas vale cada centavo!!!

  15. #35

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Seria demais pedir que você analisasse via Google Earth o enlace que eu pretendo?

  16. #36

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Faz o cálculo aqui no Linkcalc:
    http://linkcalc.intelbras.com.br/LinkCalc/Default.aspx
    (Precisa cadastro mas é limpo, sem spam nem nada)

    Com a altura de torres planejada, e o ganho das antenas que pode comprar, ele gera um PDF, o Under aceita envio de PDF no post igual imagem. Fica bem mais fácil pra todo mundo analisar.

  17. #37

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Eternoamador Ver Post
    Seria demais pedir que você analisasse via Google Earth o enlace que eu pretendo?
    Boa tarde...

    Uai, manda ai!!! As coordenadas!

  18. #38

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Vou ter que mudar de onde vai partir o sinal por conta de disponibilidade de fibra ótica.
    Fui informado hoje que onde pretendia não vai dar. Assim que eu definir posto aqui.
    Desde já agradeço.