+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida em BGP

    Boa dia Galera!
    Sou novo por aqui e comecei a entender sobre BGP agora.

    Tenho um link de 200mb de uma operadora e estou querendo subir outro link de troca de tráfego de 125mb de uma outra operadora, e gostaria de saber qual melhor forma para que não gere gargalo ou saturação dos links de ambas operadoras?
    Última edição por JeffersonSato; 08-07-2015 às 10:11.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida em BGP

    Opa..

    Se tiver um /22 quebra ele em 2 /23, anuncia cada bloco para cada operadora, automaticamente vai dividir a banda para seus clientes.

    Para ter redundancia, divulgue o bloco da operadora A na operadora B (vice-versa)

    Amderson

  3. #3

    Padrão

    Amderson, esse caso eu entendo em dividir meu bloco em dois e separa los um para cada operadora.
    Minha questão e que a segunda operado não link dedicado, e sim só troca de trafico, então essa regra se aplica para o mesmo ?
    Pela segunda operadora só quero, fazer troca de trafico! entendeu?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida em BGP

    Que tipo de trafego vcs irão trocar?
    Pois se não for para um PTT não compensa.
    Ou então esse outro provedor tver com cache da google, netfix, akamai, etc.
    Caso contrario não vai refrescar nada pra vc!

  5. #5

    Padrão

    rogeriodj

    Isso mesmo, eles tem cache com a google, akamai, netflix, torrent etc... eles também estão conectado no PTT, nós iriamos conectar no ptt (quer seria a melhor solução), mas esta complicado, muita demora para ter retorno do PTT, e como estamos precisando de link, foi a melhor solução e com um preço bom, mas minha duvida foi essa mesmo.

    Creio eu, me corrijam se eu estiver errado, para fazer essa conexão com eles não iria precisar dividir meu bloco em 21 - 24, so precisaria anunciar meu bloco inteiro, para assim bgp reconhecer melhor rota a ser tomada, como eu disse entendo o minimo de BGP! Precisaria usar alguma outra forma para não saturar todo o link vindo de ambas operadora?
    Última edição por JeffersonSato; 08-07-2015 às 09:19.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida em BGP

    1. Essa troca de tráfego não seria você ter acesso aos Blocos deles e eles ao seu?
    2. Ou você quer servir trânsito pra eles anunciando rotas recebidas pela operadora A a eles e as rotas deles para operadora A?

    Se for o caso 1, eles só vão te anunciar os blocos do AS deles certo, então você anuncia o seu inteiro pra eles, pode ate anunciar /24 pra dar mais preferência.

  7. #7

    Padrão

    SuporteClinitec

    Isso mesmo seria opção 1, mas pelo que eu entendo pouco, se eu estiver errado me corrija, se eu anunciar meu bloco inteiro para as duas operadoras, na hora que fazer as requisições de pacotes ele vai aderir pela rota melhor correto? se tiver mais requisições de uma operado pela outra posso saturar uma operadora, gerando lentidão em minha rede correto?
    Minha duvida e a mesma, um exemplo se uma operadora saturar toda banda dela, tem alguma forma de passar a rota para outra operadora?, ou fazer que só algumas requisições passe pela operadora de troca de tráfego assim diminuindo uns 40% do meu link dedicado? Por que hoje estou em um ponto critico estou tendo bastante pedido, só que meu link já esta saturado!

  8. #8

    Padrão Re: Duvida em BGP

    Cara assim pra trabalhar com BGP você tem que ver da internet pra sua rede, ou seja, rotas que você anuncia interfere no teu Download e as rotas que você recebe influencia no seu Upload, então assim você anunciando sua rede para operadora B, toda vez que algum ip do AS deles precisar mandar um algum tráfego para algum ip do seu AS esse Donwload vai vir por esse link de 125Mbps, mas como é troca de tráfego eles não vao repassar teus prefixos para outros AS que tem pering com eles porque é troca de tráfego e não Trânito ip (Link Dedicado), então um tráfego de downstream do Facebook por ex vai vir sempre pela Operadora A e não pela B, é como se fosse 2 redes locais de 2 provedores se comunicando entre si, porem quando um cliente deles estiver compartilhando um P2P com um cliente seu por ex ai sim o tráfego virá pela Operadora B. Eu realmente não vejo vantagem em trocar tráfego com um ISP, vantagem de trocar tráfego é com provedores de conteúdos por ex terra, globo, yahoo, google, facebook ou com o PTT SP porque estando no PTT SP automaticamente você já vai estar trocando tráfego multilateral com esses provedores de conteúdo porque eles também participam do PTT.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida em BGP

    Caro colega,

    Uma pequena duvida antes de explanar... Como conseguiu tirar seu ASN com apenas um link???

    Para que entenda melhor é assim, você deve ter um "full routing" ou rota estática, com esse seu atual fornecedor, ou seja. recebe todas as rotas da internet. Ao subir um link de troca de trafego você fecha um "peering" um acordo com o outro ASN.

    Você receberá as rotas dele e de seus parceiro e enviar trafego por esse caminho. Então, veja oque pretende fazer. se seu novo fornecedor lhe ofertar trafego para o google no PTT e o antigo não estiver no PTT vai gerar mais saltos com o antigo e com isso lentidaõ, quem tiver sendo anunciado por ele vai ter menos latencia e perfomace. Porem recomendo que veja que são os parceiros dele.

    é bom pesquisar um pouco mais antes de mexer com isso, pode afetar muito seu trafego caso cometa algum erro de anuncio.
    Use o site:
    http://bgp.he.net/AS61704#_graph4

    Esse é o mapa de meus perrings via BGP, veja que tenho 2 acesso por contingencia, dividi minha rede em /24 pois acho melhor ainda para controlar a divulgação de meu bloco e de meus cliente que também tem ASN.


    Abç,

    Se precisar de um Help ai estou a disposição.

    Meu Whatzaap 11 942261406 Gilvan

  10. #10

    Padrão

    Conectiva

    Conectiva, se você tiver, licença SCM e um link dedicado, e deixar bem explicito no formulário que eles te manda você consegue tirar seu ASN fácil, com apenas um link mesmo, bastante operadoras pequenas tem ASN com um link só!

    Sobre a questão do BGP, vou tenta levantar esse segundo link, qualquer duvida ou dificuldade entro em contato, Agradeço a todos pela ajuda e colaboração.

    att