+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Pessoal, tenho um pequeno provedor na cidade onde eu moro, e recentemente estou com um problema chato.
    Tenho um enlace de 1.3KM com air grid, minha visada é boa e o ptp funciona normalmente. São 2 ptp saindo do mesmo lugar e chegando no mesmo lugar, cada um para uma switch. Em cada um chega por volta de 35/40 MB, porem não esta passando isso nas Rbs. De manhã funciona normalmente, a noite ninguém consegue usar e o trafego nas Rbs fica entre 1 e 2 MBs.
    Não se consegui explicar muito bem o que esta acontecendo, mas se alguém entendeu e puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por RaphaelCLima Ver Post
    Pessoal, tenho um pequeno provedor na cidade onde eu moro, e recentemente estou com um problema chato.
    Tenho um enlace de 1.3KM com air grid, minha visada é boa e o ptp funciona normalmente. São 2 ptp saindo do mesmo lugar e chegando no mesmo lugar, cada um para uma switch. Em cada um chega por volta de 35/40 MB, porem não esta passando isso nas Rbs. De manhã funciona normalmente, a noite ninguém consegue usar e o trafego nas Rbs fica entre 1 e 2 MBs.
    Não se consegui explicar muito bem o que esta acontecendo, mas se alguém entendeu e puder me ajudar.
    Sua zona de Fresnel não está obstruída não? Posta telas ai das configurações e sinais.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Sua zona de Fresnel não está obstruída não? Posta telas ai das configurações e sinais.
    Sim, a visada esta 100% limpa, o problema começou na ultima sexta-feira dia 03/07. Meu sinal esta "ruim" mas aqui na minha cidade só tem internet via radio, logo é muito poluído. Já estou tentando até frequências alternativas, como essa da imagem. Mas como informei, a banda chega no ptp normal.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontoA.PNG
Visualizações:	246
Tamanho: 	76,4 KB
ID:      	60144Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontoB.PNG
Visualizações:	232
Tamanho: 	87,7 KB
ID:      	60145Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb912.PNG
Visualizações:	341
Tamanho: 	121,9 KB
ID:      	60146

  4. #4

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por RaphaelCLima Ver Post
    Sim, a visada esta 100% limpa, o problema começou na ultima sexta-feira dia 03/07. Meu sinal esta "ruim" mas aqui na minha cidade só tem internet via radio, logo é muito poluído. Já estou tentando até frequências alternativas, como essa da imagem. Mas como informei, a banda chega no ptp normal.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontoA.PNG
Visualizações:	246
Tamanho: 	76,4 KB
ID:      	60144Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontoB.PNG
Visualizações:	232
Tamanho: 	87,7 KB
ID:      	60145Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb912.PNG
Visualizações:	341
Tamanho: 	121,9 KB
ID:      	60146
    Posta as wireless ai pra gente. Radome ajuda muito a diminuir a poluição.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Posta as wireless ai pra gente. Radome ajuda muito a diminuir a poluição.
    Estou pretendendo trocar as air grid, por nano beam 300 pode ter alguma melhora?
    Edit--

    Esse print é de outra 912 que esta na mesma torre, mesmo cenário. O do primeiro print acabou de cair.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless1.PNG
Visualizações:	217
Tamanho: 	33,6 KB
ID:      	60148Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless2.PNG
Visualizações:	195
Tamanho: 	22,5 KB
ID:      	60149Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless3.PNG
Visualizações:	229
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	60150Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless4.PNG
Visualizações:	175
Tamanho: 	28,4 KB
ID:      	60151Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless5.PNG
Visualizações:	171
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	60152Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless6.PNG
Visualizações:	239
Tamanho: 	22,9 KB
ID:      	60153

  6. #6

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    a noite, acessa essas airgrid por ssh ou telnet e verifica o uso do processador com o comando (top ).

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RaphaelCLima Ver Post
    Pessoal, tenho um pequeno provedor na cidade onde eu moro, e recentemente estou com um problema chato.
    Tenho um enlace de 1.3KM com air grid, minha visada é boa e o ptp funciona normalmente. São 2 ptp saindo do mesmo lugar e chegando no mesmo lugar, cada um para uma switch. Em cada um chega por volta de 35/40 MB, porem não esta passando isso nas Rbs. De manhã funciona normalmente, a noite ninguém consegue usar e o trafego nas Rbs fica entre 1 e 2 MBs.
    Não se consegui explicar muito bem o que esta acontecendo, mas se alguém entendeu e puder me ajudar.

    Nao da para entender. Voce transmite com dois Airgrid apontados para mesmo local onde recebe com dois RB?

  8. #8

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    E esse uso de 6GHz aí, já testou a faixa LEGAL?

    6GHz é faixa pra PTP licenciado, vai de 5915 a 6150MHz pra ida, e algo até 6,4GHz pra volta, eles podem operar com radio a até 2W, as antenas dessa faixa tem fácil mais de 35dBm, ou seja, eles chegam fácil em 5W EIRP, isso perturba qualquer wifi (Em carater secundário) fácil.

    Teste lá com o centro do canal lá por 5820MHz pra ver se o problema persiste, nessa faixa não tem ninguém em alta potencia na vizinhança.

    (4,9 e 6GHz tem seu uso, não é porque você não escaneia SSID que não tem ninguém usando! Precisaria um analisador de espectro pra ter CERTEZA que não tem nenhum uso noturno de 6GHz (Cujo centro do primeiro canal é lá 5925MHz, a emissão começa mesmo em 5915MHz mas emissão fora da faixa é aceitável nessa banda em valores tipo apenas 20dBm de atenuação uns 40MHz longe do centro do canal, ou seja, se o radio licenciado de 6GHz de noite vai pra 5925MHz e usa 40dBm EIRP, ele pode emitir em 5885MHz até uns 20dBm EIRP, por isso existe esse distanciamento de 5850MHz onde wifi termina, e 5915MHz onde a faixa dos 6GHz começa (Centro de canal não é onde a faixa termina, os canais seriam 5825MHz pra wifi, e 5925MHz pra 6GHz, a não ser que use canais de 40, 50 ou 80MHz, aí o centro do canal fica mais longe da borda))

  9. #9

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Newboy, Essa frequência "Alternativa" você menciona É PROIBIDA . Voce esta cometendo CRIME federal e tem altas probabilidades de ser processado. Se sua cidade tem varios operando WIRELESS suas chances de ser denunciado é muito alta.
    Toma este post com um conselho pois EU fui processado há mais de 5 anos, por um teste, e ainda continuo penando e gastando com defesa.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E esse uso de 6GHz aí, já testou a faixa LEGAL?

    6GHz é faixa pra PTP licenciado, vai de 5915 a 6150MHz pra ida, e algo até 6,4GHz pra volta, eles podem operar com radio a até 2W, as antenas dessa faixa tem fácil mais de 35dBm, ou seja, eles chegam fácil em 5W EIRP, isso perturba qualquer wifi (Em carater secundário) fácil.

    Teste lá com o centro do canal lá por 5820MHz pra ver se o problema persiste, nessa faixa não tem ninguém em alta potencia na vizinhança.

    (4,9 e 6GHz tem seu uso, não é porque você não escaneia SSID que não tem ninguém usando! Precisaria um analisador de espectro pra ter CERTEZA que não tem nenhum uso noturno de 6GHz (Cujo centro do primeiro canal é lá 5925MHz, a emissão começa mesmo em 5915MHz mas emissão fora da faixa é aceitável nessa banda em valores tipo apenas 20dBm de atenuação uns 40MHz longe do centro do canal, ou seja, se o radio licenciado de 6GHz de noite vai pra 5925MHz e usa 40dBm EIRP, ele pode emitir em 5885MHz até uns 20dBm EIRP, por isso existe esse distanciamento de 5850MHz onde wifi termina, e 5915MHz onde a faixa dos 6GHz começa (Centro de canal não é onde a faixa termina, os canais seriam 5825MHz pra wifi, e 5925MHz pra 6GHz, a não ser que use canais de 40, 50 ou 80MHz, aí o centro do canal fica mais longe da borda))

    Comparto, tem toda a razão !!!

  11. #11

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Newboy, Essa frequência "Alternativa" você menciona É PROIBIDA . Voce esta cometendo CRIME federal e tem altas probabilidades de ser processado. Se sua cidade tem varios operando WIRELESS suas chances de ser denunciado é muito alta.
    Toma este post com um conselho pois EU fui processado há mais de 5 anos, por um teste, e ainda continuo penando e gastando com defesa.

    Obrigado pela dica, já foi alterado. Mas o problema continua.

  12. #12

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E esse uso de 6GHz aí, já testou a faixa LEGAL?

    6GHz é faixa pra PTP licenciado, vai de 5915 a 6150MHz pra ida, e algo até 6,4GHz pra volta, eles podem operar com radio a até 2W, as antenas dessa faixa tem fácil mais de 35dBm, ou seja, eles chegam fácil em 5W EIRP, isso perturba qualquer wifi (Em carater secundário) fácil.

    Teste lá com o centro do canal lá por 5820MHz pra ver se o problema persiste, nessa faixa não tem ninguém em alta potencia na vizinhança.

    (4,9 e 6GHz tem seu uso, não é porque você não escaneia SSID que não tem ninguém usando! Precisaria um analisador de espectro pra ter CERTEZA que não tem nenhum uso noturno de 6GHz (Cujo centro do primeiro canal é lá 5925MHz, a emissão começa mesmo em 5915MHz mas emissão fora da faixa é aceitável nessa banda em valores tipo apenas 20dBm de atenuação uns 40MHz longe do centro do canal, ou seja, se o radio licenciado de 6GHz de noite vai pra 5925MHz e usa 40dBm EIRP, ele pode emitir em 5885MHz até uns 20dBm EIRP, por isso existe esse distanciamento de 5850MHz onde wifi termina, e 5915MHz onde a faixa dos 6GHz começa (Centro de canal não é onde a faixa termina, os canais seriam 5825MHz pra wifi, e 5925MHz pra 6GHz, a não ser que use canais de 40, 50 ou 80MHz, aí o centro do canal fica mais longe da borda))

    Não é por padrão que uso a frequência 6, foi para ilustrar que o meu problema existe independente de frequência, como informei a banda chega do outro lado do ptp, quando chega na 912 que acontece o problema.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Emilidani bom dia, abaixo vou colocar meu texto.

    (a noite, acessa essas airgrid por ssh ou telnet e verifica o uso do processador com o comando (top ).)

    Agora abaixo o seu.

    (
    Newboy, Essa frequência "Alternativa" você menciona É PROIBIDA . Voce esta cometendo CRIME federal e tem altas probabilidades de ser processado. Se sua cidade tem varios operando WIRELESS suas chances de ser denunciado é muito alta.
    Toma este post com um conselho pois EU fui processado há mais de 5 anos, por um teste, e ainda continuo penando e gastando com defesa.)

    Onde é que eu falei que eu uso ou mandei alguém usar essa frequência ?
    Pelo o que eu intendi, o rapaz ta precisando de ajuda em relação ao trafego da rede a noite, eu já tive esse problema e era cpu do rocket, agora o que eu não intendi foi onde eu falei pra alguém usar frequência alternativa, desculpe mais eu estou boiando...




  14. #14

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Citação Postado originalmente por newboy Ver Post
    Emilidani bom dia, abaixo vou colocar meu texto.

    (a noite, acessa essas airgrid por ssh ou telnet e verifica o uso do processador com o comando (top ).)

    Agora abaixo o seu.

    (
    Newboy, Essa frequência "Alternativa" você menciona É PROIBIDA . Voce esta cometendo CRIME federal e tem altas probabilidades de ser processado. Se sua cidade tem varios operando WIRELESS suas chances de ser denunciado é muito alta.
    Toma este post com um conselho pois EU fui processado há mais de 5 anos, por um teste, e ainda continuo penando e gastando com defesa.)

    Onde é que eu falei que eu uso ou mandei alguém usar essa frequência ?
    Pelo o que eu intendi, o rapaz ta precisando de ajuda em relação ao trafego da rede a noite, eu já tive esse problema e era cpu do rocket, agora o que eu não intendi foi onde eu falei pra alguém usar frequência alternativa, desculpe mais eu estou boiando...



    Desculpe Newboy, fiz confusão com os nomes.

  15. #15

    Padrão Re: Problema com link de saida RB912 / Enlace Air grid

    Raphael C Lima, como voce mesmo afirmou. Sua cidade esta poluida e seu problema acontece de noite, quando todos estao em casa navegando. isso acontece pela propria natureza do SpreadSpectrum , que é o tipo de modulação utilizada nos radios. Eles vão aumentando a largura da banda ocupada conforme vão aumentando os clientes e começam a interferirem os canais adjacentes.
    NÃO EXISTE solução para esse problema, porem voce pode minimizar ele diminuindo o máximo possível a largura de banda dos seus rádios. Por exemplo deixar eles com 10MHz em vez de 20/40.

    A maioria dos colegas fuje desse problema utilizando canais regulados.