+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    Boa tarde senhores. Devido a muitos pedidos resolvi colocar uma torre em um local que nenhum provedor se interessou por causa da região. Tem muitas arvores e o terreno é cheio de subida e descida.
    Montei uma torre de 32 metros e a 1KM praticamente não da pra ver de determinados pontos. Estou montando essa rede toda Mikrotik e Nv2 ativo, coloquei 2 clientes em um setor todos com visada parcial, muitas arvores no meio do cliente/torre.
    No AP (Basebox 912 + Basestation 17) transmitindo em MCS 11-12, no cliente a mesma coisa.
    Gostaria de saber se o protocolo Nv2 consegue manter a estabilidade da rede, levando em consideração que com a aumento dos clientes vai haver perda de performance no ap, ou seja se um cliente estiver ruim, somente ele vai dar problema e não vai atrapalhar os outros. Não é isso que o TDMA veio pra corrigir esses problemas do 802.11?

    Segue a tela do AP:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Lado Ap.png
Visualizações:	292
Tamanho: 	108,8 KB
ID:      	60158
    O ccq varia muito nesse cliente Isabela


    lado Cliente: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lado Cliente.png
Visualizações:	279
Tamanho: 	106,9 KB
ID:      	60159

    Quando eu sai da casa do cliente, o plano contratado 2M estava muito bom. So que sabemos que se crescer o numero de clientes TALVEZ de problema nesse cliente, mas com NV2 os outros clientes vão estar "protegidos" desse cliente ruim?
    O CCQ nesse cliente fica variando muito e o sinal tb, não estabiliza, acho que é por causa do balançar das arvores.

    Mestre @rubem da uma força.

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    Até onde sei, protocolo TDMA não faz isso de se um cliente estiver ruim, os outros não vão ser afetados, oque ele faz é evitar colisões dos pacotes, designando um determinado tempo para enviar pacotes para cada cliente.

    E a antiga regra de não instalar sem visada continua valendo, ao meu ver, com certeza você terá problemas aí.

    Tem um tópico chamado guia definitivo epmp, e lá diz que esse equipamento faz isso que você disse, se um cliente estiver ruim, não afetará os demais, pois cada cliente é tratado de forma isolada.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=180784

  3. #3

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    @berghetli Fiz um investimento pequeno nessa area (3 paineis 17-90, 3 basebox 912, sextant recebendo o link e RB 450 para gerenciar )justamente pq pode não dar certo, se não der certo esse bairro vai continuar sem internet. Sobre o TDMA eu pensei a mesma coisa, o protocolo designa o pacote individualmente, quer aquele cliente precise ou não, o cliente vai ter sempre ter e o ap não vai ficar gastando tempo (processamento) para entregar para o cliente ruim e vai continuar entregando para os outros, dessa forma o ruim nao atrapalha os bons. EU acho.

  4. #4

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    O CCQ de RX ainda é 59% porque o sinal chegando na torre é terrívelmente baixo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.baixo.gif
Visualizações:	314
Tamanho: 	127,3 KB
ID:      	60160

    Se o cliente está usando MCS11, a sensibilidade da RB912 em MCS11 está nuns -88dBm, o sinal adequado pra 0% de perdas seria então uns -68dBm chegando na torre.

    (O cliente diz que o sinal dele na torre é -71dBm, mas a torre diz que é -78dBm, na duvida acredite no mais pessimista)

    E tem mais uma coisa estranha: Os sinais nos chains0 e 1 (vertical e horizontal) estão muito diferentes, dá uma olhada se a CPE ou a setorial não está inclinada demais, ou se um pigtail na setorial não está ruim, a diferença entre polarização não devia nem chegar a 3dBm (Afinal a potencia de emissão é a mesma, o ganho da antena é o mesmo, a perda no ar (Tendo zona de fresnel limpa) é o mesmo).

    Enfim, escolha melhor em quem você confia! O sinal -78dBm está lá, pra provar que esse sinal está lá, o CCQ de RX exibido também é péssimo, 59%. TDMA não corrige sinal baixo, TDMA só muda a ordem de transmissão mas um sinal baixo vai gerar perdas de pacotes igual, com ou sem TDMA.

    Teria que subir esse sinal (Aumentando potencia no cliente ou verificando alinhamento, ou pigtail na torre) do cliente (Não NO cliente. Falo do sinal que sai do cliente e chega na torre) de -78 pra uns -65dBm. Mesmo usando um SXT de 16dBi não devia ter sinal tão baixo em 1Km, tem outro fator criando sinal baixo aí.

    Enfim, se quer usar MCS12: TODO e qualquer campo de sinal deve ter numero maior que -65dBm (E maior que, ou acima de -65, é -64, -63, -62, -61, etc), uns -66 ou -67dBm até é aceitável, mas faça de tudo pra ter acima de -65dBm, em qualquer campo em qualquer lado, mas o que mais interessa é olhar o RX na torre (Acessando a torre veja o RX no chain0 e chain1 de cada cliente, os 2 precisam mais do que tudo estar acima de -65dBm)

  5. #5

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    Rapaz com esse sinal da maneira que esta, nem epmp salva kkkkk

  6. #6

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    Rsrs

  7. #7

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    Testa com MCS 0 no cliente.

  8. #8

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    Talvez vocês não tenham entendido a pergunta. Eu sei que o sinal esta péssimo, tentei muito melhorar no cliente e não consegui, talvez tenha que cancelar com o cliente. Ta péssimo mais chegou 2M e o cliente esta feliz, afinal ela mora a 3 anos naquele bairro e nunca conseguiu nenhum provedor. Minha pergunta é: caso eu for instalando mais clientes, uns 30 nesse painel, essa cliente ruim vai prejudicar todos que estao nesse ap como acontece em 802.11 ou consigo me beneficiar de alguma vantagem do TDMA. Não me importa essa cliente ruim, me importa são 29 clientes bons que podem ficar ruins por causa de um.

  9. #9

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    Vai ser prejudicar, como se fosse com 802.11, pois como disse TDMA só evita colisões, porém ele vai perder tempo com cliente ruim e vai prejudicar os demais.

    Te daria a ideia da instalar pops menores a partir dessa sua torre de 32m em pontos estratégicos, tendo assim mais de uma opção de onde conectar, já que tem muitas árvores, etc.

  10. #10

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    @berghetti eu faria o mesmo pequenas celulas com omnitik!

  11. #11

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    E se o cliente tem sinal ruim e não há remédio pra isso, use nele (Não na torre) somente digamos MCS8 (MCS0 é polarização simples, evite, já que o equipto (SXT) tem 2 polarizações), e use nesse cliente um ack-timeout gigante, digamos 3Km mesmo que a distancia real seja 1Km.

    Com ack-timeout gigante nesse cliente (Não mecha na torre!) ele não vai ficar reenviando pacote perdido pra torre, ele vai pentelhar menos a torre, vai atrapalhar menos a conexão dos outros clientes na mesma torre.

    Com esse cliente usando MCS8 e ack-timeout tão grande a capacidade de banda passante pro upload do cliente vai ser de uns 2Mbps, duvido que você venda tanto upload.

  12. #12

    Padrão Re: O NV2 consegue manter a estabilidade da minha rede nessas condições?

    @rubem Os sinais nos chains 0 e 1 estão com essa diferença nos 3 painéis, será se é alguma configuração na Basebox ou interferência pode fazer isso?
    Fiz esse teste com uma stx no pe da torre em um painel que não coloquei ninguém ainda segue as fotos:

    Lado AP:
    Anexo 60171Anexo 60172

    Lado STX sozinha conectada no painel. Anexo 60173

    Acho difícil em todos os paineis com pigtail ruim, mas pode acontecer.
    É de lascar, uma diferença absurda