+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Boa tarde
    Pessoal estou montando uma torre, mas não tenho como levar uma rede de elétrica até a ela. Por isso vou implementar um sistema de aerogerador ou energia eólica.
    Gostaria de poder medir a carga da bateria sem precisar ir até a torre.
    Vocês conhecem algo que posso me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Explique melhor? O que vai usar? Como assim medir a carga?

  3. #3

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Acompanhando, estou querendo medir a amperagem e a voltagem remotamente, comprei um Arduíno e o shield Ethernet mais ainda não tive tempo de fazer funcionar, se alguém tem algo pronto estou acompanhando

  4. #4

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Se tu for usar mikrotik tu consegue medir a voltagem pela propria rb, (a rb tem que ter o medidor de voltagem ex: rb433ahu, rb450g, rb2011UiAS, sxt g-5hpacd, etc) no forum tem varios tópicos falando disso.

  5. #5

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Citação Postado originalmente por nandoyuka Ver Post
    Acompanhando, estou querendo medir a amperagem e a voltagem remotamente, comprei um Arduíno e o shield Ethernet mais ainda não tive tempo de fazer funcionar, se alguém tem algo pronto estou acompanhando
    Seria Tensao e Corrente, a RB750up faz isso bem e alimente até 4 equipamentos de até 500ma, tem medidores solares tambem, e tem a SmartSolar da Rondotec.

  6. #6

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Citação Postado originalmente por Gasparum Ver Post
    Boa tarde
    Pessoal estou montando uma torre, mas não tenho como levar uma rede de elétrica até a ela. Por isso vou implementar um sistema de aerogerador ou energia eólica.
    Gostaria de poder medir a carga da bateria sem precisar ir até a torre.
    Vocês conhecem algo que posso me ajudar?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-07-08 19.07.50.png
Visualizações:	269
Tamanho: 	72,4 KB
ID:      	60161

  7. #7

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Dando mais detalhes: A tensão da bateria tem uma relação direta com a capacidade de corrente armazenada.

    Se a bateria ficou sob flutuação por 20 horas a 13,5V, esses 13,5V são 100% de carga.
    Se o circuito de proteção (Controlador de carga) desliga a bateria com 10,5V, então 10,5V pode ser chamado de 0% de carga.

    São 3V de range no exemplo, ou 3000 mV. 3000/100 = 30, Cada 30mV (Ou 0,03V) equivale a 1%. 12V no caso é 1500mV maior que 10,5V, é portanto 1500 / 30 = 50% de carga. Conta simples.

    (Se for 24V idem, corte a 21V é 0%, flutuação a 27V é 100%, range de 6V ou 6000mV, 60mV dá 1%, 24V de tensão é 3V acima de 0%, e 3000 / 60 = 50% da capacidade)

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-07-08 19.07.50.png
Visualizações:	269
Tamanho: 	72,4 KB
ID:      	60161

    Uma rb433ah por exemplo ela faz leitura de voltagem.

  9. #9

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Explique melhor? O que vai usar? Como assim medir a carga?
    Preciso saber quando a bateria chegar em nível critico, para ir com um gerador e carregar a bateria que esta na torre.
    Por isso de algo remoto para medir a carga da bateria que é uma freedom de 70ha.

  10. #10

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Seria Tensao e Corrente, a RB750up faz isso bem e alimente até 4 equipamentos de até 500ma, tem medidores solares tambem, e tem a SmartSolar da Rondotec.
    Amigo não achei esse produto que você comento da SmartSolar. Se puder postar o link agradeço.

  11. #11

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Citação Postado originalmente por speedynet Ver Post
    Uma rb433ah por exemplo ela faz leitura de voltagem.
    A maioria dos equipamentos da MK mais carinhos tem Monitor de tensao mas nao de corrente, de corrente uso a RB750UP

  12. #12

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Citação Postado originalmente por Gasparum Ver Post
    Amigo não achei esse produto que você comento da SmartSolar. Se puder postar o link agradeço.
    Segue o link
    http://www.rondotec.ind.br/produtos/...smartsolar-12v

    Entre em contato com ele pelo site, pessoal de Marechal Candido Randon PR, divisa com PY.
    Esse print é da tela, ele te notifica por email ou sms se acontecer algo diferente, tensao, corrente, capacidade da bateria e tem sensor de luminosidade pra saber se tah nublado ou algo assim. Tem cooler tambem que liga quando o equipamento aquece, ateh isso é notificado. Se for empresa, pode fazer cadastro e testar o equipamento por 30 dias.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-07-09 10.46.30.png
Visualizações:	272
Tamanho: 	32,9 KB
ID:      	60164Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-07-09 10.47.00.png
Visualizações:	195
Tamanho: 	132,1 KB
ID:      	60165

  13. #13

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Citação Postado originalmente por speedynet Ver Post
    Uma rb433ah por exemplo ela faz leitura de voltagem.
    Aqui um exemplo da RB750up
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-07-09 10.50.58.png
Visualizações:	305
Tamanho: 	72,7 KB
ID:      	60167

  14. #14

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Lembrando que sempre existe queda de tensão no cabo, seja POE ou um cabo PP conectado com plug P4. Então é bom medir a tensão via multimetro na bateria carregada, e comparar com a tensão no Winbox, se for digamos esses 13,3V você saberá que esse é o estado de 100% de carga na bateria (Que deve estar flutuando a 13,5 ou 13,8V, medidos na bateria sem queda de tensão em 10m de cabo).

    A queda de tensão no cabo seria perene SE a corrente de consumo fosse fixa, mas conforme a tensão cai de digamos 13,3V pra 11V, a corrente sobe de digamos 313mA pra 370mA, porque o consumo em watts é o mesmo (Tensão diminui: Aumenta a corrente), ou seja, o equipto pode levar 5 minutos pra cair de 13,3 pra 13,2V, mas quando estiver em 11,1V ele provavelmente vai levar só 3 minutos pra cair o mesmo 0,1V, porque a corrente consumida (Em amperes) aumentou quase 20% (Isso mesmo, 1/5 de aumento quando a tensão baixa tanto tipo 2V).

    Enfim, olhem a tensão mas não confiem cegamente no valor que a RB exibe, ele não está errado, ele simplesmente passa por queda no cabo e a velocidade da queda na tensão varia conforme a tensão, a RB exibe o valor correto mas a durabilidade geral exige uma "interpretação" dos números, uma tensão baixa tipo 11,5V por bateria é um estado crítico ou não, se tiver 0,5V de queda nos cabos a bateria pode ter 12V na verdade, isso é cerca de 45-55% de carga, é bom monitorar o tempo total prevendo que de 90 pra 85% demora 5 minutos pra cair, mas de 15 pra 10% leva só 3 minutos no mesmo equipto, a queda acelera no final, então é bom comparar ao menos 1 dia a tensão na bateria e a tensão na RB, só pra saber direito a queda de tensão.

  15. #15

    Padrão Re: Torre sustentável. Como medir a carga da bateria a distancia?

    Salve Mestre @rubem, satisfação em revê-lo por aqui...