Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Boa tarde, Minha rede era 100% Ubiquiti, porém instalei para teste 6 Wom 5000 e 3 Wom 5000 mimo da Intelbrás para testar, e instalei em diferentes sinais e situações para avaliar o comportamento das mesmas, tenho uma Wom 5000 com sinal de -74 para teste, sinal ruim sim (com a nano loco m5 deu sinal melhor) mas para testes de comportamento, o restante está dentro do meu padrão de qualidade. Bom o que percebi é que como temos acompanhado o CCQ não se mantém estável, caindo até em determinados momentos (sempre em uso) para a casa de 20%, mesmo assim não há qualquer lentidão, alteração de velocidade, queda ou problema na rede.

    Não sei que consegui me expressar bem. Agora a pergunta:
    Isto então não poderia ser simplesmente um erro de algoritmo (lógica) ou bug gráfico (relatório) que ainda não conseguiram resolver?

    Para ser sincero não tenho motivos para reclamar e nunca ouvi qualquer reclamação de clientes, no sentido de lentidão ou queda.

  2. #2

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Boa tarde, Minha rede era 100% Ubiquiti, porém instalei para teste 6 Wom 5000 e 3 Wom 5000 mimo da Intelbrás para testar, e instalei em diferentes sinais e situações para avaliar o comportamento das mesmas, tenho uma Wom 5000 com sinal de -74 para teste, sinal ruim sim (com a nano loco m5 deu sinal melhor) mas para testes de comportamento, o restante está dentro do meu padrão de qualidade. Bom o que percebi é que como temos acompanhado o CCQ não se mantém estável, caindo até em determinados momentos (sempre em uso) para a casa de 20%, mesmo assim não há qualquer lentidão, alteração de velocidade, queda ou problema na rede.

    Não sei que consegui me expressar bem. Agora a pergunta:
    Isto então não poderia ser simplesmente um erro de algoritmo (lógica) ou bug gráfico (relatório) que ainda não conseguiram resolver?

    Para ser sincero não tenho motivos para reclamar e nunca ouvi qualquer reclamação de clientes, no sentido de lentidão ou queda.
    @VNInfo Uso Intelbras desde de Novembro de 2014 e até o presente momento não tenho por que reclamar, o CCQ desde a versão 3.3a ele varia bastante, porém a comunicação com o cliente não muda nada!

    O CCQ na ultima versão Firmware 5.0 BETA4, o CCQ mudou bastante passou a ficar sempre acima de 80%, porém a navegação mais uma vez como dito anteriormente não é afetada por esse CCQ variável.

    OBS: Esse ultima versão do Firmware foi removida do site da Intelbras para correções.

    Att, Aleff M.

  3. #3

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Firmware muda muito a qualidade da comunicação com a central.
    mas se precisar da versão 4.1 tenho aqui, é bem melhor.
    Se precisar deixar o email aqui

  4. #4

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Firmware muda muito a qualidade da comunicação com a central.
    mas se precisar da versão 4.1 tenho aqui, é bem melhor.
    Se precisar deixar o email aqui
    @telworld a versão que você tem venho depois da 5.0beta4? E se possivel enviar para [email protected]

  5. #5

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Firmware muda muito a qualidade da comunicação com a central.
    mas se precisar da versão 4.1 tenho aqui, é bem melhor.
    Se precisar deixar o email aqui
    Envie para mim por favor, [email protected]

  6. #6

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por meyknho Ver Post
    @VNInfo Uso Intelbras desde de Novembro de 2014 e até o presente momento não tenho por que reclamar, o CCQ desde a versão 3.3a ele varia bastante, porém a comunicação com o cliente não muda nada!

    O CCQ na ultima versão Firmware 5.0 BETA4, o CCQ mudou bastante passou a ficar sempre acima de 80%, porém a navegação mais uma vez como dito anteriormente não é afetada por esse CCQ variável.

    OBS: Esse ultima versão do Firmware foi removida do site da Intelbras para correções.

    Att, Aleff M.
    Por isso que desconfio que é mais um erro de relatório gráfico do que problema de hardware por assim dizer, não tenho variação de data rate ou algo do tipo.

  7. #7

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Pessoal, tem um tópico sobre o assunto CCQ do WOM5000 com 60 páginas e nem a Intelbras sabe dizer o motivo.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=179329

  8. #8

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Pessoal, tem um tópico sobre o assunto CCQ do WOM5000 com 60 páginas e nem a Intelbras sabe dizer o motivo.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=179329
    Cara tem um pessoal que desce a lenha nesses bichinhos.. Mas uma coisa lhe digo: minha rede tem mais de 500 aparelhos desses SiSo ativos e nunca vi esse ccq influenciar em nada neles. Acredito ser o algorítimo de medição bugado. E se você quiser dar uma melhorada nesse sinal, troque seus painéis por xwave da computech com qualquer rádio. Já utilizei de rocket, rb912 e apc5m.. Todos com excelente resultado. O problema eh que a maioria daqui já tira as conclusões na primeira impressão. Então considere somente os comentários de caras sérios que mandam respostas no estilo dai do @rubem, que parecem uma aula.
    Última edição por etnet; 12-07-2015 às 09:35.

  9. #9

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Pessoal, tem um tópico sobre o assunto CCQ do WOM5000 com 60 páginas e nem a Intelbras sabe dizer o motivo.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=179329
    Sei deste tópico, mas o que colocam lá é somente problema, não avaliam a possibilidade de ser um erro de algorítmico o que penso que seja

  10. #10

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Sei deste tópico, mas o que colocam lá é somente problema, não avaliam a possibilidade de ser um erro de algorítmico o que penso que seja
    @VNInfo @etnet @gfqsw
    Uso o equipamento a mais de 09 meses e esse CCQ que tantos falam nunca afetou a navegação de meus clientes.

    O Suporte da Intelbras já lançou até vídeos mostrando desempenho do WOM 5000 em vários cenários, comprovando que cada empresa tem seu método para fazer o Calculo do CCQ.

    Caso precisem conferir link: http://www.youtube.com/user/IntelbrasBR

    Os equipamentos da Intelbras são ótimos, o que é necessário para ficar ainda melhor é a equipe de desenvolvimento de Firmware conseguir fixar a comunicação do WOM 5000 com o Protocolo IPOLL da Linha WISP+ e tudo indica que isso não vai demorar.

    OBS: Trabalhamos com planos de 2MB e 4MB em um raio de 3KM e há 09 meses não temos nenhum problema com navegação lenta ou coisa parecida, em resumo 0% de reclamação.

    Att, Aleff M.

  11. #11

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Esta questão do CCQ não ocorre só com os rádios citados. No mikrotik também vejo a mesma coisa, clientes com CCQ ótimo que as vezes reclamam. E clientes com CCQ bem mais baixo que não reclamam nunca.
    No mikrotik tem outros recursos para gerenciar a qualidade que a meu ver são mais confiáveis. Uso configurar no registration para aparecer as colunas de tx/rx frame bytes e tx/rx hw frame bytes
    Esta medição me parece mais confiável, pois segundo o manual do mikrotik a diferença entre as duas colunas deve ser pequena. Se o tx/rx hw framebytes chegar ao dobro do tx/rx frame bytes estão é porque está havendo uma perda além do ideal.
    Infelizmente Ubiquiti, Intelbrás e tantos outros não trazem este tipo de medição.

  12. #12

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Enviei aos amigos da pagina 1
    a firmware 5.0 beta 4
    Relatem aqui suas experiencias

  13. #13

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por meyknho Ver Post
    @VNInfo Uso Intelbras desde de Novembro de 2014 e até o presente momento não tenho por que reclamar, o CCQ desde a versão 3.3a ele varia bastante, porém a comunicação com o cliente não muda nada!

    O CCQ na ultima versão Firmware 5.0 BETA4, o CCQ mudou bastante passou a ficar sempre acima de 80%, porém a navegação mais uma vez como dito anteriormente não é afetada por esse CCQ variável.

    OBS: Esse ultima versão do Firmware foi removida do site da Intelbras para correções.

    Att, Aleff M.

    Amigo no meu caso tinha um cliente na 4.0 recmando de lentidao
    fui la e realmente tva mto lento
    atualizei pra 5.0 beta 4
    e pronto
    prolema resolvido
    enviei pra vc esta firm para testar em sua rede
    relate sua experiencia aqui pra nois

  14. #14

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por acmneto Ver Post
    Amigo no meu caso tinha um cliente na 4.0 recmando de lentidao
    fui la e realmente tva mto lento
    atualizei pra 5.0 beta 4
    e pronto
    prolema resolvido
    enviei pra vc esta firm para testar em sua rede
    relate sua experiencia aqui pra nois
    Para ser bem sincero não tenho do que reclamar da Intelbrás. Pelo que ando vendo é mesmo erro de lógica ou relatório e não de hardware.

  15. #15

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    @telworld essa versão já suporte o ipoll(Wom 5000 mimo)? se puder me enviar: [email protected]

    Obrigado

  16. #16

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Prezados , Bom dia!
    O CCQ (Client Connection Quality) é uma medida de qualidade de transmissão de um equipamento de rede sem fio e vem sendo amplamente utilizado por provedores de acesso à Internet, visando a garantia e monitoramento da qualidade da rede, e como nosso amigo meyknho informou, cada fabricante é livre para implementar seu próprio algoritmo de cálculo, assim como a forma de interpretação deste valor. O que se observa como tendência de mercado é a utilização da porcentagem para expressar o CCQ, variando de 0 a 100%.
    Devido a esta diferença de implementação, os produtos da família WOM 5000 tem gerado dúvidas em relação a sua qualidade, pelo fato de apresentar um valor de CCQ inferior a outros equipamentos e com uma variação considerada fora do “normal”. Por isso desenvolvemos o relatório técnico e vídeos que mostra a forma de funcionamento do CCQ da família WOM5000.

    Relatório Técnico CCQ



    Telefone: (48) 2106-0006
    e-mail: [email protected]
    Fórum: http://forum.intelbras.com.br/
    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

    Atenciosamente

    Equipe Intelbras

  17. #17

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Mas vocês deveriam seguir a mesma logica do mercado, ou seja ccq 100% quer dizer melhor qualidade. Desse forma vocês querem que a gente mude uma coisa que ja se faz igual a muitos anos.
    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Prezados , Bom dia!
    O CCQ (Client Connection Quality) é uma medida de qualidade de transmissão de um equipamento de rede sem fio e vem sendo amplamente utilizado por provedores de acesso à Internet, visando a garantia e monitoramento da qualidade da rede, e como nosso amigo meyknho informou, cada fabricante é livre para implementar seu próprio algoritmo de cálculo, assim como a forma de interpretação deste valor. O que se observa como tendência de mercado é a utilização da porcentagem para expressar o CCQ, variando de 0 a 100%.
    Devido a esta diferença de implementação, os produtos da família WOM 5000 tem gerado dúvidas em relação a sua qualidade, pelo fato de apresentar um valor de CCQ inferior a outros equipamentos e com uma variação considerada fora do “normal”. Por isso desenvolvemos o relatório técnico e vídeos que mostra a forma de funcionamento do CCQ da família WOM5000.

    Relatório Técnico CCQ



    Telefone: (48) 2106-0006
    e-mail: [email protected]
    Fórum: http://forum.intelbras.com.br/
    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

    Atenciosamente

    Equipe Intelbras

  18. #18

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Comecei a ler o artigo em pdf postado.
    E é exatamente assim em 100% de pacotes recebidos e enviados que eu sabia que era o cálculo em qualquer firmware

  19. #19

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Prezados , Bom dia!
    O CCQ (Client Connection Quality) é uma medida de qualidade de transmissão de um equipamento de rede sem fio e vem sendo amplamente utilizado por provedores de acesso à Internet, visando a garantia e monitoramento da qualidade da rede, e como nosso amigo meyknho informou, cada fabricante é livre para implementar seu próprio algoritmo de cálculo, assim como a forma de interpretação deste valor. O que se observa como tendência de mercado é a utilização da porcentagem para expressar o CCQ, variando de 0 a 100%.
    Devido a esta diferença de implementação, os produtos da família WOM 5000 tem gerado dúvidas em relação a sua qualidade, pelo fato de apresentar um valor de CCQ inferior a outros equipamentos e com uma variação considerada fora do “normal”. Por isso desenvolvemos o relatório técnico e vídeos que mostra a forma de funcionamento do CCQ da família WOM5000.

    Relatório Técnico CCQ



    Telefone: (48) 2106-0006
    e-mail: [email protected]
    Fórum: http://forum.intelbras.com.br/
    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

    Atenciosamente

    Equipe Intelbras
    Ainda não consegui ler todo o pdf, mas ao que indica se estiver mostrando CCQ de 20% quer dizer que perdi 80 pacotes em 100?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Ainda não consegui ler todo o pdf, mas ao que indica se estiver mostrando CCQ de 20% quer dizer que perdi 80 pacotes em 100?
    Amigo,
    não é bem assim. Quer dizer que de 100 quadros enviados, 80% tiveram que ser retransmitidos (pela camada MAC 802.11). Nesse caso você pode não ter perdido nenhum pacote ou perdido muito pouco. A matemática está bem explicada nos testes dos cenários que iniciam na página 22.

    Da forma como eu vejo, podemos encarar a qualidade de transmissão CCQ de uma rede sem fio de duas formas:
    1- Relação direta entre os quadros (camada 2) transmitidos e retransmitidos, sem considerar perda/retransmissão de pacotes (camada 3);
    2- Relação ponderada entre transmissão/retransmissão de camada 2 e 3.

    Questões para reflexão:
    Estou enviando pacotes (Ping por exemplo) via rede sem fio. Noto que não existe perda de pacotes, mas existe variação no tempo de resposta devido a elevada quantidade de retransmissões ocorrendo na camada 2 (ruído, sinal, interferências...)
    Olhando para o fato de que não está tendo perda da informação (perda de pacote no Ping) poderia dizer que minha qualidade está entre 95-98%?

    E agora analisando o fato das retransmissões. No mesmo cenário citado acima, percebo que para cada pacote que envio, o rádio acaba enviando dois ou três quadros, ou seja, está ocorrendo uma ou duas retransmissões para cada quadro. Olhando por este ponto de vista, ainda poderia considerar que a qualidade estaria entre 95-98%? Ou seria mais correto afirmar que a qualidade estaria entre 40-50%?