+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fixação de torre em laje

    Pessoal, boa noite... Depois de googlar muito e tentar encontrar algo parecido com o meu caso aqui no fórum e nada... venho até aqui pedir a colaboração dos colegas aqui do fórum.

    Quero colocar uma torre de 9 metros encima de uma lage... Só não estou sabendo como fazer as ancoragens para os estaios nas colunas da casa. Alguém dá alguma ideia ai ?

    Segue abaixo uma imagem de como é mais ou menos a parte de cima da residência... Qualquer coisa posso mostrar todo o projeto estrutural da casa em PDF.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	432
Tamanho: 	68,8 KB
ID:      	60228
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    eu aqui passo barra roscada pra fora da parede coloco uma chapa para ancorar e predo na barra, na ultima que montamos, fixei uns tubos na parede cada qual com 4 barras e nos tubos soldamos chapas furadas para prender os esticadores...

  3. #3

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    Bom dia amigo. Preciso fazer algo parecido. Mas a torre que tenho não foi feita para laje. Como você fez para fixar ela na laje? Que tipo de base? Precisou furar a laje, ou apenas montou um bloco de concreto?

  4. #4

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    Boa tarde caro NETUAI,

    Amigo, se possível, gostaria de pedir para que você mim mostrasse como você tem feito a fixação de suas torres através de imagens... principalmente essas que você citou como fez, pois, estou sem nenhuma ideia de como proceder para deixar a mesma segura, afinal, somos nós que subimos, mais claro, só mande se não for incomodar.

    Mais confesso que ficaria muito grato se mandasse essas imagens para que eu pudesse ver.

    E ao amigo SERVNET, acredito que sua dúvida ( perguntas ) tenha sido direcionada ao amigo NETUAI certo ?

    Segue abaixo algumas imagens de como é a parte de cima da minha casa, segue planta baixa do projeto e onde almejo que fique a torre es estaios.

    Obrigado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	330,3 KB
ID:      	60254Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	266,0 KB
ID:      	60255

  5. #5

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    Então, nao tenho fotos aqui para mostrar, mas fixei a base com bucha e parafusos mesmo

  6. #6

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    Isso depende da torre, e de como o locatário da laje autoriza fazer, torres pequenas até 6 metros, usamos parabolt e fazemos um concreto em cima da base. Torres altas, acima de 6 metros fazemos fixação atravessando a laje e prendendo dos dois lados. Quando não podemos atravessar, usamos vergalhões na diagonal da da laje, e tentamos encontrar ferragem no concreto para fazer a amarração, a preferência é usar vigas já existentes.

  7. #7

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    Opa, boa tarde caro Josue Guedes,

    É o seguinte, a torre possui 9 metros, é quadrada, e a laje é minha... Pois a mesma vai ficar encima da minha residência. O problema, é que como o telhado da minha casa é de brasilite, fica ruim demais fazer uma perfuração nele para passar os estaios e chumba-los na laje ( atravessando a laje ). Não sei se viu os projetos de planta baixa e o que fiz no PAINT pra que vc entendesse melhor meu cenário. Não entendi como fazer uso de vergalhões na diagonal como vc citou, poderia explicar melhor ?

    Obrigado

  8. #8

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG0067A.jpg
Visualizações:	647
Tamanho: 	185,4 KB
ID:      	60282Esse vergalhões que falo, na diagonal, e fazer um furo no concreto da laje, e no furo feito, usar uma broca 6, por exemplo e fazer furos nas laterais do furo que foi feito na laje, e por vergalhões na espessura dos furos feitos com broca 6, depois faz um concreto por cima. Mais no seu caso não dará certo também.

  9. #9

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    Boa noite Josue Guedes,

    realmente, acho que não vai dá certo também dessa forma, visto que a base da torre será fixada na laje fazendo os furos atravessando a mesma e botando parafusos 16 x 250 com arruela e porca.

    Não vou ter como fazer esse seu esquema para fixar o estaio porque os mesmos terão que ser feito encima das colunas, e não na laje, pois o telhado de brasilite não permite o acesso a parte de baixo deles.

    Abaixo algumas imagens de onde preciso fazer as amarrações dos estais.

    Anexo 60288

    Anexo 60289

    Anexo 60290

    Preciso fazer a fixação nesses circulos vermelhos ( são as colunas da residência ) que são respectivamente as colunas, e precisa ser na parte de cima das mesmas.

  10. #10

    Padrão Re: Fixação de torre em laje

    Nas colunas é mais fácil achar a ferragem e usar como âncora. Parafusar atravessando sempre é a melhor opção.