Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    pra eu que compartilho internet com um amigo meu, via nano station, é ilegal ?

    esse assunto surgiu semana passada, e agora fica a duvida. se existe meios para nao ser ilegal, se é que é ilegal mesmo..

    vlw pessoal

  2. #2

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Ate onde eu sei sim, você compartilhar internet com ou sem interesse financeiro para áreas alem da residencia onde você contratou o plano é ilegal e infringe o contrato com o provedor do serviço.

  3. #3

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Ola nEver... Explica seu cenário ai:

    Se for no mesmo condomínio, mesma quadra. Isso nao eh ilegal.

    Porem quando vc utiliza radiofrequencia isso sim eh ilegal, pois necessita de SCM, empresa e tals.

    A Anatel nao vai bater ai por causa de uma nano, mas se comecar a comercializar te cuidaaa...

    A operadora tbm pode te encomodar, pois vc ocmpra internet para seu interesse...

    Se lhe fui util clica na estrelinha.. isso motiva no forum

  4. #4

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Nada a ver...
    Crime é vender sem estar licenciado para isso!!
    Se o cara tem roteador em casa sem senha e os vizinhos usam, então o dono da internet está cometendo crime??
    Agora sim, as operadoras não pactuam com o compartilhamento. Mas Pq??
    R: - pq eles querem vender para seus vizinhos tb. Não quer que eles usem a sua... querem 'explorar' mais um coitado tb.rsrsrs

    Sinal de roteador não tem cerca. Onde o sinal estiver pegando, quem vai proibir alguém de usar o sinal?

  5. #5

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Nada a ver...
    Crime é vender sem estar licenciado para isso!!
    Se o cara tem roteador em casa sem senha e os vizinhos usam, então o dono da internet está cometendo crime??
    Agora sim, as operadoras não pactuam com o compartilhamento. Mas Pq??
    R: - pq eles querem vender para seus vizinhos tb. Não quer que eles usem a sua... querem 'explorar' mais um coitado tb.rsrsrs

    Sinal de roteador não tem cerca. Onde o sinal estiver pegando, quem vai proibir alguém de usar o sinal?
    ola caro @Carlosaps, você citou um ponto que achei interessante "sinal do roteador não tem cerca", isso se aplica ao mesmo argumento de defesa do uso das skygato, que o sinal é aberto.

    mas ai eu pergunto, (no caso da skygato), se você sabe que o sinal é ilegal, você está cometendo crime de receptação, seria o mesmo caso de comprar um carro onde eu sei que aquele carro foi roubado, rrsrs

    (somente um comentário, ponto de vista)

  6. #6

    Padrão

    nEVER
    Vc ja imagina que vai estar fazendo algo que pode ser ilegal. Isso de compartilhar não existe, ninguem paga por internet para ficar compartilhando com o vizinho, no minimo vc vai dividir o valor da mensalidade. Significa que vc esta tirando uma vantagem do serviço que vc contratou.

  7. #7

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    se existir comercio, venda,aluguel, isso e crime, mas se vc der a senha pra ele e não cobrar, não e crime. dê preferência para equipamentos homologados.

    no Brasil ainda não e crime usar os sinais de satélite que vc recebe em sua casa, por enquanto ainda não.

  8. #8

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    nEVER
    Vc ja imagina que vai estar fazendo algo que pode ser ilegal. Isso de compartilhar não existe, ninguem paga por internet para ficar compartilhando com o vizinho, no minimo vc vai dividir o valor da mensalidade. Significa que vc esta tirando uma vantagem do serviço que vc contratou.
    Quando vc vai a um Café, restaurante, shopping que da wifi grátis vc paga pra usar internet?

  9. #9

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    ola caro @Carlosaps, você citou um ponto que achei interessante "sinal do roteador não tem cerca", isso se aplica ao mesmo argumento de defesa do uso das skygato, que o sinal é aberto.

    mas ai eu pergunto, (no caso da skygato), se você sabe que o sinal é ilegal, você está cometendo crime de receptação, seria o mesmo caso de comprar um carro onde eu sei que aquele carro foi roubado, rrsrs

    (somente um comentário, ponto de vista)
    Berghetti, creio que com skygato, crime é apenas usar os receptores que desencriptam os canais pagos. No Brasil não é permitido uso desses receptores.

    Já wifi, qualquer aparelho hoje recebe sinal 2.4 e até 5.8.
    Ninguém obriga colocar senha em roteador, e nem ficar verificando se tem terceiros usando o sinal wifi. rsrsrs

  10. #10

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Veja isso.

    De acordo com o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 73, de 25 de novembro de 1998, no seu art. 33, independerá de concessão, permissão ou autorização a atividade de telecomunicações restrita aos limites de uma mesma edificação ou propriedade móvel ou imóvel, exceto quando envolver o uso de radiofrequência.
    As estações constituídas somente de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita devem operar de acordo com a Resolução n.º 506/2008, em seu art. 3º, inciso II, declara ser dispensada a obtenção da autorização de serviço, quando a rede de telecomunicações for destinada a uso próprio ou a grupos determinados de usuários. Esta dispensa é válida para as estações definidas nas Seções IX e X do regulamento, respectivamente referente a estações trabalhando nas faixas de 2.4 GHz, 5.8 GHz e 5.4 GHz, mesmo extrapolando os limites de uma mesma edificação ou propriedade móvel ou imóvel.

  11. #11

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Na minha humilde opinião, acho que "emprestar o sinal" não é problema. Vender já complica. Mas existe controvérsias.

    Acho melhor seu amigo contratar um serviço por la mesmo.

    Abraços
    Marcos

  12. #12

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    never, o compartilhamento da internet seja dentro da sua casa, condomínio, ou até mesmo rua, vai cair na ilegalidade se você cobrar por isso, já que seu uso é residencial, a lei que regula isso seria a mesma do sinal de tv, já que a radiodifusão publica de um sinal que seria privado é crime, mas é óbvio que eu posso passar a senha do meu roteador wifi para meu vizinho e não ser preso. O problema é o nano, já que se houver alguma denuncia do seu aparelho, a anatel poderá te sacanear apreendendo o aparelho, agora preste atenção que é muito importante em qual frequência seu nano está pois se vc estiver interferindo uma frequencia legalizada ai cara é xilindró na certa.. ou pelo menos um processo legal. Muito cuidado, pois ninguém pode simplesmente começar a operar na frequência que quiser sem verificar antes qual os espectros da área (celular, etc.)

  13. #13
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Você comercializando ou não, precisa de licença.


    Comercializando = SCM ( Serviço de Comunicação Multimidia )

    Não comercializando = SLP ( Serviço Limitado Privado )


    Minha opnião!

    --
    Dpetry!

  14. #14

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    fico triste em saber que muitos de alguns donos de provedores são sabem das leis.
    Por isso servem os fóruns. Discutir assuntos e tirar dúvidas, pois lei de Anatel é vaga. Você lê e cada um interpreta de uma maneira diferente.

    Não precisa ficar triste não companheiro.

  15. #15

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    obrigado pelas informaçoes,
    o canal que estou utilizando e o 5825, se nao me engano e o 161

  16. #16

    Padrão Re: montar uma rede ponto a ponto com nano station é ilegal ?

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    talvez o canal mais apropriado para o seu senário seja o 155
    ok, farei um ajuste, voce tem a lista dos canais para cada cenário ?