+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Segundo o pessoal da ubnt ela está com esse limitação mesmo, e não tem modo AP também.

  2. #22

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Se a ubiquiti ficar forçando essa antena so no airmax eu não compro não pois se eu quiser usar numa celula não airmax como mikrotik não posso ai a ubnt ta querendo te obrigar e não gosto de fabricante que fazem me prender a uma so marca. Vai acabar dando um tiro no pe se não tirar essa limitação, a de não ter ap ai tudo bem pois a mk faz o mesmo no seu level 3 mais ainda assim tem a bridge no level 3

  3. #23

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    a maioria do protocolos TDMA só coversa com equipamentos da mesma linha...UBNT a cada atualizaçao vem uma surpresa !!!

  4. #24

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Sobre o porque a UBNT substituir os velhos/horríveis Airgrid:

    Porque fabricar grade dá trabalho demais.

    Esse LiteBeam tem as 3 partes do refletor em chapas prensadas, fácil de fabricar (Em prensa de 20t deve resolver, depois é pintura comum, e nem precisa montar! O comprador é que vai montar! Enquanto grade precisa a união das tiras de metal num processo 20x mais trabalhoso).

    O circuito interno é simples, um dipolo comum de 3dBi igual tantos equiptos UBNT usam, chipset comum Mips 74KC, 64MB de Ram, nada fantástico, pra um equipto domestico de polarização simples tá ótimo.

    Enfim, é só uma troca de uma grade chata de fabricar, por um refletor chapeado bem simples, a intenção é reduzir preço.
    (Bom pra quem usa polarização simples, NanoBeam 19dBi de polarização dupla deve ficar em preço similar, pra MIM esses 4dBi no ganho não mudam o mundo, prefiro polarização dupla pra ocupar melhor o espectro, mas quem já tem setorial pol. simples perde dinheiro se ficar colocando CPE pol. dupla nessas redes)

    Só não gosto dessa mania da UBNT de colocar potencia tipo 25dBm só em datarate baixo, dia que preciso usar MCS7 a potencia é só 19dBm, aí não adianta ter antena de ganho maior, pra mini-PTP de velocidade razoavel precisa partir pra antena bem mais cara igual, ter 25dBm mas só em MCS0 só serve pra cliente de provedor mesmo.

    (Porque não fazer aquele chapeado perfurado tipo umas antenas 22dBi da Oiw ou Proeletronic? Também dá, mas me parece que fica mais caro que essas 3 chapas da UBNT, as 2 laterais são iguais então na prática você precisa só 2 chapeamentos, uma mesma prensa de 20 ou 30 toneladas deve fazer uma centena por minuto, é um processo muito mais rápido, enquanto chapa grossa vazada precisa metal mais grosso, que é mais caro pra comprar e precisa mais força pra vazar na prensa, um disco sólido seria até mais fácil de fazer (Tipo os Rocket Dish) mas aí o problema é tamanho, ocupa muito espaço em estoque e o transporte é mais caro, fazer um disco em 5 partes até dá e talvez a UBNT agora produza isso, mas começou substituindo as grades dos Airgrid, é um bom começo, já viram o trabalho que dá fazer uma grade dessa? Cada filete de ferro passa por solda na prensagem, é muito trabalhoso)

  5. #25

    Padrão

    Rubem, você tocou num ponto chave... custos de produção. Com certeza uma grade tem que custar mais que uma parábola sólida. Mas não sei porque se estabeleceu o contrário. Parece que o nome "parábola" já injeta um acréscimo de custos...kkk

    Tem algumas grade que são inclusive feitas em alumínio fundido. Isso gera um custo muito alto enquanto que estampar um disco é quase irrisório o custo industrial.

    Já imaginaram se uma parábola fosse mais barato. Eu penso que uma instalação cliente com parábola é tecnicamente o ideal.
    Lóbulo estreito, escuta menos a vizinhança e foca no que realmente interessa que é o sinal do AP.

    Os fabricantes precisariam rever seus conceitos de custos e inundar o mercado com parábolas para uso cliente.
    E parar um pouco com CPE 60º "plug and play"

  6. #26

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Eu nao compro mais essa porcaria o suporte é um lixo, fica bambo e muito ruim de dar aperto!

  7. #27

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Ao menos mandam abraçadeira de ferro. A TP-Link mandava enforca-gato de plástico pra CPE 5210g, não sei se duraria 1 mês no sol além de ficar solto.


    Aquelas grades forjadas eu até entenderia se fossem fabricas pequenas, tipo aquelas panelas de alumínio que pessoal faz em fundo de quintal, derretendo latinha de alumínio e colocando em forma de areia, isso é lugar pra fabricar algo daquele tipo. Falo dessas:
    http://g02.a.alicdn.com/kf/HTB1UW6pH...a-receptor.jpg

    De indústria grande o mínimo que eu espero é aço estampado/chapeado/prensado, caro não é porque disco de 45 a 90cm tem centenas de fabricas na china fazendo, o que menos tem na china (Porque dá trabalho) é grade como as da UBNT (E Aquario e Proeletronic no brasil).

    (Engraçado que o preço da grade de uns 50cm da Aquario é o preço de um disco chines de 90cm, já contando lnbf banda KU, pra ver como a Aquario está atrasada com um processo caro)

  8. #28

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Comprei várias LiteBeam. Muito fácil a montagem. E a escolha de Vertical Horizontal fica muito fácil, nas Airgrid tinha que descmontar tudo. Paguei 270 dilmas em cada. Agora não acho mais para comprar. Sem contar que o tamanho da caixa é bem menor, do tamanho do Nano M5.

  9. #29

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    nao entendi o porque do nivel so para a vertical, se não é mimo 2x2 por que do nivel?

  10. #30

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    nao entendi o porque do nivel so para a vertical, se não é mimo 2x2 por que do nivel?
    acho que pra poder cobrar mais caro pela antena..kkkk

  11. #31

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    nao entendi o porque do nivel so para a vertical, se não é mimo 2x2 por que do nivel?
    Dificil ver Airgrid montada na vertical. Entao deixaram o nivel pro mais usado.

  12. #32

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Dificil ver Airgrid montada na vertical. Entao deixaram o nivel pro mais usado.
    Ai é que está. Se o pessoal soubesse o valor de uma grade montada na vertical para obter polarização horizontal já diminuiria muito das interferencias no canal

    Mas maioria está no plug and play

  13. #33

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    @1929 aqui uso dessa maneira uma instalaçao vertical na proxima no mesmo painel horizontal e assim vai.
    @mathcardoso parceiro poderia postar uma foto dela montada na horizontal?

  14. #34

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    nao vejo necessidade de LiteBean... que é 1x1 quando a maioria ja usa paineis e equipamentos 2x2

  15. #35

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @1929 aqui uso dessa maneira uma instalaçao vertical na proxima no mesmo painel horizontal e assim vai.
    @mathcardoso parceiro poderia postar uma foto dela montada na horizontal?
    Tou em SP, meu provedor é em GO. Mas é só girar ela no pé. Ela tem aquela bolinha que aperta igual a Nanobeam. Da pra testar em H ou V sem ter que desmontar.

  16. #36

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por Felps Ver Post
    nao vejo necessidade de LiteBean... que é 1x1 quando a maioria ja usa paineis e equipamentos 2x2
    Vai muito do uso, do que adianta seus "300Mb" 2x2 se vc vende 1Mb de internet?
    Falta me falar pra que existe 20Mhz se tem o de 40...

  17. #37

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Vai muito do uso, do que adianta seus "300Mb" 2x2 se vc vende 1Mb de internet?
    Falta me falar pra que existe 20Mhz se tem o de 40...
    Opa!!! deixa os 40mhz só para enlace e assim mesmo se precisar passar muita banda... o espectro de radiofrequência vai te agradecer e retribuir com um cenário mais limpo...
    Assim como baixa potencia, usar a menor largura possível também é providencial.
    Lembre-se que o número de canais é finito. Se todo mundo começar a usar 40 ou até os 80, logo logo não vai sobrar canal limpo.

  18. #38

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Opa!!! deixa os 40mhz só para enlace e assim mesmo se precisar passar muita banda... o espectro de radiofrequência vai te agradecer e retribuir com um cenário mais limpo...
    Assim como baixa potencia, usar a menor largura possível também é providencial.
    Lembre-se que o número de canais é finito. Se todo mundo começar a usar 40 ou até os 80, logo logo não vai sobrar canal limpo.
    Foi isso que quis dizer. rsrsrsrs
    Que tem gente que vê o 40Mhz e usa, como se pensasse assim, se tem ele, pra que usar o de 20. Tendeu?!

  19. #39

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Foi isso que quis dizer. rsrsrsrs
    Que tem gente que vê o 40Mhz e usa, como se pensasse assim, se tem ele, pra que usar o de 20. Tendeu?!
    Ah! Tendi... me desculpe por ter entendido errado... erro grosseiro meu..

  20. #40

    Padrão Re: Ubiquiti Litebeam M5 - Alguém conhece?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Vai muito do uso, do que adianta seus "300Mb" 2x2 se vc vende 1Mb de internet?
    Falta me falar pra que existe 20Mhz se tem o de 40...
    Quanto menor a banda 40 Mhz -> 20 Mhz -> 10 Mhz-> 5 Mhz , menor o throughput... Quanto maior a banda maior o throughput , e consequentemente maior a incidencia de interferencia.. O recomendado é usar no maximo 20 mhz em estação de Access Point.. Em equipamentos mikrotik é possivel utilizar ate 5 mhz, o problema e que o throughput cai muito.. Mais voce tem a vantagem de praticamente se isolar das malditas interferencias.....