+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FTTH em Anel?

    Olá, estou pesquisando sobre redes de fibra óptica, e queria saber se é possível atender um bairro utilizando a topologia em anel para que se a fibra romper de um lado, os clientes residenciais não percam a conexão.

  2. #2
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Pelo que eu sei é possivel sim, na internet tem bastante material falando sobre.

    Como estou pelo celular, não conseguirei pesquisar direito e lhe ajudar como deveria.
    --
    Dpetry

  3. #3

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Infelizmente não é possível fazer uma topologia anel em uma rede PON, apenas em PTP.

    O máximo que é possível fazer é colocar várias OLTs de pequeno porte espalhadas pela cidade, e interligá-las na porta uplink por um anel, seja óptico ou sem fio. Isso vai dar uma redundância no fornecimento do link em cada OLT, mas a rede PON continua suscetível a parar em caso de rompimento de fibra, não há o que fazer.

    Esse é o pior problema que encontro nessas tecnologias de rede óptica passiva. Já até criei tópico aqui no fórum sobre exatamente esse mesmo assunto, mas ninguém respondeu.


    -- Atualização: parece que é sim possível fazer a redundância. Mais informações nos outros posts do tópico.
    Última edição por TsouzaR; 23-07-2015 às 00:05.

  4. #4

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Infelizmente não é possível fazer uma topologia anel em uma rede PON, apenas em PTP.

    O máximo que é possível fazer é colocar várias OLTs de pequeno porte espalhadas pela cidade, e interligá-las na porta uplink por um anel, seja óptico ou sem fio. Isso vai dar uma redundância no fornecimento do link em cada OLT, mas a rede PON continua suscetível a parar em caso de rompimento de fibra, não há o que fazer.

    Esse é o pior problema que encontro nessas tecnologias de rede óptica passiva. Já até criei tópico aqui no fórum sobre exatamente esse mesmo assunto, mas ninguém respondeu.

    Por favor edite seu post


    É possivel sim meu amigo, OLT como FiberHome e outras fazem normalmente

  5. #5

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    Por favor edite seu post


    É possivel sim meu amigo, OLT como FiberHome e outras fazem normalmente
    E como seria isso?

    Usando splitters 2:N dentro da CTO, sendo alimentado por 2 fibras da rede PON vindo de rotas diferentes? É a única ideia do tipo que me vem à mente, mas nunca vi alguém fazer dessa forma, deve ser complicado até para autenticar a ONU, já que poderão haver (ou não) duas portas atendendo a mesma caixa.

  6. #6

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Usando uma unica Fibra, e passando por switch vc consegue fazer o anel.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    E como seria isso?

    Usando splitters 2:N dentro da CTO, sendo alimentado por 2 fibras da rede PON vindo de rotas diferentes? É a única ideia do tipo que me vem à mente, mas nunca vi alguém fazer dessa forma, deve ser complicado até para autenticar a ONU, já que poderão haver (ou não) duas portas atendendo a mesma caixa.

  7. #7

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    E como seria isso?

    Usando splitters 2:N dentro da CTO, sendo alimentado por 2 fibras da rede PON vindo de rotas diferentes? É a única ideia do tipo que me vem à mente, mas nunca vi alguém fazer dessa forma, deve ser complicado até para autenticar a ONU, já que poderão haver (ou não) duas portas atendendo a mesma caixa.

    exatamente assim, rota inversa.

  8. #8

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Splitter de 2:N no primeiro nível!

    Cada entrada do splitter vem de uma porta diferente da OLT, de preferência de um módulos diferente para se queimar a placa inteira na OLT ainda assim o sistema tenha redundância.

  9. #9

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    E como seria isso?

    Usando splitters 2:N dentro da CTO, sendo alimentado por 2 fibras da rede PON vindo de rotas diferentes? É a única ideia do tipo que me vem à mente, mas nunca vi alguém fazer dessa forma, deve ser complicado até para autenticar a ONU, já que poderão haver (ou não) duas portas atendendo a mesma caixa.

    o amigo está correto, não tem como fazer anel em ftth- ftth significa em grosso modo fibra ate a casa do cliente, ou seja, fibra da olt até o cliente. como fazer anel nesse meio? nao tem como!.
    o que é possivel e o amigo fazer ex:bairro 1 ate o bairro 2 faz PTP. no bairro 2 colocar uma OLT, faz-se outro ptp do bairro 2 ate o bairro 3. novamente outra olt. ai nesse momento é q se fecha o anel do bairro 3 voltando para o bairro 1. em todos bairro É preciso uma OLT para que seja feito atendimento ao cliente!

  10. #10

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Splitter de 2:N no primeiro nível!

    Cada entrada do splitter vem de uma porta diferente da OLT, de preferência de um módulos diferente para se queimar a placa inteira na OLT ainda assim o sistema tenha redundância.
    Mas, se as fibras de alimentação no splitter vierem de portas/módulos diferentes, não haverá problema em relação à autorização da ONU, @marcioelias?

    Imagino que, quando se autoriza a ONU, ela fica associada a uma única porta. Seria necessário autorizar duas vezes, nas duas portas PON?

  11. #11

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Mas, se as fibras de alimentação no splitter vierem de portas/módulos diferentes, não haverá problema em relação à autorização da ONU, @marcioelias?

    Imagino que, quando se autoriza a ONU, ela fica associada a uma única porta. Seria necessário autorizar duas vezes, nas duas portas PON?
    Na teoria não, na prática não botei ainda das mãos em em splitter 2:N para efetuar o teste.

    Mais no mundo FH, não basta somente ligar as fibras em portas da OLT e fazê-las chegar ao tal splitter, é preciso configurar a OLT para reconhecer essa dupla abordagem.

    Vale notar que isso seria no primeiro nível, vc salva o primeiro nível mais dai pra frente é cada um por si.

  12. #12

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    é uma configuração na olt que se faz

  13. #13

    Padrão Re: FTTH em Anel?

    Obrigado pelas informações.
    Bom saber da possibilidade de algum tipo de redundância na rede PON.