+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estaio Torre! Ajuda PFV.

    PRecisava de uma informaçao na questao dos estaios a 120° como vi aqui no forum, se eu pegar um transferidor coloca-lo no meio da torre(na base de concreto) pregar um prego no meio e medir os 120° e esticar até os dez metros de distancia dos estaio com uma linha daria certo?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaio transferidor.JPG
Visualizações:	1554
Tamanho: 	14,5 KB
ID:      	60349
    Possuo vários Rolos de arame Liso aqueles de cerca. Comprávamos para coloca-los nas plantações de maracujá os bichos aguentam um peso violento...estava ja pesquisando preços de cordoalha e cabos de aço mas o preço aqui ta salgado o mais em conta que achei foi de 5,9 o metro . a torre vai ter 25 metros estaiada a cada 6 metros. bota na ponta da caneta o preço...vejo muito falar desses arames torcidos com furadeira casos de 3,4,5. fica bem com isso? estamoos preparando para fazer a base por isso preciso desta informaçoes dos estaios.



    Última edição por Tassiooli; 22-07-2015 às 16:44.

  2. #2

    Padrão Re: Estaio torre.

    Niguem pode me dar uma mao nao?

  3. #3
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: Estaio torre.

    Querido, no caso de montar um torre, gaste um pouco mais e coloque cabos de aço revestido de pvc cristal.

    Pensando só na economia vc pode ter problema....

    Eu não faria com esses arames não.

    Até pq estaio, dependendo de como é feito, a torre apodrece e o estaio continua perfeito.


    --
    Dpetry!

  4. #4

    Padrão Re: Estaio torre.

    Torcer com furadeira é um péssimo negócio, o estado que vem o arame recozido do fabricante, ou seja, se torce ele vai mudar a rede cristalina do metal, e ai um abraço, as tensões de cizalhamento que o digam, isto ai fica bom demais para estourar o arame. Veja a Lei de Hooke, ela tem duas faixa a zona elástica e a plástica, o metal na região elástica no estado normal de compra, e torcer ele entra na zona plástica, é tipo se pegar uma régua de plástico de 30 cms, e vergar com uma mão na extremidade oposta, isto vai vergar em tentar dobrar a régua, se for uma régua daquelas transparentes, veja o estado dela na dobra, vai ficar esbranquiçada, ai meu caro, vai vergando ela ao máximo, as moleculas do metal se energizam e os spins mudam do centro atômico, pulam como sapo, ai mudando de spin no núcleo atômico, vai aparece fissuras e trincas ao longo da secção transversal, vai vergando tipo se diz com furadeira torço o arame, no arame se não vê nada, por que é cinza, mas pode notar pequenas fissuras, se o metal do arame for uma fundição das mais meias bocas, se o arame tiver 35 kgf/mm2 meu caro um abraço, em tratamento térmico para metais planos a gente submete a um revenido e com um tratamento térmico se aumenta a rigidez do aço até digamos uns 150 kgf/mm2 da tensão de ruptura, limite máximo da zona plástica, e no caso do arame que vem com 35 kgf/mm2 torceu ele cai para 12 kgf/mm2 vai suportar cargas na tração, mas ai entra em estiramento, já foi torcido caiu sua resistência da secção transversal em muito, ai ficou encruado para tração, fica um feixe se for mais de um arame, tipo se comprar seis arames e torcer, ai fica caro e bem frágil, pode aguentar por tensão de tração tudo bem, mas com a vibração da torre, a tendência é de que vai diminuindo a tensão de ruptura, quem garante gato por lebre, ou meia boca, um dia a torre apodrece, e os arames se mantém, mas é jogar no escuro algo que não se conhece. A gente vê que as características de fabricação foi alterada, tipo voce apertar parafusos no muque, até o parafuso travar, este é outro erro em quem monta torre sem ter um curso técnico, tem que usar um torquimentro, para justamente manter as caracteristicas do fabrico do metal, do contrário submete o metal a forças solicitantes além do projeto, ai um abraço um dia o parafuso pula (estoura por cizalhamento), isto é muito comum em veiculos de passeio, o cara pula com a perna para apertar o parafuso no cubo da roda kkkkkkkkkkkkkkkk assim Deus criou cada macaco no seu galho, e tem gente que dá um jeitinho brasileiro para pular para outro galho podre e cai e se esborracha no solo. kkkkkkkkkkkkkkk Etâ vida de pobre nóis brasileiros tudo fazemos no meia boca, e se sentimos os donos da bola. kkkkkkkkkkk

  5. #5

    Padrão Re: Estaio Torre! Ajuda PFV.

    Citação Postado originalmente por Tassiooli Ver Post
    PRecisava de uma informaçao na questao dos estaios a 120° como vi aqui no forum, se eu pegar um transferidor coloca-lo no meio da torre(na base de concreto) pregar um prego no meio e medir os 120° e esticar até os dez metros de distancia dos estaio com uma linha daria certo?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaio transferidor.JPG
Visualizações:	1554
Tamanho: 	14,5 KB
ID:      	60349
    Possuo vários Rolos de arame Liso aqueles de cerca. Comprávamos para coloca-los nas plantações de maracujá os bichos aguentam um peso violento...estava ja pesquisando preços de cordoalha e cabos de aço mas o preço aqui ta salgado o mais em conta que achei foi de 5,9 o metro . a torre vai ter 25 metros estaiada a cada 6 metros. bota na ponta da caneta o preço...vejo muito falar desses arames torcidos com furadeira casos de 3,4,5. fica bem com isso? estamoos preparando para fazer a base por isso preciso desta informaçoes dos estaios.




    Dificil te ajudar!!! não ha como saber qual "arame" voce menciona. Respeito dos estaios para 25mts de torre , pode traçar um triangulo com 20m de lados . Em cada canto vai uma ancora e no centro (varicentro dele) vai a torre. Na pratica faz isso com linha pedreiro. Para localizar o varicentro vai ate a metade de um dos lados e joga uma linha ate o vertice fica na frente. Depois repete com outro dos lados. Onde se cruzam as linhas é o varicentro.

    Para estaiar compra cordoalha 3/16" (4,76mm) na Eletroluminar .

  6. #6

    Padrão Re: Estaio Torre! Ajuda PFV.


  7. #7

    Padrão

    bom dia amigo,
    eu possuo 9 torres estaiadas e todas são com arrame galvanizado n./ 14,
    funciona show de bola
    so tem que fazer amarras de 2 em 2 metros, os primeiros 6 metro são chumbados, e dai, vai pondo as partes de 2 metros, parafusando e amarrando
    para dar segurança
    e aos 18 metros colocar o triangulo de torção, com 2 arrames de cada lado
    blz

  8. #8

    Padrão Re: Estaio torre.

    Ola...
    Em torres de ate 21m sempre usamos esse arame de cerca que vc menciona, mas arame novo, na montagem tem que tomar o cuidado para nao dar quela virada tipo nó que vai enfraquecer aquele ponto do arame, e no seu caso quanto a quantidade de amarações, 6m é muito longe uma da outra, faz com 4 metros, e esticar muito o arame tb pode ser prejudicial pois essa força vai estar puxando a torre para baixo, tem que deixar firme para nao balançar o arame. Se vc ja gastou muito na torre, nao tem como economizar nos estirantes é um conjunto, nao esqueça tambem do para-raio.

  9. #9

    Padrão Re: Estaio torre.

    me add no skype que te ajudo.
    volverine503

  10. #10

    Padrão Re: Estaio torre.

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Ola...
    Em torres de ate 21m sempre usamos esse arame de cerca que vc menciona, mas arame novo, na montagem tem que tomar o cuidado para nao dar quela virada tipo nó que vai enfraquecer aquele ponto do arame, e no seu caso quanto a quantidade de amarações, 6m é muito longe uma da outra, faz com 4 metros, e esticar muito o arame tb pode ser prejudicial pois essa força vai estar puxando a torre para baixo, tem que deixar firme para nao balançar o arame. Se vc ja gastou muito na torre, nao tem como economizar nos estirantes é um conjunto, nao esqueça tambem do para-raio.
    Ja estou correndo atras disso só o cabo de cobre que é salgadinho o preço mas fazer o que segurança...vamu que vamu...estou procurando os cabos de aço/cordoalha para comprar aki numa cidade proxima, nem que eu compro um pouco e depois troco os arames, se tudo ocorrer bem.

    Citação Postado originalmente por fatos Ver Post
    bom dia amigo,
    eu possuo 9 torres estaiadas e todas são com arrame galvanizado n./ 14,
    funciona show de bola
    so tem que fazer amarras de 2 em 2 metros, os primeiros 6 metro são chumbados, e dai, vai pondo as partes de 2 metros, parafusando e amarrando
    para dar segurança
    e aos 18 metros colocar o triangulo de torção, com 2 arrames de cada lado
    blz
    ja mandei fazer o anti-torção também, depois de muito ver aqui no under que o que NORMALMENTE derruba a torre é a torção dela e não problemas com cabo ou coisas do tipo. Obrigado a todos....

  11. #11

    Padrão Re: Estaio torre.

    Pensei também ao invés de torcelos com uma furadeira apenas unir por apenas um arame mais fino trançando por cima de 3.....assim não teria o problema que o @​TreiscBr havia citado... ja que o de muitos não teve problema com 1 o meu com tres unidos estando no seu perfeito estado de resistencia nao haveria problemas tambem..

  12. #12

    Padrão Re: Estaio torre.

    Uso e recomendo cordoalha, torre com cabo de aço fica uma porcaria. Tenho 3 do inicio do provedor ela não fica firme igual cordoalha. Até arame liso de cerca é melhor que usar cabo de aço!

  13. #13

    Padrão Re: Estaio torre.

    Use o transferidor para medir os ângulos em um gabarito de ripas de um metro e use o gabarito para alinhar os estais pra ter mais precisão. Recomendo usar cabo de aço mesmo, que é próprio pra suportar esse tipo de esforço.

  14. #14

    Padrão Re: Estaio torre.

    Citação Postado originalmente por Chewbacca Ver Post
    Use o transferidor para medir os ângulos em um gabarito de ripas de um metro e use o gabarito para alinhar os estais pra ter mais precisão. Recomendo usar cabo de aço mesmo, que é próprio pra suportar esse tipo de esforço.
    Nao entendi a parte das ripas...

  15. #15

    Padrão Re: Estaio torre.

    ninguem pra opinar sobre os três arames juntos sem estarem torcidos?

  16. #16

    Padrão Re: Estaio torre.

    Chegando um pouco atrasado...

    O problema de 3 ou mais arrames simplesmente "juntos" (Sem torção) é que o torque sobre cada um será diferente.
    Digamos que 1 estará mais esticado que os outros 2, este terá torque de uns 30Kg (Newton-por-metro (N-m) é o que se usa pra medir torque, arredonda pra Kg-m (Quilograma-por-metro), ou só Kg, que facilita o entendimento), os outros 2 terão torque de uns 5Kg, SE esse primeiro se romper (Porque ele é que está esticado e sustentando tudo) haverá um "tranco" entre o momento do rompimento e o apoio total nos 2 cabos menos tracionados. Dependendo da diferença de torque entre os fios esse "tranco" multiplica o esforço por 5 ou mesmo 10, chegando fácil a mais de 700Kg-m de tranco, que seria demais pra resistência dos fios).

    Com os 3 fios enrolados o torque é o mesmo nos 3, são fios duros e grossos.

    Cabo multifios tipo os de 41 fios finos, tem esse problema também, ocorre de 1 desses fios estar mais esticado que outros, aí o cabo desfia ou simplesmente fica mal-esticado por mais torque que você aplique pra puxar ele.

    Você teria que fazer um sistema onde os 3 fios seriam tracionados com o mesmo peso, teria que colocar 3 torquímetros e ir puxando cada um individualmente até os 3 terem esticamento parecido (Não precisa ser muito igual).

    Em pontes estaiadas não usam cabos de 1m de diametro, usam uma centena de cabos finos, cada um é esticado separadamente até um mesmo torque, assim se garante que o cabo como um todo tenha resistência somada.

    Ou seja, é tão trabalhoso que não sei se vale a pena, talvez seria mais interessante colocar só 1 cabo, mas a cada 2m, ao invés de 3 fios "avulsos" a cada 6m, cada fio com seu esticador, o esticador pequeno está uns R$ 10 (Faz 1 ano que não compro, não sei se subiu), se esticar demais o fio são eles quem quebram por isso gosto dos pequenos (Atuam como fusíveis, pro caso de você fazer besteira em esticar demais), mas não necessariamente recomendo eles, nunca tive quebra deles (Só na hora de tirar, por ferrugem) mas... vai que por um esforço levemente maior um quebre qualquer dia, talvez seja bom colocar esticador modelo medio nos estadios de metade pra cima (Estavam uns R$ 20).