+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Algum Script para resolver failover?

    Pessoal boa tarde, sou novo no mundo Mikrotik e estou tendo bastante problema para configurar 2 Wans que funcionem como redundância. Meu senário: Link Radio 10Mb Gtw 177.11.151.xxx, Link Oi 1Mb Gtw 201.67.73.xxx, Rb 750Gl. Criei duas rotas padrões: Rota Principal 0.0.0.0/0 Gtw 177.11.151.xxx, Rota de BKP 0.0.0.0/ Gtw 201.67.73.xxxx Configurei os NAT certinho, e funciona corretamente, caso eu retire o cabo do LINK RADIO, a Rota de BKP é acionada, caso eu volte o cabo do LINK RADIO, a Rota Principal é acionada. A questão é: Como configurar de modo automático, caso o LINK RADIO caia, a rota de BKP seja acionada automaticamente, e quando o LINK RADIO voltar ele volte a ser a rota utilizada.

    Obs. Não sei se consegui explicar muito bem, mais o que eu quero fazer é com que a rota de BKP seja usada somente quando o LINK RADIO não estiver funcionando.


    Desde já muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Algum Script para resolver failover?

    Então Arthur, muito obrigado. Mas como devo fazer isso? Já estou usando o Netwatch e está funcionando bem para identificar quando o LINK RADIO CAI e muda para o LINK BKP. Mas o que eu quero saber, é como fazer para que o LINK RADIO volte a ser a ROTA PRINCIPAL da minha rede. Até então que eu saiba, só tem como ou se a ROTA BKP cair, ou se eu setar manualmente a ROTA PRINCIPAL.


    Usei esse tutorial aqui do forum
    https://under-linux.org/showthread.php?t=94035&page=5, ele funciona bem, porém, não volta a meu LINK RADIO como ROTA PRINCIPAL.

  3. #3

    Padrão Re: Algum Script para resolver failover?

    Eu uso o failover apresentando pelo amigo Andrio.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=177732
    É perfeito. Não fique no copy e cola. Monte um labzinho para entender melhor. Sei por experiência própria, pois tentei usar este método meses atrás e não conseguia de forma alguma.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Eu uso o failover apresentando pelo amigo Andrio.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=177732
    É perfeito. Não fique no copy e cola. Monte um labzinho para entender melhor. Sei por experiência própria, pois tentei usar este método meses atrás e não conseguia de forma alguma.
    Olá. O que vc fez de diferente? Explico. Aqui apenas consegui parcialmente, ou seja, desativando a interface. Caso o link fique apenas inoperante com a interface up, ele não funcionou, usei exatamente o exemplo a cima. Inclusive li o material original, que esse:http://wiki.mikrotik.com/wiki/Advanc...hout_Scripting, e com ele também não vai.
    A única diferença que existe do meu sistema é que utilizo link dedicado e recebo tudo via fibra optica, ou gbic ou conversor. Se tiver alguma outra maneira ou algum ajuste e puder me dar a dica, agradeço.

  5. #5

    Padrão Re: Algum Script para resolver failover?

    Olá,... obrigado pela resposta. Então eu dei uma olhada nesse link que vc postou, e de fato parece ser bem completo, inclusive com coisa que eu nem preciso. Como sou iniciante não tenho muito conhecimento para ficar testando, eu simplesmente vejo o script, tento entender e adptar a minha necessidade. Como disse, o script que peguei funciona bem, porém eu preciso de algo a mais, fazer com que meu link principal volte a ser a ROTA PRINCIPAL quando a conexão for reestabelecida.

  6. #6

    Padrão Re: Algum Script para resolver failover?

    @renanalem1


    Quando monto um failover em conexões DHCP Client em "Default Route Distance" coloco 1 na primeira conexão e 2 na segunda.


    Quando monto com ip fixo vou em IP -> Routes e quando adiciono a rota em "Distance" coloco na primeira 1 e na segunda 2.


    Com isso quando a primeira conexão cair, a segunda assume e quando a primeira voltar automaticamente ela restabelece.


    Não tive que criar nenhum script, simples assim como estou lhe contando.


    Eduardo Assis

  7. #7

    Padrão Re: Algum Script para resolver failover?

    @eassis Acredito que isso só funciona dessa forma, marcando a distancia das rota, caso o cabo de rede seja desconectato. Mas caso seja algum outro tipo de problema na conexão, como por exemplo não estiver conectando, não estiver nem "pingando", o mikrotik não vai alternar entre as rotas, vai ficar na rota com distance 1 mesmo sem conectar a internet. Bem essa é minha experiencia aqui né.

  8. #8
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Algum Script para resolver failover?

    quer failover que funciona sem script e é bem simples!
    Última edição por ab5x2; 28-07-2015 às 00:23.