Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede OSPF com Varios Gateways

    Olá amigos! tenho um rede em OSFP e tenho 2 links em 2 pontos distintos da rede como faço pra usar os dois ao msm tempo e se um cair o outro assumir? lembrando que tenho um LinkA em um lado e LinkB no outro conforme imagem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rege.png
Visualizações:	320
Tamanho: 	45,7 KB
ID:      	60519

  2. #2

    Padrão

    usar link de fail-over é simples, basta colocar distancia diferente e no ospf redistribuir as rotas defaul que basicamente já funciona o fail-over entre os links.
    Mas para usar os 2 links ao mesmo tempo e caso 1 cair virar o tráfego talvez seja possível voce fazer através de áreas diferentes, pensando rapidamente no cenário aqui pensei nisso, mas nunca fiz essa configuração não, na minha teoria funciona kkkkkkkkkkk....

    boa sorte, caso consiga depois, só diz a forma que foi feito =D

  3. #3

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    levei o linkB até o A por um EOIP e balanceei, mais queria saber se tem como fazer de outra fora.

  4. #4

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Vish cara, EIOP ? Seu link é de quantos MB ?! Você tem de tomar cuidado com o over head !!!
    Eu te aconselharia transportar os 2 link's via l2 até seu GTW e de lá fazer a distribuição !!

  5. #5

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Citação Postado originalmente por jordao Ver Post
    Vish cara, EIOP ? Seu link é de quantos MB ?! Você tem de tomar cuidado com o over head !!!
    Eu te aconselharia transportar os 2 link's via l2 até seu GTW e de lá fazer a distribuição !!
    como farei isso @jordao vc tem um tuto ou pode me explicar?

  6. #6

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Trasporte o seu link através de vlans ( 802.1q ) para o seu MK concentrador do OSPF e nele você pode fazer o balanceamento através de interface bonding, com isto você mata a questão do balanceamento.
    Quanto ao link de backup vc pode utilizar o watchNet localizado na aba TOLLS para criar um IP SLA que pingue o GTW de cada link e caso o mesmo pare de responder a ping ele derruba a interface do link que esta fora, fazendo assim que o seu trafe saia somente por 1 link.
    Na teoria funciona ... me corrijam se eu estiver errado.

  7. #7

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    certo, vou tentar @jordao, mais em uma rede toda roteada com OSPF, como faço a vlan pra sair do linkB e chegar onde esta o A? poderia me dar uma dica não intendo muito bem a vlan, eu faço ela na loopback ou na interface física? meu link e 50Mb ADSL

  8. #8

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Como está a topologia de sua rede?
    Você possui um concentrador OSPF?
    Você tem que chegar com o LINK A e B no seu contrador OSPF e a partir dele que você irá realizar o balanceamento.
    E pensando melhor aqui... se você já faz o balanceamento não há necessidade de utilizar o IP-SLA ( Netwatch ).
    Você está com duvida de como criar a Vlan no MK ou como irá passa-la em seu backbone?

  9. #9

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    basicamente sim, o cenário e assim tenho uma adls em minha casa quero que chegar com ela na casa do meu pai e ir até o escritório no caso algum problema essa internet esteja la.

  10. #10

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Se você tem OSPF, e bons enlaces faça vpls até onde irá balancear a carga, feito o vpls pro seu gateway, faça o load balance normalmente.

  11. #11

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    os enlaces estão bons gostaira apenas de interlilgar estes 3 pontos por vlan e tbm aprender como se faz as vlans estou meio perdido com vlan ospf, eoip mpls e vpls ate que domino o basico já vlan nada kkk. obrigado pela dica @Jfabiopd

  12. #12

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    os enlaces estão bons gostaira apenas de interlilgar estes 3 pontos por vlan e tbm aprender como se faz as vlans estou meio perdido com vlan ospf, eoip mpls e vpls ate que domino o basico já vlan nada kkk. obrigado pela dica @Jfabiopd
    Olha só, se vc tem o OSPF vc não faz vlan por que sua rede não é L2, por isso vc faz o vpls por sua rede ser L3 o vpls substitui a vlan nesse caso.

  13. #13

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    @Jfabiopd mais nesse caso os ubnt não reconhece o vpls como fica tenho que fazer o que?

  14. #14

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Põe uma rb750 depois dessa ubnt e resolva seu problema

  15. #15

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    kkk ai fica caro quero ver se resolvo com o que tenho.

  16. #16

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Mas porque usar OSPF nessa rede? Geralmente o OSPF é usado quando a rede está em anel.

    (Apenas uma curiosidade minha, se puder explicar )

  17. #17

    Padrão

    Por exemplo aqui minha rede não é anel, mas utilizo OSPF por possuir varios concentradores espalhados, e trazer as rotas para as bordas de forma dinamica, pois eu poderia fazer tudo estático, mas aí daria muito trabalho, com o OSPF basta anunciar as redes e áreas e tá tudo certo.

  18. #18

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    Citação Postado originalmente por Jfabiopd Ver Post
    Por exemplo aqui minha rede não é anel, mas utilizo OSPF por possuir varios concentradores espalhados, e trazer as rotas para as bordas de forma dinamica, pois eu poderia fazer tudo estático, mas aí daria muito trabalho, com o OSPF basta anunciar as redes e áreas e tá tudo certo.
    Certo, então nesse caso o OSPF é válido pela comodidade, mas sua aplicação em anel continua sendo mais interessante por ter o fator contingência.

    Correto?!

  19. #19

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede OSPF com Varios Gateways

    No caso do amigo @claudinhohw, olhando a imagem, da a entender que em cada torre existe um rotador, então já tem os recursos disponíveis para criar a vpls.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    No caso do amigo @claudinhohw, olhando a imagem, da a entender que em cada torre existe um rotador, então já tem os recursos disponíveis para criar a vpls.
    justamente ospf não e só pra rede em anel e uma forma de roteamento, pra mim e mais simples fazer ospf do que estatico ou outro qualquer. @berghetti to com problema nao sei se estou fazendo certinho queria criar uma vlan pra comunicar com um tunnel eoip e passar um link pra 3 airgrids na minha torre junto com os clientes, como devo proceder fazer uma brigde e colocar o eoip e a vlan vinculando a vlan na interfaces dos clientes e nos airgrid eu conecto na rede como ficaria a vlan nelas? coloco elas em brgide e ná opção vlan coloco o ID seria isso? ou ela tem que ficar roteada?