+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre Quadrada Estaiada 09 Metros

    Boa noite,

    Pessoal, gostaria de tirar algumas dúvidas e solicitar sugestões com vocês aqui do fórum.

    Minha torre é quadrada, possui 09 metros e vai ficar em cima de uma laje fixada com 08 parafusos 16 x 200 atravessando a mesma ( laje ), até ai tudo bem, sem nenhum problema, então, quero a opinião de vocês sobre a ancoragem dos estais, vou colocar cada estai a 3 metros da base da torre ( usando a regra de 1/3 do tamanho da mesma ), como a mesma possui 04 lados, serão 12 estais ( o 1º ficará a 2,5 metros, o 2º ficará a 5 metros e o 3º a 7,5 metros de altura ), ai pergunto:

    ================================================================================================================

    1ª dúvida:

    Os 04 cantos ( onde ficarão a ancoragem dos estais ) de ancoragem, pode ser feito com parabolts ? Levando em conta o pequeno tamanho da torre, será que os parabolts suportarão ? Ou seja, nos cantos possuem colunas de concreto, ai queria colocar 01 parabolt com um olhal reto.

    Segue link do parabolt:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-25-pecas-_JM

    ================================================================================================================

    2ª dúvida:

    Qual material vocês mim indicariam para o estai ( cabo de aço, cordoalha de aço, etc ) ? Por favor mim digam também espessura e etc, se possível indicar alguma loja online, pois procurei e só encontro no ML.

    ================================================================================================================

    3ª dúvida:

    Vou precisar ainda pintar a torre, e como ela está a uns 3 meses parada, pegou um pouco de ferrugem, o que mim indicariam para tirar o ferrugem e fazer a pintura da mesma?

    ================================================================================================================

    Desde já agradecido com as certas contribuições que virão...


  2. #2

    Padrão

    Esta pergunta é para engenheiro... apesar de ser só 9 metros... estamos vivendo em época de mudanças climaticas... ninguém sabe o que pode vir pela frente.

    Precisa ver como é a estrutura da torre, tipo de ferro, bitola, espaçamento dos travamentos, etc etc.. Torre fininha de 30cm é um perigo sempre.

    Quanto ao parabolt, se for parrudo aguenta, mas não um só em cada canto.. daí vai ficar todo o esforço dos estais no mesmo parafuso. Além disso aquele postado é de 5/16" . Acho fino

    Na verdade eu imagino que os estais não são para segurar uma torre, mas sim para estabilizar, evitar que ela fique "tremendo" na ponta e acabe girando sobre si própria. Se isso acontecer, não tem estaio que segure.

    Nós sempre usamos cabo de aço. Cordoalha é muito dura, já o cabo é bom de trabalhar... e compramos normalmente desta empresa. Eles tem cabo, sapatilha, clip, esticador e parabolt.
    http://www.fg.com.br/

  3. #3

    Padrão Re: Torre Quadrada Estaiada 09 Metros

    Opa, boa noite caro 1929.

    Primeiramente obrigado pela contribuição, pois ela já mim levou a fazer algumas das medições da torre afim de postar aqui.

    É o seguinte, a torre é quadrada e possui 30 cm nos 04 cantos dela, a estrutura dela é feita com cantoneira de abas iguais de 19 x 19 mm + 02 mm a espessura da parede dela, a ferragem das amarrações da torre, não deu para medir os espaçamentos, mais é feita com vergalhão de 5/8" .


    A ancoragem já resolvi como fazer, e vou utilizar o cabo de aço 5/32 ( o que mim diz desse cabo de aço? ). Vou usar sistema anti-torção, já está pronto inclusive.

    Mais mim diz, você utiliza qual o tipo de tinta para realizar a pintura da mesma? A minha pegou um pouco de ferrugem, não sei como tirar... Sim, a respeito do clima, é verdade, estamos vivendo tempos de mudança, mais aqui irmão, o calor é bravo ( interior da Paraíba ), dia mais frio 33 graus, o vento é pouco, e quando tem é quente e seco, chuva então nem se fala, a estiagem tá brava !!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isac13 Ver Post
    Opa, boa noite caro 1929.

    Primeiramente obrigado pela contribuição, pois ela já mim levou a fazer algumas das medições da torre afim de postar aqui.

    É o seguinte, a torre é quadrada e possui 30 cm nos 04 cantos dela, a estrutura dela é feita com cantoneira de abas iguais de 19 x 19 mm + 02 mm a espessura da parede dela, a ferragem das amarrações da torre, não deu para medir os espaçamentos, mais é feita com vergalhão de 5/8" .


    A ancoragem já resolvi como fazer, e vou utilizar o cabo de aço 5/32 ( o que mim diz desse cabo de aço? ). Vou usar sistema anti-torção, já está pronto inclusive.

    Mais mim diz, você utiliza qual o tipo de tinta para realizar a pintura da mesma? A minha pegou um pouco de ferrugem, não sei como tirar... Sim, a respeito do clima, é verdade, estamos vivendo tempos de mudança, mais aqui irmão, o calor é bravo ( interior da Paraíba ), dia mais frio 33 graus, o vento é pouco, e quando tem é quente e seco, chuva então nem se fala, a estiagem tá brava !!!
    Não me leve a mal, mas é o que imaginei. 30cm de secção e cantoneira 3/4 x 1/8". Realmente é bem frágil.... Ainda bem que são só 9 metros.

    Com relação a ferrugem, tem um decapante antiferrugem... Tem várias marcas. é um líquido que passa com pincel e vai "comendo" a ferrugem... Qualquer loja de ferragens e tintas tem isso.
    Como fundo usamos o Zarcão... E vou mais além, creio que o zarcão aguenta muito mais do que tinta esmalte automotiva. Temos torre toda com zarcão sem outra cobertura por vários anos e nem sinal de ferrugem...
    3 maõs bem passadas

  5. #5

    Padrão Re: Torre Quadrada Estaiada 09 Metros

    Recomendo sempre usar cordoalhas, temos algumas torres menores em cima de sobrado que usamos cabo de aço, mas bem reforçado, torres acima de 20 metros e extremamente importante usar cordoalhas, apesar da dificuldade de ser trabalhada.

  6. #6

    Padrão Re: Torre Quadrada Estaiada 09 Metros

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Recomendo sempre usar cordoalhas, temos algumas torres menores em cima de sobrado que usamos cabo de aço, mas bem reforçado, torres acima de 20 metros e extremamente importante usar cordoalhas, apesar da dificuldade de ser trabalhada.
    @Reinan o que mais me preocupa é o peso de uma cordoalha. Não sei se você encontra cordoalha de bitola menor que 3/16". Esta é bem pesada. Se levarmos em conta numa torre triangular 3 cabos por nível em 4 níveis são 12 cabos. Um peso considerável.
    Outra coisa é que cordoalha 3/16 não se consegue dobrar para usar clip. O indicado é usar alça pré-formada. Uma vez usando, até é mais fácil para aplicar na ponta do cabo e não escorrega de jeito nenhum, e rápido para colocar.
    A primeira vez que vi um cabo preso com alça pré-formada eu imaginava que precisava usar alguma máquina para deixar tão bem ajustada. Mas depois que vi num vídeo a colocação só com as mãos achei muito mais fácil. A dificuldade deve ficar por conta do peso. Não afirmo nada, só comento pelo que eu imagino, pois nunca usamos cordoalha. Se for diferente, me corrija.

    Já o clip são dois parafusos por clip e 3 clips por fixação. Uma trabalheira grande para fixar o cabo de aço. E tem cabo de aço com alma de fibra e com alma de aço. O cabo de classificação AF tem a tendência de espichar com o tempo.
    Então imagino que os dois sistemas tem seus prós e contra.