+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    Pessoal, quais são os melhores canais para configurar roteadores dentro de um prédio de 4 andares todos tem que usar o mesmo canais.

    Como os roteadores que estou usando é Dual band AC da Tplink não tem um analizador de canais então estou usando do smartphone Wifi Analizer androide.


    Configurei todos os 4 roteadores no canal 11 quando faço analiser com o wifi analizer diz que os melhores canais são 1, 2 e 3 o canal 11 qual eu uso fica cinza.

    Depois que mudo para o canal 3 o wifi analizer diz que os melhores canais 8 até 14, ou seja antes era 3 agora o 11 esta dentre os melhores. que coisa.

    pergunto para usar em empresa tem algum canal melhor para usar?

    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    Quando vc está usando o canal, o wifi analizer vai dizer q esse canal não é bom porque está em uso.

  3. #3

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    Citação Postado originalmente por ijuliano Ver Post
    Quando vc está usando o canal, o wifi analizer vai dizer q esse canal não é bom porque está em uso.
    Ou seja, não é confiável...
    @ccbsumare, o melhor canal no ceu cenário vai ter que ser determinado pelo uso.
    Veja a situação: 4 andares onde a rede deve funcionar.... Se ela for a única no prédio tudo fica mais fácil. Mas se já houver outras redes, o melhor canal pode ser um no primeiro andar e pode ser outro no 4º andar. Não tem como rotular um canal como sendo melhor do que outro.
    Todos são bons e todos são ruins.... cada caso será um caso.

    Tem um vídeo da Computech no Youtube que nos mostra que o mais importante não é a ocupação do canal em si, mas sim o nível de sinal que cada cliente consegue. Assim se todos tem nível alto, o SNR será alto também. Este é o índice a ser buscado.

    O raciocínio é simples. Se você não pode eliminar o ruido, o negócio é aumentar o sinal para elevar a distância entre o ruido e o sinal.... desta forma o ruido ficando sem muita importância. Mas aumentar o sinal somente com aumento de potencia também não é bom negócio. A solução pode ser aumentar o número de APs para que ninguém fique muito longe dos roteadores.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    Escolher um canal adequado é mais difícil do que programar um roteador, comigo tanto faz o canal 1, 2 e até 0 11 ou 14(essas faixas alguns dispositivos não alcança. Mas acho que o que mais nos atrapalham é quando tem muitos APs ocultos e muitos deles usam de má fé.

  5. #5

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    porque todos tem que ficar no mesmo canal??
    faz assim o
    no primeiro andar coloque o canal 1,
    no 2 andar coloque canal 6,
    no 3 coloque canal 11,
    e no 4 coloque o canal 1 novamente.
    não use o 14 pois alguns dispositivos não conseguem encontra-lo
    se sua internet e menor que 5 megas use no modo g ou n, mas em 20mhz,
    se tiver a opçao disponivel baixe o data rate para um valor menor, voce ira aumentar a cobertura, por exemplo se usar o modo n use um valor 6, 13 ou 19. isso claro se sua internet tiver nenos de 8 mega

  6. #6

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    ok pessoal, aqui todos os roteadores são da mesma marca e modelo TPlink Archer C2 - 750 Mbps (Dual Band).
    Porque uso mesmo canal não sei se isso interfere para que todos fiquem conectado mesmo que um usuário estiver no primeiro anda e digamos que vá para o segundo ou quarto andar a conexão não caia.

    Nos roteadores uso o mesmo SSID e senha.

    Será que alternando os canais não irei ter problemas?

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    ok pessoal, aqui todos os roteadores são da mesma marca e modelo TPlink Archer C2 - 750 Mbps (Dual Band).
    Porque uso mesmo canal não sei se isso interfere para que todos fiquem conectado mesmo que um usuário estiver no primeiro anda e digamos que vá para o segundo ou quarto andar a conexão não caia.

    Nos roteadores uso o mesmo SSID e senha.

    Será que alternando os canais não irei ter problemas?

    Abraço
    Mudar de um AP para outro sem cair é muito complicado em wi-fi pois o protocolo não tem o roaming. Mas quando estão todos no mesmo canal a mudança de AP será muito rápida e na maioria das vezes vai ficar desapercebida.
    Neste caso todos APs devem estar em AP+WDS, mesmo canal, mesmo SSID e se houver criptografia, a mesma chave.
    Esta mudança de um para outro vai depender também da marca do AP. Estes TP-link citados não sei, mas quando é RB Mikrotik muda num piscar de olhos, principalmente quando configura a rede em mesh no mikrotik.
    O que acontece com outras marcas é que muitas vezes não tem recurso no firmware para expulsar o usuário com sinal baixo para obrigar ele a se conectar no outro AP mais forte.
    No mikrotik isso é fácil de fazer. Por exemplo no access list configura para derrubar a conexão quando o sinal ficar mais fraco que -70 por exemplo. Se não fizer isto ele também vai custar a mudar de AP pois mesmo que se apresente um sinal mais forte a conexão vai tentar se manter no sinal mais fraco.

  8. #8

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    Caro 1029 hoje na estrutura uso essa forma que vc explanou.

    Pelo que andei verificando funciona bem, nos roteadores eu habilitei para usar Dual Band, desta forma os dispositivos que não funciona com 5Ghz funciona com 2.4 Ghz.

    apesar que da um pouco de trabalho configurar todos os roteadores, para facilitar eu fiz uma separação com os MAC´s os dispositivos que aceita 5Ghz este só acessar essa banda os demais fica na Banda 2.4

    Por enquanto não tive problema.

    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    Quantos APs você colocou? Só um por andar deu para cobrir bem? Tem que monitorar para ver se algum ponto fica com sinal pior e daí pode atrapalhar os outros usuários.

    São muitos usuários a serem atendidos?

  10. #10

    Padrão Re: quais são os melhores canais para configurar um roteador?

    eu fiz um teste subindo as escadas e não caiu o link chegava ficar bem fraco de um andar para o outro mais quando chegava no local onde fica os Roteadores o sinal volta ficar forte.

    são um total de 15 usuários que usa notebook.