+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    Pessoal eu tenho dois Switchs dentro do mesmo Rack, procurei informações como conecta-los e fiz o link aggregation nas portas 25 e 26 os dois switchs são de 28 portas gigabites.

    E até o momento estão funcionando muito bem.


    Mas agora estou pensando em criar algumas VLANS e vejo muito falar que tem que usar o Trunk e fiquei na dúvida se preciso usar portas trunk entre os dois mesmo já tenho o link aggregation.

    quem pode tirar esta dúvida?

    abraço

  2. #2

    Padrão Re: Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    Neste caso o mais recomendado seria link aggregation mesmo. (dependendo do seu caso, pode ser melhor um só switch com mais portas, assim não haverá um gargalo nesse tronco) Respondendo a sua pergunta, sim, será preciso definir a porta "virtual" criada (e não cada uma das 2 portas físicas) como modo trunk, assim dados de todas as VLANs serão encaminhados por elas. O link aggregation serve apenas para "balancear" o tráfego e ter uma redundância.
    Última edição por FMVC10; 13-08-2015 às 11:10.

  3. #3

    Padrão Re: Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    Obrigado my friend

    Deixa aproveitar e tirar mais algumas dúvidas, Estou pensando criar VLANS para criar sub-redes Wireless porem todos os 4 Roteadores Wireless estão conectado nas portas do Switch B sendo nas portas 8, 12, 19 e 22.
    No entanto estes dois Switchs estão no mesmo Hack.

    Neste caso é obrigatório criar as mesmas VLANS no Switch A ?


    Se realmente é obrigatório criar as vlans nos dois Switchs como ficaria configurando as portas de ambos?

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    Se as VLANs vão ser utilizadas somente no switch B então só é preciso criar nele.
    Agora se o seu roteador de borda ou servidores estão no switch A, vai ser preciso criar nele também para que as redes wireless tenham acesso a internet.


    Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    Obrigado my friend

    Deixa aproveitar e tirar mais algumas dúvidas, Estou pensando criar VLANS para criar sub-redes Wireless porem todos os 4 Roteadores Wireless estão conectado nas portas do Switch B sendo nas portas 8, 12, 19 e 22.
    No entanto estes dois Switchs estão no mesmo Hack.

    Neste caso é obrigatório criar as mesmas VLANS no Switch A ?


    Se realmente é obrigatório criar as vlans nos dois Switchs como ficaria configurando as portas de ambos?

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    sim todos os servidores e gateway estão no Switch A.

    O que estou bem confuso é como ficaria as portas no Switch A já que os roteadores fisicamente estão conectado no Switch B.

    Estou tentando ler 2 ebooks ref, a switch e vlans do site http://www.comutadores.com.br/ pra entender melhor mais tá osso kkkk

  6. #6

    Padrão Re: Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    Nao precisa criar VLAN no switch!!!Ele é transparente para as VLANS. Voce cria as VLANS no Gateway e nos APs da rede wireless.

  7. #7

    Padrão Re: Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    Caro emilidani explica melhor my friend.

    Eu tenho como gateway RB 750GL Mikrokit e como iria criar estas VLANS ou nos Roteadores Wireless?

    Agora fiquei com mais dúvidas..

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Para conectar dois switchs qual seria a melhor opção?

    Configure as portas onde os roteadores wireless estão conectados em modo de acesso/untagged e defina em cada uma o ID da VLAN, pode até ser a mesma ID em todas portas, se quiser uma rede única para todos roteadores.

    Não sei se é padrão dos switches ou varia por marca, mas pode ser necessário liberar a passagem dos IDs que você criou pela porta trunk. Ao menos nos Cisco eu sei que há uma lista ou faixa de IDs que podem passar.

    A porta do switch onde a RB está conectada também precisa estar em modo trunk e permitindo os IDs das VLANs passarem.