Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Boa tarde,
    Olha cheguei ao ponto de precisar trafegar mais de 100Mega entre meus enlaces, e com isso a necessidade de interligar meus ptps com suporte a /1000. Em um pop em especial que preciso fazer isso tenho em cima da torre uma 912uag e em baixo no rack uma rb450g interligando meus enlaces. Em bancada com um injetor Giga Mikrotik ligado a 912UAG e a RB450G trafega normalmente em /1000 só que hoje fui a campo por o injetor e para minha surpressa só modula em /100. Estou utilizando um cabo 100% cobre porém normal, pelo que li deveria funcionar pois a diferença que para /1000 usaria os 4 pares de fio, enquanto no /100 só usaria dois pares.
    Descartei ser o cabo pois utilizo o mesmo em meu cpd até com uma metragem maior do que tem nessa torre e está rodando normal em /1000. Pensei em alimentar a RB912 através do plug p2 dela e deixar o utp só para dados, será que funciona?
    Tenho a opção de interligar com conversores de midia Giga porém nesse caso o que mata é ter de levar tensão para o alto da torre, isso que eu não queria fazer. Até mesmo porque, o que tenho nessa torre é tudo DC (Corrente continua) Isso seria a ultima coisa que eu gostaria de fazer.

    Agora que vem a parte ruim da história, colado a esse pop onde não rodou em Giga, tenho uma torre de fm que já tirou meu sono INÚMERAS madrugadas, pois mesmo depois de fazer aterramento, cabo ftp e tudo mais os rádios ubnts e intelbras da vida volta e meia pulavam para /10. Ai consegui dormir um pouco melhor depois que troquei tudo para RB912uag.
    E agora em função dessa minha necessidade tenho de passar como disse para /1000, só não consegui ainda uma solução.

    OBS- Tava dando uma olhada em algo que poderia me ajudar nessa impritada e vi isso, Conversor Fibra-para-Cobre Mikrotik FTC alguém já uso para atender uma necessidade parecida com a minha?

    Galera se puderem dar uma help agradeço, tem um cara ai que tá meio sumido que se aparecesse seria ótimo (Professor Rubem) Cadê você, rsrsrsr Abraços a todos.

  2. #2

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    ja tive este tipo de problemas...temos POP em uma torre de fm...e como a frequencia de FM vai de 87,7 a 108,0 MHz e o cabo trabalha em media em 100Mhz fica bem complicado...o enlace frequentemente vai para 10Mbps tenta usar cabo CAT6 que tem frequencia mais alta uns 630Mhz

  3. #3

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por Felps Ver Post
    ja tive este tipo de problemas...temos POP em uma torre de fm...e como a frequencia de FM vai de 87,7 a 108,0 MHz e o cabo trabalha em media em 100Mhz fica bem complicado...o enlace frequentemente vai para 10Mbps tenta usar cabo CAT6 que tem frequencia mais alta uns 630Mhz
    O cabo não define a frequência, ele é um elemento passivo da rede. Existe a frequência ideal para o cabo, mas quem define são os equipamentos nas pontas dele.

    @teresopolis, mesmo sendo Gigabit, a frequência usada ainda é de 125MHz (http://www.hardwaresecrets.com/how-g...ernet-works/2/), por isso esse problema deve estar ocorrendo com você. É nada mais nada menos do que a maldita rádio FM interferindo.

    Eu nunca vi um equipamento que trabalha em Gigabit com 250MHz, talvez sejam apenas os mais caros (Cisco's e Juniper's da vida, por exemplo), necessitando de cabeamento CAT.6.
    Última edição por TsouzaR; 15-08-2015 às 23:51.

  4. #4

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    O cabo que vc esta usando é blndado , aterrado e de preferêcia cat 6
    ?

  5. #5

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    O cabo que vc esta usando é blndado , aterrado e de preferêcia cat 6
    ?
    É o cabo que uso é como disse 100% cobre porém comum, até usei cabo ftp mas na prática não sei por cargas D' foi pior.
    Agora, o amigo Tsouzar disse algo que eu desconhecia, para mim Gigabit funcionava em 200mhz. É justamente pensando além da necessidade de maior banda passar para /1000 para também sair da frequencia da torre de fm.

    BLZ, agora galera qual seria a solução nesse caso para passar isso para /1000? Pensei em usar a RB921 que tem porta sfp, o problema que pelo que sei ninguém no Brasil homologou ainda.

  6. #6

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    O cabo que vc esta usando é blndado , aterrado e de preferêcia cat 6
    ?
    Amigo por experiencia própria, sofro com isso a anos, já tentei de tudo que citou e mais alguma coisa, contra transmissor de fm não consegui nada que resolvesse até agora, nem sei mais o que fazer. Esperando uma ideia diferente que possa me dar uma luz.
    Obrigado pela ajuda.

  7. #7

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por Felps Ver Post
    ja tive este tipo de problemas...temos POP em uma torre de fm...e como a frequencia de FM vai de 87,7 a 108,0 MHz e o cabo trabalha em media em 100Mhz fica bem complicado...o enlace frequentemente vai para 10Mbps tenta usar cabo CAT6 que tem frequencia mais alta uns 630Mhz
    Mais você conseguiu sucesso utilizando algum cabo em especial? Pois já tentei inúmeros cabo inclusive ftp 100% cobre e não tive sucesso.
    Se conseguiu me passe que cabo utilizou por favor.

  8. #8

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Olha, não sei se é exagero, mas será que resolveria usar fibra? Creio que não gastaria, muito, comparado com a dor de cabeça.
    Já tentaram colocar dentro de tubo de meia pol. de ferro ou galvanizado ?

  9. #9

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    estou usando cabo ubiquti level 2 dentro de uma mangueira de metal revestida com borracha ! ta rodando a 7 messes sem ter problema... porem estou usando uma antena ALGcom que tem blindagem para o radio....

  10. #10

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Qual a altura da sua torre? Sobe o conversor giga e seja feliz. Quanto a alimentaçao, a maioria dos conversores ultilizam 5v, então o pulo do gato e vc trocar a fonte por uma de amperagem maior (dependendo da altura da torre uma de 2 amperes ja resolve.) deixa a fonte em baixo e leva os 5v pelo cabo de rede que vc usa hoje nesse equipamento.

  11. #11

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    So lembrando vc tem que adaptar a alimentaçao do radio também

  12. #12

    Padrão

    Aqui resolvemos o problema apenas usando cabo blindado, conector blindado e aterramento. Inclusive foi resolvido o problema de queima da porta lan. Tudo isso baseado num projeto de engenharia elétrica, aterramento de tudo.

    Sugestão: Compre o cabo blindado f-upt dupla capa da MPT Cabos e seu problema será resolvido. Utilize eletrocalhas de baixo até o topo da torre, além de uma proteção a mais facilita a organização.
    Última edição por WALLED; 16-08-2015 às 12:51.

  13. #13

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Já tivemos este problema o que resolveu foi fibra,faça como o amigo disse,suba alimentação DC no cabo de rede.
    Quanto maior a potencia do transmissor,mais complicado a solução então já parta para fibra.

  14. #14

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Verifica se o POE que Vc está usando é giga.

  15. #15

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Pode se usar tambem uma rb 921 ou 922 com um gbic nela pois ela tem entrada direta sem necessidade de conversor, em baixo pode se colocar um conversor com gbic ou outra rb com entrada gbic ai vc usaria o cabo rede dela so para alimenta-la ou como acesso de backup.

  16. #16

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por reirox Ver Post
    Olha, não sei se é exagero, mas será que resolveria usar fibra? Creio que não gastaria, muito, comparado com a dor de cabeça.
    Já tentaram colocar dentro de tubo de meia pol. de ferro ou galvanizado ?
    Bom dia, não estou preocupado em gastar e sim em resolver, porém mesmo assim tenho receio de usando conversores Giga ainda não resolver. Pois como as Lans das Routerbord são elétricas mesmo usando dois metros de cabo somente ainda sim sofrerá interferência. Dai como disse lá atrás, se tivesse homologado uma 921 da vida que já tem suporte a sfp ai ficaria fácil, colocaria uma dessas e uma rb em baixo com portas sfp também e resolveria.

    Olha pra ter uma ideia, dentro de tubo galvanizado, com aterramento inclusive medido com terrometro para verificar a resistência de aterramento. Olha como disse sofro pelo menos a três anos com essa ZICA.

  17. #17

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Pode se usar tambem uma rb 921 ou 922 com um gbic nela pois ela tem entrada direta sem necessidade de conversor, em baixo pode se colocar um conversor com gbic ou outra rb com entrada gbic ai vc usaria o cabo rede dela so para alimenta-la ou como acesso de backup.
    Com certeza, o problema que não tem homologadas ainda, pelo menos que eu saiba. Saberia me dizer se alguém homologou no Brasil?

  18. #18

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Todos os cabos que tem na torre são aterrados? Até os menores são blindados e aterrados? E as caixas herméticas são blindadas?

  19. #19

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por reirox Ver Post
    Todos os cabos que tem na torre são aterrados? Até os menores são blindados e aterrados? E as caixas herméticas são blindadas?
    SÃO! Amigo isso é mito, cada caso é um caso, foi o que o amigo acima falou. Tudo depende da potencia de trasnmissão da torre fm, lá para se ter uma ideia, tem dois de 5kw colados em meu rádios, ai frita tudo mesmo. Como disse só com essa brincadeira de compra cabo de lá de cá mais conectores blindados mais técnico ara fazer aterramento e medir com terrometro já gastei nessa brincadeira 5mil. E NADA DE RESOLVER. De cabo utp de cat 100 , 200 etc... É o que um amigo engenheiro me disse, trafegou pulso elétrico já era, vai sofre interferência mesmo.
    Quero partir para alguma coisa sfp de ponta a ponta, pois se usar conversores ainda sim terei de ter um ou dois metros de utp, ai já viu né, pode até na hora ser que funcione depois começa a modular em /100 ou até mesmo /10. Ai fffffdddd! Monte de cliente reclamando.

  20. #20

    Padrão Re: O Que utilizar para trafegar Gigabit Ethernet na torre?

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    So lembrando vc tem que adaptar a alimentaçao do radio também
    Alimentação? Uso poe Giga da mikrotik, só isso até onde sei.
    Aproveitando sua citação, pensei em ao invés de usar por Giga utilizar o plug p2 de alimentação da Rb e deixar o utp apenas para tráfego de dados, não sei se isso ajudaria.