+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Amigo Rubem, teria como bloquear o sinal elétrico e enviar só dados pelo cabo?
    Pra separar a parte de alimentação interna, da derivação de dados que vai pro chipset e amplificador, teria que modificar o circuito, num adaptador que abri a uns anos era bem visível a derivação na lateral por um bobina, bem simples alterar, mas... cada modelo de adaptador é diferente, aqui um TP-Link 200M que tem no ML a venda:
    https://www.insidegadgets.com/2014/1...ir-dated-2012/
    Nessa foto no canto inferior esquerdo está a fonte de uns 5V:
    https://www.insidegadgets.com/wp-con...0/IMG_3657.jpg
    Também dá pra ver a bobina no canto superior esquerdo, por ela que passam os dados, seria com ela que teria que mexer pra fazer essa "adaptação".

    O problema desse tipo de adaptação é que cada modelo muda esse circuito, talvez seria mais fácil nessas fontes adaptar um plug P4 externo pra plugar uma fonte 5V 2A externa, plug alimentando a SAÍDA da fonte chaveada, assim não precisaria mexer na parte quente do circuito, e poderia usar a fiação só com dados, assim como ADSL ou XDSL pode fazer (Pode desligar os 20Hz da linha telefônica e usar só dados, 100% funcional e estável)


    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    O propósito é não trafegar energia pelo cabo tipo adsl, outra ouvi dizer que se ligar um liquidificador ou furadeira na mesma rede acaba com a conexão.
    Nas primeiras gerações, tipo 14M (PLC) ou 85M (Já era oficialmente Homeplug), isso afetava bem mais, mas a partir dos 200M a filtragem é bem eficiente, filtra-se digamos 40dB a 2MHz, mas a 50KHz a filtragem está na casa dos 80dB, ou seja, precisa um p*ta spike vindo de motor próximo pra atrapalhar. Mas precisa algo que atrapalhe tv de led, monitor de pc, e etc, possibilidade de ruído existe, mas tem que ser ruído muito acima do que equiptos domesticos ou profissionais comuns (Furadeira comum, por exemplo) geram.

    Tem o problema que comentei de cabinho flexível, são 10 a 30 fios finos num cabinho comum que infelizmente usam em redes elétricas (Ao invés de usarem fio rígido), talvez eles atenuem alta frequência e não atenuem baixa frequência (Ruído de motores de escovas por perto), aí é mais problema de fiação porca do que dos equiptos homeplug, fiação indevida é tipo tentar usar cabo PP de 4 vias pra rede ethernet, em curta distancia até funciona mas é uma gambiarra ridícula, casa com fiação ridícula infelizmente tem muito no brasil.


    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Rubem obrigado pela explicação, agora você fala em até 128 clientes atendidos por um master, será que na prática isso funciona mesmo é estável? Achei muito legal essa ideia do idealizador do post, porém não consigo visualizar isso na prática. Será que tem alguém com isso em produção que pudesse nos mostrar e alimentar com informações além de suposições? Todos aqui agradeceriam...
    O numero de "pareamentos" que os adaptadores podem fazer varia de 20 a 128, acho que nenhum aceita mais de 128. Não sei sobre o desempenho, com 4 slaves no mesmo máster já usei e não tinha problema de desempenho, acima disso não tenho experiência, mas a capacidade desses chipsets é muito boa hoje, alto trafego tipo 20 pessoas consumindo 10Mbps cada duvido que suporte, mas 20 pessoas conectadas, com só meia duzia trafegando navegação comum, aí deve ser tranquilo.




    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Será que o PLC funciona quando o sentido do fluxo de energia é contrário ao de dados?
    Imagino que sim, senão teria apenas download (que não existe sem upload das requisições), ou apenas upload, mas acho que deve ter alguma degradação de performance nisso...

    Pergunto isso pois, se for possível fazer retroalimentação com energia em baixa tensão (no máximo uns 48VDC) vindo dos clientes pelo cabo FE, elimina-se a necessidade de ter algo como 110/220VAC ou 165VDC alimentando todos equipamentos de uma vez, e melhora um pouco as chances da concessionária aprovar um projeto assim.

    E é interessante por que dá para fazer uma rede 100% com cabos FE, tanto entre os postes (um PLC slave e outro máster na caixa) quanto para os clientes.

    Para quem trabalha na ilegalidade, (ou até não, pode ser que consiga autorização se fizer retroalimentação) ou atende cidades muito pequenas por cabo, deve sair muito barato fazer uma rede assim.
    Homeplug/PLC é mais parecido com ADSL, apesar da modulação ser OFDM tipo wifi.
    Com ADSL você não precisa sinal de linha (Tom AC de 20Hz que alimenta o telefone), se fala no telefone ou não, se tem tom de linha, se os 20Hz que alimentam o telefone não estão presentes, ADSL funciona igual.

    A "origem" da rede AC dos adaptadores tanto faz, pode estar no lado master ou no lado slave, pode ser AC ou DC, pelos CI's usados pra chaveamento, no link que passei acima, do InsideGadgets, tem link pro datasheet do CI LNK623DG, é um CI pra fonte chaveada que trabalha de 85 a 265VAC, e... toda fonte chaveada opera na verdade com DC (Pode ver na foto que tem uma ponte retificadora PJ1DC/s, no datasheet desse CI no circuito sugerido há 4 diodos fazendo essa retificação) então ele operará na verdade com 120 a 370V DC.

    A existencia ou não de tensão no cabo, ou a origem dela, não tem nada a ver com o sinal de 2 a 250MHz, que é a parte que nos interessa.
    Não sei de nenhum "filtro" eficiente que barrasse os 60Hz da rede mas que passasse o sinal em frequência mais alta, pra que cada cliente pudesse alimentar o seu adaptador homeplug, teria que fazer uma gambiarra feia pra isso porque homeplug não nasceu pro nosso uso.

  2. #22

    Padrão

    Olá, idéia bacana.. Já pensei nisso algumas vezes. E como já tem gente fazendo, então o negócio é bom, ou seja, funciona. Mas tenho uma pergunta/idéia e acho que o @rubem pode ajudar. E se ao invés de usarmos cabo FE (que achei a idéia bacana tb) utilizássemos cabos coaxiais, de 75 homs com 95% de malha, a vantagem que poderíamos ter emendas mais profissionais, outra idéia seria usar os cabos RGC 58 de 50 homs com 95% de malha. Esses cabos também podem trafegar energia. É uma ideia, mas resolvi colocar aqui para passar pelo crivo da galera.

  3. #23

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    muito interessante o tópico ta evoluindo.

  4. #24

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por WALLED Ver Post
    Olá, idéia bacana.. Já pensei nisso algumas vezes. E como já tem gente fazendo, então o negócio é bom, ou seja, funciona. Mas tenho uma pergunta/idéia e acho que o @rubem pode ajudar. E se ao invés de usarmos cabo FE (que achei a idéia bacana tb) utilizássemos cabos coaxiais, de 75 homs com 95% de malha, a vantagem que poderíamos ter emendas mais profissionais, outra idéia seria usar os cabos RGC 58 de 50 homs com 95% de malha. Esses cabos também podem trafegar energia. É uma ideia, mas resolvi colocar aqui para passar pelo crivo da galera.
    Acho que tem que pesar o PREÇO e a SEGURANÇA do cabo.

    Cabos coaxiais baratos são fáceis de rachar e levar choque (Talvez não você, mas mesmo condomínio fechado tem mais uso pros postes, sempre tem eletricista subindo e pisando em fiação pra se apoiar, não é maldade, é que as OUTRAS fiações (Telefonia, por exemplo) suportam pisões por décadas sem problemas), o terminal central fica isolado da malha por um plastico mole e fino, só tem material bom em cabo mais caro (R$ 1,5 o metro).

    Acho que o FE-80 é o mais barato mesmo, mesmo em quantidade meio pequena está uns R$ 0,30 por metro, enquanto um coaxial nessa faixa de preço é de malha ruim (Aço, não aceita solda), capa ruim (Racha no sol) e isolamento do condutor interno ainda pior, um bom coaxial deve ir pra casa dos R$ 0,7 ou 0,8 por metro.
    (Numa instalação de 1000m de cabo isso significa R$ 400 ou 500 de diferença)

    O tipo de dado que trafega em cabos coaxiais não é mais sensível, é que onde vai ter cabo coaxial o projetista/fabricante simplesmente não coloca filtragens (Pra reduzir custo, e se vai ter cabo coaxial então não terá ruído demais), no caso dos equiptos homeplug já tem esses filtros, a coisa já é feita pra não PRECISAR algo bem isolador de RFI/EMI tipo cabos coaxiais, por isso você não terá nenhuma grande vantagem em usar ele.

    HPNA ficou "travada" em cabos coaxiais porque a intenção era vender internet + TV (Que usa os canais normais de TV, no brasil não teve tanto uso mas no mundo se usava VHF e UHF mesmo a cabo, do canal 2 pra cima, de 54MHz pra cima), HPNA ficou abaixo dos 54MHz (E bem longe pra baixo) por isso, o jeito de ter banda grande em frequência baixa era sinal mais alto, potencia maior, aí o equipto fica mais caro, mas HPNA poderia ter evoluído pra algo estupendo se ignorasse a TV, HPNA 3.1 está na casa dos 250Mbps (E sinceramente não sei se precisa mais que isso, acima disso a fibra já está interessante, porque onde tem tanta banda a disposição é onde tem muito cliente por Km², aí compensa o uso de fibra).

    O problema de HPNA é que só operadora de TV usa isso, não existe conversor desse tipo em toda esquina pra usuário domestico, por isso é caro. Wifi tem uso doméstico, Homeplug/PLC idem, os usuários domésticos comprando duzias por dia é que baixam o preço disso pra que fique interessante pros pequenos provedores usarem, mas são tecnologias feitas já esperando o ruído e problemas nas casas, colocar um cabo caro e blindado não necessariamente vai permitir mais qualidade.

    Talvez seria bom testar cabo FE-100 (1mm, enquanto o FE-80 tem 0,8mm), não sei se teria um pouco mais de banda, mas teria que ver como faz as emendas, fio torcido como emenda é a pior coisa pra RF, seria bom uma emenda "reta", algum encaixe tipo os conectores FE x FE, mesmo o modelo com gel que não sobre com agua não é tão caro: http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-unidades-_JM

    Não gosto da idéia de levar AC nesses cabos, mas colocando um trafo isolador, e um fusivel de baixo valor que queimar em caso de fuçador dar curto (Em cada remificação seria bom, mas precisaria um método de verificar isso sem preicsar subir em cada poste), o risco é mínimo.

    Problema sério e chato pra caramba:
    Pra ligar novos clientes sem risco de choque precisa desligar a rede.

    Se você acostumar a mexer nisso pode fazer tudo com a rede ligada, é tipo eletricista fazendo instalação eletrica com tudo ligado, o risco é relativo (Eu nunca levei choque trocando tomada ou interruptor, que dirá com coisa boba tipo trocar lampada), o problema é com funcionário, sempre tem alguém que vai fazer besteira (Talvez até morrer eletrocutado... já tive funcionário que quase cortou o dedo fora só pra descascar cabo de rede com estilete (Como se não tivesse alicate decapador), tem muito ninja no mundo).

    Nessa hora mais um ponto pro cabo FE:
    Você abre os 2, separa um pro lado (Como ele não é mole ele dobra e fica), decapa a ponta de um, depois a ponto do outro, encaixa os 2 num lado do conector FE x FE, e pronto.

    Se precisar uma derivação idem, você passa o estilete no meio e abre os 2, afasta uns 20cm, descasca um e emenda, isola, depois descasca o outro e emenda. Ou então corta no meio (Um por vez pra não criar curto pela lamina) e coloca um borne de emenda (Não conheço conector FE x FE tipo T), dá pra colocar um dum lado e 3 ou 4 do outro: http://oficinadecasa.com.br/wp-conte...onectores1.jpg

  5. #25

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Hummm, me chamou a atenção o fato de ser economicamente viavel. Mais que em conta que HPNA? Tem como postar os custos envolvidos?

  6. #26

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Nada tem a ver a energia eletrica com o trafego de dados. nao precissa energia eletrica para os dados trafegarem. E , se estiverem em um meio "dedicado" como ser fio telefonico, melhor ainda pois nao passa por nemhum equipamento da rede eletrica de distribuição (taransformadores, medidores, etcf) que são o maior gargalo dessa tecnologia.

  7. #27

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Ola bom dia, amigo esse projeto ja esta em funcionamento ? sei que posso esta falando besteiras.. amigos desculpe pela ignorancia mais ja fiz e isso e nao presta ja tive essa msm ideia fiz todos os teste em bancada realmente funciona com os 500 metros de FE tenho TL-PA4010 500M funciona que e uma maravilha ''na bancada'' por especificacao do aparelho ate 300 metros dentro do msm relogio da rede eletrica e como a enegia sai do msm lugar nao tem problema nenhum ate entao tudo certo..?!'' porem ai que vem a questao esses equipamentos sofrem algum tipo de interferencia que ainda nao sei qual e pq. quando estao na rua a conversa e outra ... passei 337metros de FE liguei cada em uma ponta e olha la PERFEITO consegui 25mega do outro lado tranquilo acho que da ate mais que isso.. mais ai comecaram os problemas os aparelho somem a noite e nao funciona nada nem sinal e nem nada coloquei um roteador para ping e saber se era energia ou algo do tipo e nadaa so funciona de dia a noite umas 22hs para de funcionar e so volta de manha kkk parece ate graca mais ja estou com raiva ai pensei em diminuir foi para 249 metros e o problema continua... ja troquei os aparelho achando que era defeito e continua.. ''RUBEN mestre dos mestre parabens !! me der uma luz ai rsrs..
    So mais uma coisa antes de colocar esses aparelhos na casa de algum cliente pense com muito cuidado pois todo cliente e uma bostaaa so faz o que nao e deve .. imagine que vc deixa um cliente com uma tomada e power na casa dele e avisa que ali passa corrente eletrica e nao pode ligar mais nada a nao ser o aparelho que e claro que vc vai avisar so que ninguem nao esta nem ai para as recomendacoes que damos ... ai o cara vai e liga a o computador, microndas, ferro de passa, o qualquer outro aparelho .. sabe que o FE nao suporta e vai pegar fogooo e o cliente vai dizer eu nao fiz nada kkk nem mexi kkk .. antes de fazer uma coisa dessa pense bem !! aqui uso os dois na caixa e uso um switch para distribuir mais enfim e isso ai.
    amigos descupe pelos erros nao sou muito bom na escrita como nosso amigo que deu uma explicacao completa. estou aqui acompanhando...

  8. #28

    Padrão

    Colega, varios ja postaram que o TRAFEGO DE DADOS É INDEPENDENTE DO DA ENERGIA ELETRICA!!!! Para os DADOS a energia eletrica NÃO EXISTE!!!

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Será que o PLC funciona quando o sentido do fluxo de energia é contrário ao de dados?
    Imagino que sim, senão teria apenas download (que não existe sem upload das requisições), ou apenas upload, mas acho que deve ter alguma degradação de performance nisso...




    Pergunto isso pois, se for possível fazer retroalimentação com energia em baixa tensão (no máximo uns 48VDC) vindo dos clientes pelo cabo FE, elimina-se a necessidade de ter algo como 110/220VAC ou 165VDC alimentando todos equipamentos de uma vez, e melhora um pouco as chances da concessionária aprovar um projeto assim.

    E é interessante por que dá para fazer uma rede 100% com cabos FE, tanto entre os postes (um PLC slave e outro master na caixa) quanto para os clientes.

    Para quem trabalha na ilegalidade, (ou até não, pode ser que consiga autorização se fizer retroalimentação) ou atende cidades muito pequenas por cabo, deve sair muito barato fazer uma rede assim.

  9. #29

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Eu também tenho sérias duvidas se isso vai até 500m mesmo, em galpão já coloquei e com 50m de fiação (Cabinho flexível numas partes, emendas, enfim, instalação comum de pedreiro-eletricista) mal tinha 30Mbps no AVP500 (Que em bancada ou de uma sala pra outra com uns 5 ou 6m de fio, chegou perto dos 200Mbps). Com os AV200 antigos já tinha usado em escritório e também mal chegava a 50Mbps nos melhores lugares.

    (E os antigos de 65/85M eu tentei usar em casa mas pfff... nem 20Mbps no comodo do lado, sempre atribui parte disso a fiação ruim com cabo flexível, ou fino, porque onde coloquei e só tinha fio rígido e boas emendas tinha velocidade alta lá longe)

    Só posso dizer que cabo FE seria a melhor opção, pelo baixo custo e por ser seguro (Não racha fácil, tem que fuçar muuuuuito pra conseguir levar um choque), e por ser rígido deve ter menos atenuação, o fato de ser só 0,8 ou 1mm não é problema já que a corrente circulando seria baixa (Poucos aparelhos consumindo 4 ou 5W cada).

    Mas se teve problema só a noite, e sempre, dá pra pensar em indução de fiação proxima, talvez um pouco de ruído por conta de fluorescentes, somado com indução de uma rede AC logo acima.

    Em caso de wifi atravessando rede AC, perpendicularmente, o quanto wifi fica ruim depende do consumo, pude notar isso em rede indo pra armazem de grãos, quando o armazem liga elevadores dos secadores, e ventiladores, o consumo na rede vai pra casa dos 40 ou 50KVA, aí o noise no wifi sobe pra -90, o sinal cai de -60 pra -80dBm, e o ping vira um lixo, e falo de antenas a quilometro do armazem! Só a diferença de consumo passando na fiação, mas por ela estar na linha de visada, muda totalmente a qualidade do sinal passando.

    Se você quiser "captar" um sinal de um fio, sem emendar nada nele, você enrolado outro fio ao redor e faz uma bobina, ou você coloca outro fio ao longo dele, atuando como antena, algo assim:
    https://upload.wikimedia.org/wikiped..._Meter.svg.png
    O fio TX não está ligado ao circuito, o sinal só PASSA pelo meio, mas induz alguma coisa nas trilhas paralelas. Sinal fraquissimo tipo alguns volts são detectados facilmente assim.

    No caso dos postes, a indução é tal que a fiação telefonica precisa ficar uns 80cm longe da rede elétrica, senão ao longo de 1Km induz muita coisa e o sinal ADSL fica um lixo.
    Se for rede elétrica de uns 1,2KV ou mais (Postes podem ter mais de uma rede, ele pode ter uma rede 127-neutro-127V, e logo acima uma rede de 1,2KV ou mais que vai se usada só mais adiante num transformador) a distancia precisa ser maior, por isso essa fiação geralmente fica na parte mais alta do poste, ela tem potencial pra induzir mais ruído na linha ADSL (Aqui no setor industrial tem esse problema, mesmo com só 3Km de fiação ADSL não funciona, porque fica a apenas uns 2m de rede 7,2KV).

    Aqui um exemplo:
    http://www.solucoesindustriais.com.b...eletrica-4.jpg
    Esse transformador "pega" energia da fiação de cima, que deve ser de 1,2KV, talvez de 7,2KV, e transforma pra 127/220V alimentando a fiação de baixo. Nesse caso a rede de cima continua, mas poderia ser um transformador no fim da rede, onde a rede de alta tensão termina nele, tipo:
    http://www.naturezabrasileira.com.br....aspx?id=10091

    Quanto maior a tensão, mais distante ela vai gerar ruído, teria que ver então que tensão tem nos postes onde usar isso, e a distancia da fiação até a rede elétrica próxima, não sei qual seria a distancia mínima mas acho que seria uns 50cm ou mais (Uma rede telefonica pode estar a 40cm do fio de baixo, mas e se ele for um neutro? Vai ficar a 60 ou 70cm da fase mais proxima).

    Fora que também teria que ver o tipo de fiação acima (3 fios um acima do outro, ou 3 enrolados), se passa perto de transformador, de inversor de fluorescente, detalhes bobos assim.

    (E também ver se não tem cabo coaxil de TV a cabo, eles tem sinal em frequencia alta, alguns MHz, que batem em cheio na faixa que PLC/homeplug usa, fora radios FM ou transmissores de TV por perto (Condomínio ou prédio pode ter aqueles sistemas fechados de TV, que é basicamente uma antena com LNB de multiplas saídas, varios receptores sendo um por canal, o sinal é amplificado (Um amplificador por canal), aí junta tudo e manda por um cabo coaxial, graças ao amplificador pode meter 500m de cabo coaxial barato que terá imagem "limpa", já instalei isso a muitos anos mas não sei se ainda se usa hoje, era coisa do tempo das parabólicas banda C), cabo coaxil com sinal de TV nuns casos detona com rede ethernet se passar junto (Não sempre, não sei bem em que condições acontece mas já ví varias vezes, CPE e cabo de tv juntos darem problema))

    Enfim, se é pra Homeplug funcionar, eu diria que o melhor candidato pra isso é cabo FE, ao menos com esses adaptadores baratos de R$ 150 o par.

    Na prática eu suspeito que o alcance vai pra casa dos 200m, dependendo do prédio ou condomínio isso pode ser suficiente.
    Pra cabear uma cidade/bairro a coisa complica porque precisa 2 aparelhos pra fazer uma "repetição", enquanto com ethernet só 1 switch resolve, é uma pena não ter um modo "repetição" nesses aparelhos.

  10. #30

    Padrão

    Este é objetivo do forum. Trocar ideias que podem parecer bizarras de início mas a prova está aí. Não é suposição. Tem gente usando com bons resultados.

    O autor do tópico esta usando DC 165V o que já é algo bem mais inovador em PLC... e se pensarmos na possibilidade de um projeto ser barrado por causa de energia no cabo, fica a questão da telefonia. As companhias utilizam também DC e até hoje ninguém foi barrado por isso.
    Mas parece que eles utilizam 50V DC....
    Daí a pergunta: daria para alimentar com 50V DC os PLC? A pergunta tem por objetivo equiparar projetos já existentes (telefonia) com nossos projetos e já sair de cara evitando conflito com a concessionária.

  11. #31

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    em funcionamento.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         POWER LINE.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	55,5 KB
ID:      	60654

  12. #32

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este é objetivo do forum. Trocar ideias que podem parecer bizarras de início mas a prova está aí. Não é suposição. Tem gente usando com bons resultados.

    O autor do tópico esta usando DC 165V o que já é algo bem mais inovador em PLC... e se pensarmos na possibilidade de um projeto ser barrado por causa de energia no cabo, fica a questão da telefonia. As companhias utilizam também DC e até hoje ninguém foi barrado por isso.
    Mas parece que eles utilizam 50V DC....
    Daí a pergunta: daria para alimentar com 50V DC os PLC? A pergunta tem por objetivo equiparar projetos já existentes (telefonia) com nossos projetos e já sair de cara evitando conflito com a concessionária.
    O problema desses conversores homeplug é que eles tem uma fonte chaveada comum, com CI's de chaveamento pra 120-370VDC (85-265V AC).

    Dá pra modificar a vontade colocando conversor dc-dc de 40-56V (Tensão de 4 baterias 12V) pra 5V (Ou pra 3,3V, já que me parece que uns adaptadores homeplug usam alimentação de 3,3V no chipset e cia), isso seria bem barato, mas dá trabalho.

    Do jeito que eles vem de fábrica não devem nem operar com 100VDC, nenhuma fonte chaveada faz isso, seria funcionar com 70VAC, e a maioria fica instável lá pelos 90V, que dirá abaixo disso (O CI começa a mandar pulso largo demais, aquece até queimar ou simplesmente gera ripple demais e vira pura oscilação no funcionamento)

    Um cabo FE-80 equivale mais ou menos a um cabo 20AWG, e 2 pares 24AWG dum cabo de rede equivalem a um cabo 21AWG, é uma diferença de apenas 0,08mm entre POE comum e um cabo FE-80, a queda de tensão SE tiver consumo tipo 5W em 300m será de cerca de 1V, se tiver 5 equiptos nesse consumo a queda multiplica por 5, vai pra 5V, ainda não é problema, ethernet tem mais problemas porque precisa switch a cada cerca de 100m, homeplug tem essa vantagem de maior alcance. Ou seja, modificando os aparelhos pra usar conversor dc-dc ao invez de fonte chaveada, poderia usar rede 48VDC com facilidade muito maior que rede ethernet.

    A fonte nesses adaptadores é bem separada do resto, é só abrir que dá pra ver bem os componentes típicos, a retificação, o chaveamento, o trafo, o optoacoplador que trás o feedback de 5V pro CI de chaveamento, pra modificar isso pode desprezar essa parte e localizar a saída de 3,3 ou de 5V, e injetar alí a energia a partir de outra fonte.

    Mas se for modificar, acho mais fácil colocar a rede de dados sem tensão, e colocar fonte externa de 5V, pro cliente colocar na tomada, e desligar quando quiser. Acho que é a modificação mais fácil, é mais fácil que colocar conversor dc-dc dentro pra alimentar os adaptadores a partir do provedor (Não vejo tanta utilidade, só pra uma eventual repetição).

  13. #33

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Já imagino empresas lançando soluções de rede PLC/Homeplug outdoor, específicas para provedores, para agregar à lista de gambiarras adaptações brasileiras (rede com cabo de rede + switch, PACPON...)

  14. #34

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas se for modificar, acho mais fácil colocar a rede de dados sem tensão, e colocar fonte externa de 5V, pro cliente colocar na tomada, e desligar quando quiser. Acho que é a modificação mais fácil, é mais fácil que colocar conversor dc-dc dentro pra alimentar os adaptadores a partir do provedor (Não vejo tanta utilidade, só pra uma eventual repetição).
    Este detalhe eu fiquei meio atrapalhado... Você quer dizer que em cada cliente um pcl e uma fonte de 5VDC?

    Mas como iria ficar sem tensão na rede, se lá no servidor precisa alimentar também o pcl com DC? Ou este seria alimentado pelos clientes?

  15. #35

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    @rubem

    Lembra que comentei essa suposta solução em um outro tópico? penso agora que pode ser uma solução pro futuro quando lançarem plc's cada vez melhores com data rates perto de mais de 1Gigabite

  16. #36

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Digamos que você pegue um adaptador homeplug compacto, tipo esse:
    https://forum.openrov.com/t/teardown...ug-adapter/305

    Aqui você vê a fonte na esquerda, e a placa de sinal na direita:
    https://forum.openrov.com/uploads/op...42269d9375.jpg

    Alimenta ele direto com 3,3V nesse caso (Os TPLink AVP são 5V), e pode usar os 2 pinos de dados separado, veja no final do link outras imagens. Peguei deles essa aqui onde dá pra ver nitidamente o pino de dados depois da bobina, e os 3 pinos de alimentação (Esse parece que funciona só com 3,3V, outros podem pedir +5, GND e -5V, ou +3,3 GND e +5V por isso 3 pinos):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         homeplug.jpg
Visualizações:	383
Tamanho: 	327,9 KB
ID:      	60681


    Só esse adaptador tem fonte separavel assim, nos outros tem que ver bem as trilhas, aqui em cima dá pra ver a bobina, esse modelo ainda tem um optoacoplador pra RX (O TX vai direto na rede AC), isso era antes dos 85Mbps, hoje todos tem esses optoacopladores no chipset e só tem essa bobina pra dados, teria que fazer isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         homeplug3.jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	124,3 KB
ID:      	60682

    (Esses anexos estão abrindo? Pra mim a maioria dos outros não abre, em qualquer navegador, logado ou não)

    Não precisa cortar fora a parte da fonte, é só desprezar ela, desligar ou não. Não deve caber qualquer jack P4 de painel pra alimentar com fonte externa em todos os adaptadores, cada caso é um caso, não tenho nenhum aqui agora pra propor uma montagem mas isso é detalhe irrelevante, querendo é só fazer, não precisa "projeto" pra isso (Põe jack em rabicho externo, dalta de espaço não é problema), só tem que ter noção do tempo que leva por unidade pra fazer isso (E da perda de garantia).
    Última edição por rubem; 18-08-2015 às 09:10.

  17. #37

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Alias, detalhe nesse comentário aqui:
    https://forum.openrov.com/t/teardown...dapter/305/100
    O PA411 usa 12V, excelente porque fonte 12V 1A custa pouco mais de R$ 10, perfeito pra adaptar.

    (Na imagem a tomada vai direto de um adaptador até o outro, não tem AC, ele está alimentando os 2 adaptadores pelo plug P4 dum fonte ATX, plug que tem 12V)

    Ó o jeito ultra-simples que ele deu pra saber saída da fonte: Tirou o último capacitor de filtragem, ele tem a tensão de saída, dele a alimentação vai direto pra parte de dados:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hp.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	310,4 KB
ID:      	60660

  18. #38

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Caros colegas, sobre esse equipamento, alguem saberia responder se em um espaço de 500 metros, ja que cada par só vai até 300m, usa-se 2 pares para interligar uma rede de uma lado ao outro. (500m). A(0m)-----B(250m) + C(250m)----D(500m). Ligando o ponto B ao C, um aparelho no outro. Teremos um link entre A e D ?

  19. #39

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Parabéns, muito interessante. Como nosso amigo acima solicitou, poderia nos mostrar o layout da rede?

  20. #40

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Ola boa noite o que vcs acham disso aqui, ja que o amigo citou em powerlines melhores
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...werline-av-_JM