+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Gente diante de tanta euforia não pude deixar de postar minha experiência neste assunto. Há alguns anos atrás tive essa ideia, então criei um cenário estabilizado (ao menos na teoria), que atendia aos requisitos do fabricante: Uma rede isolada e estabilizada construída com cabo FE-80, livre de interferências, tipo furadeira, secador etc., e com emendas muito bem feitas. A ideia era colocar um PLC máster e ir colocando um em cada quadra dentro de uma caixinha hermética ligada a um switch de 8 portas para atender os clientes locais, não ultrapassando 300 metros de distância da base (sim porque se vocês fizerem os testes em bancada vai ver que se colocar uma bobina inteira de FE-80 de 500 metros funciona com rate reduzido mas funciona. Na pratica, esqueça fica instável e caindo, Se funcionasse o fabricante recomendaria 500 metros e não 300 como o indicado). Além disso coloquei também alguns PLC dentro das casas dos clientes (algo que não recomendo, pois até ventilador achei ligado as tomadas dos plcs, então se fizerem isso procurem uma forma de ligação mais segura.) No total cheguei a 17 plcs num cenário real. Problemas: Por algum motivo esses equipamentos perdem rendimento a noite, tipo dando timeout na rede ou desconecta e não conecta mais, ou simplesmente desaparece da rede, só voltando a funcionar normalmente no outro dia, mesmo dando reset elétrico na rede(fiz testes na rua em vários locais diferentes e com equipamentos diferentes, para descartar problemas com o meio físico, mas o problema era intermitente e persistia, como se fosse algum tipo de interferência comum nas ruas, sei lá talvez dos reatores não sei ao certo e nunca descobri, mas nos testes em bancada isso não aconteceu. Isso eu deixo pro amigo @rubem , aliás @rubem é bom ver vc aqui.). Outro problema gravíssimo, e este por si só, inviabiliza o projeto, é que os PLCS perdem o pareamento muito fácil, resultando em várias visitas a noite a clientes. Isso me deu muita dor de cabeça a ponto de desistir do projeto. Concluindo não existe formula mágica. A quantos anos eles existem? Por que não foram pra frente? Tenho um monte aqui guardado. Hoje eu uso eles quando tenho algum problema que a rede para em algum lugar daí eu faço uma bridge com eles até achar o problema e normalizar a rede. Espero ter ajudado, abraço a todos.

  2. #42

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por Leonardorodrigues Ver Post
    Caros colegas, sobre esse equipamento, alguem saberia responder se em um espaço de 500 metros, ja que cada par só vai até 300m, usa-se 2 pares para interligar uma rede de uma lado ao outro. (500m). A(0m)-----B(250m) + C(250m)----D(500m). Ligando o ponto B ao C, um aparelho no outro. Teremos um link entre A e D ?
    Essa é a parte chata de plc/homeplug, precisa mesmo colocar 2 aparelhos pra fazer o sinal seguir a diante.
    Numa rede ethernet você usa 1 switch de N portas, mas com plc precisa 2, interligados via ethernet, e esse tipo de cascateamento sempre perde desempenho.

    Infelizmente não tem nenhum previsão de um Homeplug longa distancia, até porque o padrão é HOMEplug aliance, não é ISPplug, convenhamos que uma casa (HOME) com mais de 300m de fiação é coisa rara, eu acho que eles vão ficar com essa limitação de distancia por muito tempo.

    Responsável pela padronização:
    www.HOMEplug.org

  3. #43

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Alias, por acaso alguém que já tenha um longo cabo de rede esticado em poste e cia poderia testar se consegue numeros assim usando PLC sobre cabo de rede:
    http://www.solwise.co.uk/learningcen...cles/homeplug/
    e
    http://www.solwise.co.uk/net-powerline-homeplug-tp.html

    Eles não passam dados se usar 2 + 2 pares com eletricidade, ou só 1 + 1 par, mas que seja usando todos os fios, se der 25Mbps em 500m tá muito bom.

    (Eu imagino que seja usando fase+neutro em cada par, algo tipo fase no laranja e neutro no laranja/branco, fase no azul, neutro no azul claro, a trançagem deve limitar o ruído externo. Colocar um par (laranja + laranja/branco) na fase, e outro no neutro, como POE faz, não deve ser diferente de cabo FE ou cabinho flexível)

  4. #44

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Digamos que você pegue um adaptador homeplug compacto, tipo esse:
    https://forum.openrov.com/t/teardown...ug-adapter/305

    Aqui você vê a fonte na esquerda, e a placa de sinal na direita:
    https://forum.openrov.com/uploads/op...42269d9375.jpg

    Alimenta ele direto com 3,3V nesse caso (Os TPLink AVP são 5V), e pode usar os 2 pinos de dados separado, veja no final do link outras imagens. Peguei deles essa aqui onde dá pra ver nitidamente o pino de dados depois da bobina, e os 3 pinos de alimentação (Esse parece que funciona só com 3,3V, outros podem pedir +5, GND e -5V, ou +3,3 GND e +5V por isso 3 pinos):
    Anexo 60681


    Só esse adaptador tem fonte separavel assim, nos outros tem que ver bem as trilhas, aqui em cima dá pra ver a bobina, esse modelo ainda tem um optoacoplador pra RX (O TX vai direto na rede AC), isso era antes dos 85Mbps, hoje todos tem esses optoacopladores no chipset e só tem essa bobina pra dados, teria que fazer isso:
    Anexo 60682

    (Esses anexos estão abrindo? Pra mim a maioria dos outros não abre, em qualquer navegador, logado ou não)

    Não precisa cortar fora a parte da fonte, é só desprezar ela, desligar ou não. Não deve caber qualquer jack P4 de painel pra alimentar com fonte externa em todos os adaptadores, cada caso é um caso, não tenho nenhum aqui agora pra propor uma montagem mas isso é detalhe irrelevante, querendo é só fazer, não precisa "projeto" pra isso (Põe jack em rabicho externo, dalta de espaço não é problema), só tem que ter noção do tempo que leva por unidade pra fazer isso (E da perda de garantia).
    Anexos funcionando agora, só pra ter idéia da simplicidade de alguns aparelhos pra adaptar alimentação externa.

  5. #45

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    esse tópico ta muito bom!
    Vamos adaptar a tecnologia a nossa necessidade.

  6. #46

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Comprei 2 pares, assim q recebe-los irei fazer este teste dos 500 ou 600 metros e postarei os resultado.

  7. #47

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    funciona ate 800 metros mas deixei com garantia de 500 metros tenho quase 150 clientes neste sistema,estou aprimorando cada vez mais

  8. #48

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Então conta, qual é a magica?
    vc tem fotos do sistema funcionando?

  9. #49

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por repairtronic Ver Post
    funciona ate 800 metros mas deixei com garantia de 500 metros tenho quase 150 clientes neste sistema,estou aprimorando cada vez mais
    A meu ver seu tópico é um dos mais importantes nos últimos tempos, apesar do PLC não ser algo novo.
    A novidade está pela forma de aplicação...

    Vai mantendo a comunidade informada e quem sabe não teremos aí uma nova maneira de tocar o barco com segurança.

  10. #50

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por MaxSolucao Ver Post
    Então conta, qual é a magica?
    vc tem fotos do sistema funcionando?
    É isso que pedi no inicio do post, achei muito interessante mas não consegui visualizar na prática que seja estável. Especialmente depois do relato do amigo que postou dizendo ter tido a mesma ideia mas do nada a noite parava de funcionar. Amigo criador do debate, não teria como mostrar esse sistema em funcionamento ou mesmo fotos disso implementado e em produção? Seria de grande valia a todos. Obrigado.

  11. #51

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    realmente ainda estou tentando descobrir que p.... que acontece a noite que para de funcionar kkk comprei outro modelo de plc farei o teste e aviso aqui .. atualmente estou usando o TL-PA4010 da tp-link a taxa e boa do outro lado 25mb porem nao adianta se para de funcionar a noite que e na hora que mais e ultilizado..

  12. #52

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por adrianoal00 Ver Post
    realmente ainda estou tentando descobrir que p.... que acontece a noite que para de funcionar kkk comprei outro modelo de plc farei o teste e aviso aqui .. atualmente estou usando o TL-PA4010 da tp-link a taxa e boa do outro lado 25mb porem nao adianta se para de funcionar a noite que e na hora que mais e ultilizado..
    Adriano, como está sendo feita a alimentação, com CA ou DC?

  13. #53

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Adriano, como está sendo feita a alimentação, com CA ou DC?
    Ola 1929 ja usei das duas formas no 110ac e 220dc, atualmente esta em 110ac e o problema continuaaa comprei outro modelo farei o teste assim que chegar ..

  14. #54

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    estranho só a noite da este problema quantos metros esta do cliente qual a quantidade de power line conectado simultâneo no mesmo servidor qual tensão esta chegando na rede deste cliente???

  15. #55

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Bom dia, estou acompanhando seu post e gostaria de saber como está sua rede com plc, se está castateando adaptadores plc nos clientes ou usando com switch em caixa hermetica, até quantos adaptadores slave está usando com um Master e quantos metros segura até precisar colocar outro Master, está usando fonte vdc ou direto no AC, tem algum problema com descargas eletricas como raios (tempo chuvoso) ou quebra do cabo FE (se danifica os adaptadores PLC), o ping nos clientes fica em media quanto? e finalizando as perguntas por enquanto hehehe, quais planos está conseguindo atender seus cliente?

  16. #56

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    durante o dia todo funciona normal!!! pelo fabricante ate 300 metros .. fiz testes dom dois rolos de FE na bancada e funciona blz mais nao arisquei colocar essa metragem toda ate msm que nao precisava tinha 337metros do master ate o slave com esse problema diminuir o cabo para 249 metros e ainda continua parando so a noite...e a nergia esta chegando normal pq alimento outros switch's uns 3

  17. #57

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Agora que falou que alimenta mais equiptos na mesma rede, veja se consegue outras fontes pra esses equiptos (Ou testa sem eles se puder), pelo seguinte:

    Fonte chaveada gera muito ruído, gera muito EMI e RFI, eles não jogam de volta pra rede elétrica tanto ruído mas... volta um pouco.
    O adaptador homeplug tem na fonte chaveada interna um monte de filtragens, pra evitar ruído do chaveamento na parte de dados. Ela protege ela mesma e outros equiptos homeplug.

    Mas fonte de switch ou roteador RARAMENTE é boa, é fonte comum que a rede eletrica vai direto pro fusivel e diodos retificadores, enquanto em fonte boa tem um filtro LC antes, nas boas MESMO é um filtro nas 2 vias, fora uma capa metalica ao redor pra impedir que EMI e RFI vazem (E elas podem vazar até pros cabos passando do lado), em fonte de notebook geralmente se vê uma carcaça metalica ao redor, enquanto em fonte comum não tem.

    Tem fonte 12V 1A da Kairos ou MCM por R$ 12 ou 15, e tem fonte Delta 12V 1A por R$ 35, imagina a quantidade de componentes a mais (De filtragem e blindagem) que a fonte cara tem!

    (O adaptador homeplug/plc tem um filtro pra faixa dos 40-100KHz onde as fontes chaveadas operam, mas... ele é de uns 40 a 60dB de atenuação, se o ruído for muito alto uma parte vai passar igual, se juntar com o ruído de inversores de fluorescentes ligados a noite você chega num cenário onde cada fator é 5% responsável pelo problema, mas tem 20 fatores contribuindo (Ruído de fonte vizinha, de rede de alta tensão vizinha, de fluorescente perto do cabo, de alarme de cerca elétrica, etc))

  18. #58

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Eu tenho esse mesmo problema e nunca consegui descobrir o que eh mas tem haver com interferencia eletromagnetica. Se vc esticar um fe no meio do mato na chuva não da problema, mas se colocar em postes para e so volta no outro dia.

  19. #59

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Alguém deve saber o porque de parar somente a noite. Alguém tem usado e que não tenha tido problemas a noite ?

  20. #60

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Agora que falou que alimenta mais equiptos na mesma rede, veja se consegue outras fontes pra esses equiptos (Ou testa sem eles se puder), pelo seguinte:

    Fonte chaveada gera muito ruído, gera muito EMI e RFI, eles não jogam de volta pra rede elétrica tanto ruído mas... volta um pouco.
    O adaptador homeplug tem na fonte chaveada interna um monte de filtragens, pra evitar ruído do chaveamento na parte de dados. Ela protege ela mesma e outros equiptos homeplug.

    Mas fonte de switch ou roteador RARAMENTE é boa, é fonte comum que a rede eletrica vai direto pro fusivel e diodos retificadores, enquanto em fonte boa tem um filtro LC antes, nas boas MESMO é um filtro nas 2 vias, fora uma capa metalica ao redor pra impedir que EMI e RFI vazem (E elas podem vazar até pros cabos passando do lado), em fonte de notebook geralmente se vê uma carcaça metalica ao redor, enquanto em fonte comum não tem.

    Tem fonte 12V 1A da Kairos ou MCM por R$ 12 ou 15, e tem fonte Delta 12V 1A por R$ 35, imagina a quantidade de componentes a mais (De filtragem e blindagem) que a fonte cara tem!

    (O adaptador homeplug/plc tem um filtro pra faixa dos 40-100KHz onde as fontes chaveadas operam, mas... ele é de uns 40 a 60dB de atenuação, se o ruído for muito alto uma parte vai passar igual, se juntar com o ruído de inversores de fluorescentes ligados a noite você chega num cenário onde cada fator é 5% responsável pelo problema, mas tem 20 fatores contribuindo (Ruído de fonte vizinha, de rede de alta tensão vizinha, de fluorescente perto do cabo, de alarme de cerca elétrica, etc))
    pode ser isso, mas acho que e culpa dos reatores das lampadas de vapor de sodio ou metalico, contruidos de forma grotesca, que geralmente usam na iluminaçao publica, que so desliga quando o sol nasce. ai volta a rede srsrsr