+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    pode ser isso, mas acho que e culpa dos reatores das lampadas de vapor de sodio ou metalico, contruidos de forma grotesca, que geralmente usam na iluminaçao publica, que so desliga quando o sol nasce. ai volta a rede srsrsr
    boa explicacao RUBEN porem nao acredito que seja as fontes, como nosso amigo citou acima e ate pq as fontes estao a 90 metros cada do PLC que no total sao so um par 1 master e 1 slave.. antes usava um outro modelo que funcionava normal e nao tinha problema algum so que queimou e entao comprei esses da TP-LINK TL-PA4010 e ja estou achando que sao eles que sao mais sensiveis e por algum motivo ''que tbm ja estou quase achando que sao os reles das lampadas que estao interferindo enfim comprei outro modelo farei o teste e aviso...
    o modelo que tinha antes era esse aqui >>>
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Al7TXLmZO-Jsb5Cwt9PGU_PnfyJXtWaA2oLBz7tPaaTB.jpg
Visualizações:	205
Tamanho: 	121,1 KB
ID:      	60717Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AvBgXKqfHNIfJbiEqq6F5E84kKEaavAzQs-zzudIX9gt.jpg
Visualizações:	205
Tamanho: 	136,8 KB
ID:      	60718

  2. #62

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    bom dia .. funcionou a noite toda e agora de manha 09:30 parou de funcionar... entao acho que estou descartando a possibilidade em ser as lampadas ...

  3. #63

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Até porque em poste geralmente se usa reator de 4 fios, tipo:
    http://mlb-s1-p.mlstatic.com/reator-...8_112013-O.jpg

    Os de 4 fios tem starter e CAPACITOR dentro, isso dá uma filtrada boa, seria um problema usar os de 2 fios (O menor: http://www.intral.com.br/userfiles/p...ec22416a8a.jpg ), que ficam em série com a lampada , esses sim costumam ter muito ruído por perto por isso as cias elétricas não usam (Ia atrapalhar a rede telefônica inclusive).


    Teria que começar a ver outros equiptos em uso por perto, eu tive torre em terreno de terceiros e teve uns travamentos de fonte por culpa de um ar-condicionado do morador, aqueles trambolhos Springer dos anos 90 que devem consumo uns 300KW na partida, a tensão caia mas era tão rápido que o nobreak não atuava e isso passava pras fontes (Nobreaks e estabilizadores são lerdos, usam reles, qualquer coisa mais rápída que 10ms passa reto, e 10ms na velocidade da luz significa varios quilometros percorridos), fonte com capacitor no fim da vida (Não precisa estufar pra perder ESR) CASADO com esse problema do ar-condicionado criava travamento em RB.
    (Eu achava que era calor, porque só ocorria em dias quentes, mas as vezes em domingos muito quentes não dava nada e isso me incomodava, depois entendi tudo, domingo ninguém trabalha então o ar não era ligado, seja ele quente ou não, e eu monitorei o troço algUNS domingos esperando travar e nada, faltou ir num dia de semana em horário de trabalho, dia que fui em vi o problema)

    Motor de alta potencia tipo elevador, talvez bomba pra filtragem de agua em piscina, até motor 5hp de portão eletronico grande (Condominio as vezes tem portão enorme e pesado), talvez o casamento de 2 ou 3 ruídos desses, e não necessariamente esses motores precisam estar tão próximos da fiação, mas se a rede que os alimenta passa em cima, 1m acima, o ruído nela será grande, fiação paralela sempre induz ruído no outro fio, nessas horas tem que desconfiar de tudo e ir ver o que mudou no ambiente e vizinhança na hora.

  4. #64

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Alias, como é a emenda nos fios FE?

    Torcidos ou soldados? Emenda FE x FE acho uma boa, mas é bom usar a com gel mesmo em uso interno,se tiver algum risco de vir água correndo pelo fio.

    Pergunto porque em rede telefônica é normal um chiadinho leve no fundo atrapalhar desde internet discada (Lá por 2000 a 2008) até adsl, a vantagem é que o diagnóstico é simples (É só ouvir a linha), eu já tive isso em prédio e sai soldando as emendas no fio FE e resolveu lerdeza de adsl, é um chiadinho tá sutil no telefone, e as vezes surge em dia frio, as vezes em dia quente, fio FE é duro então a emenda torcendo ele normalmente fica ruim, eu prefiro soldar mas emenda de encaixe fe x fe e parafusar (barra sindal) resolvem também)

  5. #65

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    rubem;

    O probma e o seguinte com um outro modelo era tranquilo a pesa da taxa de trasferencia ser menor estava tudo lindo sem para um minuto se quer ... mais agora so dor de cabeca ... peguei um outro modelo mais fuleiro ai sem marca kkk vou testar quem sabe nao funciona melhor..

  6. #66

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Sim, mas o aparelho anterior era 85Mbps, era da geração anterior, com frequencia levemente diferente, os adapt. 85Mbps usam 4 a 21MHz, enquanto os de 200 a 500Mbps usam algo desde 2MHz, mas vão até 60 ou 68MHz, é uma largura de banda maior, se tiver um ruído de TV de 54MHz, ou mesmo um mísero radio-amador usando a faixa do cidadão (PX de 11 metros, 27MHz), vai atrapalhar o homeplug mais moderno mas não o antigo.

    (Alias, radio amador abaixo de 4MHz existe, mas exige antena tão grande que duvido que alguém use JUSTO na sua vizinhança, deve ter meia duzia de usuários nessa faixa no brasil)

    O chipset mudou desde os 14 e 65/85Mbps, esses antigos usavam optoacopladores separados, já nos 200-600Mbps recente está tudo dentro do chipset, não é esse o fator que mudaria desempenho mas sim outras economias na construção do chipset pra "absorver" o custo do optoacoplador incluso.

    (E talvez a maioria das mudanças foi porque a Intellon (Fabricante desses chipsets) mudou de dono nesses anos, no mercado wifi a Atheros também mudou de dono e isso deu uma mudada no approach dos chipsets dela)

    Enfim, teria ruídos que afetam uma geração mas não a outra, COMO resolver isso nos adaptadores recente é um problemão.

    (Uns modens ADSL tinham seleção de canais pra usar, de cabeça lembro do Speedstream 4200), lembro que resolvi problema de perda de pacotes numa empresa fora da cidade selecionando esses canais, primeiro selecionei só uns 2/3 dos inferiores e não resolveu, aí parti pra 2/3 dos superiores e melhorou, diminui e aumentei e o ponto com menos perdas era com cerca de apenas metade dos canais altos selecionados, quer dizer um ruído naquele local só nos canais baixos. Homeplug usa outro tipo de modulação que teoricamente está mais isenta desses problemas, mas... nunca tem como sair ileso onde tem ruído, uma perdinha ou outra sempre pode ter)

  7. #67

  8. #68

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sim, mas o aparelho anterior era 85Mbps, era da geração anterior, com frequencia levemente diferente, os adapt. 85Mbps usam 4 a 21MHz, enquanto os de 200 a 500Mbps usam algo desde 2MHz, mas vão até 60 ou 68MHz, é uma largura de banda maior, se tiver um ruído de TV de 54MHz, ou mesmo um mísero radio-amador usando a faixa do cidadão (PX de 11 metros, 27MHz), vai atrapalhar o homeplug mais moderno mas não o antigo.

    (Alias, radio amador abaixo de 4MHz existe, mas exige antena tão grande que duvido que alguém use JUSTO na sua vizinhança, deve ter meia duzia de usuários nessa faixa no brasil)

    O chipset mudou desde os 14 e 65/85Mbps, esses antigos usavam optoacopladores separados, já nos 200-600Mbps recente está tudo dentro do chipset, não é esse o fator que mudaria desempenho mas sim outras economias na construção do chipset pra "absorver" o custo do optoacoplador incluso.

    (E talvez a maioria das mudanças foi porque a Intellon (Fabricante desses chipsets) mudou de dono nesses anos, no mercado wifi a Atheros também mudou de dono e isso deu uma mudada no approach dos chipsets dela)

    Enfim, teria ruídos que afetam uma geração mas não a outra, COMO resolver isso nos adaptadores recente é um problemão.

    (Uns modens ADSL tinham seleção de canais pra usar, de cabeça lembro do Speedstream 4200), lembro que resolvi problema de perda de pacotes numa empresa fora da cidade selecionando esses canais, primeiro selecionei só uns 2/3 dos inferiores e não resolveu, aí parti pra 2/3 dos superiores e melhorou, diminui e aumentei e o ponto com menos perdas era com cerca de apenas metade dos canais altos selecionados, quer dizer um ruído naquele local só nos canais baixos. Homeplug usa outro tipo de modulação que teoricamente está mais isenta desses problemas, mas... nunca tem como sair ileso onde tem ruído, uma perdinha ou outra sempre pode ter)
    Acho que o problema então é o que o pessoal está usando o cabo errado para interligar os Homeplugs. O FE deveria ser usado apenas para atender o cliente, e para interligar imagino que o CCE-APL seria o ideal, por sua constituição mais robusta e proteção contra interferência.

    O cabo CCE-APL deve resolver esses problemas que você descreveu, certo @rubem?

  9. #69

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Eu não sei mais o que opinar, porque tudo o que sempre lí sobre as filtragens em homeplug é que ela tem atenuação bem alta abaixo dos 500KHz (Onde haveriam as fontes chaveadas do proprio adaptador (40KHz), de outros equiptos de rede (40KHz), fontes ATX (40-100KHz), e suas harmonicas primárias), portanto não se beneficiando em nada de cabos blindados.

    Mas... isso aqui me diz que não é bem assim:
    http://www.solwise.co.uk/learningcen...cles/homeplug/

    Isso (700m com boa banda) me diz que os ruídos externos sim atrapalham muito, nesse caso talvez o tchã está em ter 4 pares, eles meio que são trançados entre sí (O fio acaba girando um pouco), o par trançado sai na esquerda mas 2m depois ele já está na direita...

    Se for assim, melhor ter um par trançado com blindagem do que ter simplesmente 2 fio paralelos com blindagem externa. Pelo visto melhor nesse caso um FTP de 2 pares, do que um STP ou SSTP de 4 pares.

    Os CCE-APL pelo visto não tem trançagem, só a blindagem, e até onde eu saiba uma blindagem dessa tem atenuação tipo uns 30dB apenas (Cobertura tipo 67%).
    Talvez seria negócio num caso especial uma daquelas blindagens multiplas, com 1 malha de fio fino com 67% do cobertura, outra com fio mais grosso com 67% de cobertura, e assim seguindo por 4 ou 5 malhas, isso são cabos com blindagem de 100dB, aí sim deve fazer diferença. Pena custarem R$ 10 o metro.

    Digo, não que a blindagem não ajude, é que a atenuação não é tão maior pra justificar, o uso de par trançado já vai atenuação pra caramba, uma trançagem meia-boca tipo 40 voltas por metro já impede do cabo atuar como antena na faixa dos 4 a 70MHz.

    Se for nessa de torção, temos opções ultra-baratas tipo cabo interno de telefone:
    https://www.gimawa.com/produto/FIO-T...EGATRON-FI2X22
    Acho que paguei uns R$ 30 pelo rolo de 200m ou mais, é muito barato.

    E tem cabinho flexivel de 0,5 a 1,5mm torcido:
    http://depositto.com/products/Cord%E...NBR-15717.html
    Hoje eu reparei que eu TENHO desses fios, mas só uns 30m, não vale o teste, acho que paguei o mesmo que cabo flexível comum (Que usando como extensão sempre torcem igual)

    Mas a gente precisa auto-sustentato, tipo um PP ou FE, só que não sei de nenhum trançado.
    O que conheço resistente e com preço acessível são os cabos de rede FTP (Blindados) de 2 pares, tem os Hercules 2 pares da LanExpert que custa METADE do preço do modelo 4 pares (E 2 pares 24AWG dá quase na mesma que esses 0,8mm do cabo FE-80), taí um bom candidato pro teste, a atenuação na blindagem é a mesma do CCE APL mas o preço é bem menor.

    Mas é aquela coisa, CCE APL não tem trançagem por que em teoria ADSL NÃO PRECISA, não teria ruído próximo pra fiação captar na casa dos 2MHz, o pouco de ruído que teria seria abaixo de 100KHz (Chaveamento de fontes e inversores diversos, basicamente) por isso ADSL2+ começa acho que lá pelo 130KHz.

    Junta isso:
    -ADSL não PRECISA trançagem e vai até 2MHz
    -Homeplug 85Mbps funcionou na mesma fiação e ele usa 2-20MHz
    -Homeplug 500Mbps dá problema nessa fiação e ele usa 4-60MHz.

    Concluo: Tem ruído, ao menos nesse caso, incomodando acima dos 20MHz, uma trançagem de cabo de rede, de fio telefonico típico, com uma torção a cada poucos centimetros, casa bem com atenuação na casa dos 50 a 150MHz afinal são cabos feitos pra rede 100M (100MHz) e gigabit (125MHz).

    (Um cabo esticado reto atua como antena, mas... em teoria homeplug (Assim como ADSL) tem filtragem atenuando sinais espurios ou fora da faixa, em teoria a trançagem não é necessaria porque eles PREVEM o ruído (Enquanto ethernet não tolera ruído, cai mesmo e não só diminui datarate), difícil sugerir alguma coisa quando os engravatados que escrevem sobre os padrões só seguem o script e só falam sobre o uso doméstico e interno do padrão, se baseando neles o cabo FE não devia ter problemas, a blindagem ou torção de terminal seria completamente irrelevante, mas... esse homeplug sobre cabos UTP da Solwise me diz que não é bem por aí)

  10. #70

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    eu iria dizer que poderia ser rádio am ou ondas curtas, mais depois da explicação do @rubem acho que não.
    na minha cidade tem uma rádio am operando a 10kw de potencia, uma vez estava passando um fio de um ramal, dava pra ouvir a rádio no telefone isso a 5 km da rádio isso que era dia onde a propagação era menor.usei os 2 pares que resolveu.

  11. #71

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este é objetivo do forum. Trocar ideias que podem parecer bizarras de início mas a prova está aí. Não é suposição. Tem gente usando com bons resultados.

    O autor do tópico esta usando DC 165V o que já é algo bem mais inovador em PLC... e se pensarmos na possibilidade de um projeto ser barrado por causa de energia no cabo, fica a questão da telefonia. As companhias utilizam também DC e até hoje ninguém foi barrado por isso.
    Mas parece que eles utilizam 50V DC....
    Daí a pergunta: daria para alimentar com 50V DC os PLC? A pergunta tem por objetivo equiparar projetos já existentes (telefonia) com nossos projetos e já sair de cara evitando conflito com a concessionária.

    1) Usar VDC no sistema PLC é contraproducente pois a probabilidade de criar "Junções semicondutoras " é bem alta. A CC facilita depossição de oxidação nas emendas de metais diferentes como ser conectores e fio telefonico. Esse fenome existe MESMO e cria um Diodo semicondutor que a sua vez gera frequencias armonicas na rede interfiriendo o serviço. O PLC nao é para CC.

    2) A tensão maxima para trafegar sem perigo para vida humana é 90VAC, as telefonicas utilizam 48VDC.

    3) Não ha minima posibilidade autorizarem passar 165VDC por uma fiação na faixa denominada "Telecomununicações" (40cm, por debaixo da fiação de iluminação publica ).

    4) qualquer operador autorizado nessa faixa pode iniciar açoes legais obrigando a retirada imediata da fiação transportando energia eletrica.

  12. #72

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Ola boa tarde a todos.. observacao importante !!!
    existe um transformador no meio do caminho, nao vejo problema nisso pq se ele estivesse afetando o problema teria que ser constante e nao so a noite concordam comigo ? blz rsrs.. teve uma festa nesse msm local e foram postos 3 refletores ja tem duas semanas hj semana passada colocaram mais um transformado proximo ao outro que citei antes .. resumindo no dia que colocaram os refletores o sinal nao parou mais esta funcionando normal dias sem parar ou ficar lento .. pela informacoes dos colegas achamos que era muitas coisas como iluminacao publica e etc.. eu nem sei mais viu kkk mais ta funcionando ta blz cheguei ate comprar outros plc mais nao troquei ... queria ate falar sobre esse que comprei baratinho e que tem uma funcao legal alem de plc e tbm funciona com poe 13v 8a .. imagine ai o que poderia ser ligados nele ? rsrs e isso entao ... muito obrigado a todos pela ajudar e colaboracao do conhecimento

  13. #73

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Oi Adriano, está aí então o problema. Era falta de iluminação... colocaram mais refletores e "ficou um dia" para o tráfego dos dados...kkkk

    Brincadeiras a parte, não me leve a mal, foi só para descontrair. Mas a verdade é que muitas vezes as coisas se ajeitam e a gente nem sabe como.. Ainda bem que para você ficou resolvido.

  14. #74

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Oi Adriano, está aí então o problema. Era falta de iluminação... colocaram mais refletores e "ficou um dia" para o tráfego dos dados...kkkk

    Brincadeiras a parte, não me leve a mal, foi só para descontrair. Mas a verdade é que muitas vezes as coisas se ajeitam e a gente nem sabe como.. Ainda bem que para você ficou resolvido.

    kkkkkkkkk .. nao ligo nao sem stress kkkkkkk ... mais acho que foi isso msm depois dos refletores deixaram a noite parecendo dia entao o plc nao dorme mais fica acordado 24hs kk mais e isso nao sei msm o que foi que aconteceu .. e eu espero que nao pare !!

  15. #75

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Amigo, você pode postar imagens para ilustrar o projeto?

    Citação Postado originalmente por repairtronic Ver Post
    OLA GOSTARIA DE COMPARTILHAR TENHO UMA REDE CABEADA COM CABO FE NOS POSTES ATENDENDO CLIENTE COM POWER LINE TP LINK TL-PA211 MANDA SINAL PELO CABO FE DE TELEFONE ATE 500 METROS PARA CADA LADO E NA CASA DO CLIENTE VAI UM POWER LINE TP LINK TL-PA4010 RECEBENDO SINAL O CUSTO FICA MUITO BAIXO,TA AI UMA DICA ALGUMA DUVIDA IREI PASSANDO INFORMAÇOES

  16. #76

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Oi Adriano, está aí então o problema. Era falta de iluminação... colocaram mais refletores e "ficou um dia" para o tráfego dos dados...kkkk

    Brincadeiras a parte, não me leve a mal, foi só para descontrair. Mas a verdade é que muitas vezes as coisas se ajeitam e a gente nem sabe como.. Ainda bem que para você ficou resolvido.

    Ola boa noite.... e meu amigo deu merda !! desculpe rsrs
    removerao os refletores e o sinal parou de funcionar hj a noite e foi cedo 18hs ja nao tava mais funcionando ... e entao o que seria ? pq ta dificil ... ate comprei outro modelo e ja coloquei no lugar e nadaaa .. pelo visto nao sao os plc que entra em stand by quando a noite chega é sim algo no meio do caminha que faz com que o plc para de funcionar ... ai te pergunto o que ? kkk

  17. #77

    Padrão

    Poderia colocar uma fonte de 5 volts alimentando o equipamento de um lado e outra fonte de 5 volts alimentado do outro e so passar os dados pelo fe seria perfeito sera que é possivel?


    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pra separar a parte de alimentação interna, da derivação de dados que vai pro chipset e amplificador, teria que modificar o circuito, num adaptador que abri a uns anos era bem visível a derivação na lateral por um bobina, bem simples alterar, mas... cada modelo de adaptador é diferente, aqui um TP-Link 200M que tem no ML a venda:
    https://www.insidegadgets.com/2014/1...ir-dated-2012/
    Nessa foto no canto inferior esquerdo está a fonte de uns 5V:
    https://www.insidegadgets.com/wp-con...0/IMG_3657.jpg
    Também dá pra ver a bobina no canto superior esquerdo, por ela que passam os dados, seria com ela que teria que mexer pra fazer essa "adaptação".

    O problema desse tipo de adaptação é que cada modelo muda esse circuito, talvez seria mais fácil nessas fontes adaptar um plug P4 externo pra plugar uma fonte 5V 2A externa, plug alimentando a SAÍDA da fonte chaveada, assim não precisaria mexer na parte quente do circuito, e poderia usar a fiação só com dados, assim como ADSL ou XDSL pode fazer (Pode desligar os 20Hz da linha telefônica e usar só dados, 100% funcional e estável)




    Nas primeiras gerações, tipo 14M (PLC) ou 85M (Já era oficialmente Homeplug), isso afetava bem mais, mas a partir dos 200M a filtragem é bem eficiente, filtra-se digamos 40dB a 2MHz, mas a 50KHz a filtragem está na casa dos 80dB, ou seja, precisa um p*ta spike vindo de motor próximo pra atrapalhar. Mas precisa algo que atrapalhe tv de led, monitor de pc, e etc, possibilidade de ruído existe, mas tem que ser ruído muito acima do que equiptos domesticos ou profissionais comuns (Furadeira comum, por exemplo) geram.

    Tem o problema que comentei de cabinho flexível, são 10 a 30 fios finos num cabinho comum que infelizmente usam em redes elétricas (Ao invés de usarem fio rígido), talvez eles atenuem alta frequência e não atenuem baixa frequência (Ruído de motores de escovas por perto), aí é mais problema de fiação porca do que dos equiptos homeplug, fiação indevida é tipo tentar usar cabo PP de 4 vias pra rede ethernet, em curta distancia até funciona mas é uma gambiarra ridícula, casa com fiação ridícula infelizmente tem muito no brasil.




    O numero de "pareamentos" que os adaptadores podem fazer varia de 20 a 128, acho que nenhum aceita mais de 128. Não sei sobre o desempenho, com 4 slaves no mesmo máster já usei e não tinha problema de desempenho, acima disso não tenho experiência, mas a capacidade desses chipsets é muito boa hoje, alto trafego tipo 20 pessoas consumindo 10Mbps cada duvido que suporte, mas 20 pessoas conectadas, com só meia duzia trafegando navegação comum, aí deve ser tranquilo.






    Homeplug/PLC é mais parecido com ADSL, apesar da modulação ser OFDM tipo wifi.
    Com ADSL você não precisa sinal de linha (Tom AC de 20Hz que alimenta o telefone), se fala no telefone ou não, se tem tom de linha, se os 20Hz que alimentam o telefone não estão presentes, ADSL funciona igual.

    A "origem" da rede AC dos adaptadores tanto faz, pode estar no lado master ou no lado slave, pode ser AC ou DC, pelos CI's usados pra chaveamento, no link que passei acima, do InsideGadgets, tem link pro datasheet do CI LNK623DG, é um CI pra fonte chaveada que trabalha de 85 a 265VAC, e... toda fonte chaveada opera na verdade com DC (Pode ver na foto que tem uma ponte retificadora PJ1DC/s, no datasheet desse CI no circuito sugerido há 4 diodos fazendo essa retificação) então ele operará na verdade com 120 a 370V DC.

    A existencia ou não de tensão no cabo, ou a origem dela, não tem nada a ver com o sinal de 2 a 250MHz, que é a parte que nos interessa.
    Não sei de nenhum "filtro" eficiente que barrasse os 60Hz da rede mas que passasse o sinal em frequência mais alta, pra que cada cliente pudesse alimentar o seu adaptador homeplug, teria que fazer uma gambiarra feia pra isso porque homeplug não nasceu pro nosso uso.

  18. #78

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Dá pra fazer isso, e foi bem isso que quis sugerir, separar o circuito (Obrigando o cliente a usar fonte externa) e usar a fiação só pra dados.

    Só tem que ver se o circuito de CADA modelo usa 5V, porque pelo que lembro dos TPLink é 3,3V, complica um pouco mas na verdade neles dá pra separar a entrada de dados da entrada da fonte (Ou seja, poderia usar a fonte interna do aparelho, mas com a entrada de dados vindo de outro par de fios). Tem que analisar o circuito do modelo que for usar.

  19. #79

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Estou usando este modelo Adaptador Powerline Av200 Nano Tp-link Tl-pa2010.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Dá pra fazer isso, e foi bem isso que quis sugerir, separar o circuito (Obrigando o cliente a usar fonte externa) e usar a fiação só pra dados.

    Só tem que ver se o circuito de CADA modelo usa 5V, porque pelo que lembro dos TPLink é 3,3V, complica um pouco mas na verdade neles dá pra separar a entrada de dados da entrada da fonte (Ou seja, poderia usar a fonte interna do aparelho, mas com a entrada de dados vindo de outro par de fios). Tem que analisar o circuito do modelo que for usar.

  20. #80

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Eu uso um SL-A201 e tenho cliente usando a 800m de distancia da base sem corrente no cabo FE isso separando os dados da energia elétrica.