Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor com power line e fio fe

    OLA GOSTARIA DE COMPARTILHAR TENHO UMA REDE CABEADA COM CABO FE NOS POSTES ATENDENDO CLIENTE COM POWER LINE TP LINK TL-PA211 MANDA SINAL PELO CABO FE DE TELEFONE ATE 500 METROS PARA CADA LADO E NA CASA DO CLIENTE VAI UM POWER LINE TP LINK TL-PA4010 RECEBENDO SINAL O CUSTO FICA MUITO BAIXO,TA AI UMA DICA ALGUMA DUVIDA IREI PASSANDO INFORMAÇOES

  2. #2

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Muito interessante a ideia, nunca tinha pensado em um uso outdoor para essa tecnologia.
    Quanto você consegue de banda, upload e download, em um cliente a 500 metros de distância?

    Você está jogando energia dentro do cabo FE para ligar o equipamento no poste, certo?
    Está usando corrente alternada ou contínua? Quantos volts?

    Agora fiquei curioso para saber se Power Line funciona em rede DC, pois todos anúncios falam apenas de AC.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    realmente a ideia é muito boa...fiquei curiso..poste os resultador que consegue com este sistema

  4. #4

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Sobre Homeplug PLC comum (Tipo esses TP-Link de 500/600Mbps, que na verdade entregam menos de 240Mbps) funcionar em DC: Sim.

    Pelo menos os adaptadores populares são só uma fonte chaveada comum, onde logo na entrada tem uma ponte retificadora passando de AC pra DC, mas ANTES dessa ponte há uma derivação de dados, isolada via capacitor, ou só atenuada por resistor, que vai rumo ao chipset.

    Essa derivação vai receber e enviar dados seja com AC ou DC na rede, seja com AC de 50, 60 ou 120Hz (Tá, acho que precisa ser abaixo de 500Hz senão atrapalha a sinalização plc), existe uma pequena possibilidade do ripple da fonte DC atrapalhar se ela for mal-planejada, precisa capacitor de acordo com o consumo, não pode só colocar 4 diodos numa retificação de onda completa e um capacitor de 10uF, provavelmente vai precisar um de 200uF, e um ceramico de 100nF paralelo, não sei se toda "fonte" DC de 160V (Que geralmente só só uma ponte retificadora direto na tomada) tem essa preocupação, pra alimentar fonte chaveada não precisa se preocupar, mas com dados em frequência tão baixa é bom não dar chance (PLC Homeplug usa faixa de frequencia bem alta, mas uns chipsets tem retrocompatibilidade com outros padrões então ele lê valores baixos tipo 9 a 24KHz, spike ou ripple gerando harmonica justo nessas faixas seria quase impossível, exceto pela lei de Murphy (Se existe 1 mísera possibilidade, então ela acontecer justo quando você mais precisar do troço funcionando)). Enfim, se tiver problema: Culpa a "fonte DC" usada.


    (Eu acho que os CI's de chaveamento são todos igual a familia TOP, os que ví são, pra operar de 80 a 265V AC, ou seja, na realidade eles operam de 112 a 370V DC (Afinal eles só operam com DC, pode ver que toda fonte chaveada comum tem uma ponte retificadora logo na entrada), não sei se ficaria estável usar algo tipo 120VDC, acho melhor ficar acima dos 140VDC mesmo, como a maioria das fontes pede (100VAC retificado vira cerca de 140VDC)

    Mas o triste é que até tem CI no mercado que aceita entrada DC direta até uns 20 ou 40V, são CI's pra velocidades na casa dos 100Mbps, seria equipto sem a parte da fonte, portanto seria uns 30% mais barato que adaptador homeplug popular. Mas... tem produto comercial a venda com isso? Nops. Uma rede DC desse tipo na verdade não seria tão linda porque ao passar por conversor step-up o sinal morre, mas usando AC idem, se a tensão depois de 800m cair de 127 pra 100V vai precisar um autotransfromador pra elevar ela, precisará IGUAL 2 conversores, um em cada lado do trafo (Ou do conversor dc-dc, se fosse o caso), isso eleva o custo da solução, mas cada adaptador seria bem mais barato, é uma pena não haver no mercado uns adaptadores com fonte externa (Com pino de 4 vias, 2 com alimentação e 2 com os dados da rede elétrica, assim poderia usar de mil formas, com alimentação a parte ou junta, com AC ou DC).



    E quem for usar AC mesmo, ao menos usem um transformador isolador, assim se alguém meter a mão em fio não fará circulação com o terra, um modulo isolador está barato, um transformador 1:1 sob medida mal deve passar dos R$ 150 ou 200. Colocando o PLC depois dele nada muda, o equipto adiante fica isolado da rede elétrica da rua (Nobreak ou estabilizador não isola nada).

  5. #5

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Bom dia, cara muito interessante essa sua ideia. Haveria a possibilidade de se não for pedir muito postar fotos de como fez o layout de montagem disso? Fiquei na dúvida de como distribui. Digamos seria um master na rua e um outros slave na cada de cada cliente que estivesse no máximo a 500 metros? Se sim, esse master atenderia a quantos slaves por exemplo a 500 metros? É não sei se minhas perguntas foram pertinentes pois não consegui de imediato entender 100% a plicação, só sei que como disse parabéns pela ideia. Se puder compartilhar com a galera com mais dados fotos por exemplo ajudaria.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Algo assim:
    Anexo 60639

    Um "master" PLC pode ter conectado varios slaves/clientes, depende do modelo exato mas geralmente permite 128 dispositivos.

    Lembrando que quando maior a distancia menor será o datarate, em 40m você conecta fácil com o datarate de 500M (Que dá 240Mbps), mas em 200m ou 300m deve conectar no datarate mais baixo na casa dos 20-30M, isso falando em adaptador TPLink baratinho de R$ 160 o par. Não sei como é o desempenho desses que chegam a 500m de cabo.

    Você pode deixar o equipto numa caixa hermética num poste (Pra não ter risco do cliente ou seus filhos pestinhas fuçarem e levarem choque ou darem curto em cabo) e levar até dentro da casa dele só um cabo ethernet (Até 80 ou 90m tá tranquilo), ou pode colocar o plc homeplug dentro da casa dele, levando o cabo FE até lá.
    Não precisa colocar uma tomada padrão no aparelho, isso induziria o cliente a plugar outras coisas, seria bom colocar um pino não-padrão, ou soldar, colar ou parafusar o adaptador na tomada que for usar pra não ter risco do cliente fuçar demais. Se cliente inverte cabo em fonte POE e em roteador (lan e wan) ao mesmo tempo, imagina o que não fariam com algo que dá choque! Por isso cito que é fundamental usar um transformador isolador (Ou módulo isolador), pra que essa rede elétrica fique isolada da rede da rua ligada ao terra.

    A idéia do repairtronic é só substituir o uso de cabo eletrico comum (PP ou cabinho flexivel tipo 2x1mm) por cabo FE, por ser maciço (No FE-80 são 0,8mm maciço de metal) ele pode ter alguma propriedade interessante pra propagação dos sinais de 9KHz a 250MHz que homeplug usa (E tipo de sinal que não se dá tão bem com cabo flexível porcamente emendado torcendo fios como a maioria das residências tem), é interessante porque cabo FE-80 é bem barato e resistente, duvido que a cia elétrica aprove um projeto desse (Por ter alta tensão), mas... duvido que o caso seja de cabeamento legal (Projeto aprovado pela cia elétrica e etc).

    Enfim, você vai usar o cabo FE-80 como uma extenção, poderia sair direto da tomada ou nobreak mas é melhor colocar um transformador isolador no caminho, coloca o plc master depois desse trafo e por essa rede elétrica poderá conectar pouco menos de 128 plc slaves. Se vai autenticar/controlar trafego por ip fixo, pppoe ou hostpost tanto faz, a parte do PLC é permitir a rede tcp/ip, a parte de autenticação é a parte (No servidor pppoe na sua base, com um roteador wifi na casa do cliente discando ou com ip fixo e mac amarrado).

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Algo assim:
    Anexo 60639

    Um "master" PLC pode ter conectado varios slaves/clientes, depende do modelo exato mas geralmente permite 128 dispositivos.

    Lembrando que quando maior a distancia menor será o datarate, em 40m você conecta fácil com o datarate de 500M (Que dá 240Mbps), mas em 200m ou 300m deve conectar no datarate mais baixo na casa dos 20-30M, isso falando em adaptador TPLink baratinho de R$ 160 o par. Não sei como é o desempenho desses que chegam a 500m de cabo.

    Você pode deixar o equipto numa caixa hermética num poste (Pra não ter risco do cliente ou seus filhos pestinhas fuçarem e levarem choque ou darem curto em cabo) e levar até dentro da casa dele só um cabo ethernet (Até 80 ou 90m tá tranquilo), ou pode colocar o plc homeplug dentro da casa dele, levando o cabo FE até lá.
    Não precisa colocar uma tomada padrão no aparelho, isso induziria o cliente a plugar outras coisas, seria bom colocar um pino não-padrão, ou soldar, colar ou parafusar o adaptador na tomada que for usar pra não ter risco do cliente fuçar demais. Se cliente inverte cabo em fonte POE e em roteador (lan e wan) ao mesmo tempo, imagina o que não fariam com algo que dá choque! Por isso cito que é fundamental usar um transformador isolador (Ou módulo isolador), pra que essa rede elétrica fique isolada da rede da rua ligada ao terra.

    A idéia do repairtronic é só substituir o uso de cabo eletrico comum (PP ou cabinho flexivel tipo 2x1mm) por cabo FE, por ser maciço (No FE-80 são 0,8mm maciço de metal) ele pode ter alguma propriedade interessante pra propagação dos sinais de 9KHz a 250MHz que homeplug usa (E tipo de sinal que não se dá tão bem com cabo flexível porcamente emendado torcendo fios como a maioria das residências tem), é interessante porque cabo FE-80 é bem barato e resistente, duvido que a cia elétrica aprove um projeto desse (Por ter alta tensão), mas... duvido que o caso seja de cabeamento legal (Projeto aprovado pela cia elétrica e etc).

    Enfim, você vai usar o cabo FE-80 como uma extenção, poderia sair direto da tomada ou nobreak mas é melhor colocar um transformador isolador no caminho, coloca o plc master depois desse trafo e por essa rede elétrica poderá conectar pouco menos de 128 plc slaves. Se vai autenticar/controlar trafego por ip fixo, pppoe ou hostpost tanto faz, a parte do PLC é permitir a rede tcp/ip, a parte de autenticação é a parte (No servidor pppoe na sua base, com um roteador wifi na casa do cliente discando ou com ip fixo e mac amarrado).
    Amigo Rubem, teria como bloquear o sinal elétrico e enviar só dados pelo cabo?

  8. #8

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    O propósito é não trafegar energia pelo cabo tipo adsl, outra ouvi dizer que se ligar um liquidificador ou furadeira na mesma rede acaba com a conexão.

  9. #9

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    AC

  10. #10

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Amigo Rubem, teria como bloquear o sinal elétrico e enviar só dados pelo cabo?
    Não foi para mim a pergunta mas, Não! uma vez que ele utiliza a frequência de 30 a 50 HERTZ fornecida pela fluxo de elétrons para trafegar dados.
    Se tiver errado mais acho que não estou, rsrsrs fique a vontade para corrigir Rubens, abraços!

  11. #11

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Não foi para mim a pergunta mas, Não! uma vez que ele utiliza a frequência de 30 a 50 HERTZ fornecida pela fluxo de elétrons para trafegar dados.
    Se tiver errado mais acho que não estou, rsrsrs fique a vontade para corrigir Rubens, abraços!
    Amigo teresopolis obrigado pela resposta mas vc esta equivocado, a frenquencia de 50 ou 60 hertz da rede elétrica não tem nada a vercom a modulcação do plc.

  12. #12

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Amigo teresopolis obrigado pela resposta mas vc esta equivocado, a frenquencia de 50 ou 60 hertz da rede elétrica não tem nada a vercom a modulcação do plc.
    Então filho, claro que não tem nada a ver com a frequência da rede elétrica, se tivesse ele não funcionaria. O que eu quis dizer talvez não tenha ficado claro foi o seguinte:
    Numa rede elétrica onde a frequência no caso do Brasil funciona em 60HZ, isso se da pelo fluxo de elétrons no condutor. O plc aproveita esse fluxo para transportar os dados, porém em outra frequência que não a 60HZ utilizada pela rede elétrica , entendeu? Não citei nada de modulação entre o plc e rede elétrica.
    É sabido por todos que no Brasil utilizamos 60HZ e para tornar possível o uso do plc os desenvolvedores utilizam uma outra frequência e transmitem os dados. Abraços!

  13. #13

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Algo assim:
    Anexo 60639

    Um "master" PLC pode ter conectado varios slaves/clientes, depende do modelo exato mas geralmente permite 128 dispositivos.

    Lembrando que quando maior a distancia menor será o datarate, em 40m você conecta fácil com o datarate de 500M (Que dá 240Mbps), mas em 200m ou 300m deve conectar no datarate mais baixo na casa dos 20-30M, isso falando em adaptador TPLink baratinho de R$ 160 o par. Não sei como é o desempenho desses que chegam a 500m de cabo.

    Você pode deixar o equipto numa caixa hermética num poste (Pra não ter risco do cliente ou seus filhos pestinhas fuçarem e levarem choque ou darem curto em cabo) e levar até dentro da casa dele só um cabo ethernet (Até 80 ou 90m tá tranquilo), ou pode colocar o plc homeplug dentro da casa dele, levando o cabo FE até lá.
    Não precisa colocar uma tomada padrão no aparelho, isso induziria o cliente a plugar outras coisas, seria bom colocar um pino não-padrão, ou soldar, colar ou parafusar o adaptador na tomada que for usar pra não ter risco do cliente fuçar demais. Se cliente inverte cabo em fonte POE e em roteador (lan e wan) ao mesmo tempo, imagina o que não fariam com algo que dá choque! Por isso cito que é fundamental usar um transformador isolador (Ou módulo isolador), pra que essa rede elétrica fique isolada da rede da rua ligada ao terra.

    A idéia do repairtronic é só substituir o uso de cabo eletrico comum (PP ou cabinho flexivel tipo 2x1mm) por cabo FE, por ser maciço (No FE-80 são 0,8mm maciço de metal) ele pode ter alguma propriedade interessante pra propagação dos sinais de 9KHz a 250MHz que homeplug usa (E tipo de sinal que não se dá tão bem com cabo flexível porcamente emendado torcendo fios como a maioria das residências tem), é interessante porque cabo FE-80 é bem barato e resistente, duvido que a cia elétrica aprove um projeto desse (Por ter alta tensão), mas... duvido que o caso seja de cabeamento legal (Projeto aprovado pela cia elétrica e etc).

    Enfim, você vai usar o cabo FE-80 como uma extenção, poderia sair direto da tomada ou nobreak mas é melhor colocar um transformador isolador no caminho, coloca o plc master depois desse trafo e por essa rede elétrica poderá conectar pouco menos de 128 plc slaves. Se vai autenticar/controlar trafego por ip fixo, pppoe ou hostpost tanto faz, a parte do PLC é permitir a rede tcp/ip, a parte de autenticação é a parte (No servidor pppoe na sua base, com um roteador wifi na casa do cliente discando ou com ip fixo e mac amarrado).
    Rubem obrigado pela explicação, agora você fala em até 128 clientes atendidos por um master, será que na prática isso funciona mesmo é estável? Achei muito legal essa ideia do idealizador do post, porém não consigo visualizar isso na prática. Será que tem alguém com isso em produção que pudesse nos mostrar e alimentar com informações além de suposições? Todos aqui agradeceriam...

  14. #14

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Tem nada a ver fluxo de eletrons, simplesmente o fio serve só com uma estrada para o plc, no plc tem filtros passa baixa que elimina essa frequencia da rede de 60 hertz e deixar passar as alta frequencia do sinal plc.

  15. #15

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Tem nada a ver fluxo de eletrons, simplesmente o fio serve só com uma estrada para o plc, no plc tem filtros passa baixa que elimina essa frequencia da rede de 60 hertz e deixar passar as alta frequencia do sinal plc.
    Emfim, vamos a frente. Importante e é o tema abordado se isso seria operacional para nós provedores, isso que queria saber.
    Pensei nisso não na rua pois de maneira alguma como o Rubem citou isso seria aprovado, mas dentro de um condomínio por exemplo acho que cairia como uma luva, instalando um plc master em um local estratégico e desse rodando um fe 80 pelo condomínio fazendo as derivações necessárias até dentro do cliente e lá por um slave, seria isso Rubem?

  16. #16

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Será que o PLC funciona quando o sentido do fluxo de energia é contrário ao de dados?
    Imagino que sim, senão teria apenas download (que não existe sem upload das requisições), ou apenas upload, mas acho que deve ter alguma degradação de performance nisso...

    Pergunto isso pois, se for possível fazer retroalimentação com energia em baixa tensão (no máximo uns 48VDC) vindo dos clientes pelo cabo FE, elimina-se a necessidade de ter algo como 110/220VAC ou 165VDC alimentando todos equipamentos de uma vez, e melhora um pouco as chances da concessionária aprovar um projeto assim.

    E é interessante por que dá para fazer uma rede 100% com cabos FE, tanto entre os postes (um PLC slave e outro master na caixa) quanto para os clientes.

    Para quem trabalha na ilegalidade, (ou até não, pode ser que consiga autorização se fizer retroalimentação) ou atende cidades muito pequenas por cabo, deve sair muito barato fazer uma rede assim.

  17. #17

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    ola esta rede com power line tem limite o servidor av500 da para por 63 clientes
    av 200 na rua vc usa uma emenda com derivacao para ligar a cascata dos clientes seria av 200 que vai dentro de uma caixinha barato no poste do cliente e manda so o fio utp dentro da casa do cliente o power line vc pode cria varios ssid tipos nome pode usar varios servidores na rede passa 180 megas ate 500 metros vou postar o modelo que eu uso vc nao usa caixa na ruaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Terminais_de_Derivação_para_instalacao_de_ar_split3.png
Visualizações:	3616
Tamanho: 	266,1 KB
ID:      	60641 não usa caixa na rua e vc pode ligar em qualquer poste na frente do cliente

  18. #18

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    uso com energia dc da volt 165 volts mas funciona ac tambem

  19. #19

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    imagina 500 metros para cada lado vc pode por varios power line av 500 centro tipo power line 1 seria servidor1 ,, power line 2 seria servidor2 assim por diante ai na casa do cliente slave vc direciona para qual power line vc que conecta na rua o cabo fe cada poste vc usa uma truqueis e abre o cabo sem decapar ele para quando vc instala um cliente vc coloca outro fe conectando no fe com uma emenda de derivaçao ate o poste do cliente ai o power line slave fica dentro de uma caixinha preta e sai um cabo de dado para casa do cliente em modo bridge

  20. #20

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    no cliente vc pode usar TL-PA2010 é mais barato vc tira ele da caixinha original e coloca numa caixinha preta baratinha para por no poste do cliente