+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por MaxSolucao Ver Post
    Eu uso um SL-A201 e tenho cliente usando a 800m de distancia da base sem corrente no cabo FE isso separando os dados da energia elétrica.
    Fala mais sobre isso.
    Que banda, mais ou menos, passa?
    É área urbana, com os ruídos das lâmpadas dos postes e tudo?

    Eu imaginei que iria um pouco mais longe, tipo passar de 300 pra 450m, mas 800m tá fantástico, se passar 10Mbps assim tem umas fazendas aqui que vão adorar, passar cabo FE 80 no meio do mato é bem fácil, 800m resolve o problema de muuuuita gente por aqui.

  2. #82

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    passa mais de 20Mbps é Dentro da cidade eu tenho 5 clientes funcionando nessa rede.
    Me add no skype: max.caribenet gostaria muito de telo como contato.

  3. #83

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Poderia nos mostrar as alterações que vc fez para conseguir separar os dados da energia?

  4. #84

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Mais não usa 2 cabor de energia? por que esta usando somente um para levar ate o cliente?
    ?
    Citação Postado originalmente por repairtronic Ver Post
    ola esta rede com power line tem limite o servidor av500 da para por 63 clientes
    av 200 na rua vc usa uma emenda com derivacao para ligar a cascata dos clientes seria av 200 que vai dentro de uma caixinha barato no poste do cliente e manda so o fio utp dentro da casa do cliente o power line vc pode cria varios ssid tipos nome pode usar varios servidores na rede passa 180 megas ate 500 metros vou postar o modelo que eu uso vc nao usa caixa na ruaAnexo 60641 não usa caixa na rua e vc pode ligar em qualquer poste na frente do cliente

  5. #85

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Dá pra fazer isso, e foi bem isso que quis sugerir, separar o circuito (Obrigando o cliente a usar fonte externa) e usar a fiação só pra dados.

    Só tem que ver se o circuito de CADA modelo usa 5V, porque pelo que lembro dos TPLink é 3,3V, complica um pouco mas na verdade neles dá pra separar a entrada de dados da entrada da fonte (Ou seja, poderia usar a fonte interna do aparelho, mas com a entrada de dados vindo de outro par de fios). Tem que analisar o circuito do modelo que for usar.
    To fazendo uns testes com um tplink av200 e o que eu percebi e que quanto maior a amperagem da fonte menor o throughput

  6. #86

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    @wala , que tipo de fonte você está usando?

    Eu tenho HOJE o costume de estimar o ripple das fontes com uma caixinha de som, coisa simples com um amplificador TDA1011 que fiz provavelmente 20 anos atrás, opera de 4 a 24V tranquilo, se ligo em fonte ruidosa o ronco é audível fácil.

    Comecei com isso porque coloquei um plug USB pra usar ela nos desktops dos clientes (Pra testar o som), lá pelos 4 ou 5 micro que pluguei começou a roncar, o micro rodava mal então abri a fonte e tinha capacitor começando a estufar, desde então peguei o hábito de plugar ela nas fontes, e... como tem fonte LIXO no mundo! Fonte 5V 2A de R$ 10 ou 15 ronca. Fonte 12V de menos de R$ 15 ronca (Tem umas 12V 2A por R$ 9 a 15, aquilo é terrível).

    Eu ligo uma fonte Delta de roteador Linksys que promete 12V 0,5A numa lampada 12V 5W, acende normal, ligo a caixinha de som em paralelo e o som é limpo e claro, enquanto em fonte 12V 2A de R$ 12 com qualquer consumo a caixinha ronca. Quando tinha um osciloscópio tipo DSO (http://www.dx.com/p/hengjiaan-dso138...kit-red-428258 ) eu até media o ripple as vezes, e era bem certo, se tinha ripple mediano o som era uma porcaria, a caixinha roncava sozinha, literalmente ripple audível. Umas caixinhas USB também não tem nenhuma filtragem na alimentação, também roncam com fonte barata, é um jeito bem simples de testar.

    E graças a isso eu noto que fonte de alta corrente, mas barata, costuma ter muito mais ripple que as fontes de menor corrente das MESMAS marcas, a fonte 12V 1A da Kairos (Uns R$ 15 provavelmente) tem ruído bem baixo, enquanto a fonte Kairos 12V 4A tem ruído pra caramba (Com ou sem carga). As vezes tem fonte 12V 1A que ronca, mas hora que ligo em paralelo uma lâmpada de 5W ela para, isso acontece com umas fontes industriais 24V que tenho, sem consumo elas tem ripple, mas é meter uns 10W de consumo que a alimentação fica quase limpa. Nesse caso, o circuito é de consumo muito baixo, se brincar uns 2W, colocando uma fonte de 12W você está consumindo 16% da capacidade nominal, e sempre recomendo ficar entre 30 e 70% da capacidade nominal pra evitar ripple demais, ou entre 20 e 80% se puder ter um pouco mais de ripple, mas já notei que o ripple com baixo consumo é similar ao com alto consumo.

    (Ou colocar um mini-filtro DC, ou pelo menos um capacitor de 100 ou 220uF paralelo, desde que seja um de 105°C, se ele tiver ESR baixa ele vai limitar isso, não precisa ter alto valor (Não precisa 1500uF) porque o problema é com frequências mais altas, a situação desse ripple é tal que as vezes um capacitor de tântalo de 22uF é mais que suficiente pra sumir com ripple de fonte 12V 1A barata, mas geralmente tem que colocar um diodo entre fonte e circuito, pra evitar que o capacitor descarregue de volta pra fonte)

  7. #87

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Primeiro usei uma fonte de 48v por 1.5 amper ai depois usei uma fonte de 48 por 0.5 amper estilo da ubiquiti essa a banda aumentou mais que a de 1,5 amper que era da volt coloquei uma ponta o rj 45 e na outra ponta coloquei uma tomada macho peguei um adaptador "t" e liguei a fonte no adaptador "t", o powerline tambem e no cabo fe uma tomada femea ligando no pino macho do adaptador "t" pois os powerline da tplink não tem conexao separada dos dados e energia inclusive a mesma fonte alimentou o outro powerline na outra ponta do cabo fe do mesmo jeito com o adaptador "t" e o powerline em 500 mts de cabo fe deu uns 30 e poucos megas em 1000mts uns 20 megas da uma osciladas locas e o poweline o mais baixo que da e 3 a 5 ms de ping sem uso da banda

  8. #88

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Ah, mas você tá usando 48V na entrada da fonte chaveada né?
    Bom, aí é diferente de usar uma fonte DC de uns 5V direto no circuito.

    Eu dei uma boa olhada nos CI's da National/TI e da Maxim, e oficialmente todos precisam algo acima dos 80VDC pra operar com garantias, não achei nada sobre a operação tão fora do range, mas na casa dos 80V eles já garantem uma operação normal, quer dizer que fora do range nominal deve ter uma operação quase perfeita uns 20 ou 30V além do limiar.


    Se for fonte dessas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...d-wireless-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...dem-bivolt-_JM

    Deve ter bastante ripple, porque na saída só tem um capacitor de filtragem, não tem diodo schotkky > bobina grande > capacitor > bobina pequena > capacitor (Como as fontes UBNT tem), toda filtragem simples dá mais ripple mesmo, a fonte pode ter 1000A de capacidade, mas se não tiver filtragem decente terá ripple aos montes, e ripple é variação tão rápida que passa por VRM comum, ou outra fonte chaveada no caminho.

  9. #89

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    boa tarde ..
    ainda não entendi como isso sai do poste e vai para o fe ate o cliente ..
    vc consegue separa a saida de dados do homeplug e liga ele em uma energia poe e fe ?
    se possivel poste umas fotos !

  10. #90

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ah, mas você tá usando 48V na entrada da fonte chaveada né?
    Bom, aí é diferente de usar uma fonte DC de uns 5V direto no circuito.

    Eu dei uma boa olhada nos CI's da National/TI e da Maxim, e oficialmente todos precisam algo acima dos 80VDC pra operar com garantias, não achei nada sobre a operação tão fora do range, mas na casa dos 80V eles já garantem uma operação normal, quer dizer que fora do range nominal deve ter uma operação quase perfeita uns 20 ou 30V além do limiar.


    Se for fonte dessas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...d-wireless-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...dem-bivolt-_JM

    Deve ter bastante ripple, porque na saída só tem um capacitor de filtragem, não tem diodo schotkky > bobina grande > capacitor > bobina pequena > capacitor (Como as fontes UBNT tem), toda filtragem simples dá mais ripple mesmo, a fonte pode ter 1000A de capacidade, mas se não tiver filtragem decente terá ripple aos montes, e ripple é variação tão rápida que passa por VRM comum, ou outra fonte chaveada no caminho.

    Entao como a tplink não tem saidas separadas dos dados e energia teve que ser desse jeito com fonte de 48v foi deboa fonte com a da qualidade da ubiquiti, a da volt de 48 não foi com muita banda reduzia a mesma pela metade deve ter ruido como vc falou. Recentemente testei um powerline da tplink o 1200mbps do mesmo jeito mais foi so testar a velocidade que ele reinicia na outra ponta possivelmente ele necessita de uma fonte de voltagem maior.

    Eu tambem so quero usar uma fonte que não possa causar um choque em alguem caso rompa o fio fe.

  11. #91

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por shinobim Ver Post
    boa tarde ..
    ainda não entendi como isso sai do poste e vai para o fe ate o cliente ..
    vc consegue separa a saida de dados do homeplug e liga ele em uma energia poe e fe ?
    se possivel poste umas fotos !
    Aqui um exemplo do que fazer:
    https://forum.openrov.com/t/teardown...-adapter/305/1

    Esse é um modelo que tem fonte fisicamente separada do circuito PLC, mas nos outros modelos a fonte chaveada está na mesma placa porém é separável também, não precisa remover, é só ver a ligação exata entre ela e o circuito, há a alimentação na saída da fonte (Onde tem capacitor de baixo valor, digamos 1500uF 6,3V), e na entrada da fonte (Onde tem capacitor de alta tensão, digamos 10uF 400V) há alguma ligação até o chipset, essa ligação é a entrada de dados, ela pode funcionar em OUTRA linha que não a linha que trás alimentação.

    Marquei aqui a fonte chaveada de alguns modelos que achei foto na web, cada modelo (AVP400 hardware V1 será diferente do AVP400 hardware V2...) terá algumas diferenças, por isso não tem receita de bolo, tem que analisar cada circuito:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         plc1.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	1,83 MB
ID:      	64400Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         plc2.jpg
Visualizações:	238
Tamanho: 	1.021,2 KB
ID:      	64401Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         plc3.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	154,0 KB
ID:      	64402

    É um pouco mais complicado que tirar ou colocar o suporte a alimentação via POE em qualquer AP, mas é plenamente possível, não é tão complexo pra quem mexe com eletrônica (Ou conhece fontes chaveadas, e é bom conhecer, elas estão ao redor de todo mundo, cada um deve ter umas 20 em casa, você vai passar a vida toda sem ver algum time jogando, mas dificilmente vai passar mais que algumas horas sem ver alguma fonte chaveada, então é bom conhecer o mundo ao redor).

    Eu só testei isso num Trendnet e num xing-ling sem marca, em ambos era fácil seguir as trilhas da entrada AC até a fonte, e até o chipset, foi fácil separar a ligação dos 2.

  12. #92

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    tentei por 12v nesse capacitor nao pego queimo powerline
    seguindo este topico
    https://forum.openrov.com/t/teardown...dapter/305/100

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tlpa211.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	1,85 MB
ID:      	65450Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dsc_0138.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	269,0 KB
ID:      	65451

  13. #93

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Não entendi (Pontuação, cadê você?) o que aconteceu, mas esse PLC é 12V mesmo?

    Todo que medi eram 5V ou 3,3V.

    Tem que aplicar a tensão que a fonte original usa, é só medir ela com o PLC ligado (E seria bom isolar o circuito da fonte, pra essa alimentação ir para o circuito do PLC mas não voltar para a fonte).

  14. #94

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Tem macete, usem isolação galvânica na rede PLC (Só no enlace AC), isso fará com que as harmônicas (pricipalmente a décima terceira) não interfiram, de preferência um trafo isolador AC ja da um bom resultado pra 500mts.

    Ps.: Só fiz um ponto a ponto mas esta muito estável, sem a isolaçao a noite ele ficava caindo.

  15. #95

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Hum, será que um simples filtro LC não resolvia? Sei que tem muito ruído em rede urbana, mas a ponto de resolver só com isolamento não imaginava.

    É que filtro LC é bem mais barato, se não for fabricar com bobinas dá até pra usar trafo digamos 12V 2A, vira um trafo de 24VA, aumentando digamos de 115VAC pra 127VAC (Em 500m de fio fino a queda de tensão deve ser quase igual a isso), digamos assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         trafo.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	44,3 KB
ID:      	66556

    Aí mete uns capacitores de desacoplamento de uns 2,2nF 400V e de 100nF na saída, e tá pronto, filtro LC mais simples que ficar enrolando fio em bobina redonda (Dá uma trabalheeeeeeira).

    Eu tinha até desanimado de testar isso num trajeto de 500m, mas agora que vi que é ruído da rede mesmo, vou experimentar.

  16. #96

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Fiz um modulo para separar os dados da energia no plc, então ha ideia é uma rede totalmente passiva, com um par em fe passando pelos postes com uma caixa tar para jampear os clientes que terão cada um 1 save na casa.

    Mudei o save que agora tem uma tomadinha macho para ligar na energia e um rabicho aonde vou por um jack RJ11 fêmea para plugar o fe que vem da rua.

    A dúvida é quantos slave o master pode suportar? vende só o slave? encontrei um no ML mais ta muito caro.
    Será que passando o FE so com dados pela rua vai ter problemas de interferência?

    Projeto todo passivo como adsl que poderia ser homologado por qualquer concessionaria de energia, quero ver uma forma de amplificar esse sina para poder chegar a mais de 1 km.

    Os PLC atuais á tem Wi-Fi então com as mudanças que fiz se comportarão como modens wifi, sobre a limitação de slaves por master se poder parear uns 50 ta de bom tamanho.

  17. #97

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por shinobim Ver Post
    tentei por 12v nesse capacitor nao pego queimo powerline
    seguindo este topico
    https://forum.openrov.com/t/teardown...dapter/305/100

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tlpa211.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	1,85 MB
ID:      	65450Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dsc_0138.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	269,0 KB
ID:      	65451
    Bom tem que medir a tenção antes de fazer geralmente o powerline usa 3,3volts separei os dados da fonte e estou usando uma fonte externa usando o fe somente para passar dados esta funcionando perfeitamente, infelizmente tem um único problema o software de gerenciamento é muito ruim e o powerline não salva configurações sendo assim as vezes tenho que desligar e ligar novamente para voltar a funcionar.

  18. #98

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por marcinhohsc Ver Post
    Bom tem que medir a tenção antes de fazer geralmente o powerline usa 3,3volts separei os dados da fonte e estou usando uma fonte externa usando o fe somente para passar dados esta funcionando perfeitamente, infelizmente tem um único problema o software de gerenciamento é muito ruim e o powerline não salva configurações sendo assim as vezes tenho que desligar e ligar novamente para voltar a funcionar.
    Qual a distância? e quantos extensores tem pendurados? tem um plc interessante atualmante que é o av1200 teoricamente 1200mbs

  19. #99

    Padrão

    No meu projeto fiz o seguinte coloquei um Conversor Dc-dc Step Down Lm2596 3a Ultra Small Smd para regulagem da voltagem para 3,3v e usar uma fonte externa de 5v ou ate 12v e uso o FE sem energia passando somente dados pela ponta do equipamento evitando assim interferências e ruídos gerados pala energia elétrica.
    Atualmente uso a ate 800 metros de distancia uso um na ponta principal de onde sai o link levo para uma ponta que tem 800 metros e na outra 600 metros usando no total 3 equipamentos e em cada ponta ligo uma fonte de 5v na casa do cliente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201335731_HDR.jpg
Visualizações:	233
Tamanho: 	1,09 MB
ID:      	67277Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201345669_HDR.jpg
Visualizações:	204
Tamanho: 	1.018,4 KB
ID:      	67278Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201354231.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	979,0 KB
ID:      	67279Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201405305.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	989,4 KB
ID:      	67280

  20. #100

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por marcinhohsc Ver Post
    No meu projeto fiz o seguinte coloquei um Conversor Dc-dc Step Down Lm2596 3a Ultra Small Smd para regulagem da voltagem para 3,3v e usar uma fonte externa de 5v ou ate 12v e uso o FE sem energia passando somente dados pela ponta do equipamento evitando assim interferências e ruídos gerados pala energia elétrica.
    Atualmente uso a ate 800 metros de distancia uso um na ponta principal de onde sai o link levo para uma ponta que tem 800 metros e na outra 600 metros usando no total 3 equipamentos e em cada ponta ligo uma fonte de 5v na casa do cliente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201335731_HDR.jpg
Visualizações:	233
Tamanho: 	1,09 MB
ID:      	67277Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201345669_HDR.jpg
Visualizações:	204
Tamanho: 	1.018,4 KB
ID:      	67278Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201354231.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	979,0 KB
ID:      	67279Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160717_201405305.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	989,4 KB
ID:      	67280
    quanto de banda consegue nas duas pontas??