+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida em enlace

    Olá pessoal tenho uma dúvida, queremos montar uma estrutura para trazer link para nossa cidade, ao todo serão 200Km, porém no meio dessa rede há clientes interessados, o que é preciso fazer para além de transportar o link atender esse pessoal no meio? Já pensamos em colocar switchs, porém quero que esse clientes se autentiquem no meu servidor, que fica no fim da rede.. Vou exemplificar..



    LINK ----------------- clientes interessados ---------------------------------------------- (WAN) SERVIDOR ---- Rede local (Clientes)

    Pensei em colocar um Switch plugar na wan do servidor e em seguida plugar um cabo de rede local no mesmo Switch, porém tenho preocupação de fechar loop.

    Alguém poderia dar uma dica?

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Não entendo bem sobre o assunto, mas acho que o jeito é você fazer o retorno do servidor, vai ter de colocar outros aparelhos sem contar que corre o risco de perder a banda.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Como vai ligar esses clientes interessados? via radio? se for assim , utiliza VLANs em cada AP. É o mais facil .

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    @patrickmm

    Se for distribuir via Wireless seria bacana você estudar a viabilidade de colocar equipamentos controlando a ponta nessas localidades e caso o numero de clientes a atender for razoável até mesmo colocar um proxy local para diminuir o trafego em cima do enlace.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Pois e pessoal, mais como faço para ter autenticaçao em cada cliente?? Somente a VLAN no radio que ficará em Bridge resolve???

    Valeww pela dica Dimas e Nilton
    Emilidani será por radio mesmo, penso em uma Airgrid em Bridge

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Vai depender muito do quanto está pensando em gastar.

    Pelo que entendi você gostaria que todas as solicitações fossem enviadas a matriz, o ideal seria o enlace para o link ter apenas essa finalidade e se montar um segundo enlace para atender essas localidades.

    Quanto a autenticação você pode usar MK com PPPOE nas pontas para melhorar o controle evitando assim o trafego desnecessário.
    Última edição por Dimas; 17-08-2015 às 16:25. Razão: Erro de digitação e concordância

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Então Dimas, e que são bem poucos mesmo, mais a prioridade seria para o pessoal que ira emprestar o terreno, pensei então em colocar o link "puro" sem receber autenticação da matriz e fazer um controle de banda no próprio radio, acha que daria certo?

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    No meu caso, quando precisei eu montei nesses locais onde havia a passagem de link uma pequena repetidora para atender alguns poucos clientes próximo e disponibilizava um acesso gratuito parar o proprietário do terreno que eu estava utilizando.

    Você pode fazer isso utilizando RB nas torres, interligando o enlace e disponibilizando o acesso local.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    No caso a autenticação vinha da matriz ou você utilizou digamos que um segundo servidor no meio do enlace ?

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Você pode fazer a autenticação na matriz mais neste caso você terá dados indevidos trafegando pela sua rede até chegar ao servidor lá na matriz.

    Consumindo banda e processamento sem necessidade.

    O ideal seria Vlan e autenticar na ponta, evitando assim o trafego de dados desnecessários na sua rede.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Entendido, já sei como proceder! Muito obrigado Dimas

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    temos algo parecido aki em nosso provedor com seu caso.. nos usamos um tunel Eoip do concentrador ,passando pelo roteador pelo bgp e outros rb, fechando na rb q sai para o clientes em um de nossos enlace do link.nunka deu probrema

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida em enlace

    Pesquisei sobre Eoip como nosso amigo welitom falou e Vlan, no nosso caso por enquanto VLAN ficará mais fácil!
    Obrigado a todos pelas dicas !