+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Roteador perde dhcp!!

    Boa noite pessoal!

    Tenho um roteador Cisco(Net Virtua) e quatro AP`s UNIFIS em bridge configurados corretamente.

    192.168.0.1/192.168.0.2/192.168.0.3/192.168.0.4/192.168.0.5
    sub-rede: 255.255.255.0

    O roteador Cisco com DHCP ativo e os AP`s UNIFI com DHCP desativado. O que acontece: O sistema fica algumas horas funcionando numa boa, quando o roteador da Cisco perde DHCP e meu notebook, smartphone fica procurando DHCP e não encontra IP. Basta reiniciar o roteador Cisco que tudo funciona 100%.

    Sera que o trafego(banda) ou o numero de dispositivos(DHCP) esta travando o roteador?

    Sera que a configuração(hardware) do roteador cisco aguenta aproximadamente 160 dispositivos simultaneos(40 por UNIFI)?

    Alguem poderia me ajudar?

    Uma 450G resolve meu problema ?

    Obrigado.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Meu roteador é 3com, uso apena um outro roteador (wlan) mas em bridge ou DHCP desligado, acontecia isso. Nos notes fixei um endereço de IP e nos celulares configurei no modo estático configurando um IP. Apesar que esse roteador da 3com é tipo multitarefas, ou seja ele pode autenticar pela wan, modem de celular ou PC, ou então adicionar um módulo para ADSL. Tive de desabilitar o DHCP do 3com também, acontecia do mesmo jeito e olha que é só para minha casa.

  3. #3

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Amigo vc esta jogando toda a carga em cima de um equipamento que não é feito para tanto.
    Você pode sim colocar uma rb450(por sinal por ela vc poderá gerenciar sua sua),mas basta vc ativar o roteador unifi como router e dhcp ativo que ficará tudo de boa.
    Faz assim;
    ip do seu cisco 192.168.0.1 mesmo
    unifi 1 192.168.1.1
    unifi 2 192.168.2.1
    unifi 3 192.168.3.1
    unifi 4 192.168.4.1
    Desta forma a carga fica dividida.

  4. #4

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Mas assim TODOS os roteadores irão trabalhar de forma simultânea(mesmo SSID e mesma rede)?

  5. #5

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    olá, estou acompanhando o topico, o que o bruno falou faz sentido no lance de aliviar a carga com muitos dispositivos, mas comigo as vezes acontece com aparelhos mais simples e poucos dispositivos, geralmente menos de 15, nao passa de 5 simultaneos, ai simplesmente nao fornece IP.... no caso hj enfrento este problema com um TPlink simples acho que o wr740, e um outro smartlan lá na minha tia, la na tia mesmo nao passa de 4 sendo 1 note e 3 celulares....

  6. #6

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Deixa o cisco em bridge e coloca uma RB para rotear. Aqui uso assim.

  7. #7

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Tp-link aguenta ate 15 numa boa, acho que vou ter que colocar um microtik msm, limitei o roteador cisco pra 100 dispositivos melhorou um pouco..

  8. #8

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Vou dimunuindo pra ver, o problema e que esse roteador nao tem regras nem controle de banda o que faz a rede ficar mais instavel e desprotegida.

  9. #9

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Acho que e a unica solucao.

  10. #10

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Coloque um rb 450g, e coloca um dhcp /22 vai ter ip de sobra, e não terá problemas de travar o equipamento.

  11. #11

    Padrão Re: Roteador perde dhcp!!

    Não sei por que isso acontece. Talvez 160 maquinas cabeadas funcione numa boa nesse cisco, por que wireless não? se cada UNIFI aguenta ate 40 cada um tranquilo.