+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão queues acima de 10MB

    Ola, estou com problema na queues do mikrotik. nos planos acima de 10MB ele não libera a banda total, fica oscilando. estou usando a versão 5.26. agradeço se alguém me der uma luz. obrigado

  2. #2

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Assim fica vago, coloca mais sobre sua rede: cabeada, wifi, fibra, qual RB, cache, link, ADSL ou nao, consumo, quais os horarios que dao 10M, entre outras.

  3. #3

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    ola fabricio, independente da tecnologia usada para a transmissão, se desabilitar a queues do cliente trafega 50MB full tranquilamente mas, assim que habilito ex 15MB, a conexão fica muito instável. raramente passa de 10mb. nas queues abaixo de 10mb tudo certo, a banda chega certinha no cliente. não tenho cache e meu link é dedicado.

  4. #4

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Citação Postado originalmente por ferluizber Ver Post
    Ola, estou com problema na queues do mikrotik. nos planos acima de 10MB ele não libera a banda total, fica oscilando. estou usando a versão 5.26. agradeço se alguém me der uma luz. obrigado
    Amigo esta usando pppoe para autenticação ?

  5. #5

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Tbem estou com o mesmo problema

  6. #6

    Padrão

    Bom, vou postar o que resolveu aqui.
    Usamos PPPoe e percebemos essa disparidade do controle de banda por queues, verificando que quando o login de testes estava fora do queue batia 20, 25 mega.
    Pesquisando aqui no fórum e no wiki MK fizemos o seguinte.
    Alteramos o tamanho da fragmentação dos pacotes de 10 para 50 e houve uma grande melhoria na fluidez dos mesmos.
    Nos clientes do "Queues" em"queue type" na aba "advanced" observamos que pegava como padrão "Default Small", não dando opção de mudar para "Default" que tem valor 50 como padrão.

    Então mudamos em "Queues" aba "Queue Type" o valor do "defaut Small" de 10 para 50. Derrubamos todos os clientes e fazemos os testes.
    Aqui resolveu 100%.

  7. #7

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Na verdade usei "fragmentação de pacotes" de maneira errônea.
    O que alteramos foi o "tamanho da fila".

  8. #8

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    luspmais, sim PPPoE.

  9. #9

    Padrão

    Luspmais Como e sua rede? cabeada, a rádio?
    Qual parâmetro você alterou Queue Type + Defaut, "allot:50"? ou Perturb?

  10. #10

    Padrão

    Aqui é rádio.
    Segue como ficou.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue type.png
Visualizações:	339
Tamanho: 	240,2 KB
ID:      	60719  

  11. #11

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Bom, vou postar o que resolveu aqui.
    Usamos PPPoe e percebemos essa disparidade do controle de banda por queues, verificando que quando o login de testes estava fora do queue batia 20, 25 mega.
    Pesquisando aqui no fórum e no wiki MK fizemos o seguinte.
    Alteramos o tamanho da fragmentação dos pacotes de 10 para 50 e houve uma grande melhoria na fluidez dos mesmos.
    Nos clientes do "Queues" em"queue type" na aba "advanced" observamos que pegava como padrão "Default Small", não dando opção de mudar para "Default" que tem valor 50 como padrão.

    Então mudamos em "Queues" aba "Queue Type" o valor do "defaut Small" de 10 para 50. Derrubamos todos os clientes e fazemos os testes.
    Aqui resolveu 100%.
    Siga a dica do Luspmais e faça o teste, já fazemos essa alteração a algum tempo para clientes acima de 10MB e funciona.

  12. #12

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Troque para o que o Arthur disse use o algorítimo sfq.

  13. #13

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Provavelmente seja sfp, muda, reinicia a rb e acompanha em testes para ver como fica.

  14. #14

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Fizemos alguns testes e aparentemente resolveu o problema. muito obrigado pela ajuda.

  15. #15
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Amigo você precisa aumentar o tamanho da Fila no Queue Types.

  16. #16

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Ola a todos fiz as alterações mais não vi mudanças, minha rede e 5.8 e tenho planos de 2,5 e 10 megas, os de 2 e 5 vai de boa mas o de 10 em alguns clientes não chega a velocidade contratada hora chega hora não chega, tenho internet sobrando, são 120 megas, tenho cache e não esta ficando bom o que pode ser
    meu mk e 5.25
    aguardo uma resposta e muito obrigado

  17. #17

    Padrão Re: queues acima de 10MB

    Citação Postado originalmente por G1NET Ver Post
    Ola a todos fiz as alterações mais não vi mudanças, minha rede e 5.8 e tenho planos de 2,5 e 10 megas, os de 2 e 5 vai de boa mas o de 10 em alguns clientes não chega a velocidade contratada hora chega hora não chega, tenho internet sobrando, são 120 megas, tenho cache e não esta ficando bom o que pode ser
    meu mk e 5.25
    aguardo uma resposta e muito obrigado
    É amigo, no seu caso, além das informações que acabou de passar ainda tem que levar em conta mais algumas coisas como, quantidade de clientes no AP, nivel de sinal destes, CCQ já que as medidas postadas não surtiram efeito.