+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Processador notebook

    Bom dia,

    pessoal, tenho uma dúvida, quero trocar meu processador do notebook da samsung rv410 ad4br, mas não sei se posso colocar o processado I3, não sei se suporta, alguém ja trocou o processador dual core para um i3, i5 ou i7?

  2. #2

    Padrão Re: Processador notebook

    Vish... botam eu nessas... eu tô com nojo de notebook, tudo cheio de pau em solda BGA, adaptador wifi morrendo, hd morrendo, dobradiça quebrando só de olhar...

    Bom, googlando rapidinho só encontrei esse RV410 AD4BR com processador Pentium T4300.
    Esse processador é um dualcore razoavel de 2007 ou 2008, socket PGA478 mobile. Esse socket é como o socket 775 de placa-mãe ATX, foi de Pentium 4 até Core2Duo, não tem i3/i5/i7 pra eles).

    O que tem de menos ruim pra socket PGA478 mobile hoje seria o core2duo T6400, T6500 e T6600.

    Qual a diferença? A mesma de trocar numa placa-mãe ATX um Pentium DualCore E5700 de 3GHz por um Core2Duo E7500 de 2,93GHz (Ou se for mais velho, trocar um Celeron dualcore E3500 de 2,7GHz por um Pentium dualcore E5400 de 2,7GHz), em benchmark dá uma melhorada, notas e tempos gerais em conversões muda muito, mas... na usabilidade geral do sistema o gargalo nem sempre é o processador, nesse caso aí provavelmente o gargalo é velocidade da Ram (DDR2, mas deve operar a 667 apenas, se for o chipset GL40 (O mais comum em note dessa época) ele só roda a memória a 667, o que você poderia investir (Se tivesse muitos pentes de ram, eu até tenho dessa época, placa-mãe pifada tenho umas 10, mas as 10 memórias delas estão ok) é em memória de temporizações melhores, ia melhorar os benchmarks em... talvez 0,5%), ou então a velocidade do HD.

    (Se for o chipset GM45, não necessariamente a bios vai rodar a Ram a mais que 667, esse é um chipset que roda DDR2 a 667 ou 800, e DDR3 a 800 ou 1066, mas... por compatibilidade é normal ele rodar qualquer pente DDR2 apenas a 667, e sem opção de temporizações na bios. Como o RV410 era note de entrada (Não era high-end) ele deve ter um chipset GL40 mesmo, teve muito GMA4500 em note com T4300, mas... acho que a maioria ainda usava o GL40))

    E no HD o bicho pega: Tá cheeeeeio de note dessa época que por mais que viesse com HD Sata2 (3Gbps, usar bps já que é serial, se fosse IDE usaria 133MB/s, Byte já que IDE é paralelo) o chipset ponte norte (GL40 ou GM45, onde fica o processamento de vídeo) se comunica com ponte sul de varios tipos e preços, pode ter desde um ICHM9 que faz até raid, ou um coisa bem mais velha e capada que só tem porta Sata (Não tem porta Sata2).
    ACHO que a MAIORIA dos notebooks até 2012 tem porta SATA e não Sata2 (Enquanto desktop ATX usa Sata2 desde 2009 ou 2010). Isso é uma limitação e tanto!

    Imagina o seguinte: O último HD IDE foram os ATA133, de 133MB/s, já Sata (Que não é Sata2 nem Sata3) tem velocidade de 150MB/s. Melhoria geral de 13%!
    Agora... de Sata pra Sata2 pula de 150 pra 300MB/s, aí é uma diferença de 100%!!!

    Se o RV410 for como lembro que é, o gargalo dele é porta Sata, e não processador ou Ram (Eu vivo muito bem com os 4GB limite dele, ou com os 2,1GHz do T4300, na verdade sou feliz com netbook singlecore 1,6GHz com 2GB de Ram DDR2-400, é só capar bem capado o sistema operacional (E usar SO antigo que requeira coisa que ele não tem, no caso do win7/8/10 o que eles requerem muito mais (Que algo da geração do XP) é GPU, e esses chipsets GL40 e GM45 não tem GPU minimamente decente), uma troca de dualcore por core2duo faz pouca diferença pro custo.
    (R$ 80 num proc. usado, mas o T4300 vende usado? Se vender, me diz onde, já coloquei esse tipo de porcaria anunciada no ML muitas vezes, não vende nem se for por preço de banana tipo R$ 10)

    Ah, e NESSE caso a troca de dualcore por core2duo é ok porque ambos tem o mesmo consumo, se for um note da 2ª geração da familia corei, tem sockets compartilhados desde celeron, pentium, i3, i5 e i7 (Não falo de socket 1150 e 1155, falo de coisa tipo o mobile PGA988), mas o problema é a bios do note suportar (SE o fabricante tem modelo com outros processadores então suporta, mas não é o caso de lixinho tipo philco, positivo, cce, hbuster e cia), e o maior problema: Se o note veio com digamos um celeron de 20W, provavelmente a placa-mãe não suportará um i3 de 35W, tem que analisar o VRM que alimenta o processador (Em placa ATX é só contar as fases e estimar, em mobile idem mas elas são mais escondidas), eu tenho um note lixinho com processador de 1,5GHz com 988, poderia trocar por um i3/i5/i7, mas... o VRM é capado, é daqueles casos que a placa-mãe vem sem 1/3 dos componentes soldados, só tem 1 fase e ela dá conta do lixinho 1,5GHz (Ou é o ripple dessa fase única do VRM que cria desempenho ruim), mas com certeza não daria conta nem de um pentium dualcore por mais que o socket seja o mesmo.

    (Em placa-mãe ATX também teve disso, tinha MB que vinha silkado "65W" ao lado do socket 775, outras "95W", era pra indicar que eles não suportariam aqueles lixos mal-feitos gastadores de energia tipo os Core2Quad de 140W (E a de 65W não aguentaria nem um maldito core2quad de 90W, só suportavam celeron e dualcore/core2duo com consumo abaixo de 65W. Não se silka esse tipo de informação porque não adianta, o noob que só sabe brincar de Lego, encaixando e desencaixando peça até funcionar, queima muita placa usando proc. de alto consumo, e manda essa placa pra garantia, tendo silkagem de capacidade de potencia ou não, melhor fazer toda placa com suporte ao pior processador do socket do que ter placas mais baratas gerando tanto RMA por conta dos noobs de TI que se metem a sair encaixando as coisas sem ler a ficha técnica antas (Como se o ark da intel fosse pago))

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Processador notebook

    Minha esposa teve um Samsung RV410 core i3 muito bom por sinal, mas o sistema wireless dele é ruim(sinal de RF e auto-reset) mas durou menos de dois anos, já um CCE com processador AMD faz 4 anos ou mais, Dell durou menos de 2 anos e Acer core i5 tem 1 ano e meio mas este o wireless é péssimo.

  4. #4

    Padrão Re: Processador notebook

    Mas você nunca testou outro adaptador wifi mini-pcie?

    Até essa época do RV410 com pentium pga478 umas bios chatas impediam a troca do adaptador wifi (Ficava apitando e empacava na bios por falta de placa, sem opção de entrar na bios pra desabilitar algo), mas desde 2010 ou 2011 troquei vários e sempre vai tudo bem.

    6ª-feira o LG S4xx da mniha irmã, 13 meses de uso, nunca mexido, parou de funcionar wifi, tiver que trocar a plaquinha porque ela nem aparecia no ger. de dispositivos (Mas antes disso perdi 2 ou 3 horas com backup e instalação nova, a troca da placa mal teria levado 5 minutos).

    E todos os outros que troquei placa wifi foram assim, sempre coisa meio nova, nunca mexidos, limpos, mas o adaptador OU tem desempenho lixo, ou pifa mesmo.
    (Nem é reconhecido, ou acha rede mas ao tentar conectar ele desaparece até o ger. de dispositivo, e aquece pra caramba)

    Nossa, acho que troco 1 por mes, no mínimo. As vezes o desempenho ruim é da antena, por isso até antenna já troquei algumas:
    http://www.ebay.com/itm/New-Pair-of-...item2c9b39d73c

    Essa parte me incomoda, comprei um lixinho Emob (Que marca é essa) e o wifi dele é fantástico (ABGN, conecta em A em torre a 100m, DENTRO DE CASA de tão bom!). Comprei um Lenovo (Marca de renome mundial) esperando qualidade superior e mal conecta no outro lado da parede. Troquei as plaquinhas mini-pcie e o problema seguiu a placa, ou seja, a Lenovo/IBM mandou um lixo de placa. Um IBM mesmo, uns meses mais velho, também deu pau no wifi em pouco mais de 1 ano, parece que uns fabricantes tem problema crônicos (Pra mim o problema dos Acer é na antena, especialmente fio torcido na dobradiça, tenho net e note Acer com esse problema), eu não tenho mais o mínimo medo de oferecer a troca de placa pra cliente que tem problemas (E sempre tem, cai toda hora, não navega até reiniciar), geralmente pego os de HP (Única coisa que HP presta pra mim é pra roubar placa wifi, e como encosto de porta) ou qualquer placa mais velha. Algo tipo http://www.ebay.com/itm/FOR-HP-Pavil...item4189ef9f08 )

  5. #5

    Padrão Re: Processador notebook

    Alias, agora fui ver, os RV410 com I3 e cia (socket PGA988) é o AD2BR.
    O AD4BR só teve socket PGA478 mesmo (Sem opção além de Core2Duo então)

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Processador notebook

    Os notes da Acer, HP, Positivo, Samsung, Dell etc no wi-fi de casa conforme o roteador fica se auto-conectando principalmente quando em jogos on-line. Com roteador Greatek diminui bastante mas sua unidade de RF dá pau(resolve muito, kkkk) e atualmente uso multilaser(quase 2 anos) mas com os notes de vez em quando acontece. Agora com CCE nunca aconteceu. Já peguei a placa do CCE e coloquei no Samsung e necas... mesma coisa, acredito que seja problema do hardware ou bios da máquina mesmo.