+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 60 km

    Pessoal, estou querendo fazer um enlace de um link que está em uma cidade com 60 km de distância da minha.

    Procuro alguem para me dar consultoria, alguem que seja da Bahia ou de outro Estado e que esteja interessado.

    Não sei como proceder para colocar as torres de uma cidade pra outra, se da pra aproveitar as de telefonia, onde ficar as torres, nao sei dessas informacoes, por isso procuro alguem que cobre por esse servico pra mim.

    Pensei inicialmente nos seguintes equipamentos:

    Como a distancia é curta, cerca de 56 km, eu usaria somente 2 torres, ou seja duas pontas...
    Ponta A = TX
    Ponta B = RX

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visada.jpg
Visualizações:	428
Tamanho: 	113,7 KB
ID:      	60721


    PONTA A : APC 5m 2n 5GHZ Mimo + antena algcom com radome shiield 1.2 -35.8 dbi

    Ponta B : APC 5m 2n 5GHZ Mimo + antena algcom com radome shiield 1.2 -35.8 dbi

    Daria conta do recado ? Esse enlace, olhando para a imagem, eh dificil de fazer ?

    Só nao consegui calcular a visada pelo LINK CALC, ver quantos metros de torre vou precisar, etc.

    Se alguem puder me ajudar ver a visada pra mim, ficaria muito agrecido


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         coorde.png
Visualizações:	311
Tamanho: 	4,0 KB
ID:      	60722

    Estava pensando tambem em transporte.... aqui consigo o MB ( brasilia ) por 27 reais... será que eu consigo algum transporte que leve até a bahia, cerca de 920 km.?

    interessados em aplicar este projeto pra mim, deixar email.

    Ps: Perdao se cometi algum equivoco, mas eu nao trabalho diretamente com isso, todo conhecimento que tenho eu adquiri no dia a dia em foruns e amigos virtuais, e nunca tive a oportunidade para aplicar... a pesar de criar e administrar redes wireless com MK em apartamentos e ser estudante de engenharia elétrica e telecomunicações.



    Atenciosamente,

    MK
    Última edição por servidorMk; 22-08-2015 às 05:16.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 60 km

    da mesma forma que vc tirou esse print do google earth tira do perfil de elevação.
    Usar as torres de telefonia esquece pq eles criam muitos impecilhos, e quando veem que vc pode passar esses impecilhos pedem valores exorbitantes.

    Pela distancia para ter uma qualidade com chuva, vc vai precisar de antenas boas como Algcom blindadas, nao com shield, essas ja são blindadas de fabrica.

    Entra em contato com eles que eles te ajudam a definir o tamanho das antenas.

    Sobre o rádio, dizem que é meio chato de configurar mas vai de Net Metal, um modelo que tem porta SFP, assim pode usar o utp apenas para alimentação e usar uma fibra para dados.

    Os cabos para ligar a rb na antena compre cabos de qualidade pq muitas vezes mata o enlace.

    Obs. não dou consultoria, não trab fazendo enlace, e eu tb apanho quando tenho que fazer um.

  3. #3

    Padrão

    @servidorMk esse seu enlace é complicado, tem um morro alto e longo bem no meio, mesmo como torre de 40m fica difícil. Se essa for a unica alternativa de link ´bom vc contratar um boa consultoria.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 60 km

    @FMANDU, um amigo meu olhou pelo link calc e realmente ele disse que tinha um morro na frente, e que teria que colocar uma torre de 60 metros. No entanto, em alguns pontos ( ele mudou os pontos ), uma torre de 20 m ja tava dando conta do recado.... ai no caso eu teria que encontrar os dois pontos mais altos das duas cidades. E sim, eh minha unica opcao de link mais proximo, os proximos estao a mais de 200 km da minha cidade.

    Muito obrigado pessoal !!!

  5. #5

    Padrão

    @edmarmega, a regiao é precária no quesito de chuva, chove 1x por ano e a temporada de chuva é curtissima. Quanto ao radome, verei no site que vc me indicou qual a melhor solucao pra mim.
    O atual provedor, atende cerca de 5 mil pessoas. Pega o link da mesma cidade que eu to querendo pegar, porem... em outro fornecedor.
    Eu estava querendo atender somente 3 bairros, cerca de 100 pessoas, 600k para cada. Já que o atual provedor cobra por 300 k e fornece 60 . Mas enfim, isso é detalhe, quero fazer o link chegar em casa... cerca de 20-30 Mb dedicados

    @FMANDU, um amigo meu olhou pelo link calc e realmente ele disse que tinha um morro na frente, e que teria que colocar uma torre de 60 metros. No entanto, em alguns pontos ( ele mudou os pontos ), uma torre de 20 m ja tava dando conta do recado.... ai no caso eu teria que encontrar os dois pontos mais altos das duas cidades. E sim, eh minha unica opcao de link mais proximo, os proximos estao a mais de 200 km da minha cidade.



    Muito obrigado pessoal !!!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Oi neste trajeto que vc sabe se tem alguma casa sítio pois se tiver vc pode instalar as antenas nas propriedades utilizando a energia elétrica e ter mais segurança para não roubarem as antenas chega nas propriedades e aluga um espaço

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Opa, tem sim... inclusive to vendo a possibilidade de passar 3 torres de 20 mt cada a te chegar na minha cidade... pq somente com 2 pontas, terei que ter 2x torres de 60mt cada.

    obrigado, mano.!

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Bom, pessoal.... parece que agora ficou mais facil. Tinha uma area verde enorme no inicio da cidade do link, coisa que so seria possivel ter visada boa com 60 m de torre nas duas pontes.....

    Dai eu procurei uma comunidade povoada no meio do caminho e fiz assim....

    LINK saindo de xique-xique e entrando na bridge que vai ficar na comunidade de utinga, depois fazia outra enlace da bridge para a torre final na cidade de Barra.

    Usaria torre de 30 metros ( ate torre de 15 daria ) mas quero deixar algo com folga.....

    Se vcs perceberem tem uma area no formato de uma parabola deitada atrapalhando a visada ( eu marquei com pincel verde a area verde que tava atrapalhando no inicio da cidade do link,ponto A ).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visada.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	113,4 KB
ID:      	60733



    Entao, por conta dessa area verde tava sendo impossivel para mim. e por isso fiz
    a ponte entre as duas cidades.... Eu marquei de vermelho a area que tava atrapalahando, e a linha verde claro é o desvio que fiz para a ponte ( utinga )


    ,Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visada com Brigde.jpg
Visualizações:	215
Tamanho: 	158,4 KB
ID:      	60734


    Total de Km: do link para ponte = 30 km
    Da ponte para a o destino final = 25 km

    Quais equipamentos eu devo usar para fechar esses enlaces e para que eu fique sossegado sem dor de cabeça.?

    Pensei em :

    4X rocket m5 5,8 ghz
    4x dish 30

    Pensei tambem inicialmente em


    4X Intelbras APC 5m 2n PRo Mimo 5ghz
    4X Antenas algcom com radome shilde 1,2 38.8 dbi


    Valeu, pessoal !!!!

  9. #9

    Padrão

    bom dia amigo


    seu projeto é simples, se precisar do meu norral "Know-hall" estou a disposicao desde o projeto ate a execucao, no entanto, posso garantir-te que com antenas menores e com torres de no maximo 15 metros de altura seu projeto ficaria muito bom, com trouhgput de 50 a 60 megas fullduplex, ou 100 a 120 megas allfduplex. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título-6.png
Visualizações:	307
Tamanho: 	19,1 KB
ID:      	60736Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título-7.png
Visualizações:	273
Tamanho: 	19,0 KB
ID:      	60737Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título-8.png
Visualizações:	201
Tamanho: 	395,0 KB
ID:      	60738Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         proj1.jpg
Visualizações:	248
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	60739

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Bom dia preencha este form que nós da Click Mobile montamos o seu projeto sem qualquer custo : http://conteudos.clickmobile.com.br/consultores.
    Auxiliamos na escolha dos equipamentos e disponibilizamos nosso departamento de engenharia para as discussões que possam concretizar a melhor topologia para esta sua necessidade.

    Grato

    Alexandre Volpe
    Click Mobile
    [email protected]
    Skype : clickmobile-vendas

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Bom,pessoal!!Mandei msg no privado pra quem pediu, aguardo retorno !!


    Bom, fazer xx - utg - Brra nao da mais. Pq descobri hoje que o concorrente ta montando uma bridge em utinga, eu nao quero colocar no mesmo lugar pra evitar futuras desavenças. Encontrei outra rota, a saber:

    XX( onde sai o link ) com torre de 25 m
    Cnd ( ponte ) com torre de 25 m
    Brra ( destino final ) com torre de 25 m

    Rocket m5 + algcom com radome 30 dbi ( 4x rocket e 4x antena algom para fechar o enlace )

    Distancias:

    XX até a ponte= 34 km
    Ponte até destino final = 23 km


    Agora o cenário é este pessoal.

    Ja mandei email para os interessados em fechar esse enlace pra mim e auxilar na montagem das torres.


    XX até a Ponte>>>>
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         xx-ponte.png
Visualizações:	274
Tamanho: 	116,0 KB
ID:      	60742

    Ponte até o Destino Final>>>>
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PonteXbarra.png
Visualizações:	188
Tamanho: 	26,1 KB
ID:      	60743

    ATT.

    Mk

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Fecha os links com roket e random para não ter interferência entre um ponto e outro

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Ola @servidorMk não sei se está homologado, mas tenho amigos usando esse NetMetal
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-128mb-sfp-_JM e estão tendo otimo desempenho, um amigo tirou o rocket AC e colocou esse NetMetal.

    Instala ele usando conectores e cabos blindados, ai a capa plastica do cabo vc retira um pedaço e liga no aterramento do armario, e usa o UTP apenas para alimentar por POE, e usa a fibra para dados.

    Na inicio e no fim da rede, vc usa uma RB 2011 ou Rb 260GS, 1 par de sfp, cabo de fibra roseta e cordão LC.
    Na Repetidora vc desse o utp das antenas ate a base, e para ligar um rádio ao outro, vc usa um par sfp, 1 cord LC/LC, para proteger o cord vc coloca dentro de uma mangueira emborrachada.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Ok, irmao! Estarei dando uma chegada no material. Muito obrigado !!!!

  15. #15

    Padrão

    vc teria que fazer uma retransmissão no caminho para poder passar a banda quantos Mb pretende passar se se ainda nao fez o projeto posso ajudar [email protected]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estudo viabilidade.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	226,7 KB
ID:      	60770



    Atenciosamente,

    MK[/QUOTE]

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Estamos a disposição meu Companheiro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         banner-22.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	288,7 KB
ID:      	60771

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Citação Postado originalmente por vagner888 Ver Post
    vc teria que fazer uma retransmissão no caminho para poder passar a banda quantos Mb pretende passar se se ainda nao fez o projeto posso ajudar [email protected]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estudo viabilidade.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	226,7 KB
ID:      	60770



    Atenciosamente,

    MK
    [/QUOTE]



    É justamente isso, Vagner. Eu fiz um desvio por tras e fiz uma ponte numa cidade atras dessa rota ai... Mas enfim, a empresa em que ia pegar o link, desistiu..disse que nao tinha mais condicoes para me fornecer link. encontrei um link, so que ta a 230 km da minha casa.... Acredito que vou precisar de uma boa consulto... pois eh uma regiao serrana.

    valleu. abraco

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 60 km

    E só falar que fasso a consultoria para vc

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 60 km

    Mandei msg privado