+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Olá, boa noite!
    Andei vasculhando em alguns foruns mas não achei nada muito proveitoso sobre esse assunto
    Estou com 2 links de 50MB, precisando fazer um load na própria RB que é a RB onde estão os Clientes. Alguém poderia me ajudar com essa empreitada?
    Trabalho com PPPOE nessa RB

    Outra questão é um PTP que tenho de 20km, onde chega um desses links, teria como eu pegar outro link de 50mb, fazer um load para passar os 2 pela PTP ?? Se sim, gostaria de sugestões...
    Grato
    Att: Matheus Fellipe

  2. #2

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Balancear vai conseguir. Mas não vai conseguir os 100 Megas. Menos ainda com clientes autenticando.
    Aqui tenho balanceados 5 links. E quando chega perto de 50 megas a RB já começa a dar picos de 90%. Para esta quantidade de link eu iria de RB 1100AHX ou CCR1009 para ficar sossegado durante muito tempo.

  3. #3

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Obrigado cara, pela ajuda... o ideal seria então usar um load da tp-link ?

  4. #4

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Mais qual a bronca com o load?

  5. #5

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Amigos, voltando ao assunto do tópico, como eu conseguiria fazer esse load?
    sendo que tenho um link por ip estatico, e outro modem..

  6. #6

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Citação Postado originalmente por MatheusF Ver Post
    Amigos, voltando ao assunto do tópico, como eu conseguiria fazer esse load?
    sendo que tenho um link por ip estatico, e outro modem..
    Use uma AHX2 ou CCR1009 para balance e autenticação na sua rede.
    A questão de balancear os links você também pode. Para organizar e segmentar o tráfego use VLAN. No balance você deverá definir as rotas de saída, pouca importa se sairá por um DSL, dedicado ou VLAN. Estruture a sua rede, faça um diagrama e forme em sua cabeça quais são as saídas para a internet. Depois é só balancear.
    Eu acabo de receber uma CCR1009 1S+. Vou colocar balance e autenticação nela. Atualmente uso uma RGB450G para balance e uma RB2011 para a rede interna.

  7. #7

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Use uma AHX2 ou CCR1009 para balance e autenticação na sua rede.
    A questão de balancear os links você também pode. Para organizar e segmentar o tráfego use VLAN. No balance você deverá definir as rotas de saída, pouca importa se sairá por um DSL, dedicado ou VLAN. Estruture a sua rede, faça um diagrama e forme em sua cabeça quais são as saídas para a internet. Depois é só balancear.
    Eu acabo de receber uma CCR1009 1S+. Vou colocar balance e autenticação nela. Atualmente uso uma RGB450G para balance e uma RB2011 para a rede interna.
    Estou com uma 1100, vc conseguiu colocar o balance + a autenticação pppoe pra rodar? Aqui eu tenho que derrubar um link pra o outro assumir, nunca fica rodando os dois simultaneos, não sei mais o que fazer e não queria ter que comprar uma RB só pra balance ):

  8. #8

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Citação Postado originalmente por MatheusF Ver Post
    Estou com uma 1100, vc conseguiu colocar o balance + a autenticação pppoe pra rodar? Aqui eu tenho que derrubar um link pra o outro assumir, nunca fica rodando os dois simultaneos, não sei mais o que fazer e não queria ter que comprar uma RB só pra balance ):
    Eu uso este balance. https://under-linux.org/showthread.php?t=177732
    Aí tem a receita de bolo. Por experiência própria, recomendo que veja o básico sobre firewall linux. Tudo vai ficar mais fácil.

  9. #9

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Boa tarde MatheusF!
    Eu já estou imaginando o que deve ter feito para que seu balance só aceite usar um link de cada vez.

    Você deve além das marcações do Mangle, deve criar as marcações de Mark Routing para cada LINk que você têm e deseja usar no balance.

    Só que além disso, você precisa criar pelo menos duas entradas de rotas default para cada link que você possui ativo no balance.

    Por exemplo que eu tenho os Links ISP1 e ISP2 e no mangle em mark routing eu identifiquei ISP1 como ISP1_Traffic e ISP2 como ISP2_Traffic.

    Lá na tabela de roteamento tenho que criar duas rotas default para ISP1 sendo a primeira 0.0.0.0/0 com marcação ISP1_Traffic e distance 1 e gateway ISP1 e uma segunda rota 0.0.0.0/0 com marcação ISP1_Traffice e distance 2 e gateway ISP2.

    Repita esse processo pra cada link que tiver

    Com isso irá ter além de todos links ativos, sendo 1 por Marcação de rota, terá o Fail ovver operando, ou seja, no caso acima, se ISP1 cair ISP2 assumirá independente das políticas de marcação do mangle.

    Sei que é meio confuso. Mas quinta-feira passada mesmo configurei um balance pra um cliente nosso que estava com alguns problemas assim na rede dele e funcionou direitinho.

    Em caso de dúvidas fico à disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por MatheusF Ver Post
    Estou com uma 1100, vc conseguiu colocar o balance + a autenticação pppoe pra rodar? Aqui eu tenho que derrubar um link pra o outro assumir, nunca fica rodando os dois simultaneos, não sei mais o que fazer e não queria ter que comprar uma RB só pra balance ):

  10. #10

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    fiz exatamente assim, e não obtive sucesso

  11. #11

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Boa tarde MatheusF!

    Deve ter algum detalhe que você deve ter feito errado. Configurar balance direitinho é meio chato mesmo.

    Se precisar de ajuda fico à disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por MatheusF Ver Post
    fiz exatamente assim, e não obtive sucesso

  12. #12

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Citação Postado originalmente por MatheusF Ver Post
    fiz exatamente assim, e não obtive sucesso
    Algo passou batido.
    Receita de bolo

    Não tem como errar. Mas dá uma estudada, assim quando olhar um regra saberá exatamente o que ela faz e qual é a proposta.
    O amigo apresentou um modo de failover. Mas para tal a rota tem que cair. E se o problema acontecer após o gateway? A rota continuará ativa mas não irá navegar e terás problemas.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=177732
    Aqui ensina a fazer failover com "rotas recursivas". Sinceramente só consegui entender o que estava fazendo alguns meses atrás. A primeira vez que tentei não conseguia de jeito nenhum. Com o passar de tempo e após alguns estudos sobre firewall eu finalmente consegui adaptar para o meu cenário. Hoje em dia crio minhas próprias regras. Coisa que um tempo atrás eu julgava impossível.

  13. #13

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Vou seguir isso aí, vamos ver o que consigo
    Obrigado pela ajuda

  14. #14

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Consegui colocar pra rodar, mas coloquei o modem em bridge, e o outro link que recebo de uma RB como se fosse o roteado.
    O quê acontece é que quando um link fica ruim, está matando toda a net, é como se ele não deixasse o outro link suprir a sua queda. ai eu desativo e tudo volta ao normal

  15. #15

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Algum detalhe de configuração

    Se precisar segue meus contatos

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por MatheusF Ver Post
    Consegui colocar pra rodar, mas coloquei o modem em bridge, e o outro link que recebo de uma RB como se fosse o roteado.
    O quê acontece é que quando um link fica ruim, está matando toda a net, é como se ele não deixasse o outro link suprir a sua queda. ai eu desativo e tudo volta ao normal

  16. #16

    Padrão

    falei contigo no skpye faz uns dias já

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Algum detalhe de configuração

    Se precisar segue meus contatos

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

  17. #17

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Fiz um script que testa se o link está ruim ou está fora e desativa a rota dele, segue o link

    https://under-linux.org/entry.php?b=4524

  18. #18

    Padrão Re: Load Balance 2 Links 450G + PPPOE

    Não me lembro!
    Qualquer coisa manda uma msg lá de novo!

    Grato

    Rafael

    Citação Postado originalmente por MatheusF Ver Post
    falei contigo no skpye faz uns dias já