Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Click here Anatel aprova serviço de banda larga sem outorga para pequenos ISPs

    Boa tarde. Eu estudei toda a decisão da Anatel e basicamente é o seguinte:

    1) Teremos 60 dias de consulta pública (sem data inicial ainda). Portanto não é decisão final. Todavia penso que o rumo está dado, poderemos ter mudanças pontuais.

    2) Provedores com até 5000 clientes não precisarão de SCM caso utilizem 2.4Ghz, 5.8Ghz, 900Mhz e meios confinados (cabo/fibra). Serão considerados "cadastrados" e não "outorgados".

    3) Provedores que necessitarem de rádios de frequência licenciada PRECISARÃO SIM de SCM (radio enlace associado do SCM).

    4) Apesar da Anatel ter liberado da SCM que usa cabo/fibra (meios confinados) as operadoras de energia elétrica EXIGEM licença da Anatel para alugar os postes. Para usar poste tem que ter "outorga", "cadastro" não é outorga, isso fica bem claro na decisão da Anatel.

    5) A SCM continuará custando R$400,00 + CREA

    6) Licitações poderão fazer a diferenciação: somente aceitar "outorgado".

    Essas são as premissas. Colocando isso num aspecto negocial agora:

    - Trabalhar com 2.4 e 5.8 já está defasado. Os provedores hoje adoram chegar num bairro que tem só o "piratinha" via rádio. Eles passam cabo e marcam território definitivamente. Tenho visto isso acontecer muito hoje, provedores pequenos via rádio perderem clientes para provedores pequenos via cabo/fibra.


    Não fiquem se preocupando com o espectro, isso é coisa do passado. Se preocupem em marcar seu território colocando cabo/fibra.

    Se você não se preocupa com isso agora, certamente irá se preocupar quando o panfleto de "internet via cabo" chegar na região que você atende com 5.8/2.4.

    O processo para tirar a SCM demora meses. Até sair a SCM o concorrente já cabeou sua região.

    Por isso, quem é muito pequeno, tendo poucos POPs, realmente não terá necessidade da SCM. Agora aquele que já tem uns 300/400 clientes e viu que é possível atuar nesse mercado, sabe da necessidade de ter sua SCM para passar seu cabo no poste e crescer sua carteira de clientes!

    Quem tem SCM e já está cabeando sabe que o "piratinha" 2.4/5.8 que abriu agora não vai causar muito problema e nem poderá oferecer as mesmas velocidades, com a mesma estabilidade!

    Resumindo meu ponto de vista: nem percam tempo discutindo se precisa de SCM, etc etc. Tratem de passar cabo e oferecer internet com tecnologia melhor que 2.4 e 5.8. Se você não fizer, alguém com SCM fará.

    Abraço
    Fabricio

    www.radius.net.br - Software para gerenciamento de provedores de internet

  2. #22

    Padrão Re: Click here Anatel aprova serviço de banda larga sem outorga para pequenos ISPs

    Fabricio matou a charada... e de quebra com cabeamento sai fora da questão interferencia causada até pelo mau uso do espectro de radiação restrita.