+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ADSL x DOCSIS

    Senhores, alguém com experiências nessas duas tecnologias, principalmente DOCSIS? Ainda sobre o DOC, saberiam me dizer qual a topologia da rede, com equipamentos necessários e afins? Sei que ADSL funciona com DSLAN e nada mais, além da rede propriamente dita.

    Gostaria de comparar as tecnologias. Agradecimentos antecipados.

  2. #2

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Docsis precisa de um CMTS na central, ele autentica cerca de 3 mil clientes em um único chassis 1U (exemplo, arris c3), ao longo da rede, que eu saiba de cabeça das minhas pesquisas precisa de node óptico com 2 ou 4 saídas de RF (chega com a fibra mais perto dos clientes, cada node atende até 1000 clientes, mas as operadoras grandes pra prover maior velocidade tem diminuído este número, pode eliminar o node óptico se quiser levar o sinal apenas em coaxial da central até os clientes, basta usar vários amplificadores na linha), amplificadores a cada 400m (depende do amplificador), tap's para atender aos clientes (podemos comparar com um switch de distribuição, tem tap de 4 a 16 portas).

    Que me lembre de cabeça na rede externa é só isso, daí precisa de ancoragem e todo o resto pra lançar esses cabos, conectores...

    Por ser uma rede ativa, precisa de fonte na linha para alimentar os amplificadores direto no cabo .500, não sei quantos amplificadores cada fonte alimenta. A saída geralmente é de 48Vac se não estou enganado.

  3. #3

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Eu vi algumas referências sobre os CMTS da Arris, mas não encontrei fornecedores nem valores. Quanto será que custa investir em uma rede HFC com Docsis?

  4. #4

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    http://www.sysne.net/9622/40201.html
    http://www.intelcom.ind.br/catalogo2.php?codigo=8

    http://zapi.com.br/node-optico-6920-p-884.html

  5. #5

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Rede docsis é muito melhor que adsl (chega ate 120mb no cliente com facilidade), a NET usa ela, e ainda leva tv em hd e now juntos pelo mesmo cabo.

    Porem é muito cara, tanto que nem se encontra pra comprar esses equipamentos para micro empresas, manter a rede exige profissionais capacitados em RF, alem de ter sistemas para controlar o cmts, no node chega a fibra otica e dele passa a ser cabo coaxial que pode ser levado direto aos assinantes ou passar por amplificadores.

    Procure sobre rede HFC e vai encontrar mais detalhes.

  6. #6

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Eu vi algumas referências sobre os CMTS da Arris, mas não encontrei fornecedores nem valores. Quanto será que custa investir em uma rede HFC com Docsis?

    Amigo a grande diferença esta na rede . O DOCSIS opera sobre redes HFC (Rede hibrida coaxial Fibra) e o ADSL sobre para metalico.
    A complexidade da rede HFC é bem maior e requer projeto especifico com calculos de ganhos e atenuações e alimentaçao dos amplificadores ativos.
    A rede em par metalico e muito mais simples, devendo respeitar so a distancia maxima do par e pronto.

    A tecnologia DOCSIS foi desemvolvida pelas empresas de TV via Cabo e esta orientada exclusivamente para elas, mentras que o ADSL para empresas de Telefonia.

    A rede HFC tem muito mais capacidade que a rede de Telefonia por esse motivo justifica a complexidade para as empresas de TV via Cabo.

    Uma CMTS custa aprox US$10.000 e os modems aprox US$40 os de ultima geração (DOCSIS 3,) em quantidades de 1000 Pç. Tem modems usados por R$10 (DOCSIS 1.0).

  7. #7

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Se precisar de cmts, me mande um email, [email protected], que tenho 2 parados se te servir

  8. #8

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Bah @rossisolrac, que maravilha de indicação, muito obrigado.

  9. #9

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    @Super muito obrigado pela participação. Sabe, eu já conheço a maior parte dos detalhes das redes HFC, mas ainda estava em dúvida com relação aos CMTS. Com relação a valores, será que é tão caro que não valha a pena pensar nos benefícios? É caro se pensarmos em investir 100, 200 mil que não temos, mas fazendo um projeto de longo prazo com estratégia bem elaborada acredito que valha a pena.

    @emilidani você tem experiência prática com o uso do DOCSIS? Se sim, gostaria muito de conversar com você e trocar ideias.

    @henriqueleao acabei de enviar email. Estou aguardando o seu retorno.

  10. #10

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Tenho sim, pode considerar aprox de US$10.000 a US$20.000 quilometro de rede construida HFC como minimo.

  11. #11

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Nao recebi email, manda pelo privado.

  12. #12

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Tem um usuário aqui do fórum que opera docsis, vi num álbum, só não recordo agora o nome.

    De nada, andei pesquisando sobre a tecnologia e por baixo cotei em cerca de 120 mil para uma rede de 10km (fazendo as quadras e transportando da central distante do bairro estudado, daria aproximadamente isso em cabeamento), fora o custo de link, modem cliente, aluguel de postes, projeto assinado por engenheiro e equipamentos no datacenter como servidores e switches gerenciáveis. Uma rede ADSL2+ no mesmo tamanho e faltando as mesmas coisas saiu aproximadamente 72 mil.

    Claro que tudo isso fazendo lançamento por conta própria o que gastaria apenas o combustível.

  13. #13

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Tenho sim, pode considerar aprox de US$10.000 a US$20.000 quilometro de rede construida HFC como minimo.
    resumindo: gpon ganha comparando custo beneficio.

  14. #14

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Meu amigo @Super o problema da fibra ao meu ver é a fragilidade da estrutura, do cabeamento em si. E outro ponto, o custo de ativação do cliente e o treinamento/ferramental para o pessoal de campo.

  15. #15

  16. #16

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    E o adsl sobre cabeamento metálico, o que os amigos pensam sobre essa tecnologia?

  17. #17
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Tem um camarada meu que usa na rede dele.
    Sei que só no CMTS da cisco (não sei modelo e capacidade) foi 120 mil.

    Ele já gastou um tanto bom, mais vou te falar, se você construir a rede certinha, e ter que configure e arrume o que precisar na rede certinho,fica show de bola a rede.

    Acho que hoje ele já tem implantado em mais de 900 clientes em HFC, de inicio ele teve alguns problemas, mais agora é só alegria.

  18. #18

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Meu amigo @Super o problema da fibra ao meu ver é a fragilidade da estrutura, do cabeamento em si. E outro ponto, o custo de ativação do cliente e o treinamento/ferramental para o pessoal de campo.

    nada disso. É a rede mais confiavel de todas, de longe. O custo de ativação sim é problema por esse motivo se utiliza HFC (Hibrid Fiber Coax) pois os modems sao relativamente mais em conta que qualquer outra tecnologia, mais ainda que ADSL

  19. #19

    Padrão Re: ADSL x DOCSIS

    ADSL é para quem possui a rede de par metalico e desja oferecer dados acima. Se for a construir nova compensa FTTX.