+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Bom dia a todos os amigos do Fórum.

    Aqui na região estamos enfrentando muitos problemas relacionados a energia....

    Como eu acredito que seja em todo o pais...


    A minha divida é a seguinte;

    Gostaria de saber com o pessoal ai que tem gerador de energia , para suprir a falta dela no provedor!


    Aqui eu preciso de um gerador que consiga gerar energia para as fontes da Volt.... Pois é as que eu uso aqui no provedor...


    Lembrado estou com o capital (dinheiro) no limite.... Rsrsrsrs e não tenho como gastar muito em um gerador de energia robusto...


    Desde já grato a todos...

    Que Deus abençoe a todos....

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Para poder sugerir algo precisamos de informação...qual o consumo em watts dos equipamentos que precisam de energia de emergência? Quanto tempo duram essas interrupções em média? Tem algum tipo de nobreak? Qual modelo das fontes?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Eu diria que o maior problema é: Precisa partida automatica?

    Fonte DC da Volt é fonte chaveada comunzona, passa pra DC logo na entrada do chaveamento, não precisa senoidal limpa, então pode tranquilamente até usar gerador 2 tempos baratinho, tipo:
    http://www.torchtools.com.br/ferrame...mpos-matsuyama
    Não coloque consumo nem de 500W, que dirá 950W! Use meia-carga apenas, se for fonte DC comum tipo 24V 7A pode pendurar até 3 sem medo.

    Mas... partida manual, a bombinha dosadora de oleo 2T dá pau fácil (Aí tem que misturar óleo na gasolina, e gasolina batizada perde qualidade em semanas).

    E isso gera uma onda senoial suja, péssima pra transformadores (que nobreaks AC usam!). Um gerador desse em nobreak AC comum só funcionaria direito em um nobreak senoidal ou de dupla-conversão muito bom, só eles aturam senoidal suja.

    Mas uma senoidal suja serve pra qualquer fonte chaveada porque em fontes chaveadas a PRIMEIRA coisa na entrada (Depois de um eventual filtro LC) é retificação e filtragem com capacitor, vira DC de qualquer forma, então pode ser gerador de senoidal, de onda quadrada, ou de onda no formato do Mickey que servirá.

    Já se for alimentar coisa ruim tipo nobreak AC comum (400VA, 600VA, 1400VA, etc), precisa de algo que gere uma onda mais senoidal, o preço sobe:
    https://www.palaciodasferramentas.co...ivolt-buffalo/

    Mas também partida manual.

    Se precisa partida automatica: Tá lascado!
    Precisa um painel inteligente ao lado do gerador, um QTA, que verifique se tem eletricidade, e na falta dela dê a partida no gerador, verifique se o gerador ligou mesmo, que espere uns segundos e só então transfira a alimentação pro gerador, que monitore temperatura e combustível, enfim, um aparelhinho caaaaro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...00-ats-qta-_JM

    Esse tipo de painel você adapta em gerador que já venha com partida eletrica (No botão, não com cordinha retratil).

    Se não tem um gerador, dá pra comprar um pequeno já com QTA:
    http://www.maquinasmc.com.br/produto...na-com-qta-ats

    Se são só 2 ou 3 fontes DC pequenas não precisa 2,4KVA, mas... é o que tem com QTA, nunca ví um 2 tempos de menos de 1KVA com QTA, apesar de ser possível.


    Enfim, se não precisar partida automatica você economiza muito, e se não precisar senoidal muito limpa você economiza ainda mais.

    Nobreak AC comum de 400 a 2200VA sempre tem transformador dentro, e transformador precisa onda bem parecida com senoidal pra operar direito, se colocar um gerador barato (De menor de R$ 1 mil) num nobreak comum de 1400VA ele possivelmente não vai reconhecer que tem rede AC e não vai carregar, as vezes sai mais em conta você pegar um gerador 4T barato (R$ 900 tem) e um nobreak senoidal ou dupla-conversão usado de R$ 600-800, ao invez de um caro gerador limpo de 2KVA.

    Como gasolina estraga com os meses, se deixar o troço parado (E nem limpar filtro), isso dificilmente dura mais de 2 anos (Se bem cuidado dura 10 ou 15 anos se usar todo mes), então veja bem se quer isso mesmo, especialmente pelo barulho disso (E eles precisam ventilação, eles aquecem um quarto 3x3 até derreter plastico em poucas horas). As vezes é mais interessante investir em bateria estacionária maior e painel solar ou carregador avulso pras baterias, o custo talvez seria o mesmo mas as baterias duram 3 ou 4 anos com cuidados básicos (Ventilação também, por acaso) e não gastam gasolina.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Citação Postado originalmente por RadNet Ver Post
    Bom dia a todos os amigos do Fórum.

    Aqui na região estamos enfrentando muitos problemas relacionados a energia....

    Como eu acredito que seja em todo o pais...




    A minha divida é a seguinte;

    Gostaria de saber com o pessoal ai que tem gerador de energia , para suprir a falta dela no provedor!


    Aqui eu preciso de um gerador que consiga gerar energia para as fontes da Volt.... Pois é as que eu uso aqui no provedor...


    Lembrado estou com o capital (dinheiro) no limite.... Rsrsrsrs e não tenho como gastar muito em um gerador de energia robusto...


    Desde já grato a todos...

    Que Deus abençoe a todos....


    Faça a medição da potencia consumida e compre gerador com pelo menos 30% a mais . Ai vai depender do que encontrar no mercado pois tem varias marcas disponiveis.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Alguns aparelhoes que me trouxeram da Volt, eles costuma desarmar com 12,1 volt, um ou outro com 11.5V ou 12.3V mas só rearma quando estiver com 12,7V. Portanto se tiver uma deficiencia na rede elétrica(menor que 90V ou 170V se possuirem via chave de comutação, sendo automática pode variar de 90 a 270 volts sem maiores transtornos. Se a rede cair para menos de 90V, a corrente que passa pelo transformador de frequencia fica alta sobreaquece o sistema vindo a queimar a fonte, tenho notado que têm vido ruídos na rede elétrica fornecida pela consecionária e tenho recebido aparelhos domésticos com avarias na fonte. acho que na prática estamos com excesso de carga indutiva, consequentemente capacitiva e as consecionárias não fazem o devido balanceamento de cargas.
    Todo consumidor que receba em seu medidor, duas fases ou três precisa fazer o devido balanceamento dando mais segurança na sua rede interna, mas por preguiça e desconhecimento dos eletricistas isso não acontece e na prática aumenta em nossa conta de energia, em teoria não...

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Vou ressucitar o topico.

    Preciso de um gerador com partida automatica e preferencialmente a diesel que acredito ter durabilidade superior ao da gasolina que na atual situação só é vendida toda batizada. (dificil achar um posto bom ou caimos nos 7 reais o litro de uma de alta octanagem).

    Alguma recomendação por favor?

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Zuchi bom dia...

    Moto-gerador a gasolina até uns 3 KW, escolhendo pelo preço são dotados com motores dois tempos o que requer certos cuidados na hora de abastecer. Pode até ser que tenha com partida elétrica, e automática.
    Um provedor aqui, adiquiriu um moto-gerador a diesel com partida automática, caso não falte a energia uma vez por semana o motor liga automaticamente ou não, ideal que ligue para manter o sistema de lubrificação e arrefecimento; até cedem a outros provedores caso necessário.
    O ideal é que acione após 10 minutos da falta de energia, permaneça ligado por mais 5 minutos mesmo que a energia volte e acho que até pode ser programado e com alarme de status na empresa.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Vou ressucitar o topico.

    Preciso de um gerador com partida automatica e preferencialmente a diesel que acredito ter durabilidade superior ao da gasolina que na atual situação só é vendida toda batizada. (dificil achar um posto bom ou caimos nos 7 reais o litro de uma de alta octanagem).

    Alguma recomendação por favor?
    No seu caso é inviavel uso de placa solar e bateria? pergunto pq gerador a gaolina seja 2t ou 4t se ficar uns dias parados é uma desgraça fazer roncar novamente, não sei se é a gasolina aqui da região, mas falo por experencia propria, unico meio pra ele funcionar melhor é apos o uso abrir um parafuso em baixo do carburador pra secar completamente, quando for usar outra vez abre a torneira e enche ate que ele funciona um pouco mais facil

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda sobre tipo qual gerador de energia comprar para o Provedor....

    Sobre diesel, lembra que pela mistura com biodiesel o S500 gera uma borra no fundo, é ação de bactérias, tem bactericida pra isso (Exemplo: https://www.deere.com.br/pt/pe%C3%A7...os/fuel-guard/). Pegar diesel comum e deixar no tanque dá resultado muito pior que gasolina! Gasolina bem fechadinha tem pouca evaporação então não vira etanol, e ainda que vire, esses motores monocilindro operam bem com etanol mesmo com compressão ruim tipo 8:1, só gastam mais, o governador vai abrir mais o acelerador até o motor chegar na rotação correta, mas isso seria pro caso de usar gasolina de digamos 10 meses, se for coisa tipo 3 meses não tem diferença significativa no poder calorífico, roda igual gasolina nova.

    Geralmente pessoal tem problema mas é questão de jeito de usar, a partida elétrica tem que ser mais longa, ideal é puxar afogador e puxar a cordinha 1 ou 2 vezes sem força, só pro pistão puxar um pouco de gasolina pro duto entre carburador e cilindro ficar "cheirando" a gasolina, depois sim puxa a cordinha com força, espera uns segundos, mesmo quase falhando, e então solta o carburador. Precisa ser um motor 4T muito bom pra só chegar e puxar a cordinha depois de 2 meses e funcionar! Então com partida elétrica precisaria ter motor de partida de velocidade boa (Nada de bateria de 4Ah com CCA baixo, essas apanham até pra dar partida em Biz 100cc, que dirá em motor estacionário de 200cc! Precisa bateria grande, usa automotiva mesmo, de 36-40Ah, que é normal custarem o mesmo que uma porqueirinha 5Ah de moto), e vai precisar mais tempo de motor girando, afinal o motor não vai puxar afogador, girar devagar pra lubrificar e puxar um pouco de gasolina pro duto, ele vai só meter 400RPM até o motor pegar!

    QTA bom é o que dá até 5s de partida, espera uns 5s, e tenda de novo. QTA ruim dá partida de 2s, espera MINUTOS, e então tenta de novo, nesses minutos o pouco de gasolina no duto vai embora, demora ainda mais pra dar partida.

    Se for só usar manualmente, sempre fecha a gasolina, drena o que tem no fundo do carburador, e pronto, na hora de usar abre a gasolina, espera uns 5s, dá 2 puxadas sem força na cordinha, e então puxa pra valer, mesmo com gasolina de 1 ano isso funciona (Usava um Branco 4000 e um xing-ling 2500, nunca viam gasolina nova). Gasolina de 2 anos é só puxar a cordinha mais vezes antes da partida, sem força, pro duto ficar mais encharcado (Não pra vela ficar encharcada! Por isso tem que ser sem força, senão vai tudo pro cilindro e molha vela!). Alias, tirar vela e limpar carbonização é coisa ULTRA simples, também devia ser corriqueiro, faz antes de todo uso, não toma mais que 20 segundos, todo gerador vem com chave de vela, não custa nada deixar no gerador.

    Mas se quer mesmo diesel, a Branco tem hoje um 2kVA com partida elétrica, prontinho pra adaptar QTA pra partida automática, mas diesel também exige uma puxada sem força na cordinha antes da partida com força, por isso a partida elétrica também demora mais, o QTA também tem que ser configurado pra até 5s de partida, nesse caso pode demorar mais entre tentativas, mas por ter esse tempo também não pode ter bateria pequena, a original é de uns 7A, mas eu evitaria, colocaria automotiva 40Ah do lado do gerador com cabos de 10mm, até pela auto-descarga das baterias em meio ano (Exceto se for dar uma partida manual a cada 30 dias, seria o ideal).

    Mas veja que esse Branco diesel é R$ 5 mil por 2kVA, enquanto gasolina com partida elétrica da mesma marca e mesmos 2kVA é uns R$ 2,5 mil. Metade do preço! E o risco de ter borra no fundo do tanque no diesel (Não poderia colocar diesel s10 nesses motores, só s500) no fim das contas é a mesma coisa que ter gasolina velha, tem que comprar caríssimo bactericida pro diesel, ou simplesmente trocar a gasolina do gerador 3x por ano (Bota no carro. Motor 4 cilindros não dá bola pra isso, precisa ser um carro muito merda pra falhar com uns litros de gasolina de 9 meses).