Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Com a NET oferecendo 30M por 69,90 na cidade, recebemos uma enxurrada de ligações de clientes querendo mudar de plano, hoje ofereço ate 5M, em N mimo. Estou pensando seriamente e urgentemente trocar meus aps N por AC para ofertar maiores velocidades.

    Algum provedor do FORUM ja esta trabalhando assim?

  2. #2

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Amigo acho que não fica bom, pois AC é muito suscetível a interferências.

  3. #3

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    faz o cabeamento e bem melhor

  4. #4

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    O que tem a ver ac com interferência? Não é o protocolo, mas sim a frequência 5.8 que enfrenta interferência.

  5. #5

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    O que tem a ver ac com interferência? Não é o protocolo, mas sim a frequência 5.8 que enfrenta interferência.
    Acredito que o AC teve algumas melhorias sim em termos de protocolo, mas não tenho esse conhecimento exato, mas acredito que o grande diferencial do protocolo AC é usar a largura de canal maior (80mhz, 160mhz).

    E o canal sendo mais largo, pode e irá gerar mais interferência e sofrer com a mesma.

  6. #6

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    O problema de AC é o tipo de modulação, N usa 64QAM, uma quadratura com 64 pontos, AC ACRESCENTOU em MCS8 e 9 um esquema com 256QAM, 256 pontos, requer SNR e sinal AINDA mais alto.

    Se configurar em AC-only e usar MCS5, MCS6 e MCS7, vai usar 64QAM, exatamente IGUAL N. Só existirá diferença de usar MCS8 e 9.

    (Não confundir MCS8 de AC com MCS8 de N, são coisas diferentes)

    Usando N com canal de 20MHz em dupla-polarização dá pra vender uns 50 ou 60Mbps por PTMP, é pouco, por isso a UBNT tem setoriais de 60°, pra usar 6 por torre, 6 de 50Mbps dá capacidade de uns 300Mbps por torre em condições ideais.

    Um dos ítens nesse "condições ideáis" é ter sinal suficiente pra usar todos em MCS15, pra isso precisa sinal cliente>torre e torre>cliente na casa dos -45 a -50dBm.
    Isso com 64QAM!

    Já pra 256QAM, a margem de sinal e o SNR precisam ser levemente maiores pra ter 100% de CCQ, falamos nuns -40 a -45dBm, falamos numa margem de 30dBm (Até uns 5Km) e um SNR de uns 45dBm.

    Enfim, acho mais acessível lutar pra conseguir usar N com tudo o que ele tem pra oferecer, com todos os clientes chegando com sinal alto o suficiente pra usar MCS15 (E nada de misturar MCS10 a 15, um datarate baixo serve pra dar mais alcance mas gasta mais tempo de processamento pra entregar a mesma quantidade de dados, inviável um plano de digamos 15Mbps usando MCS10 a 20MHz), e melhor usar setorial de 60° (Que a Ubiquiti fabrica, setorial AC já tem essa possibilidade, mas não precisa usar elas em AC, pode usar em N que dá na mesa), com 6 canais em potência adequada (Respeitando limites legais) dá pra falar fácil em uns 40Mbps por setorial, isso com apenas 20MHz, é só ter sinal alto (Aí esquece porcaria tipo NS Loco M5 em cliente distante, além do baixo ganho ainda tem a desgraça da antena de 45 a 60°, essas porcarias de antena que foderam com o espectro no brasil, se todo mundo usasse antena de 4 ou 5° o espectro estaria 20x mais limpo), pra isso dá trabalho escolher o ganho da antena conforme a distancia, mas... pra usar AC precisaRIA ainda mais cuidado, não adianta mudar pra AC mas deixar o datarate em auto de MCS0 a 9, metade dos clientes vai usar algo abaixo de MCS6 por conta do sinal insuficiente, isso é subitilizar o equipamento caro, e quem paga essa conta geralmente é o cliente e não o provedor).

  7. #7

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    @FMANDU , com planos de 5M você não precisa se assustar muito com a NET. Pois eu conheço o serviço deles lá no meu genro e é uma porcaria.... Só propaganda.

    Sei que atrapalha pois o cliente só quer levar vantagem e quando ouve que o plano é de 30M logo ficam agitados. Mas o tempo deve mostrar a realidade. Sei que é duro esperar pelos acontecimentos, mas se teu plano de 5M é estável, fica na tua...e espera passar a tempestade.

  8. #8

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Pra vender planos acima de 5 Megas com tranquilidade é melhor partir pra Fibra Otica. Esta ficando bem mais acessivel hoje em dia.

  9. #9

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Na minha cidade não tem nada de NET, GVT e Afins só algumas concorrências via rádio mesmo assim mantemos qualidade e bom preço e já foi o suficiente para dominarmos a cidade, já na cidade vizinha onde atendemos também tem de tudo e mesmo assim NET não domina qualidade péssima mal atendimento demorado. Em muitas Grandes e medias empresas dessa cidade tem link via rádio com nos..Nem te preocupa tenta reformular um pouquinho teus planos melhora atendimento faz uma boa propaganda com panfletos frente e frente com os clientes mantenha qualidade e estabilidade da tua rede e verás que logo sairá dessa tempestade isso e só fogo de palha deles...

  10. #10

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Acredito que o AC teve algumas melhorias sim em termos de protocolo, mas não tenho esse conhecimento exato, mas acredito que o grande diferencial do protocolo AC é usar a largura de canal maior (80mhz, 160mhz).

    E o canal sendo mais largo, pode e irá gerar mais interferência e sofrer com a mesma.

    Concordo, usar canal mais largo piora interferença como um todo.

  11. #11

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Amigo vc já viu um post do Zucchi onde fala que esta usando clientes com banda de 20 megas com EPMP 1000 da Cambium?

  12. #12

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Mas uma rede toda com epmp1000 ou ate mesmo equipamentos AC talvez fique mais caro q FTTH.

    Uma instalação FTTH hoje vai ficar entre 450 e 500 reais, ja contando mao de obra e roteador wifi embutido na ONU.

  13. #13

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    partindo dos cálculos na ponta do lápis, sim, fica mais caro.
    Mas isso só será realidade se você tiver uma concentração de clientes para atender com fibra.

    Mas me parece que a realidade dos provedores é outra. Atendimento salpicado por uma grande área. E nestes casos só o wireless vai atender de imediato.
    Por isso que o @Zucchi e também o @speedpc tem feito uma apologia bem estruturada em cima do wireless, mas não o tradicional 802.11.

    Pode ser pesado para quem está començando. Mas a questão se torna um dilema para quem tem um número razoável de clientes.... partir para fibra ou para um wireless mais robusto? A fibra vai exigir um investimento inicial muito, mas muito maior para atender a mesma área.. O wireless proposto, com Cambium pode até ficar mais caro por cliente, mas permite ir crescendo conforme a demanda.
    Além disso não precisa esperar por elaboração de projeto de fibra e aguardar mais ainda por aprovação da concessionária de energia que talvez nem libere por simples capricho do momento. Entre iniciar um projeto de fibra e efetivamente executar vai no mínimo um ano.

  14. #14

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Perfeito 1929, exatamente minha linha de raciocínio, estamos relutando em espalhar fibra pela cidade, por 3 motivos:

    1 º vejo uma grande incerteza nos fabricantes de FTTH, quando ao rumo da tecnologia, parece estar saindo nova tecnologia e ao que li parece totalmente incompatível com padrões atuais .

    2º A crise a batendo na porta e portanto hora de pisar no freio quanto a futuros investimentos( endividamentos), quem ja fez ok, mas quem n"ao fez vai arriscar?

    3º Pq comprar uma Ferrari que pode andar a 300 km para andar a 30 km (custo beneficio será que vale a pena)

    Ao meu ver existe muita badalação em torno da fibra e veja pouco retorno, parece que virou moda, porem tudo tem que ser bem estudado e planejado.

    Aqui tenho planos de ate 10 mb via radio bem tranquilo, tudo bem dimensionado como o amigo 1929 postou e detalhe, tenho 2 concorrentes que usam fibra, no inicio foi febre, agora a maioria dos clientes que saíram estão retornando, comecou bonitinho e agora ta virando "zona"ja ví varias caixas penduradas (tracionadas so pelos cabos) sem o contar o pessoal da Companhia de energia que passa trocando postes e nao tao nem ai para fibra deixam os cabos soltos).

  15. #15

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Nem penso em fibra no momento. Vejo alguns provedores aqui na cidade ja migrando pra fibra, mas ta uma zona.... É tanto cabo no poste que acho que fica ate difícil para dar manutenção. Daqui a pouco a "interferência" deles vão ser os cabos de varias operadoras no mesmo poste.

    Estou orçando para trabalhar com cambuim em bairros de classe A e B, onde sei que o retorno será garantido e a inadimplência menor, pois Cambium custa uns 650,00 por cliente, e tudo aqui é comodato.

    Acho que no momento vou ficar com a ideia do @rubem e trabalhar com MCS15 nos clientes. E vai ser o jeito adicionar mais um painel para cada lado. Fico com receio só da interferência que isso vai me causar.

  16. #16

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Meu amigo, como você entrega essa velocidade ao cliente? 40Mhz? tem uns 8 clientes de 10M em um ap?

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Perfeito 1929, exatamente minha linha de raciocínio, estamos relutando em espalhar fibra pela cidade, por 3 motivos:

    1 º vejo uma grande incerteza nos fabricantes de FTTH, quando ao rumo da tecnologia, parece estar saindo nova tecnologia e ao que li parece totalmente incompatível com padrões atuais .

    2º A crise a batendo na porta e portanto hora de pisar no freio quanto a futuros investimentos( endividamentos), quem ja fez ok, mas quem n"ao fez vai arriscar?

    3º Pq comprar uma Ferrari que pode andar a 300 km para andar a 30 km (custo beneficio será que vale a pena)

    Ao meu ver existe muita badalação em torno da fibra e veja pouco retorno, parece que virou moda, porem tudo tem que ser bem estudado e planejado.

    Aqui tenho planos de ate 10 mb via radio bem tranquilo, tudo bem dimensionado como o amigo 1929 postou e detalhe, tenho 2 concorrentes que usam fibra, no inicio foi febre, agora a maioria dos clientes que saíram estão retornando, comecou bonitinho e agora ta virando "zona"ja ví varias caixas penduradas (tracionadas so pelos cabos) sem o contar o pessoal da Companhia de energia que passa trocando postes e nao tao nem ai para fibra deixam os cabos soltos).

  17. #17

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Meu amigo, como você entrega essa velocidade ao cliente? 40Mhz? tem uns 8 clientes de 10M em um ap?
    Amigo como postei tem que dimensionar, claro de não vou colocar 10 cliente de 10 MB em um único AP, aqui entra a máxima dividir para conquistar, cada caso e um caso literalmente vc tem que fazer um projeto antes de colocar um cliente, analisar todas as possibilidades e ainda deixar uma "folga" entende ....

  18. #18

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Planos de 8, 10,15,20Mb... para prestar tem que ser cabeado. Não compensa sair instalando APs nas torres, pois acaba gerando mais poluição.

  19. #19

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    partindo dos cálculos na ponta do lápis, sim, fica mais caro.
    Mas isso só será realidade se você tiver uma concentração de clientes para atender com fibra.

    Mas me parece que a realidade dos provedores é outra. Atendimento salpicado por uma grande área. E nestes casos só o wireless vai atender de imediato.
    Por isso que o @Zucchi e também o @speedpc tem feito uma apologia bem estruturada em cima do wireless, mas não o tradicional 802.11.

    Pode ser pesado para quem está començando. Mas a questão se torna um dilema para quem tem um número razoável de clientes.... partir para fibra ou para um wireless mais robusto? A fibra vai exigir um investimento inicial muito, mas muito maior para atender a mesma área.. O wireless proposto, com Cambium pode até ficar mais caro por cliente, mas permite ir crescendo conforme a demanda.
    Além disso não precisa esperar por elaboração de projeto de fibra e aguardar mais ainda por aprovação da concessionária de energia que talvez nem libere por simples capricho do momento. Entre iniciar um projeto de fibra e efetivamente executar vai no mínimo um ano.
    @1929 CABEAR com fibra igual a "ALGUNS PROVEDORES" estao fazendo E FACIL os caras nao tem licenca da concessionaria, nao tem projeto, SIMPLIFICANDO os caras simplesmente compram ROLOS E MAIS ROLOS de fibra DA CHINA, a fibra nao tem homologacao, ARMARIOS NOS POSTE SEM IDENTIFICACAO, ( LOGICO ELES NAO QUEREM E NEM PODEM SER IDENTIFICADOS) e o melhor de tudo, depois do cabeamento pronto com muita raridade os caras vao tomar uma multa ou ter fibra removida simplismente pq a concessionaria NAO FAZ FISCALIZACAO, ai desse jeito amigo fica simples " O PROVEDOR " cabear ne . (SO NO BRASIL ACONTECEM ESSES ABSURDOS)

    Agora sobre os radios ePMP 1000 HJ sao a melhor opcao para redes wireless mais robustas, da pra entregar planos de 10 a 25MB fino, o que ta pegando creio que pra TODOS e o valor do DOLAR 3.86 do real nao da nem pra pensar em grandes investimentos no momento lembrando que os equipamentos em cliente tanto para rede AC ou ePMP estao hj na faixa de 99 dolares ai "quebra a firma" pra instalar os clientes ne ...

  20. #20

    Padrão Re: Algum provedor utilizando AC em PTMP ?

    Ou seja, pé no freio, né @speedpc.

    Quem diria que voltaríamos a este sufoco.. Receio que em pouco tempo estaremos nos patamares inflacionários da década de 80.. Quem lembra sente calafrios.... 84% ao mês..

    Mesmo utilizando a linha AC não vai ficar muito mais barato.... então é questão de planejamento estratégico... cada um vai ter que pesar na balança.

    Sobre o cabeamento desordenado, lá em Pernambuco quem tinha contrato de compartilhamento com a concessionária, e pelo que foi postado aqui mesmo no Underlinux, eram poucos em todo o estado, foi prejudicado mais uma vez pela ação dos clandestinos...
    Foi relatado que até quem não tinha SCM tinha cabeamento. Uma zorra total....
    E daí a concessionária passou a ser a vilã no caso...