+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Galera, minha mensagem é breve, li, pesquisei, re-presquisei e re-li tudo oque se tem na internet. Muitos usavam regras de QoS para sites, serviços, sites de teste de velocidade entre outros, porém com a chegada da versão 6x ficamos sem o "global-in" e "global-out", ficamos apenas com o "global", como disse, li muito e vi inumeros jeito de fazer, simple queue, duas regra no mangle, enfim, estou criando esse tópico para de uma vez por todas acharmos uma saída para isso.

    Por isso peço que tenham moderação ao responder, críticas nesta altura do campeonato não são bem vindas pois estamos focados em achar uma solução.

    Temos 4 grupos de whats somente com técnicos e proprietários e a grande maioria esta sofrendo por conta disto. Então vamos lá, alguem aqui usa essas regras COM RESULTADO POSITIVO na versão 6x ? Se sim, pode disponibilizar sem blá blá blá ? Disponibilizando as regras exportadas já serve de grande ajuda para nós, o resto fazemos, cada um modifica para o site ou serviço que quer. No mais ficamos enormemente agradecidos e desde já humildemente gratos pela ajuda se vier. Abraços e atodos e fiquem com Deus.
    Última edição por freitascba; 06-09-2015 às 23:02. Razão: Melhorar o texto!

  2. #2

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Bom dia, realmente mudou um pouco mesmo você precisar criar 2 regras sendo uma de entrada e outra de saída no mangle sendo assim você precisar criar um HTB no queue tree. Só isso.

  3. #3

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Amigão, no geral, você está querendo controlar torrent por causa do p2p ou é outra coisa?

  4. #4

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Procure por modelagem de trafego da bylltec pois no sistema deles tem as regras q vc quer.

  5. #5

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Amigo.
    Lei do Marco Civil.
    De uma lida nele antes de aplicar algumas configurações.
    Bloqueio de Portas , priorização de pacotes, limite de bandas. Etc....
    Cuidado para não ter um cliente encrequeiro. Isso agora é crime!

  6. #6

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Bloquear é uma coisa atrasar o envio para garantir a entrega de todos os pacote é outra.
    Cada caso um caso.

  7. #7

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Priorização de pacotes isso não acha?
    Olha o marco civil aí.
    Isso é crime!

  8. #8

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Na verdade é uma má estratégia de negócios. Tô num provedor wifi que bloqueia P2P. Instalei um tunnel e consigo usar tudo que o provedor achava que iria impedir que eu usasse. Agora ele não sabe nada do que eu faço (O tunnel é criptografado para evitar L7). O tráfego HTTP que poderia estar passando pelo cache dele, agora não passa, vai direto via tunnel/vpn.

    Moral da história, ele foi fazer QoS por pensar que é esperto e o negócio acabou se voltando contra ele. Se essa onda de QoS se popularizar, é isso que vai acontecer com todo mundo. E nem adianta fazer por portas. É possível passar VPN pela porta 443, criptografado, e não há como distinguir o VPN de um site de banco, por exemplo.

    No geral mais vale a pena dar um limite de banda pro cliente e ele faz o que quiser com ela.

  9. #9

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Nao to aqui par dizer o q pode e nao pode a pergunda q foi feita é como fazer mas onde vai ser usado vai de cada um, matar nao pode e o povo ta matando por ai, cada um usa como achar melhor e nada impede de ser aplicado em uma empresa esse conceito onde para o patrao nada interssa o p2p ou nada alem do q a empresa precisa, isso pode garantir um melhor rendimento de funcionarios.

  10. #10

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    A idéia do fórum para mim e trocar informações úteis e legais, nada que seja irregular ou crime eu posto ou comento par ajudar alguém.
    Já parou para pensar que essas alterações podem ser estratégicas dos próprios fabricantes para se manterem no mercado? Uma aplicação não para de funcionar do nada de uma atualização para outra. As leis existem e ou você muda ou você sai do mercado.
    O problema do brasileiro são pessoas como você que acredita um geitinhu de burlar as coisas vale mais do que uma lei.

    E tem outra, se o provedor quiser ele bloqueia sim o que você está fazendo. Basta ele ter conhecimento e querer fazer.
    Mas isso não deve ser a idéia do gestor do seu provedor.
    Ele não quer prejudicar nenhum cliente e nem ser prejudicado. Simplesmente ele pode e estar tentando seguir a lei ou não ter processos contra ele.

    Um provedor que não é um ASN ou não tem blocos de ips válidos fornecidos pelo fornecedor do link, nao consegue controlar e usar os logs individuais de cadq cliente para uma defesa em um processo judicial.

    E tem outra o P2p é livre porem ele utilizado para baixar programas músicas e vídeos é crime . Direitos Autorais.
    No dia que o seu provedor conseguir se defender judicialmente identificando o real infrator pode ter certeza que ele irá liberar.

    Com seu pensamento aposto que você foi mais uns dos ilegais que quando o watzapp foi bloqueado ficou todo felizinhu quando conseguiu fazer ele funcionar com uma VPN.



    Sent from my GT-I9515L using UnderLinux mobile app

  11. #11

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Rapaz do q vc ta falando? Acho q vc ta no topico errado.

  12. #12

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    estamos tentando convencê-lo a não fazer QoS na rede com base no tipo de serviço e sim limitar a banda disponível por IP ao que o plano pode fornecer.

    No geral limitação de banda por plano, por cliente, sem regras para tipo de serviço (Portas, L7 etc) não dá certo em uma única e mais provável situação :

    O provedor sobrecarregou o link, a soma da banda dos clientes online ultrapassa a capacidade do link. É similar a uma empresa de ônibus, por ganância do proprietário, diminuir a quantidade de ônibus que rodam, causando superlotação, o que é desconfortável para os passageiros. Em outras palavras, QoS por tipo de serviço é resultado, geralmente, de um serviço MAL PRESTADO.

    Pode ser que na situação do sujeito que está perguntando isso seja uma excessão, mas pelo que conheço de rede é mais ou menos isso. A latência sobe, os pacotes de serviços realtime se perdem e os serviços começam a falhar, dai faz-se QoS por tipoo de serviço para mascarar essa deficiência da rede.

    Caso fosse uma rede com limitação somente por IP (ou seja, cada cliente/ip tem uma banda de up e down definidas) e houvesse banda disponível para suportar a carga de pico (nem todos os clientes cadastrados estão online o tempo todo ao mesmo tempo) um único cliente usando P2P apenas causaria latência e falha de serviço em sí mesmo. O perfil do usuário normal não envolve P2P, o que significa que a maioria dos clientes não vai sobrecarregar a rede. Um ou outro que usam é excessão. Assim, se com o perfil normal de usuários numa rede consegue torna-lá lenta e incapaz de suportar a carga, só há uma explicação, há muitos usuários para pouco link.

    Sei que essa não é a resposta que você quer ouvir, mas é a que eu acredita que deva ser dada, não só para vocễ, mas para todos. Outra coisa a ser vista é que a saturação do upstream do link influi na latência de entrada, e, no geral, tcp/ip se comporta muito mal em links saturados. Conforme a ocupação do canal se aproxima de 100% da banda disponível, a latencia cresce exponencialmente.

    Há outros meios para se lidar com esse problema.

  13. #13

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Olha acho q vcs estao equivocado quanto ao topico pois a pergunta é como fazer, outra coisa QoS nao serve apenas para limitar e sim tambem para melhorar ou seja se o cliente tem 1mb de link e vc quer dar a ele 2mb para determinado serviço vc faz o QoS ou é proibido dar mais link do q o contratado ao cliente.
    A proposta do bylltec é essa nesse quesito ou seja vc pode dar mais link a uma extesao de arquivo ou porta de serviço ao mesmo tempo q vc pode decidir tirar banda cada caso um caso.

  14. #14

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Boa noite, faço das palavras do @JorgeAldo as minhas, bela explicação por sinal!!! Só ao carinha que se equivocou falando " que L7 não pega p2p criptografado " Eu particularmente acho um absurdo rsrs.

    [2] Entrarão em outro assunto no tópico. Caso queira entrar no assunto citado anteriormente abra um novo tópico.

    E não é crime priorizar rsrs o que é crime é limitar.

    Bom desde já agradeço.

    Abss.

  15. #15

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Boa noite, faço das palavras do @JorgeAldo as minhas, bela explicação por sinal!!! Só ao carinha que se equivocou falando " que L7 não pega p2p criptografado " Eu particularmente acho um absurdo rsrs.

    [2] Entrarão em outro assunto no tópico. Caso queira entrar no assunto citado anteriormente abra um novo tópico.

    E não é crime priorizar rsrs o que é crime é limitar.

    Bom desde já agradeço.

    Abss.
    " Marco Civil

    ..... Neutralidade. O texto original foi mantido: “O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem
    distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação.“ O que mudou foram as exceções: o provedor só pode discriminar o tráfego por requisitos técnicos ou questões emergenciais e, mais importante, se isso acontecer, o usuário tem de ser informado.... "

    Fonte: Revista Galileu

    Sent from my GT-I9515L using UnderLinux mobile app

  16. #16

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    @wld.net1 posta ai seu codigo l7 q bloqueia p2p criptrogafado.
    Eu ainda acho q nao da mas se vc diz posta ai.
    Obrigado por participar

  17. #17

    Padrão Re: QoS De Sites - P2P - Versão 6 - Fim do Global-in / Global-out ! E Agora?

    Também não acredito que dê pra fazer.

    Isso é uma briga de flecha contra escudo. Se a flecha melhora, alguem vai e inventa um escudo melhor, e assim sucessivamente.

    Não vale a pena entrar nesse tipo de briga, é melhor bolar planos alternativos que não envolvam entrar nesse tipo de briga.