Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Usar uma Bateria para 2 nobreak

    bom dia pessoal, não sei se estou com o topico no local correto, mas qualquer coisa o pessoal altera ai de local, vamu lá com minha duvida, tenho 2 nobreak que uso em uma torre, estou querendo utilizar apenas 1 bateria de Gel de 170Ah para manter os 2 nobreaks, sera que teria como?

  2. #2

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Tem como, é só isolar com diodo.
    Como o consumo é alto precisa diodo grande, esse aqui é um exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-ou-95pf8-_JM

    95A em 12V dá 12*95 = 1140W, digamos então que o PICO de corrente deve ser esse, evite usar mais de uns 500W de consumo.

    Mas esse diodo vai aquecer mesmo se o consumo for de 20W, tem que colocar ele num dissipador de calor, mais ou menos assim:
    http://www.reuk.co.uk/OtherImages/1n...king-diode.jpg
    ou
    http://www.bakersfieldads.net/Bakers...-heat-sink.jpg

    A ligação ficaria assim, na imagem de cima é como liga SE o nobreak dá conta de carregar a bateria, na de baixo é se precisa carregador separado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diodo.gif
Visualizações:	1553
Tamanho: 	19,4 KB
ID:      	60875

    170Ah é muita coisa pra maioria dos nobreaks carregarem, provavelmente você vai precisar um carregador-flutuador mantendo essa bateria, e os 2 nobreaks isolados via diodo. Carregador de uns 15 ou 20A, tem os baratos com transformador, que em flutuação desperdiçam energia (Mas são baratos), tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...carro-moto-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...g-lent-led-_JM

    E tem carregadores com chaveamento, desperdício de eletricidade mínimo, mas são mais caros:
    http://networksul.com/products.php?p...28flutuador%29

  3. #3
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    como faço para saber qual diodo utilizar? teria alguma maneira basica? não sei se ajudo com essa informação, mas eu fiz a medição com um amperímetro, e na hora que esta utilizando o nobreak na bateria o consumo é de 5A.

    Tenho vários dissipadores de placa mãe, sera que posso utilizar?

    Queria fazer essa interligação tambem com a Fonte Nobreak, será que seria a mesma coisa?

  4. #4

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem como, é só isolar com diodo.
    Como o consumo é alto precisa diodo grande, esse aqui é um exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-ou-95pf8-_JM

    95A em 12V dá 12*95 = 1140W, digamos então que o PICO de corrente deve ser esse, evite usar mais de uns 500W de consumo.

    Mas esse diodo vai aquecer mesmo se o consumo for de 20W, tem que colocar ele num dissipador de calor, mais ou menos assim:
    http://www.reuk.co.uk/OtherImages/1n...king-diode.jpg
    ou
    http://www.bakersfieldads.net/Bakers...-heat-sink.jpg

    A ligação ficaria assim, na imagem de cima é como liga SE o nobreak dá conta de carregar a bateria, na de baixo é se precisa carregador separado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diodo.gif
Visualizações:	1553
Tamanho: 	19,4 KB
ID:      	60875

    170Ah é muita coisa pra maioria dos nobreaks carregarem, provavelmente você vai precisar um carregador-flutuador mantendo essa bateria, e os 2 nobreaks isolados via diodo. Carregador de uns 15 ou 20A, tem os baratos com transformador, que em flutuação desperdiçam energia (Mas são baratos), tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...carro-moto-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...g-lent-led-_JM

    E tem carregadores com chaveamento, desperdício de eletricidade mínimo, mas são mais caros:
    http://networksul.com/products.php?p...28flutuador%29
    Que informação interessante, parabéns mesmo, abriu a mente aqui para umas situações, obrigado.

  5. #5
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Citação Postado originalmente por ramoncaldeira Ver Post
    Que informação interessante, parabéns mesmo, abriu a mente aqui para umas situações, obrigado.
    o @rubem é o CARA, sabe muito de eletrônica e RF.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    bom dia pessoal, não sei se estou com o topico no local correto, mas qualquer coisa o pessoal altera ai de local, vamu lá com minha duvida, tenho 2 nobreak que uso em uma torre, estou querendo utilizar apenas 1 bateria de Gel de 170Ah para manter os 2 nobreaks, sera que teria como?
    1)Seu nobreak nao vai conseguir carregar essa bateria.

    2) Qual a tensão de flutuação de seu nobreak? os dois sao iguais?

    3) Não faz muito sentido essa solução perante as dificuldades pode te acarretar.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Fiz para efeito de testes, usando dois no-breaks isolados por diodos mas não gostei. A maioria dos no-breaks recomenda uma bateria externa de 55A/h seja em 12 volts ou 24 volts e utilizando um diodo precisa levar em consideração a queda de 0,7 volt. Ainda o melhor método que conheço é utilizando um carregador DC e a partir da bateria alimentar o inversor ou PoEs multiplos para alimentar os rádios e switches em que a maioria funciona com 12 ou 24 volts, existe alguns que suportam até 70 volts de pico. Muito cuidado, que a maioria dos painéis solarem funcionam com -12 volts, alguns são totalmente isolados.

  8. #8

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    A maioria dos nobreaks faz aquele "teste" ao ligar, pra ver se tem bateria ou se ela carrega e etc, se não identificar bateria eles nem ligam, então recomendo isso mantendo a bateria interna (Pode ser uma 12V 5A, sem problemas), o nobreak vai manter a bateria interna provavelmente lá pelos 14V (Tá cheio de nobreak fazendo essa besteira), ter uma bateria flutuando em 13,2 a 13,5V isolada via diodo só iria utilizar essa bateria externa DEPOIS da bateria interna ser parcialmente usada.

    Coloquei isso num escritório de fazenda com 3 nobreaks APC comuns de 600VA, cada um isolado com seu diodo de uma bateria acho que de 225Ah, carregada por um flutuador chinfrim daqueles amarelinhos da Worker de 8/12A. Problema é queda de tensão, por precaução eu nem calculei e parti logo pra fio de 10mm. Dizem eles que dá pra rodar um dia todo (8-18h com pausa pro almoço) só nessa bateria com os 3 micros ligados. Então digamos que essa gambiarra tem utilidade.

    Quanto a forma de ligar o diodo, é só olhar no corpo dele o desenho em forma de seta, as vezes um é invertido com relação ao outro, o jeito de ligar é com a seta conforme o desenho.

    Sobre qual diodo escolher, sugiro logo esse de 95A já que é barato, se seu consumo é de 5A (12*5 = 60W, pra ter consumo tão baixo é equipto de rede comum? Se for, é BESTEIRA usar nobreak AC, melhor fazer essa ligação direta em DC que o Nilton sugeriu, vai desperdiçar menos energia (Passar de DC pra AC tem perdas, depois voltar pra DC tem mais perdas) então um diodo de 10A teoricamente serviria, mas vai que qualquer dia seu consumo sobe, ou o consumo ao ligar algo é maior, e de qualquer maneira um diodo de 15 ou 20A deve estar R$ 10 a 15, eu uso esses de 95 ou 100A mesmo em chuveiro que consome 10A, simplesmente porque são baratos e NESSE CASO pode superdimensionar.

    Realmente com queda de 0,7V você perde o "final" da bateria, quando chegar 10,5V no nobreak a bateria terá na verdade 11,2V, mas é uma solução com custo de uns R$ 30 (Diodo + fios), pra utilizar ela totalmente precisaria rele acionado pela rede AC, é mais complicado montar.
    Seria isso, com 2 reles automotivos de 30A:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rele.gif
Visualizações:	9374
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	60894
    12V 30A é 12*30 = 360W, então eu evitaria usar isso até com consumo tipo 150W por nobreak, que dirá mais.
    Tem desses reles de 5 pinos com 2 pinos 87, eles não servem, tem que achar um com terminal normalmente fechado que é o 87a:
    http://www.auto-relay.com/upload/img...uto_Relay2.jpg

    Quando tiver rede AC a fonte 12V 1A fecha os reles, cessa a ligação entre nobreak e bateria. Aí a bateria fica sob flutuação no carregador, e o nobreak mantem a bateria interna dele (Pode ser 12V 5A meia-vida) sob flutuação, hora que acaba a eletricidade a fonte 12V 1A fica sem energia e deixa os reles abrirem, aí é feita a interligação da bateria até eles, e a energia da bateria passa a ir pro nobreak.

    Acho mais fácil ISSO dar problema, ruído do oscilador de um nobreak incomodar o outro, não sei se isso presta com nobreak barato tipo um nobreak basicão de R$ 250, talvez precise um filtro LC no caminho, sei lá o quando esses ruídos incomodam mas controlador solar PWM baratinho gera sujeira na linha DC que deixa uns nobreaks birutas.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Rubem, obrigado a parte que me toca. Esse diodo por ser de baixa tensão, tenho usado os de alternadores veiculares(28V ou 56V), onde normalmente cada um suporta 20A no minimo e o relê basta pedir como para buzina encontrando facilmente nas casas de auto peças e elétricas.

  10. #10

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    O rele da buzina não é um apenas normalmente aberto?
    (Que fecharia quando tem energia na fonte, desligando a bateria dos nobreaks)

    Eu já precisei de algo do tipo em sistema solar e foi difícil achar rele com um contato normalmente fechado (Que sem energia dá passagem pra um pino), na verdade fui besta de não perguntar o uso, dei uma olhada aqui e não achei num Uno nem num Fox nenhum rele desse tipo, o único de 5 pinos que achei tem 2 pinos normalmente abertos, não serve pra esse caso.
    O que lembro bem é que só consegui achar quando um eletricista (De uns 70 anos de idade) falou que precisa um rele com o 87a, aí foi mais fácil, pela web é fácil achar:
    http://images.tcdn.com.br/img/img_pr...0319162443.jpg

    Porque parece que eles são muito usados em farois auxiliares ou algo assim, mas usam o modelo que tem 2 pinos 87:
    http://www.texasindustrialelectric.c...51_Drawing.gif
    Enfim, com 2 pinos 87 não serve, com 87 e 87a serve.

    O que tenho certeza que não presta é usar rele de placa, aqueles 12V 10A de estabilizador ou nobreaks, derreti vaaaaarios em usos assim, mesmo que teoricamente as vezes o consumo medido é 2 ou 4A, a corrente inicial é bem alta, é o momento que derrete o relé frágil.

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Sim, mas configuro no esquema elétrico para que seja acionado quando se tiver energia elétrica por que assim quando a bateria estiver baixa(10,5V) pode desarmar o relê, permitindo também que desarme se tiver sobre-tensão, sobre-corrente etc.
    Eu uso além disso, fusíveis, amperímetro, termômetro e ventoinha controlada por temperatura, ou seja não fica sempre ligada" É incrivel como essa façanha caseira me espantou: Em dias com temperatura de 22°C ou menos fica no mínimo e tendo carga adicional de 3A o cooler não aciona, mas com 25°C já aciona mesmo sem carga adicional. Eu não sei como fazer o esquema diretamente no PC para os sensores, mas para o amperímetro é facil. Um galvanômetro(Vu de aparelhos de sons antigos), estes normalmente com 0,45V é o fundo de escala basta usar um fio num determinado comprimento com uma certa carga máxima( para 20A foi 0,8 metro de fio 2,5mm² e 5A usei uma resistencia de fio 0,12R); se usar NTC ou PTC serve como termômetro no dissipador em que se queira usar como referência.

  12. #12
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Pessoal, andei pensando muito e vou comprar um Nobreak de maior capacidade, mas mesmo assim acho que não irei conseguir recarregar a bateria somente com esse nobreak, estou pensando em colocar um carregador de bateria extra de 15A, como faço a ligação? vou precisar de colocar diodo?

  13. #13

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    bom dia pessoal, não sei se estou com o topico no local correto, mas qualquer coisa o pessoal altera ai de local, vamu lá com minha duvida, tenho 2 nobreak que uso em uma torre, estou querendo utilizar apenas 1 bateria de Gel de 170Ah para manter os 2 nobreaks, sera que teria como?
    Amigo ,nao se complique , utilize as baterias que o fabricante recomenda para a UPS esta adquirindo. Recomendo nobreaks com pelo menos 1500VA e saida para baterias adicionais. menos que isso nao vai conseguir carregar nada.

  14. #14

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    E nobreaks decentes de 1KVA pra cima, não usam 12V, tem Delta e Amplon de 2 ou 3KVA que usam 48 ou 72V.

    Melhor 72V 7A (6 baterias 12V 7Ah em serie) do que 12V 42Ah. São os mesmos 504W, mas... o rendimento tanto pro processo de carga como pra inversão é maior em tensão maior, fora que sistema 12V exige fiação bem grossa senão desperdiça muita energia em fiação aquecida (Ou em trilhas e mosfets aquecendo por alta corrente).

    Esse negócio de sair comprando bateria 12V de corrente enorme cria esse problema, quem já tem a bateria tem que fazer gambiarra pra poder aproveitar, porque nobreak comum não carrega bateria grande, e se ficar flutuando bateria grande com corrente pequena só o que se consegue é desequalização, aí 2 celulas morrem 2 anos antes do ideal e o investimento deixa de compensar.

    Alias, lembro de ver nobreak 10KVA em empresa com 192VDC em bateria, 16 baterias 12V 10Ah em série. Vantagem? A cada ano troca 2 ou 3 baterias, não precisa desligar o equipto pra essas manutenções e verificações, é um custo de troca pulverizado ao longo dos anos, não precisa vender um rim a cada 5 anos pra comprar 1 bateria 12V 240Ah (Que na verdade já deve ter capacidade reduzida depois de 3,5 anos).

    Se já tem a bateria, e qualquer um nobreak 12V, e se o nobreak te atende, não vejo porque trocar de nobreak. Nenhum nobreak 12V vai carregar direito uma bateria dessa, o jeito é colocar a bateria num carregador bom isolado, e manter a bateria interna do nobreak intocada, unir os 2 com diodo ou com relé (Só quando acabar a eletricidade).

    Uma bateria grande tipo 225Ah pode alimentar tranquilo um nobreakzinho vagabundo de 600VA, sem problemas, desde que não se consuma mais que uns 200W desse nobreak tá tudo ok. Só que o processo de carga da bateria tem que ser feito com carregador adequado, não pelo nobreak (Que mal e porcamente carrega a propria bateria interna 12V 7Ah, já leva 16h pra isso, imagina pra carregar 225Ah!).

  15. #15
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Vou informar mais um pouco o que tenho, Antes eu tinha 2 nobreak de 600VA, mas como eu tive que colocar um outro PC no local ai eu troquei o nobreak para um de 1200VA, mas ai que vem o meu problema, no local onde tenho essa torre eu corro muito riscos de ficar sem energiar por horas e as vezes até por dias, e o local é um pouco longe da minha cidade, demoro mais ou menos 3 a 4 horas pra chegar no local, então a minha ideia agora seria colocar uma bateria de 170A, mas com um carregador desse http://produto.mercadolivre.com.br/M...g-lent-led-_JM, como devo me proceder para conseguir interligar?

  16. #16
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Pessoal, andei pesquisando bastante e acho que vou conseguir colocar uma bateria para 2 nobreak, vou explicar mais ou menos como vai funcionar,

    Comprei um contator Auxiliar 3RH de 4NA, ai ele funciona da seguinte maneira, quando tem energia 110v (rede eletrica) ele fica fechado ai não passa carga da bateria para os nobreaks ai o carregador externo vai ficar ligado, assim que acabar a energia eletrica ele abre o contato e deixa passar a carga 12v para o Nobreak. Teoricamente vai funcionar, agora estou esperando chegar o contator para colocar em pratica e testar. Depois conto para vcs e explico direitinho.

  17. #17
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    @rubem estou com uma duvida aqui, posso deixar uma batira carregando 24/7 por um carregador 15ah?

  18. #18

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Depende do carregador. Se é pra carga cíclica ou se é pra flutuação.

    Tem carregador pra carga cíclica que eleva a tensão até 14,4V, uns desligam ao chegar nisso e uns não. Se não desligar, ele vai fazer um flutuação a 14,4V até danificar a bateria.

    E tem carregador que é feito justo pra uso 24x7 em flutuação, são os que fazem a carga até a tensão segura de flutuação, algo entre 13,2 e 13,5V no calor do brasil. Esses pode deixar 24x7 ligados.

    Seria só medir a tensão na bateria com o carregador ligado (Depois de alguns dias), se está abaixo de uns 13,8V então está numa tensão boa pra uns 25°C, temperatura comum em piso de sala comum.
    (Coloque a bateria no piso mesmo, piso gelado é 10000x melhor que prateleira morna)

    14,4V poderia ser usado pra flutuação se colocar a bateria dentro de uma geladeira a 4 ou 5°C, acima disso mata ela rápido. Se a bateria ficar em lugar quente tipo 40°C (Caixa hermetica branca no sol, ou salinha 2x2 que pega sol, chega fácil nisso) a tensão ideal de flutuação seria 13,2V, mas... esses carregadores baratos não tem controle de tensão, tem que usar como vieram de fábrica.

  19. #19
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    @rubem, acho eu que esse ira funcionar, segue as especificações.
    Especificação do Produto:

    Carrega bateria de tratores, caminhões, automovéis e motos. 12v/15 amperes. Bivolt.

    Dimensões (cxl): 21x15cm. Peso:4,185kg. Tempo de recarga: de 8 a 12 hrs. Após atingir o limite de carga, trabalha em estado de flutuação. Garantia de 12 meses conforme etiqueta no verso do produto, não trocamos fora da garantia e sem a etiqueta no produto.

    Sera que posso utilizar esse 24/7?

  20. #20

    Padrão Re: Usar uma Bateria para 2 nobreak

    Primeira coisa: meça o consumo desse repetidor para poder calcular a capacidade de baterias vai precissar. Depois poste aqui que calculamos para ti.