+ Responder ao Tópico

1. Rubem, fiz novamente os calculos....agora em outros programas...

Considerei os resultados do google earth e o calculator do site da ubiquiti, e os resultados foram estes:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBNT.png
Visualizações:	47
Tamanho: 	34,2 KB
ID:      	60926Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GOOGLE.jpg
Visualizações:	45
Tamanho: 	50,4 KB
ID:      	60927

Acredito que o Link Calc ta doido.....pq mesmo levando em consideracao a curvatura da terra.... que curvatura grande é essa? eu rondei toda aquela regiao e nao vi nada que pudesse obstruir o meu link...e o google eaart junto com o uibiquiti calculator me confirmaram o que eu havia pensando...

agora o dilema é, em quem confiar?

Agradeço pela força !!

2. Amigo link calc e o melhor, reveja suas coordenadas. Agora o certo é pegar o carro e ir analisar nos locais onde a 1º zona fresnel toca o chão, se tiver arvores complica, mas se não tiver fecha tranquilo na velocidade que vc precisa, em ultimo caso levante 9 metros o rx e use somente a polaridade Horizontal ja que a Vertical vai estar comprometida, para single chain recomendo Mikrotik Metal

5SHPn, tenho um link de 68 km que passa 40mb dando risada.

Segue abaixo

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         testebanda.png
Visualizações:	49
Tamanho: 	51,6 KB
ID:      	60928

3. GoogleEarth e software da Ubiquiti não calculam a curvatura da terra. São feitos pra sei lá quem, balonistas pelo visto.

Faz um enlace daqui no Japão, eles vão mostrar tudo plano como se a terra fosse plana, apesar do japão estar no outro lado da esfera.

Tem cálculos em
    https://en.wikipedia.org/wiki/Horizon
    e
    https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/
    Esse diz que com torre de 30m, a 47km a outra torre precisaria 60m pra ser visível, mas se levar em conta zona de fresnel de uns 24m isso dá 12m a mais nas alturas, e se for pra passar sobre arvores de 10 são mais 10m, ou seja, se fosse um mundo 100% esférico você precisaria torre de 30m num lado e de 82m no outro.

Mas se a terra for plana voce pode captar sinal de TV e internet dos Eua, afinal a atenuação por distancia é grande mas nem tanto, em 1000Km você perde só 160dBm em 2,4GHz, se tiver 40dBm EIRP (Radio a 28dBm + omni 12dBi) na transmissão vai ter -120dBm depois dessa distancia, qualquer antena de 25dBi passaria isso pra -95dBm, ou seja, SE a terra fosse redonda você escanearia TODOS os SSID's de uns 1000Km de distancia!

(E sinal de celular então! Teria uns 140dBm de perda em 1000Km, se a torre transmite a 50dBm EIRP você teria -90dBm em 1000Km, isso é sinal até pra ligação! Mas na prática no melhor dos casos você consegue ligação a uns 50Km sem torre ou morro, a curvatura da terra mata tudo)

4. Entendi, pessoal !!

Então estou com duas alternativas:

Procurar outro ponto pra dividir este enlace
    Aumentar uma das torres. Mas se eu aumentar 9 m na torre RX, acredito que vai ficar ruim para conectar os clientes.
    @jodrix, o que tem no meio do caminho sao arvores sim.

Obrigado ao dois....

vou ver o que eu posso fazer aqui.

Mas isso me desanimou um pouco.

5. Olá Jovem..

Primeiro, não deve desanimar.. Arrisque, teste e tire suas próprias conclusões.. Será sua primeira experiência com rádios outdoor.

Você precisa carregar essa sua experiência com energia positiva e não negativa..

Aqui temos um enlace a 42 km com um par de antenas rocket com rocket dish de 90 cm com sinal -67.

Conseguimos de banda 22 Mbps agregado. Ou 12,71 x 9,77.

Trocamos as radomes que tinhamos no enlace por essa Rocket Dish e tivemos melhores resultados.

Se você tiver que aumentar a torre, não significa que precise colocar seus APs na mesma altura da torre, significa? Apenas o PTP necessita de altura.

Tópicos Similares

1. Este enlace linka com este fresnel??
    Por redslack no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 22-08-2012, 12:04
  2. Enlace 24km com fresnel obstruida
    Por PedroGabriel no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 10-10-2011, 19:59
  3. Calculo de Fresnel
    Por haas no fórum Redes
    Respostas: 9