Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Para aqueles que diziam que era impossível ter uma rede gigabit usando um único cabo para dados e alimentação, digo que é possível fiz uma gambiarra e alimentei, para testes 10 switch gigabit em distancias médias de 70metros, todos conectados em 1000mbs medir o trafego com duas RB bateu certinho.

    Pena que acabei de implementar em minha humilde rede tudo 10/100mbs que ainda é muito tráfego para meu pequeno provedor, se não já faria tudo gigabit.

    Usei cabo cat6 blindado, e o poe que desenvolvi, modulou os 10 switchs distancias de 700mts tudo gigabit passou tudo na rb, e ping de 1ms no final da rede, minha meta é alimentar pelo menos 30 switchs só não testei porque não tenho mais em estoque.

    Os pequenos agora tem uma saída para engatinhar alguns anos quando 100mbs for pouco e a fibra ainda for investimento distante da realidade financeira do provedor.

  2. #2

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    delegato nos de mais informações, pelas informações que tenho uma porta lan 1000 precisa tipo um transformador que separa energia dos dados , pois a taxa 1000 utiliza os 4 pares do cabo.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Power over-datalines, ou 802.3at


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         poe-approach2.jpg
Visualizações:	433
Tamanho: 	17,5 KB
ID:      	60929

    Usando um trafo em cada par sobe pra 50W
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         US07729416-20100601-D00007.png
Visualizações:	426
Tamanho: 	35,6 KB
ID:      	60930

    Quero ver o custo.

  4. #4

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    obrigado por compartilhar o conhecimento amigo, por favor tem fotos ?, gostaria de mais informações, no momento utilizo pwm,

  5. #5

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    parabens, fica bom mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Muito interessante... poderia postar fotos?

  7. #7

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    os pwm, tem a vantagem de vim com o medidor de voltagem com lcd para facilitar o monitoramento da rede, Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         My Snapshot_1.jpg
Visualizações:	440
Tamanho: 	36,1 KB
ID:      	60934Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         My Snapshot_2.jpg
Visualizações:	402
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	60935

  8. #8

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    mas só utilizo os pwm para rede 10/100 não sei se tem como utilizá-lo para fazer /1000

  9. #9

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    O que você diz de PWM seria os conversores dc-dc?
    Porque PWM é um modo de controle que envolve largura do pulso variando.

    Esses conversores dc-dc (Como esse da foto com voltimetro) elevam ou reduzem tensão, se a tensão chega por cabo PP, por cabo coaxil, por POE comum, ou por POE gigabit (802.3at) tanto faz.

    Se fizer splitter e injetor POE pode usar conversor DC-DC a vontade, o grosso da ligação seria algo assim:
    http://i.imgur.com/kmFVnd9.png
    (A pinagem não bate, não se baseie nela, só simplifiquei o desenho pra ficar mais simples de entender, 2 jack's RJ45, um plug P4 no splitter e um jack P4 no injetor, e com um trafinho simples você faz injetor e splitter POE gigabit, na prática é bom colocar capacitor e diodo pra evitar umas oscilações, mas pra quem está construindo isso esses componentes a mais não incomodam)

    O conversor dc-dc (Com pwm, mas isso é irrelevante, não tem conversor dc-dc moderno sem ser com pwm, só idosos ainda usam velharias tipo LM7812 e cia) iria entre um splitter e um injetor, assim você "tira" a tensão da fiação, eleva, e depois "recoloca" na fiação (No injetor), a parte do custo alto que digo é isso, não tem como você mecher na tensão sem um conjunto desse com esse transformador.

    Ou você pode fazer umas bobinas pequenas pra adaptar em injetor e splitter comercial, fazer isso:
    http://image.ofweek.com/uploadfile/c...tor-839220.jpg

    Teria que achar esses nucleos circulares, e fio fino tipo um 30AWG, em cada bobina iria 1 enrolamento simples, e um duplo. Se achar esses nucleos a venda (Ou se tiver a paciência de tirar eles de umas placa-mãe ATX pifadas) essa solução é a de menor custo.
    Como TEM fabricante vendendo injetor POE gigabit com isso, o funcionamento deve ser ok. Está na minha fila pra testar.

  10. #10

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    certo, eu utilizo uma fonte 24v e um pwm com função de regulador e inversor para transformar os 24v em 36v e nas caixas os reguladores de 36v para a voltagem necessária para alimentar o aparelho, a vantagem dos reguladores pwm é que conforme aumenta a extensão e quantidade de aparelhos não interfere na voltagem que foi determinada para a entrega ao aparelho ele regula automático independente da voltagem que chega nele dês de que seja 1,5v a mais do que foi determinado para alimentar o aparelho. no caso do controlador e inversor mesmo que chegue a menos ele eleva a voltagem. e entrega o que foi determinado independente de quanto chega (dentro da voltagem de trabalho), foi a forma mais facil e barata que encontrei. os reguladores pwm 2A a 4A é encontrado na faixa de 10 a 15 reais cada no mercado livre.

  11. #11

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Vou fazer a pergunta que ninguém quis fazer: como faria para funcionar as fontes de 165V DC? Seria possível?

  12. #12

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    pessoal eu ja usei uma vez 4 injector /1000 mikrotik com 110volts direto na tomada

  13. #13

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Citação Postado originalmente por netgalileu Ver Post
    pessoal eu ja usei uma vez 4 injector /1000 mikrotik com 110volts direto na tomada
    Então, tem fotos? Como ficou?

  14. #14

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    estou por começar uma rede cabeada, se puder obter maiores detalhes, seria ótimo para iniciar direto já em gigalan.

  15. #15

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    os pwm, tem a vantagem de vim com o medidor de voltagem com lcd para facilitar o monitoramento da rede, Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         My Snapshot_1.jpg
Visualizações:	440
Tamanho: 	36,1 KB
ID:      	60934Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         My Snapshot_2.jpg
Visualizações:	402
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	60935
    Esse pwm com indicador LED onde é encontrado para vender??? já pesquisei no mercado livre mais ainda não encontrei...

  16. #16

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    É que o nome disso não é "PWM", o nome é conversor. Melhor chamar de conversor DC-DC.
    Se quiser elevar a tensão com eles, são os step-up. Se quiser reduzir a tensão, são os step-down.

    Com os nomes corretos tem no ML:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...voltimetro-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-125v-36v-_JM


    Nem dá pra dizer que esses conversores com a familia LM25xx usam PWM. Quem usa PWM são conversores tipo a familia TPS6xxxx, eles usam PWM na faixa de alto consumo, pros momentos de baixo consumo passam pra PFM (É a frequência que varia), quem usa PWM puro tem rendimento ruim tipo 85-90% (Digamos um LM494 de fonte ATX tradicional), essa mistura de PWM com PFM dá uns 88-95% (Telas de notebooks e cia, os leds usam 12-24V mas as baterias dos dispositivos é de 7,2-11,1V), e esses conversores monolíticos (Dos conversores dc-dc típicos no ML) com picos malucos e onda triangular dá até 96 ou 98% de rendimento (Onda triangular tem picos de tensão bem alta, gera menos calor que a onda quadrada tradicional do PWM).

    Então é bom nem citar "PWM" quando falar nesses conversores com LM25xx, eles nem usam PWM internamente (Não o PWM tradicional com onda quadrada variando de largura simplesmente).

  17. #17

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Ola amigo me relatam que um rede por lan e switch tem facil queima em tempo chuvosos e com muitos raios procede?

  18. #18

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Depende de cada região, já tivemos regiao que afetou 40% da cidade, sendo necessário "bater escada" para localizar os switchs com defeitos, e dependendo do ponto de concentração ainda gera broadcast por roteador queimado, fazendo com que a rede fique louca, precisando isolar cada saida para localizar... por um lado é bom que sai mais em conta, por outro a manutenção começa a ficar cara...

    Estou criando aqui uma solução mista e dentre deste mes de Dezembro farei um teste em campo... por enquanto ainda estou no final do projeto (isolamento de clientes, bloqueio de portas, controle de energia)... semana que vem inicio a construção em laboratório e já está selecionado um grupo de clientes para testes locais...

  19. #19

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    Na cidade do lado, dos 80 switch da rede eram uns 30 queimados por ano.
    Não me admira ter falido.

    Nos projetos pra cia eletrica daqui (Era Rede, hoje a Energisa tem outros padrões) era obrigatório cabo tracionador, e "pendurar" a fiação nele. Esse cabo poderia ser unido aos tracionadores da telefonia, e nos postes com transformadores ao aterramento. Ou seja, teria obrigatoriamente um cabo, e seria fácil ter aterramento do lado de cada caixa. Não sai caro protetor simples pra minimizar danos, mas tem que construir.
    (Bota US$ 13 em protetores UBNT pra cada switch pra ver o preço...)

    Quem não tem projeto legal (Pirateia poste, ocupa sem pagar aluguel) provavelmente não só teria cabo arrancado mas um processo legal se pendurar algo no aterramento dos postes com transformadores, é o mesmo problema legal (Até prisão) de roubar eletricidade.

  20. #20

    Padrão Re: Rede Cabeada Gigabit com dados e energia no mesmo cabo!

    onde comprei os pwm com visor de voltagem de entrada e saida, http://produto.mercadolivre.com.br/M...romSearch=true. desculpe o atraso e espero esta ajudando.