Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Não recomendei iptv, dei um exemplo alusivo. O que eu quis exemplificar foi que o centro da discussão no quesito TV paga não é a rede em si, e sim o head end e os canais. Bons entendedores entenderam.

  2. #42

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Tenho hoje na rede WIFI mais de 6 mil clientes. São 29 cidades. Não digo que não funciona. Pelo contrário. Funciona e muito bem. Só digo que novos investimentos pensem em investir realmente no wireless. Principalmente em protocolos prioritários como o cambium. Com as operadoras recebendo incentivos milhonarios cada dia que passa, Google. Amazon Facebook sky. Microsoft AT&T todas essas entrando no mercado brasileiro.
    Isso que quero alerta los.

  3. #43

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Até agora não entendi como Rimaraujo quer fazer o Triple Play dele..

    Jadir, tem algum tópico seus sobre equipamentos que usa?

  4. #44

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    @Zucchi falaram Cambium, é com você.

  5. #45

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Tenho hoje na rede WIFI mais de 6 mil clientes. São 29 cidades. Não digo que não funciona. Pelo contrário. Funciona e muito bem. Só digo que novos investimentos pensem em investir realmente no wireless. Principalmente em protocolos prioritários como o cambium. Com as operadoras recebendo incentivos milhonarios cada dia que passa, Google. Amazon Facebook sky. Microsoft AT&T todas essas entrando no mercado brasileiro.
    Isso que quero alerta los.
    Quer dizer então que não vale a pena investir dinheiro em protocolos como Cambium, ou começar investindo nisso?

  6. #46

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por estevaozabot Ver Post
    Quer dizer então que não vale a pena investir dinheiro em protocolos como Cambium, ou começ9ar investindo nisso?
    O que eu quis dizer foi, não vale a pena pagar caro em um equipamento com protocolo proprietário para atender cliente final. E pensar que ele vai comportar vender uma rede triple play no amanhã.

    Se for pra PTP o investimento é válido. Fora isso o seu payback não fecha.
    Porém se for gastar mesmo assim eu não iria de cambium. Eu iria de RUCKUS

  7. #47

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    O que eu quis dizer foi, não vale a pena pagar caro em um equipamento com protocolo proprietário para atender cliente final. E pensar que ele vai comportar vender uma rede triple play no amanhã.

    Se for pra PTP o investimento é válido. Fora isso o seu payback não fecha.
    Porém se for gastar mesmo assim eu não iria de cambium. Eu iria de RUCKUS
    Mas ai é como o Zucchi fala, depende muito do que o provedor quer, do ambiente, largura de banda média..
    Ele está com vários clientes com 25mb/5mb e sem reclamações. Conseguimos isso com o protocolo padrão ? Acredito que apenas em cidades onde não se tem muita interferência de sinal.

    O que você indica de equipamento ?

  8. #48

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Aqui tenho planos de 4 6 10 vendendo em 802.11

  9. #49

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Aqui tenho planos de 4 6 10 vendendo em 802.11
    E já tentou vender planos maiores?

  10. #50

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por estevaozabot Ver Post
    E já tentou vender planos maiores?
    Vendo planos muito maiores que isso.

  11. #51

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    O que eu quis dizer foi, não vale a pena pagar caro em um equipamento com protocolo proprietário para atender cliente final. E pensar que ele vai comportar vender uma rede triple play no amanhã.

    Se for pra PTP o investimento é válido. Fora isso o seu payback não fecha.
    Porém se for gastar mesmo assim eu não iria de cambium. Eu iria de RUCKUS
    Meu nobre Araújo, confesso que seus posts tem me deixado confuso. Primeiro vi que condenou o cabeamento, tanto é que imaginei que voce indicaria uma solução mais economica com UTP ou mixta. Chegou a dar os pesames para quem usasse fibra.

    Depois indicou o Cambium e logo comentou que o Cambium ainda não é o ideal.
    E finalmente indicou o Ruckus.. Eu algum tempo atrás estive estudando sobre esta possibilidade mas me pareceu que estes rádios cobrem uma área muito restrita , o que é ideal para uma densidade maior de clientes. Mas este não é o cenário que os provedores encontram . Clientes muito espalhados.
    O Ruckus tem a vantagem de manter a compatibilidade com o 802.11. Mas não esqueça que o 802.11 também tem seus problemas. Mas atende celulares e tablets.

    Além disso eu desconheço algum modelo que permita conectorização para anexar painel. E ainda ficaríamos limitados por alguns problemas do 802.11 . Mas atenderia celulares próximos.

    Eu ainda fecho com os argumentos do Jadir. Até hoje ninguém abriu o jogo sobre os preços para contratar retransmissão de TV. Na verdade a primeira vez que vejo falar em custos é agora com o que o Jadir comentou.
    E olha que são custos "por canal"

    Por outro lado tenho observado uma intensa pesquisa para melhoria do wifi. Mas por enquanto o wifi ainda não é a solução definitiva.
    Como o Jadir disse, tentar crescer com o que está disponível e "formatando" sua clientela. Se novas soluções surgirem e passarem segurança talvez o provedor já estabilizado poderá ir migrando. O que não dá é para migrar hoje e ano que vem migrar de novo...
    "Toda calma nessa hora".

  12. #52

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Meu nobre Araújo, confesso que seus posts tem me deixado confuso. Primeiro vi que condenou o cabeamento, tanto é que imaginei que voce indicaria uma solução mais economica com UTP ou mixta. Chegou a dar os pesames para quem usasse fibra.

    Depois indicou o Cambium e logo comentou que o Cambium ainda não é o ideal.
    E finalmente indicou o Ruckus.. Eu algum tempo atrás estive estudando sobre esta possibilidade mas me pareceu que estes rádios cobrem uma área muito restrita , o que é ideal para uma densidade maior de clientes. Mas este não é o cenário que os provedores encontram . Clientes muito espalhados.
    O Ruckus tem a vantagem de manter a compatibilidade com o 802.11. Mas não esqueça que o 802.11 também tem seus problemas. Mas atende celulares e tablets.

    Além disso eu desconheço algum modelo que permita conectorização para anexar painel. E ainda ficaríamos limitados por alguns problemas do 802.11 . Mas atenderia celulares próximos.

    Eu ainda fecho com os argumentos do Jadir. Até hoje ninguém abriu o jogo sobre os preços para contratar retransmissão de TV. Na verdade a primeira vez que vejo falar em custos é agora com o que o Jadir comentou.
    E olha que são custos "por canal"

    Por outro lado tenho observado uma intensa pesquisa para melhoria do wifi. Mas por enquanto o wifi ainda não é a solução definitiva.
    Como o Jadir disse, tentar crescer com o que está disponível e "formatando" sua clientela. Se novas soluções surgirem e passarem segurança talvez o provedor já estabilizado poderá ir migrando. O que não dá é para migrar hoje e ano que vem migrar de novo...
    "Toda calma nessa hora".

    Bom vamos explicar então. Cada post era respondendo algum questionamento.
    De imediato eu condeno o cambium. Eu não teria coragem em comprar um equipamento de tal valor com protocolo proprietário para atender clientes residenciais até mesmo comerciais.
    Informei ao amigo que se ele for gastar dinheiro com rádio proprietário para atender grande quantidade de clientes eu iria de Ruckus.
    Quanto ao cabeamento eu não utilizaria em nenhuma hipótese UTP e nem GPON.
    Em relação aos canais de televisão eles funcionam com valores referentes a cada usuário não por canal.
    Se você tiver 50 usuários você pagará 50 x o valor da assinatura do canal.
    Você também precisa ter um setbox para poder descodificar os canais e poder ali codificar cada cartão para que consiga criar seu LineUP.

    Se quer trabalhar com televisão recomendaria começar com um contrato com a NEOTV. Eu não utilizo eles.
    Eles te auxiliam em diversas coisas até a montagem da grade de programação.

    Quanto a headend você consegue montar o seu mesmo com valores bem abaixo do que você escuta por aí. Já foi o tempo que um headend custa 1 milhão.

    Infelizmente algumas informações eu não irei postar aqui por motivos estratégicos. O seu concorrente pode estar lendo esse tutorial.

    Mas alerto a todos. Se querem ser vendedores de pão com muitas padarias peguem muitos conselhos aqui de provedores que tem 100 200 300 clientes. Agora se pretendem ganhar dinheiro com isso e pensar em uma aposentadoria antes de pensar em montar um provedor estude o mercado. Estude as empresas que atuam na região. Estudem as estratégicas das grandes operadoras estudem o mercado.
    leiam leiam leiam.
    Não compre tecnologias que já estão ultrapassadas. Não monte um ferro velho...
    Pare e pense quanto tempo você ouviu falar de Internet e veja quantas vezes o wifi mudou nos últimos anos. A alguns dias atrás todos diziam. 2.4 depois 5.8 agora 6.0 11 GB 18GB 24GB. Cada dia que passa essas tecnologias ficam mais acessíveis sucessivamente mais pessoas comprando mais interferências e novamente um novo lixo.
    pensem no próprio DSL. quanto tempo esses cabos de cobre estão lá na rua até hoje se vende.
    Pense no coaxial. Quantos anos existe até hoje se vende.
    o mesmo cabo a anos... a sorte de muitos aqui é que os grandes não se preocuparam em cuidar desses cabos. E hoje é essa lástima que vocês tanto falam que ninguém quer.

    Pensem nisso!!

  13. #53

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Atualmente uso somente Wi Fi com tecnologia 802.11 e é uma tecnologia muito boa, mas que tem as limitações que todos conhecemos.

    Para ter certeza que vou manter minha empresa atualizada e competitiva eu estou montando uma rede FTTH GPON e vou manter uma rede mista com Fibra e Wi Fi. Nunca vou abandonar o WiFi.

    Vou usar o wifi para atender clientes com planos de até 3 MEGAS e FTTH para clientes com planos com velocidades maiores.

    Vou fazer a migração de forma gradual, de forma a possibilitar que a propria rede se pague, sem precisar de financiamento.

    Contruir uma rede FTTH GPON nao fica tao caro assim como sempre dizem. Sugiro q estudem melhor essa tecnologia. Só pra terem uma idéia, deixo aqui registrado que uma rede para 1024 clientes pode ser construída com 100 mil reais, incluindo projeto da rede e contrato de compartilhamento de infraestrutura. Mas nao pensem em contratar alguem pra fazer a rede, facam vcs mesmo.

    Eu tenho 500 clientes e estou conseguindo construir a rede GPON com o proprio lucro mensal da empresa, sem precisar de financiamento, basta fazer o planejamento.

    Tenho convicção de que uma rede GPON é a mais indicada para quem pretende permanecer competitivo.

  14. #54

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Pena Araújo que você não quer abrir o jogo. Até entendo que possa ser uma estratégia de defesa do que você está usando com sucesso.

    Mas novamente fiquei confuso com o final do seu post. Me pareceu que elogiou novamente o cabeamento? Só que nao está sendo bem cuidado por quem usa?

  15. #55

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Sim defendo o cabeamento. Mas não o FTTH que tantos bajulam aqui.

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @Zucchi falaram Cambium, é com você.
    Diz a lenda rs.
    Obrigado pela lembrança vou acompanhar já, pera ai.

    Citação Postado originalmente por estevaozabot Ver Post
    Quer dizer então que não vale a pena investir dinheiro em protocolos como Cambium, ou começar investindo nisso?
    Acho que se deve entender primeiro a história das coisas, protocolo, evolução e etc.
    Para resumir, protocolo 802.11 não é para uso outdoor. Ai o pessoal começa com rede UBNT/MK/Intelbras e etc por que é um equipamento de baixo custo e tem um payback rápido mas... com isso acompanha-se todos os problemas conhecidos.

    Coloca 10 clientes de 5/10mb em cima do Rocket e veja o que acontece. Veja o que acontece no decorrer do tempo com esses equipamentos e quando você precisa crescer a dor de cabeça que é. Sou completamente suspeito e radical para falar: comece certo, vai de Cambium.

    Todo o dia tenho pelo menos 2 ou 3 ligações de clientes no Brasil todo com N reclamações de UBNT/MK/Intelbras. Pessoal desesperado, perdendo cliente, perdendo rádio e perdendo dinheiro. Nesse momento mesmo, estou tocando 2 substituições de clientes com 1.500 clientes UBNT. Mais uns meses e vai sair na imprensa e etc...

    Outro ponto é que o pessoal assusta com os valores da Cambium mas quando você senta para fazer o projeto ou compra em media/grande quantidade COMPENSA muito e o desconto é imenso.

    Quanto a Ruckus é um equipamento fantástico, parrudo (muito foda mesmo) extremamente utilizado para 3G/4G off load. Eu não investiria a fortuna que é Ruckus (muito mais caro do que Cambium ou Radwin por exemplo) para utilizar 802.11 no cenário de acesso fixo para provedor. Não vejo a vantagem em "continuar fazendo errado" com um equipamento mais caro que necessita até mesmo de controladoras que custam uma fortuna.

    Sob a minha otica o uso de tal equipamento está mal dimensionado.

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Vendo planos muito maiores que isso.
    Quais? Com quantos clientes no AP ? Em cima do 802.11 você consegue colocar 70 clientes de 10 ou 15mbps?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Além disso eu desconheço algum modelo que permita conectorização para anexar painel. E ainda ficaríamos limitados por alguns problemas do 802.11 . Mas atenderia celulares próximos.

    Eu ainda fecho com os argumentos do Jadir. Até hoje ninguém abriu o jogo sobre os preços para contratar retransmissão de TV. Na verdade a primeira vez que vejo falar em custos é agora com o que o Jadir comentou.
    E olha que são custos "por canal"
    @1929, fala com o pessoal da ION, NEOTV ou da NewCabo. (Apresentação em anexo para ajudar)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         APRESENTACAO - NEWCABO.TV - KNTEL - Servico-ver2.pdf
Visualizações:	97
Tamanho: 	2,20 MB
ID:      	61232

  17. #57

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Bom. Irei deixar aqui meu ponto de vista. Se vocês querem ser igual padaria vendendo pão todo dia. Investem em rádios. Agora se quiserem usar do provedor para ganhar dinheiro utilizem cabos. Se você acha que gpon é a solução. Meus pensames.
    Meus pêsames?

    Araujo, você não deixa claro o seu ponto de vista e as vezes soa até como trolagem.

    O mundo INTEIRO usa GPON, alias, a nova geração do GPON, operando com os mesmos cabos ficou fantástica. O que é que existe de melhor que isso?

    GPON
    GEPON
    METRO ETHERNET
    DWDM

    Só se for alguma tecnologia exclusiva que apenas você utiliza.

  18. #58

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Pessoal eu acho que o @rimaraujo esta é com trolagem mesmo. Lendo o que ele escreveu parece ate coisa de doido. Difícil entender o que ele quer dizer.

  19. #59

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Pessoal eu acho que o @rimaraujo esta é com trolagem mesmo. Lendo o que ele escreveu parece ate coisa de doido. Difícil entender o que ele quer dizer.
    Eu concordo com você tenho acompanhado o tópico ate agora e percebo a confusão que nosso colega esta fazendo em sua cabeça... Se quiser deixar alguém aqui nesse grupo doido acho que quem irá ficar será somente você! pois aqui todos nós e os que já postaram estão tendo sucesso com wifi + cambium + GPON, esse é o caminho para os pequenos se manter no mercado, que louco hoje ariscaria outra coisa?

  20. #60

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Sim defendo o cabeamento. Mas não o FTTH que tantos bajulam aqui.
    Primeiro deu os pesames,
    Daí quando citeu UTP ou mesmo hibrida, disse que não.
    Agora confirma que defende o cabeamento.

    "Não tô intendeeennndo".

    Então o que seria, PLC? E plc com cabo FE como alguém comentou em outro tópico?
    Última edição por 1929; 05-10-2015 às 07:26.