+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão rede fibra conversor e switchs

    Amigos, tenho uma rede cabeada com UTP, de aproximadamente uns 5km a cada 100 ou 120 metros tem um Switch, e to tendo muita dor de cabeça com travamentos...todo santo dia tem problema....minha ideia é: tirar o cabo de rede principal e passar uma fibra até a caixa, entrar com a fibra no tx do conversor saindo um cabo rj45 pro Switch e desse mesmo conversor saindo outra fibra do rx para o próximo switch, pergunta: isso pode ser feito? o conversor aceita esse tipo de configuração? alguém aqui já trabalha assim?
    preciso de ajuda e orientação nesse sentido, obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: rede fibra conversor e switchs

    Posso não ter entendido direito. Porém você pretende pegar 1 conversor de mídia que utiliza duas fibras uma TX e outra RX separá - las utilizando somente uma ponta e a outra ponta seguindo o circuito? Se essa for a idéia, NÃO. Não funciona. Se esta tendo problema nessa rede acredito ser a distância dos ativos. Experimente deixar os switchs com distâncias de 80-90 metros. Lembre-se que nas melhores condições sem interferências, sem atenuantes a metragem máxima para funcionar uma rede é 100 Mt.

  3. #3

    Padrão Re: rede fibra conversor e switchs

    Citação Postado originalmente por welingtonrn Ver Post
    Amigos, tenho uma rede cabeada com UTP, de aproximadamente uns 5km a cada 100 ou 120 metros tem um Switch, e to tendo muita dor de cabeça com travamentos...todo santo dia tem problema....minha ideia é: tirar o cabo de rede principal e passar uma fibra até a caixa, entrar com a fibra no tx do conversor saindo um cabo rj45 pro Switch e desse mesmo conversor saindo outra fibra do rx para o próximo switch, pergunta: isso pode ser feito? o conversor aceita esse tipo de configuração? alguém aqui já trabalha assim?
    preciso de ajuda e orientação nesse sentido, obrigado.
    Mais ai você pediu para sofrer, quando o cabo esta novo, funciona ate nesta metragem, mais depois, so desespero.
    Aqui não passo de 80 metros, ainda mais se for no começo da rede

  4. #4

    Padrão Re: rede fibra conversor e switchs

    um funcionário da Volt disse num treinamento que eles tem uma rede cabeada na fibra dessa forma: saindo da central uma fibra Drop chegando no tx do conversor e saindo outra Drop do rx para o próximo conversor, e assim por diante eles vão cascateando em linha reta os conversores...

  5. #5

    Padrão Re: rede fibra conversor e switchs

    Cara é melhor vc não arriscar.Isso me parece dor de cabeça certa.
    Se a sua rede for grande e vc tiver muitas caixas(alimentada) com switch,usa uma olt na central e onus nas caixas.

  6. #6

    Padrão Re: rede fibra conversor e switchs

    Bom dia Welingtonrn!
    Muitos dos meus clientes que usam rede cabeada utp e querem uma opção mais barata do que as redes Gpon/Epon me pergunta da possibilidade de usar Media Converter para implantar uma rede MetroEthernet sobre fibra ótica.

    Mas resumidamente, posso afirmar que tecnicamente é possível sim, porém como sempre digo seria um quebra-galho, não uma solução profissionalmente adequada. Os benefícios que teria seriam uma melhora no desempenho da rede e o aumento da largura de banda disponível uma vez que passaria a usar tecnologia de acesso 1Gbps ótica, proporcionando maior alcance, menor latência e estabilidade.
    Porém a primeira coisa e comprar um conversor de mídia que possua pelo menos duas portas uplink para permitir o cascateamento de uma conversor para outro
    e se possível que esse conversor possui tecnologia de anel de proteção óptico. Nesse caso seria possível criar uma rede em anel entre os conversores e caso um segmento da fibra se rompa, o tráfego dos clientes contia a fluir no sentido contrário do anel de fibra entendeu?

    Deixo claro que essa solução não é uma solução adequada e profissionalmente correte de se implantar em um provedor de internet, o correto seria o uso de redes Fttx(Gpon/Epon).Só estou esclarecendo que é algo técnicamente possível

    Mas já adianto que colocar um media converter em cada caixa no poste não deve sair nada barato. Mas caso deseje realizar um estudo e podemos ajuda-lo. Segue abaixo meus contatos.

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles




    Citação Postado originalmente por welingtonrn Ver Post
    Amigos, tenho uma rede cabeada com UTP, de aproximadamente uns 5km a cada 100 ou 120 metros tem um Switch, e to tendo muita dor de cabeça com travamentos...todo santo dia tem problema....minha ideia é: tirar o cabo de rede principal e passar uma fibra até a caixa, entrar com a fibra no tx do conversor saindo um cabo rj45 pro Switch e desse mesmo conversor saindo outra fibra do rx para o próximo switch, pergunta: isso pode ser feito? o conversor aceita esse tipo de configuração? alguém aqui já trabalha assim?
    preciso de ajuda e orientação nesse sentido, obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: rede fibra conversor e switchs

    valew pelas dicas....vou entrar em contato contigo pelo skype