+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual ONU GPON usar numa rede FTTH?

    Olá!

    Estou montando minha rede FTTH GPON com OLT FIBERHOME e estou na fase de escolher qual ONU usar no cliente e gostaria de sugestões de quem já tem experiência.

    Quero usar uma que tenha a possibilidade de autenticar o PPPOe direto na OLT e tenha WiFi embutido.

    Qual modelo sugerem?

    Pensei inicialmente nesse modelo aqui:
    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...GA%20FIBERHOME

  2. #2

    Padrão Re: Qual ONU GPON usar numa rede FTTH?

    eu usei essa aqui

    ONU AN5506-04-FG

    mas me interessei nessa que postou.

  3. #3

    Padrão Re: Qual ONU GPON usar numa rede FTTH?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olá!

    Estou montando minha rede FTTH GPON com OLT FIBERHOME e estou na fase de escolher qual ONU usar no cliente e gostaria de sugestões de quem já tem experiência.

    Quero usar uma que tenha a possibilidade de autenticar o PPPOe direto na OLT e tenha WiFi embutido.

    Qual modelo sugerem?

    Pensei inicialmente nesse modelo aqui:
    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...GA%20FIBERHOME
    Esses modelos HG são fabricados pela FiberHome visando compatibilidade com ZTE, Huawei e (esqueci qual é a outra), @SantiagoMG.

    Essas ONUs são mais compatíveis com OLTs de outros fabricantes do que com OLTs da própria FiberHome, porque esse não é o foco da linha HG. Quando tentam usar esses modelos com OLT FiberHome, as chances de ocorrerem problemas são grandes (veja os relatos da lista: http://conectlan.com/mailman/listinf..._conectlan.com).

    Acho mais prudente usar a linha AN, ainda mais quando há interesse que a ONU faça algo mais do que bridging. PPPoE em ONU HG com OLT FiberHome é imprestável.

  4. #4

    Padrão Re: Qual ONU GPON usar numa rede FTTH?

    O modelo abaixo (AN5506-04F) então deve ser melhor indicado?

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...TO%20FIBERHOME

  5. #5

    Padrão Re: Qual ONU GPON usar numa rede FTTH?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    O modelo abaixo (AN5506-04F) então deve ser melhor indicado?

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...TO%20FIBERHOME
    Não sei de onde a Flytec tira essas ONUs, mas tenho quase certeza, e acho que já li na lista, que é de operadoras asiáticas, que estão descartando o equipamento, tanto que algumas vem com firmware (em chinês ou algum outro idioma asiático) personalizado da China Unicom, China Telecom, alguma operadora do Taiwan, etc.

    No meio disso aí pode vir lotes com defeito (solda fria, por exemplo), modelos de hardware antigos e descontinuados pela FiberHome (é o que mais tem na Flytec), etc.

    Por causa disso alguns modelos, mesmo da linha AN, vendidos pela Flytec podem não funcionar bem. Há pouco tempo vi dizerem que os modelos brancos estão apresentando mais problemas que os pretos (Esse no link fala que é preto no título e nas imagens mas a descrição diz que é branco. Pelo que tenho lido, não dá mesmo para saber qual dois dois é o válido em um anúncio na Flytec). Para cada modelo há uma versão branca e preta. A diferença deveria ser apenas a cor externa, mas na Flytec não há padrões (em distribuidores oficiais você sabe que a cor não muda coisa alguma).

    Parece que a Flytec também recebe lotes da FiberHome, porque eles enviam unidades defeituosas para RMA na China (Ou talvez nem isso. Talvez a FiberHome seja boazinha e faça o RMA mesmo para produtos que vem de outros lugares - exceto modelos e versões de hardware descontinuados, que não tem suporte de jeito algum), mas acho que misturam tudo. Resumindo, para comprar na Flytec tem que ter sorte. No mesmo lote adquirido pode vir ONUs de várias origens diferentes, sendo que algumas podem funcionar normalmente, outras funcionam limitadas (normalmente fazendo apenas bridge, por incompatibilidade de firmwares e versões de hardware com a OLT), outras são lixo e você vai ter que jogar fora ou gastar com frete para mandar para a Flytec e receber outra.

    De cabeça eu só confio nas ONUs vendidas pela WDC e pela Casa da Internet (da qual ao que parece o dono da WDC é sócio). São os únicos distribuidores oficiais na América Latina (já deve ter percebido que Flytec não é oficial).

    Como modelo de ONU não é algo que meu cérebro vai considerar útil armazenar quando leio esses e-mails na lista da FiberHome, talvez a maioria desses problemas que descrevi ocorra apenas com a linha HG, mas tenho certeza que a linha AN na Flytec não está isenta de vários transtornos.

    Respondendo sua pergunta do último post: sim, o modelo AN5506-04F é mais adequado que qualquer HG. Porém, antes de comprar qualquer modelo pesquise na lista, fale com alguém que já use FiberHome com equipamentos comprados no Paraguai, fale com o pessoal da própria Flytec e tenha certeza de quais são os modelos problemáticos e quais (e quais recursos) funcionam bem.
    Última edição por TsouzaR; 02-12-2015 às 21:45.

  6. #6

    Padrão Re: Qual ONU GPON usar numa rede FTTH?

    Muito boa sua explicação e muito importante as dicas.

    Vou verificar os preços dos equipamentos na WDC para ver se a diferença é muito grande da FLYTEC, pois caso não seja o melhor é comprar deles mesmo.

    Pretendo comprar esse modelo mesmo (AN5506-04F) e depois postar aqui a minha experiencia com o equipamento até para servir de referencia para pesquisas futuras.

  7. #7

    Padrão Re: Qual ONU GPON usar numa rede FTTH?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Pretendo comprar esse modelo mesmo (AN5506-04F) e depois postar aqui a minha experiencia com o equipamento até para servir de referencia para pesquisas futuras.
    E aí? Foi feito a compra do modelo informado? Qual foi sua experiência, compartilhe conosco.
    Grato.