Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Olá caro Ruben obrigado pelo seus comentarios, na verdade rede wireless (rádio) não é minha praia, alias estou precisando de um curso.

    Eu acho que irei encarar o
    Access Point Ap Unifi Uap 2.4ghz comprar duas peças.
    Estou estudando em coloca-los no andares que eu disse e outros dois andares continuarei com os da Tplink pois não terão tantos dispositivos cadastrados por bom um tempo (anos).

    hoje fiz um teste reconfigurando os roteadores da Tplink criando uma outra rede (SSID) para usar a banda 5Ghz como tem poucos notebook que aceita 5Ghz e demais só aceita 2.4 irei usar adaptadores da Dlink que eu tenho aquii sem uso e instalei e 4 notebook e todos mostravam que estão conectado a 433Mbps.

    Adaptador
    http://www.kabum.com.br/produto/4947...d-usb-dwa-171-

    Desta forma deixando só a banda 2.4 para os smatphones e também eu separei por andar e por usuarios e desta forma cada roteador ficou com 10 smartphone.

    o unico problema que se um usuário do 1º andar e subir pra o 3º talves vai ficar sem sinal


    abraço



  2. #22

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Boa parte do problema é esse, roteador tem a mania besta de ir pro MAIOR datarate possível, que é onde o notebook ou smartphone tem a MENOR potência e PIOR sensibilidade.
    (E 433Mbps de datarate significa MCS23, são 3 streams de 144Mbps (MCS7) a 40MHz. TESTA então usar largura mais normal, só 20MHz de largura de canal, porque em 40MHz a sensibilidade é um pouco menor)

    E... não tem como você limitar isso em roteador comum.
    Alias, até tem, mas você teria que colocar o roteador em só 1 modo (Fixo em N, digamos), e só em 1 datarate (Digamos só 39M).

    Enfim, não tem como combinar modo automático (B/G/N) com datarates fixos (Cada modo tem datarates diferentes), e é complicado fixar em modo N porque tem smartphone NOVO que é ridículo e ainda não suporta isso, só suporta G, mas... G a digamos 24M não passa muita banda, é péssimo pra ambiente que precisa muito tráfego.

    Hardware tipo o Unifi tem software mais habilidoso em lidar com esses sinais baixos, não fica insistindo tanto em datarate grande (Roteador barato é burro e faz isso o tempo todo, cai o sinal mas não reduzem o datarate), costuma ter desempenho melhor por isso, nem é tanto pelo hardware.

    Mas se der testa fixar um modo (N, se só tiver notebook), em datarate baixo, e com largura de canal comum (20MHz), isso aumenta muito o alcance e estabilidade.
    (Quanto menor o datarate, mais baixo pode ser o sinal pra mesma estabilidade)

  3. #23

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    na Banda 2.4 Ghz tem a opção auto, 20 e 40MHz. deixei em 20MHz


    já para banda 5Ghz tem as opçôes auto, 20, 40 e 80MHz neste caso deixo também em 20MHz?

    Este roteador que estou usando tem as opções para 2.4 Ghz mode (11 bgn mixed) e (11 bg mixed) estou usando (11bgn mixed).

    Na opção 5 Ghz mode (11 a/n/ac mixed) e (11 a/n mixed) estou usando (11 a/n/ac mixed).

    abraço

  4. #24

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Em 2,4GHz você tem uma faixa de 83MHz de largura, é um crime enorme desperdiçar ela com canal de 40MHz, porque só 1 canal já polui METADE do espectro!

    Em 5GHz tem várias faixas bem maiores (5150 a 5350MHz pra uso indoor, ou seja, 200MHz de largura, pra uso outdoor 5470 a 5850MHz, ou seja, 380MHz de largura), não faz mal usar 40MHz porque tem mais espectro livre pros outros.

    Eu não usaria 80MHz, porque aí a sensibilidade cai demais, exige sinal muito mais alto.

    Quanto ao modo (A, B, G, N, AC), em PTP não vejo NENHUM motivo pra deixar modo automático, se usar canal de 20 ou 40MHz pode usar N, dificilmente terá sinal alto o suficiente pra usar MCS15 (Provavelmente deve ter o suficiente pra MCS12), e se nem tem sinal bom pra MCS15, não terá sinal bom pra modo AC.

    Enfim, quanto maior o datarate (Independente do modo) mais sinal precisa, se tem sinal digamos -60dBm, isso é sinal em 5GHz pra datarate de uns 70-80Mbps, seja N ou AC, seja canal de 20 ou 40MHz (MCS12 em 20MHz tem o mesmo datarate que MCS10 com 40MHz, ambos tem o mesmo throughput e não só datarate similar, na prática a sensibilidade diferente no datasheet é compensada (Ou matada) pelo canal mais largo de modo que em ambiente com algum ruído o throughput é o mesmo quando o nível de sinal é igual! Canal largo nem sempre ajuda, mas é importante TESTAR, teste os datarates fixos, ping e teste de throughput (Sem fechar o ping).

  5. #25

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Caro Ruben obrigado pelo suas dicas valiosas, fica muito claro que vc é um profissional muito experiente na área e outra áreas também pois tem um tópico que eu abrir sobre baterias de Nobreck onde você deu uma aula com os comentários.

    Irei finalizar os testes e voltarei com o smartphones caso continue com o problema de instabilidade o jeito vai ser encarar o Unifi.

    Abraço

  6. #26

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Verificando no sie da Ubiquiti tem varios modelos de Unifi, quais deles seria mais recomendado para usar na minha estrutura.

    Unifi AP 2.4 -5Ghz 300Mbps - 450Mbps - 183m Ranger
    Unifi AP AC EDU 2.4 -5GHz 450Mbps - 1300Mbps
    Unifi AP AC 2.4 -5GHZ 450Mbps - 1300Mbps - 122m Ranger
    Unifi AP AC LITE 2.4 -5GHz 300Mbps - 847Mbps
    Unifi AP AC LR 2.4 -5GHz 300Mbps - 847Mbps
    Unifi AP AC Pro 2.4 -5GHz 450Mbps - 1300Mbps


    https://www.ubnt.com/products/#enterprise/wireless

    Abraço

  7. #27

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Num mundo onde tá cheio de smartphone que só roda em B e G, estão tão atrasados que nem N aceitam, vale mesmo a pena pagar mais caro por AC?

    O que você vai achar no brasil nos distribuidores ou no ML é a linha anterior, sem AC, que suportam 802.11n pra trás (A, B e G). Realmente não vejo nenhuma utilidade nesse uso dado em pagar mais caro por equipamento AC.

    Enfim, se baseie no que tem a venda onde você compra, não no que o fabricante lançou lá longe e costuma demorar meio ano pra chegar aqui. Pro uso dadpretendido acho que o Unifi AP "dá e sobra", é a opção mais barata.

  8. #28

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Ok irei de Unifi AP LR o preço não esta tá grande assim.

    Unifi AP LR 2.4Ghz 300Mbps. No mercado Livre R$ 548,90 com Impostos.

    Abraço

  9. #29

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Estou com o modelo Unifi AP LR tenho uma dúvida posso instalar ele na parade em posição vertical?

    quero deixa ele no lugar do antigo roteador tipo esta foto.


    Nome:      Snap 2015-10-09 at 05.49.13.png
Visitas:     687
Tamanho:  27,0 KB


    abraço