+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Prezados, boa tarde!
    Gostaria que me ajudassem em um PTP.

    Preciso pegar alguns links há curta distancia, menos de 2 KM (1700mts), visada limpa, porém não tão alta, com algumas interferencias. Quero que ele tenha capacidade para acima de 150 mega / 50 mais ou menos. Andei pesquisando muito aqui no fórum, vi diversas situações, mas queria uma solução que não fosse tão cara, pois ao todo, precisarei aqui de umas 6 antenas para trazer o link aqui aqui. Vi muita gente falando da sxt lite 5, porém a mesma nao tem porta 1000 e não sei se o ângulo de abertura dela seria grande demais, possivelmente com ela passarei próximo a 100 mega...

    Vi também pessoas falando da Nanobeam de 22 dbi, mas parece que ela também é porta 100, vi uma acima, de 25 dbi, bem grande por sinal para uma curta distância dessa, que contém porta 1000. Também ouvi falar de sextant e algumas soluções mikrotik.

    O que seria interessante pra mim? Gostei muito de trabalhar com antenas mikrotik, tem uma tal de HG que também serviria? O que recomendaria levando em consideração que o orçamento é pequeno? Quero uma capacidade grande assim já pensando num possível e curto futuro.

    Pensando também no espaço, como usarei 3 pares de antenas, as distancias entre os pontos A, B e C são distintas. Não sei se há como economizar nos de curto espaço, pois seria um de 500 metros, outros de 1,7 Km, e outro de uns 1,22 km.

    Aguardo instruções e relatos de experiencias, obrigado pelo espaço.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    SXT AC ou Powerbeam AC ou até Nanobeam AC

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Fiquei meio na dúvida entre SXT AC e essa Nanobeam AC aí, vc acha que elas suportam muitos pps? (pacotes por segundo), já ouvi dizer que as ubiquitis não suportam tantos... Acha que essa nanobeam ac suporta aquela capacidade? No site da ubiquiti mostra até 450mps, o real deve dar uns 150 full??

    Essa SXT AC também me parece interessante, mas quando olho para outras torres vejo mais são equipamentos ubiquiti... mas nem sempre a maioria está certa.. e agora?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Eu tenho algumas soluções. Se quiser posso lhe passar. [email protected] - Abs.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Ja pensou em passar fibra? Uma fibra monomodo com com conversores wdm reduziria bastante seus custos.

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    eu tambem ficaria com a fibra por ser muito perto e lembrando que ficaria muito mais barato.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Você vê mais Ubiquiti pela "facilidade" de configurar. Gosto dos dois equipamentos, mas pra ajuste fino a MK tem mais possibilidades. Mas precisa saber mexer. Vou falar por experiência. Em link curto de 3,5 visada limpa, com Nanobridge passei 60Mb full. Com Powerbeam M5 300, passei 80Mb, com Rocket M5 passei 98Mb. Creio entao que tanto a SXT AC, quando a Powerbeam AC vá te servir. Qualquer coisa, compre e teste, se não der certo, te garanto que vai ser fácil vender. Tem diferença entre a Nanobeam AC e a Powerbeam AC viu.
    Já passar fibra, seria fácil, mas tem que fazer projeto, ter autorização e afins. Não sei pq o pessoal fala nessa facilidade de passar fibra, de certo vai subir em poste e pendurar a fibra sem avisar ninguem. Vai entender.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Você vê mais Ubiquiti pela "facilidade" de configurar. Gosto dos dois equipamentos, mas pra ajuste fino a MK tem mais possibilidades. Mas precisa saber mexer. Vou falar por experiência. Em link curto de 3,5 visada limpa, com Nanobridge passei 60Mb full. Com Powerbeam M5 300, passei 80Mb, com Rocket M5 passei 98Mb. Creio entao que tanto a SXT AC, quando a Powerbeam AC vá te servir. Qualquer coisa, compre e teste, se não der certo, te garanto que vai ser fácil vender. Tem diferença entre a Nanobeam AC e a Powerbeam AC viu.
    Já passar fibra, seria fácil, mas tem que fazer projeto, ter autorização e afins. Não sei pq o pessoal fala nessa facilidade de passar fibra, de certo vai subir em poste e pendurar a fibra sem avisar ninguem. Vai entender.
    Aqui se fala em um simples ponto a ponto que vai usar 6 postes 7 no maximo. Existe um cabo drop flat fig 8 da furukawa que pareçe um fe eh quase imperceptível, alem do custo baixíssimo. Agora quanto a projeto ai ja eh outra estória. Quem ta na chuva eh pra se molhar eu quero ver ate quando vao querer resolver tudo com radio, principalmente com os aumentos absurdos de velocidades que vem por ai. Livetim que o diga. Agora com todo respeito essa eh so minha opinião.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Alguem faz projeto pode ser fibra ou UTP. Alguem?

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    Alguem faz projeto pode ser fibra ou UTP. Alguem?
    Me chama em pvt que passo os dados do técnico que faz pra mim

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda em um Ponto a Ponto acima de 150 MEGA

    Tô muito agradecido pelas respostas.

    Em relação ao uso de fibra, será meio complicado, primeiro por não termos know-how para tal e segundo, pq a distancia é curta em linha reta, para fazer esses enlances necessitaria de uns 15 km ou mais de fibra. Não possuo licença e a região aqui é montanhosa e separada de um lugar para outro. Mas comecarei a pensar nessa questão num futuro muito proximo, pois realmente as velocidades por aí estão altíssima, e ainda não vi provedor vendendo pelo menos10 mega por wireless... Vcs já viram?

    Em relação a antena, tô mais propício a ir então de Mikrotik, tem uma parte que a área fresnel tem alguns obstáculos...

    Então ficará legal, né? Passará uma boa banda com NV2 estreme e etc ativados??