+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ideia de Monitoramento do MK

    Estou compartilhando como monitoro meus MK.

    Não sou de uma provedora, então o que monitoro são dados que julgo necessário para administrar os MK em meus clientes.

    Mas serve de exemplo para aqueles que querem montar algo próprio.

    Att;
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk_1.png
Visualizações:	297
Tamanho: 	220,1 KB
ID:      	61061   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk_2.png
Visualizações:	232
Tamanho: 	224,1 KB
ID:      	61062  


  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    que aplicativo usa?

  3. #3

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    @berghetti estou utilizando PHP com Mysql para armazenar as informações e comparar a cada 5 minutos.

    No MK somente um script.

    Att;

  4. #4

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    ficou legal, mas como não entendo de programação ainda (estudando devagar rsrs) um dia faço um desse.

    vlw

  5. #5

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    A ideia é muito legal.... estou usando PRTG, uma grande ferramenta.

  6. #6

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    Citação Postado originalmente por eassis Ver Post
    @berghetti estou utilizando PHP com Mysql para armazenar as informações e comparar a cada 5 minutos.

    No MK somente um script.

    Att;
    Eassis, poderia passar como você coleta essas informações nos equipamentos ssh, snmp etc???
    Qual ideia foi utilizada?? A cada consulta no equipamento ela é cadastrada no banco de dados???
    Estou pensando em desenvolver também para práticar meus conhecimentos em programação.

  7. #7

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    Seria possivel compartilhar colega ? gostei da sua ideia!

  8. #8

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    Compartilha e Manda um link e melhor para todos

  9. #9

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    @johnatanlopes @umbradomini @leolimathesb o objetivo era compartilhar a ideia do monitoramento.

    Mas vamos lá, no MK eu crio um script armazenando algumas informações:

    :local CPU [/system resource get cpu-load];

    Depois de coletar varias informações eu envio para meu servidor Linux, mas vcs poderiam enviar por um FTP.

    Quando chega no meu Servidor Linux, eu gravo as informações em um Banco de Dados e com um script em php verifico se faz mais de 5 minutos que não recebo outra informação eu marco uma linha inteira em vermelho e envio um email alertando.

    Mas quem não entende de programação pode quando receber por FTP, abrir o arquivo e jogar em uma planilha, ou algum outro meio que domine para controlar estas informações.

    Bem, como falei, era somente uma ideia. Pois cada 1 tem uma particularidade que necessita e um conhecimento sobre alguma ferramenta, juntando conseguimos fazer o que for melhor para nós.

    Att;

  10. #10

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    Citação Postado originalmente por eassis Ver Post
    @johnatanlopes @umbradomini @leolimathesb o objetivo era compartilhar a ideia do monitoramento.

    Mas vamos lá, no MK eu crio um script armazenando algumas informações:

    :local CPU [/system resource get cpu-load];

    Depois de coletar varias informações eu envio para meu servidor Linux, mas vcs poderiam enviar por um FTP.

    Quando chega no meu Servidor Linux, eu gravo as informações em um Banco de Dados e com um script em php verifico se faz mais de 5 minutos que não recebo outra informação eu marco uma linha inteira em vermelho e envio um email alertando.

    Mas quem não entende de programação pode quando receber por FTP, abrir o arquivo e jogar em uma planilha, ou algum outro meio que domine para controlar estas informações.

    Bem, como falei, era somente uma ideia. Pois cada 1 tem uma particularidade que necessita e um conhecimento sobre alguma ferramenta, juntando conseguimos fazer o que for melhor para nós.

    Att;
    Como é feito o envio do MK para o servidor linux? SSH, SCP, Telnet???

    Assim que o servidor receber o arquivo ele lê o arquivo em algum loop e escreve no banco???

    Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Att.

  11. #11

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    Uma forma de ser feito seria o seguinte criar um script colocar dentro do script o seguinte.
    :local CPU [/system resource get cpu-load];
    /tool fetch url="http://ip_do_servidor_linux/monitoramento.php?recurso_cpu=CPU" mode=http

    Explicação
    Na primeira linha pega o recurso de cpu e joga dentro da variavel CPU e a segunda linha o fetch é como se estivesse abrindo uma url com um navegador, se perceber depois do (?) tem dois atributo que é passado por get que é universal em programação, o primeiro recurso_cpu é a identificação de recepção da variavel que deve estar programado dentro do arquivo monitoramento.php o segundo apors o sinal = CPU é o valor real do recurso de CPU no momento que rodou o script, nao necessariamente precisa ser feito em php ate por que a passagem de variável usando get é universal podendo ser programado em qualquer linguagem.
    Com base nesta ideia pode ser pego qualquer informação do mikrotik.

  12. #12

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    Poxa, eu não sou bom nem mestre em php com o colega, poderia ajudar esse mortal compartilhando esses files ? grato !

  13. #13

    Padrão Re: Ideia de Monitoramento do MK

    Nao tenho os arquivos so mostrei como fazer e tenho certeza que desta forma funciona.
    Vai precisar nao somente do php vc vai ter que guardar as informações no banco de dados ou seja precisa entender um pouco de banco de dados para salvar as informações e depois recuperar elas para mostrar em tela.
    Nao é simples so parece.