+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    Venho abrir esse tópico para conscientizar o pessoal referente ao uso discriminado do espectro 5.8Ghz, abaixo segue uma análise de espectro de 5180Mhz a 5825Mhz feito em um morro de 300 metros no interior de uma cidade onde possui 4 torres de provedores via rádio:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MosaicoTelecom1 Piso de ruido.png
Visualizações:	433
Tamanho: 	1,05 MB
ID:      	61068

    Como podem notar o piso de ruído está na casa dos -70, está impossível trabalhar nesta frequência, quando dou um scan acho setoriais que estão a 10Km de distância, vejo gente colocando setoriais com 20dbi + 27dbm de potência no rádio, pra atender clientes a 3km, gente aqui eu trabalho com 8db no rádio + setorial de 17dbi em 20mhz atendo até 3Km com sinal na casa dos -60 tranquilamente, o problema é que o povo usa antenas para aplicações erradas, o lóbulo principal passa por cima dos assinantes ai o cara vai lá e mete a potência do rádio no talo pra chegar míseros -70 no cliente, aqui estou cogitando voltar para o 2.4Ghz porque o piso de ruido está melhor que o 5.8Ghz.
    Vejo gente comprando Sextant com 1 Watt de potência e dizendo "sinal de qualidade", fico muito desapontado com isso, gente que abre um "provedor" sem o mínimo de conhecimento, ah mais curso é caro, caro? todo conhecimento que eu tenho veio aqui dos fóruns e videos no youtube, caro é gastar com equipamento desnecessário por não ter o minimo de conhecimento e seguir receitas de bolo.

    Fica ai meu desabafo.

    Abraços...

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    Problemas atuais que já vimos acontecer com a frequência de 2.4ghz.
    Infelizmente onde não há educação, acontece isso. um País em que a Lei de Gerson é cultuada e seguida à risca, só podia acontecer isso.
    Vai ver se nos EUA acontece isso? Não.
    Infelizmente o Brasileiro colhe o que planta, ou seja, problemas.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airview serra.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	701,2 KB
ID:      	61070
    É triste mas é real.

  3. #3

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    Essa tua Airfiber 5X ta trafegando bem com esse piso de ruido ai?

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    Esse local nenhum radio trafega 100%. varios provedores usam a mesma torre por isso o problema acima.

  5. #5

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    Faz tempo que o @AndrioPJ alertou sobre isso.
    Agora estamos enfrentando a realidade.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  6. #6

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    Sim triste realidade, estou perdendo esperanças na via rádio e preferindo mais o FTTX, porque cada vez os usuários querem mais banda, e com o espectro desse jeito meu amigo não dá, tem gente falando sobre oferecer planos de até 20Mb em 802.11AC, só se usar setoriais de 45° e atender até 500 metros mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    Isso nao tem saida!!! vai acontecer logo em todos os locais pois a frequencia e liberada e sem controle.

  8. #8

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    E vai piorar!
    Com o fim da necessidade da Outorga de SCM e do licenciamento das estações, os "projetos" serão cada vez mais amadores e superdimensionados.

    Hoje, pra legalizar uma estação ainda é necessário um Engº Resp. Técnico.
    Se o projeto foi mal feito ou o Engº apenas "vendeu a assinatura", você tem a quem recorrer.

    Sem a necessidade de projeto técnico (amadorismo legalizado), vai complicar bastante.

  9. #9

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    nossa...que complicado... aqui estou igual...estamos tendo que passar os enlaces pra frequencia licenciada..

  10. #10

    Padrão Re: Uso descriminado do Espectro 5.8Ghz

    É gente não é fácil, quando comecei a dez anos, e o concorrente aqui logo depois ele usava até amplificador de 1 watt, aqueles que queriam me ver por baixo, pô o sinal dos homes lá é 100%, eu na minha humildade de quem não é formado na área dizia "cem por cento de sinal não significa um acesso de qualidade". Comecei a migra pra 5.8 ai ele foi lá e detonou também, pelo menos a frequência 2.4 ta mais limpa aqui. Para se ter uma idéia ele tinha painel na serra em 2.4 com clientes a 20 km.