+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de diegochd
    Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Conselheiro Lafaiete, Brazil
    Posts
    12

    Padrão Franquia de dados com Freeradius + Mikrotik

    Pessoal, estou tentando fazer um hotspot com franquia de dados diário e autenticação pelo freeradius.
    Eu ja consegui fazer tudo funciona, setar a franquia pelo radius e quando acaba o Mikrotik desconecta o cliente, tudo certo. Porém o depois de acabar a franquia o cliente volta a conectar normalmente.
    Como faço para que o radius não deixei o cliente conectar até o dia seguinte?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Franquia de dados com Freeradius + Mikrotik

    Amigo tb estou querendo fazer isso. Poderia me informar qual parametro vc utilizou para setar a franquia no radius? Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: Franquia de dados com Freeradius + Mikrotik

    aproveitando o embalo do topico, sobre tema franquia, a minha rede pppoe forneço planos de 2Mb 3Mb porem tenho clientes que chega ao fim do mês contabilizando 400Gb de consumo de dados, e se eu pegar os 30 maiores consumidores todos ficam acima dos 250Gb, o que me leva a crer, que estes clientes passam 24horas usando a internet, outro ponto e uma falta de política de controle, alguém poderia dar uma ideia, ou uma luz do que se poderia ser feito?

  4. #4
    Avatar de diegochd
    Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Conselheiro Lafaiete, Brazil
    Posts
    12

    Padrão Re: Franquia de dados com Freeradius + Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Amigo tb estou querendo fazer isso. Poderia me informar qual parametro vc utilizou para setar a franquia no radius? Obrigado.
    Seguinte:

    INSERT INTO `radius`.`radreply` (`id`, `username`, `attribute`, `op`, `value`) VALUES (NULL, 'USUARIO', 'Mikrotik-Xmit-Limit', '=', 'FRANQUIA-EM-BYTES');

    E essa franquia é setada no momento da conexão, quando acaba o mikrotik derruba. Mas logo em seguida o usuário loga novamente. Isso que eu preciso... travar o usuario até o dia sesuinte.

  5. #5

    Padrão Re: Franquia de dados com Freeradius + Mikrotik

    Tem uma opção que dá para fazer, informar a franquia e o período, criasse um script para consulta periódica na cron, caso limite seja excedido, adiciona o parâmetro de uma pool (direcionando ela no firewall para uma pagina de aviso de limite de franquia excedido) em seguida o próprio script derrube cliente do concentrador.

    Como um exemplo,
    O cliente tem uma franquia que nos ultimos 30 dias pode ter até 1Gb, consulta o consulto total no radius_acct, caso seja excedido, coloca o parametro, caso esteja abaixo remova o parametro, em ambos casos, verifica se está conectado e derruba para ativar nova condição.