Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: BGP - Manipulando Rotas e Engenharia de Tráfego - Postem suas Dúvidas!!!

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Olha amigo, pelo que eu sei (e claro, posso estar errado), do teu ponto de vista, que é um consumidor de link, seja ptt ou link ip, o prepend não ajuda em nada no download, somente no upload (por exemplo, o prepend ajudaria na hipotética situação de você ter um load-balance, e colocar na tua FIB mais rotas de um link em detrimento do outro, ai como na maior parte dos casos, o balance é com NAT e IPv4 de Upstreams diferentes, e você vai ter mais rotas e Um do que do Outro, vai conseguir influenciar a quantidade de download). Alguém falou aqui mas vou reforçar a ideia, você pode evitar trocar rota diretamente com com route-servers - o que eu acho muito ruim, afinal, é a beleza mais "lapidada" (ou não, rs) dos ix'es. OU usar commuties, e manter o anuncio nos route-servers, e evitar anunciar esse teu bloco para "certos" provedores de conteúdo, vc acaba "prejudicando" esse ou aquele conteúdo, mas consegue evitar a saturação do teu transito, eu faria assim. Vou deixar o documento do ix.br sobre as politicas deles: aqui. [1].

    [1] - https://ix.br/route-server-and-commmunities
    o prepend manipula o as-path ou seja a sua operadora ou ptt vai receber alguns salto a mais e insto interfere no donload
    o localpref este sim manipula o upload pois nele vc define qual rota vai ser escolhida

  2. #22

    Padrão Re: BGP - Manipulando Rotas e Engenharia de Tráfego - Postem suas Dúvidas!!!

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    o prepend manipula o as-path ou seja a sua operadora ou ptt vai receber alguns salto a mais e insto interfere no donload
    o localpref este sim manipula o upload pois nele vc define qual rota vai ser escolhida
    Acho que até funciona assim, mas isso influenciaria o upload do peer, e não o download "local" diretamente. Porque, veja, quem vai decidir a rota do outro lado é o PEER remoto e ele pode ter vários upstreams. O prepend vai somente mexer lá na tabela dele, claro, vai ter mais roteadores pelo caminho, mas não é "garantido" que vai "obrigar" no lado local o download por um em detrimento do outro...

  3. #23
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: BGP - Manipulando Rotas e Engenharia de Tráfego - Postem suas Dúvidas!!!

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Acho que até funciona assim, mas isso influenciaria o upload do peer, e não o download "local" diretamente. Porque, veja, quem vai decidir a rota do outro lado é o PEER remoto e ele pode ter vários upstreams. O prepend vai somente mexer lá na tabela dele, claro, vai ter mais roteadores pelo caminho, mas não é "garantido" que vai "obrigar" no lado local o download por um em detrimento do outro...
    isto influencia no upload do peer que o seu downoad
    Garantido não é mais se faz a engenharia sim